C295 (SAR) - existem 3 aviões comprados pela FAB, com 2 operacionais e um terceiro por entregar. Na tabela informa que são 3 operacionais mais 2 encomendados. Mas não há nada oficial sobre novas encomendas deste modelo, embora a princípio 8 novas aeronaves tenham sido aventadas pela FAB.
C295 - indica 9 operacionais e outros 9 encomendados. Novamente os números não betem com a realidade real da frota, que consta como sendo de 11(12) aeronaves. Nunca ouvi falar em novas encomendas para este modelo a não ser os SAR.
C/KC-390 - sendo 1 operacional e 26 encomendados. Acho que quando fizeram este documento o segundo avião ainda não tinha sido entregue.
Cessna 208/EMB-110/EMB-120 - são ao todo 98 aeronaves. Se estiver correto, este é o ponto de referência para a demanda do projeto da Embraer com a FAB.
H225M - todas as forças tem 11 helos operacionais, sendo que a FAB tem ainda a receber 5 undes, a Avex 5 undes e a Aviação Naval outras 8 undes. Isto significa um total de 16 undes para FAB e Avex e 19 undes para a MB. Tem algo de estranho nessa conta da revista.
S-70/UH-60L/M - aqui são 16 helos em carga e outros 3 encomendados. Mas ninguém sabe, ninguém viu essa encomenda. Somada a suposta encomenda da Avex, abaixo, seriam 6 helos ao todo.
CH-47F - O EB encomendou 8 unidades desse helo e não contou para ninguém?
Avex S-70/UH-60M - aqui lista 3 undes operacionais com mais 3 encomendadas. Não faço ideia de onde eles tiram esses números.
abs
Re: FAB NEWS
Enviado: Sáb Out 03, 2020 10:10 am
por Cassio
FCarvalho, tenho as listas de todas as aeronaves da FAB produzidas pela Embraer.
Acompanho a operação delas a muito tempo. Claro que a lista não é perfeita, mas melhor que essa lista aí é.
Depois posto aqui.
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Out 04, 2020 11:24 am
por Cassio
Como promessa é dívida... então vamos lá:
EMB-110 Bandeirante (total : 48 aeronaves em operação).
C-95AM – modelo EMB-110K1 modernizados: 7 aeronaves (2282, 2283, 2285, 2286, 2291, 2296 e 2299).
C-95BM – Modelo EMB-110 P1K modernizados: 22 aeronaves (2300 a 2330 e 2343 a 2347,com exceção das aeronaves 2302 (acidentada), 2306 (canibalizado), 2307 (preservado BACO), 2309 (?), 2310 (acidentado), 2311 (canibalizado), 2315 (acidentado), 2321 (acidentado), 2322 (acidentado), 2324 (acidentado), 2327 (?), 2328 (preservado CTA) e 2347 (danificado – foi ou está sendo recuperado???)
C-95CM - Modelo EMB-110 P1K modernizados: 11 aeronaves (2331 a 2342), com exceção do 2333 (acidentado) – aeronaves 2334 e 2338 em dúvida se já modernizados.
P-95BM – Modelo EMB-111A modernizados: 8 aeronaves (7100 a 7109) com exceção dos 7102 3 7107 acidentados – Obs: 7105, 7106 e 7108 falta confirmação se já modernizados.
Não sei se algum dos P-95A (primeiro lote) continuam em operação.
EMB-120 Brasília (Total: 20 aeronaves em operação).
C-97 2000 a 2020, com exceção do 2001 acidentado.
EMB-312 Tucano (Total: ?? aeronaves em operação).
T-27 1300 a 1450 – (33 unidades perdidas em acidentes; 15 unidades repassadas para a Força Aérea Argentina e 3 repassadas para a Força Aérea Paraguaia; 7 preservados em museus ou como monumentos).
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.
KC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
AMX (Total: 4 modernizados, 9 em processo de modernização e mais 15 aprox. em condições de operação – status ??).
5500 a 5544 para os A-1 monoplace e 5650 a 5660 para os biplace.
Modernizados: 5506, 5520, 5525 (danificado por fogo no solo, será recuperado??), 5526, 5652. Mais 9 aeronaves em processo de modernização.
Outros 15 (aproximadamente) AMX em condições de operação sem modernização).
(outros 6 foram perdidos em acidentes, e outros 20 permanentemente retirados de operação).
F-5 Modernizados (Total de 43 F-5EM e 6 F-5FM) – um acidentado 4806.
Phenom 100 – (Total 2 aeronaves + 2 em opção de compra).
U-100 3701 e 3702.
Embraer 190 – (Total 2 aeronaves)
VC-2 2590 e 2591 (presidenciais)
Embraer EMB-202 Ipanema – (Total: 2 aeronaves)
G-19A 0156 e 0157
Se alguém tiver infos para sanar os pontos de dúvida, fica grato.
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Out 04, 2020 7:09 pm
por FCarvalho
Cassio escreveu: Dom Out 04, 2020 11:24 amKC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
Cássio, as 2 aeronaves em operação na Embraer tu estás incluindo o protótipo acidentado? Não entendi.
abs
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Out 04, 2020 9:11 pm
por Viktor Reznov
Eu dei uma pesquisada no Google e cheguei a conclusão de que esse papo do EB ter comprado Chinooks é fruto de um rumor de 2014 onde um punhado de publicações especializadas reportaram que o EB estava me negociações pra comprar esse helicóptero.
FCarvalho escreveu: Dom Out 04, 2020 7:09 pm
Cássio, as 2 aeronaves em operação na Embraer tu estás incluindo o protótipo acidentado? Não entendi.
abs
Não estou contando com o acidentado não. Existem operando 2 na Embraer e mais 3 com a FAB.
Este segundo avião seria o primeiro de produção a ser entregue para a FAB?
É isso?
Qual o destino hoje do protótipo acidentado? Ficou irrecuperável?
abs
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Out 05, 2020 12:07 pm
por FCarvalho
Viktor Reznov escreveu: Dom Out 04, 2020 9:11 pm
Eu dei uma pesquisada no Google e cheguei a conclusão de que esse papo do EB ter comprado Chinooks é fruto de um rumor de 2014 onde um punhado de publicações especializadas reportaram que o EB estava me negociações pra comprar esse helicóptero.
Eu me lembro dessa conversa aqui mesmo no DB. Foram várias páginas de debates sobre o assunto.
Mas no final, tudo não passava de fake.
Embora a necessidade para um helo pesado exista e seja notada pelo comando da Avex e do EB.
Conseguir colocar as mãos em um já é outra coisa.
FCarvalho escreveu: Seg Out 05, 2020 12:05 pm
Este segundo avião seria o primeiro de produção a ser entregue para a FAB?
É isso? Qual o destino hoje do protótipo acidentado? Ficou irrecuperável?
abs
Os que estão na Embraer são o segundo protótipo, e o primeiro de série.
Quanto ao acidentado eu é que pergunto... Você viu as fotos?
Eu vi várias fotos dele em diversas fontes. Mas não tenho cacife para dizer se o tamanho dos estragos foi suficiente para dizer se o avião poderia ser recuperado ou não.
Por isso que perguntei.
Cassio escreveu: Seg Out 05, 2020 12:43 pm
Os que estão na Embraer são o segundo protótipo, e o primeiro de série.
Quanto ao acidentado eu é que pergunto... Você viu as fotos?
Eu vi várias fotos dele em diversas fontes. Mas não tenho cacife para dizer se o tamanho dos estragos foi suficiente para dizer se o avião poderia ser recuperado ou não.
Por isso que perguntei.
Eu vi várias fotos dele em diversas fontes. Mas não tenho cacife para dizer se o tamanho dos estragos foi suficiente para dizer se o avião poderia ser recuperado ou não.
Por isso que perguntei.