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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Loki
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Re: NOTICIAS

#4906 Mensagem por Loki » Qua Jun 16, 2010 4:55 pm

FCarvalho escreveu:Aos amigos do forum, quando coloquei a possibilidade de operarmos os Linx nos NaPaOc, o fiz com o intuito de caracterizá-lo como a aeronave leve padrão da MB, ou seja, assumindo hoje o trabalho que é feito pelos Esquilo, nos esquadrões HU.

Entendo portanto que a versão que poderíamos operar a partir da aquisição de 24 novas celulas seria no sentido de substituir-se os AS-350/355 e complementar por um certo tempo a atual frota, na parte de apoio/transporte aos navios da esquadra, combatentes e não-combatentes.

No caso dos NaPaOc, não precisamos, por força de sua missão básica da versão full do Linx. Lembrem que ele iria operar de um navio de patrulha fazendo trabalho de policia naval. Não de combate. Portanto, se o mesmo possui as atuais capacidades, acrescidas das melhorias solicitadas pela MB, ele está mais do que perfeito para a missão. Assim o seria, também, para os fututos navios de patrulha fluvial; para as demais unidades que cumprem serviço não combatente na MB, uma versão EG seria por demais útil.

Neste sentido é importante destacar também que os Linx possuem diversas versões com as quais podemos adaptá-lo para entre uma missão de escolta e outra, fazer por exemplo, supressão de fogo, C-SAR, transporte e assalto, evacuação médica, anti-tanque, ligação e observação, reconhecimento, e por aí vai. Tudo o que o esquilo quebra o galho fazendo na MB hoje. E de maneira bem mais desenvolta que este. Basta definir com clareza as missões e as capacidades que o Linx deverá ter que poderá ainda continuar voando nas asas da MB pelos próximos 20/30 anos.

Repito, não é o caso de operarmos este helo com tudo que tem direito, mas de o mesmo possuir "apenas" as capacidades que lhes serão impar para o melhor desenvolvimento das missões que lhes forem afetas.

abs

Desculpando a minha ignorância, caso a pergunta seja idiota, para operar nos NaPaOc em esclarecimentos, SAR, etc e tal não seria mais coerente utilizar vetores com custo de hora voada abaixo ou perto de 1000 doletas?

Abraços




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gaitero
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Re: NOTICIAS

#4907 Mensagem por gaitero » Qua Jun 16, 2010 6:26 pm

Marino escreveu:O nº está errado.
Mas esperemos boas notícias para daqui a pouco.
3+2.
18+12.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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#4908 Mensagem por soultrain » Qua Jun 16, 2010 7:16 pm

FCarvalho,

Eu percebi, mesmo assim não vejo o que um Lynx pode fazer a mais que um Heli simples e bem mais barato de adquirir e operar, nesse tipo de missões. Simplesmente a diferença custo/beneficio é abismal, mesmo na versão mais simples, é um heli militar de combate, é caro, é bom mas caro.

[[]]'s





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NJ
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#4909 Mensagem por Loki » Qua Jun 16, 2010 7:22 pm

soultrain escreveu:FCarvalho,

Eu percebi, mesmo assim não vejo o que um Lynx pode fazer a mais que um Heli simples e bem mais barato de adquirir e operar, nesse tipo de missões. Simplesmente a diferença custo/beneficio é abismal, mesmo na versão mais simples, é um heli militar de combate, é caro, é bom mas caro.

[[]]'s
Foi por isso e outras coisas, como desenvolvimento de um vetor nacional num futuro próximo, por exemplo, que perguntei!

Abraço




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#4910 Mensagem por tflash » Qua Jun 16, 2010 7:22 pm

Pois é. e neste caso a homogeneização da frota com lynx fica muito mais cara do que dois helicópteros distintos. O pouco que se poderia poupar em cadeias de abastecimento e formação de pilotos e mecânicos era logo engolido pelo custo da hora de vôo do lynx.




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#4911 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 17, 2010 9:10 pm

tflash escreveu:Pois é. e neste caso a homogeneização da frota com lynx fica muito mais cara do que dois helicópteros distintos. O pouco que se poderia poupar em cadeias de abastecimento e formação de pilotos e mecânicos era logo engolido pelo custo da hora de vôo do lynx.
FCarvalho,

Eu percebi, mesmo assim não vejo o que um Lynx pode fazer a mais que um Heli simples e bem mais barato de adquirir e operar, nesse tipo de missões. Simplesmente a diferença custo/beneficio é abismal, mesmo na versão mais simples, é um heli militar de combate, é caro, é bom mas caro.
Foi por isso e outras coisas, como desenvolvimento de um vetor nacional num futuro próximo, por exemplo, que perguntei!


Tentem pensar no seguinte:

1. o que um A-109 / EC-135 ou outro da mesma categoria poderia fazer que um Linx não faria melhor e com mais folga? Apesar do preço.

2. O que é melhor e mais razoável? gastar uma verba a mais para poder operar o melhor helo da categoria, com uma grande capacidade de expansão para aperfeiçoamentos/utilização para múltiplas missões, ou optar por ficar no minimo básico necessário e operar helos leves, e mais baratos sim, mas, adaptados para missões militares, como ainda fazemos com os Esquilos? Quanto nos veremos obrigados a investir no futuro nestes helos para adpatá-los para executar outras missões ou levar armamentos/equipamentos para os quais não foram programados?

3. Sou hoje de opinião de que se queremos ter uma politica de defesa que leve realmente a defesa do Brasil a sério, então temos que começar a levar realmente a sério o equipamento das fa's. Nada mais dessa cultura de operar coisas simples, boas e baratas que sempre nortearam as compras das fa's. Se é para defender o meu país, que o façamos sempre com o melhor que o nossos impostos possam comprar.

Eu não pensaria diferente, em relação a propocionar a meus filhos, se os tivesse, uma condição melhor de vida do que a minha.

Assim espero, e exijo, que o Estado aja em relação segurança de todos nós, que somos filhos desta patria. Não é um reclamo, mas o exercício de um direito de cidadania.

Eu não aceito mais ficar sempre com o último biscoito do pacote... :?




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Re: NOTICIAS

#4912 Mensagem por Túlio » Qui Jun 17, 2010 10:02 pm

Não vejo assim, amigo FCarvalho. Claro, não duvido que haja quem prefira NaPaOcs classe New Jersey, com aqueles nove canhões de 16pol, apenas me parece desperdício para a função. É um navio DE PATRULHA, não uma belonave de linha de frente, capaz de atuar e lutar em qualquer tipo de missão. Suas funções não se prendem a COMBATE e sim a POLICIAMENTO. Seus alvos são traineiras de pesca, lanchas e iates com contrabando/drogas & quetales, cujo máximo poder de fogo imaginável seria talvez um RPG7. Também participaria de missões de socorro. Um 40/70 na proa e uma ou duas .50 nos bordos ou popa geram muito mais poder de fogo que o citado lança-rojão...

E o heli? Linx/Blackhawk? Para quê? Em uma missão de PATRULHAMENTO de nossa ZEE, o que eles fariam que um EC-135, por exemplo, não faria igual? Transportar/resgatar feridos em desastres navais, interceptar barcos suspeitos com o uso de singelos pods de .50/lançadores de SBAT70? Para que mais? Dar tiro de advertência com Sea Skua? Torpedos?

Sei lá, acho que tem colega confundindo o conceito de NaPaOc com o de misilera ou mesmo com o de corveta, mas isso sou eu, se a MB preferir um New Jersey o mesmo o Yamato por mim tudo tri... 8-]




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Re: NOTICIAS

#4913 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 17, 2010 10:43 pm

Olá Tulio.

Gostaria de apostar no Linx nem tanto pelos armamentos/sistemas que hoje ele pode carregar, mas mais pelas caraterísticas tecno-operacionais que este helo nos permitiria dispor. Ou seja, capacidade de crescimento. Que creio os outros, embora também tenham, não o tem na justa medida das qualidades do Linx.

Não espero que a MB opere um Linx com SeaSkua e torpedos em NaPaOc, até porque como falei e você também, estes são primeriamente navios de vigilãncia. E suas missões são bastantes específicas. Mas não vejo como desvantagem operar-se um helo com as qualidades do Linx, por exemplo, com armamento padrão uma 7,62 na lateral. Como ele já faz em outras marinhas. Penso que aí, mesmo menos armado e equipado, o Linx pode efetivamente levar sistemas e operá-los com muito mais desenvolturas do que helos leves, que como disse, são geralmente, adaptações de modelos civis, e que não necessáriamente por isso, são mais baratos. As vezes o barato pode sair caro.

Outra coisa, é que devemos lembrar que todos os navios da MB que possuem armamento, em maior ou menor grau, são navios de combate. Cada um na sua seara claro, mas navios de combate. E neste sentido, se eventualmente tivermos que nos indispor com algum rival que interponha forças frente as nossas, até lancha das capitanias dos portos vira torpedeira.

O que quero dizer é que, no caso de um enfentamento, os NaPaOc terão de dispor de uma capacidade efetiva de combate que possa realmente, dentro de sua área de atuação, contribuir para as operações navais dos meios da esquadra. Daí por isso que a MB requisitou, salvo engano meu, como armamento padrão destes navios um canhão de 76mm e dois de 20mm, o que creio não é de todo um armamento tão pesado assim para uma nave de 1800t, pois a própria MB opera navios menores com estes 20mm e mais o Bofors 40/70 , como os nossos quase quarentões, que nem eu, NaPaFlu aqui na amazônia. Não seria problema nenhum.

Dentro deste conceito, todos os projetos de navios ofertados à MB possuem capacidade de crescimento para poder, se e quando necessário, operar com relativa folga, outros sistemas de armas e equipamentos. Aí entra o Linx, que digamos, na paz, pode simplesmente levar uma simples metralhadora coaxial, e na nacessidade, levar por exemplo SeaSkua, torpedos, minas ou misseis da classe do pré-falecido FOG-MPM, ou fazer EW, C4IR2, C-SAR... em fim.

O que importa aqui, como vejo, não é tanto o que o Linx efetivamente irá fazer no convoo de NaPaOc em missão de patrulhamento da ZEE, mas o que ele nos possibilitará dispor fazer como parte de uma FT naval em apoio à esquadra.

E se fosse você no cmdo de um NaPaOc em combate, o que você preferiria ter no convoo? Um bichano ou um gato que caça ratos grandes? :mrgreen:

abs




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#4914 Mensagem por Túlio » Qui Jun 17, 2010 10:55 pm

Se o navio vai entrar em combate, então NaPaOc é erro!

Façamos uma Inhaúma/Barroso stealth, oras. Começa a atuar pelada, só com um Vickers 114 ou mesmo Oto 76 na proa e dois 20mm nos bordos, mas com previsões para se botar sensores, tubos triplos para torpedos, radares, SAMs, Exocets ou equivalentes, lançadores de chaff/flare, MAGE e, claro, uma LM2500 ou equivalente, para que o navio possa efetivamente acompanhar a frota.

Agora, se eu comandasse EM COMBATE um navio com um mero 76, dois 20, quase necas de sensores e meios de Guerra Eletrônica, necas de mísseis, bueno, eu me sentiria BEM infeliz, pois seria apenas um alvo a mais a ser protegido pelos VERDADEIROS NAVIOS DE GUERRA... :wink: 8-]




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#4915 Mensagem por P44 » Sex Jun 18, 2010 7:08 am

Vcs fazem lembrar uns caras tugas que por eles equipavam os NPOs com Tomahawks e Granits :mrgreen:




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#4916 Mensagem por Corsário01 » Sex Jun 18, 2010 8:21 am

Túlio escreveu:Se o navio vai entrar em combate, então NaPaOc é erro!

Façamos uma Inhaúma/Barroso stealth, oras. Começa a atuar pelada, só com um Vickers 114 ou mesmo Oto 76 na proa e dois 20mm nos bordos, mas com previsões para se botar sensores, tubos triplos para torpedos, radares, SAMs, Exocets ou equivalentes, lançadores de chaff/flare, MAGE e, claro, uma LM2500 ou equivalente, para que o navio possa efetivamente acompanhar a frota.

Agora, se eu comandasse EM COMBATE um navio com um mero 76, dois 20, quase necas de sensores e meios de Guerra Eletrônica, necas de mísseis, bueno, eu me sentiria BEM infeliz, pois seria apenas um alvo a mais a ser protegido pelos VERDADEIROS NAVIOS DE GUERRA... :wink: 8-]
Túlio, lembrei de você e concordo 100% com você.

Baixa este arquivo com o som de 2 PMs e depois me fala o que achou. É claro que após você se recuperar das risadas. :mrgreen:

http://rapidshare.com/files/400347860/C ... s.mp3.html

Enjoy it!




Abraços,

Padilha
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#4917 Mensagem por alex » Sex Jun 18, 2010 9:22 am

Precisamos de navios a diesel de maior tonelagem , construidos com padrões civis para patrulha.Barato. Algo como as fragatas coloniais francesas ou alquele navio noruegues.




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Re: NOTICIAS

#4918 Mensagem por Túlio » Sex Jun 18, 2010 2:08 pm

Corsário01 escreveu:
Túlio escreveu:Se o navio vai entrar em combate, então NaPaOc é erro!

Façamos uma Inhaúma/Barroso stealth, oras. Começa a atuar pelada, só com um Vickers 114 ou mesmo Oto 76 na proa e dois 20mm nos bordos, mas com previsões para se botar sensores, tubos triplos para torpedos, radares, SAMs, Exocets ou equivalentes, lançadores de chaff/flare, MAGE e, claro, uma LM2500 ou equivalente, para que o navio possa efetivamente acompanhar a frota.

Agora, se eu comandasse EM COMBATE um navio com um mero 76, dois 20, quase necas de sensores e meios de Guerra Eletrônica, necas de mísseis, bueno, eu me sentiria BEM infeliz, pois seria apenas um alvo a mais a ser protegido pelos VERDADEIROS NAVIOS DE GUERRA... :wink: 8-]
Túlio, lembrei de você e concordo 100% com você.

Baixa este arquivo com o som de 2 PMs e depois me fala o que achou. É claro que após você se recuperar das risadas. :mrgreen:

http://rapidshare.com/files/400347860/C ... s.mp3.html

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HUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAU

"Vai pra PQP, vai você, eu vou até desligar o rádio..."

Bem por aí, manda o CMT de um patrulheiro 'poderoso' desses aí encarar um GT inimigo e a resposta, se ele não for DOIDO, vai ser no mesmo tom, POWS!!! [003] [003] [003] [003]

Não adianta, patrulheiro é patrulheiro, sacanagem mandar ele fazer serviço de fragata ou avião de combate...




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Re: NOTICIAS

#4919 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 18, 2010 2:20 pm

Túlio escreveu:Se o navio vai entrar em combate, então NaPaOc é erro!

Façamos uma Inhaúma/Barroso stealth, oras. Começa a atuar pelada, só com um Vickers 114 ou mesmo Oto 76 na proa e dois 20mm nos bordos, mas com previsões para se botar sensores, tubos triplos para torpedos, radares, SAMs, Exocets ou equivalentes, lançadores de chaff/flare, MAGE e, claro, uma LM2500 ou equivalente, para que o navio possa efetivamente acompanhar a frota.

Agora, se eu comandasse EM COMBATE um navio com um mero 76, dois 20, quase necas de sensores e meios de Guerra Eletrônica, necas de mísseis, bueno, eu me sentiria BEM infeliz, pois seria apenas um alvo a mais a ser protegido pelos VERDADEIROS NAVIOS DE GUERRA... :wink: 8-]

Tulio, se um NaPaOc chegar a ter de entrar em combate, ele de maneira nenhuma o fará diretamente. Para isso temos a esquadra. Mas dentro de suas capacidades e teatro, ele pode e deverá ser usado pela MB em apoio, eu disse apoio, indireto, aos GT da esquadra. Até porque num eventual conflito, eles continuarão tendo que patrulhar a ZEE, proteger os campos de petróleo, vigiar as rotas de cabotagem... etc.

E como operarão em um ambiente com uma imensa probabilidade de ser ostensivo, sua modularidade possibilitará que sejam em um prazo razoável, melhor equipados para defender-se de possíveis ataques ou mesmo orientar por meio de EW/ESM ou C4IR a esquadra. Não estou defendendo mini-corvetas, mas a possibilidade de utilizarmos um navio de patrulha oceânica em apoio ao combate à esquadra. Coisa que qualquer navio da MB, combatente ou não, tem o dever de ofício de fazer.

E se eu tiver um linx lá trás, melhor ainda. É mais um ganho de capacidade. Mas é apenas uma opinião... Quem sabe a MB não concorda comigo :?: :wink:

abs




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Re: NOTICIAS

#4920 Mensagem por Túlio » Sex Jun 18, 2010 2:39 pm

Não adianta, cupincha, nossa discordância vai permanecer: tu aparentemente situas um NaPaOc no contexto da Frota de Combate/Escolta, ou seja, em funções de guerra; eu o situo como POLÍCIA. Os adversários para ti aparentemente podem ser todos os de uma Esquadra, para mim são apenas traineiras pescando ilegalmente, barcos de contrabando e eventualmente piratas. Gente que nunca terá poder de fogo para encarar um patrulheiro moderno, mesmo que equipado com um EC-635 com SBAT 70 e metralhadoras além de uma peça principal de 76 ou mesmo 40mm. Questão de ponto de vista... :wink:




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