Sobre embates Rafale x SH eu não entro nessa onda, pois é muita torcidinha pro Rafale, e na verdade, nunca houve um embate "full capacity" entre ambos, apenas existem as declarações pouco exaltadas e patrioticas dos pilotos franceses. O Rafale é muito bom em manobrabilidade, e como dizem, consegue apontar seu nariz a todo lado, mas os factores JHMCS+AIM-9X ainda pesam bastante nessa disputa, além de factores como custos operacionais, de manutenção, e por aí vai. Para a USN ter quase 500 SH, alguma qualidade ele tem de ter, caso contrário, teríamos F-22 navais hoje em dia.
Quanto ao MICA e Meteor, ainda, se pudesse escolher, ficava com as opções americanas.
Sobre o radar do Silent Eagle:
Enquanto realiza o scan, é capaz de jammear, sem atrapalhar um ao outro.AN/APG-82
The AN/APG-82 combines the processor of the APG-79 used on the F/A-18E/F Super Hornet with the antenna of the APG-63(V)3 AESA being fitted on the F-15C. The new radar also includes a new cooling system and Radio Frequency Tunable Filters (RFTF). RFTF is designed to enable the F-15E radar and the electronic warfare hardware (jamming) to operate simultaneously without degrading each other. The new radar is to be used in the F-15E Radar Modernization Program (RMP). In 2009, the proposed APG-63(V)4 radar was designated APG-82
Quanto ao RCS, a Boeing declarou em 2009 que buscava um RCS equivalente a assinatura furtiva-frontal da versão internacional do F-35, e declarou que conseguiu.
A USAF não planeia comprar outras aeronaves que não sejam de 5G, mas a Boeing tem estado atenta as falhas do F-35, e não duvido nada se não poderá sair uma oferta num futuro próximo, além de que o SE é uma alternativa ao países que não podem comprar o F-35.
Entretanto, não defendo a sua escolha a países que podem comprar o F-35, e nem a países que mal podem operar um caça da classe do F-16/M2k, etc.
![[009]](./images/smilies/009.gif)