TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Zavva
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49006 Mensagem por Zavva » Seg Nov 22, 2010 9:55 am

Penguin escreveu:Valor, 22/11
Em nova ofensiva para vender caças ao país, Boeing propõe parceria à Embraer

Raymundo Costa
De Brasília

A demora da decisão do governo brasileiro sobre o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), prevista para ser tomada até o fim deste ano, levou a empresa americana Boeing a desencadear uma ofensiva junto às autoridades brasileiras para tentar desbancar o favoritismo do Rafale, caça francês que é contestado pela Aeronáutica.

A Boeing propôs à Embraer um pacote com dez projetos de parceria, entre os quais a construção de uma fábrica no Brasil, provavelmente em São José dos Campos (SP), que forneceria peças para todos os F-18 Super Hornet, o caça americano, que a empresa negocia atualmente no mundo. No total, são 400 caças.

A informação é do vice-presidente para Europa, Israel e América da Boeing, Joseph T. McAndrew. A Boeing também propõe parceria à Embraer na construção do cargueiro KC-390, do qual a empresa brasileira já tem uma perspectiva de venda de 60 unidades. A parceria com a Boeing teria a vantagem de dar à Embraer acesso ao mercado dos EUA, o maior do mundo.

A Boeing não mantém contato com a FAB desde janeiro deste ano, segundo McAndrew. Nesse período, ocorreu um fato novo: a Boeing venceu uma licitação do governo dos Estados Unidos para a compra de 124 Super Hornet, os mesmos que estão na proposta brasileira.

Isso significa dizer que o projeto do F-18 é longevo, o que assegura por muitos anos a tecnologia e a vida útil da aeronave, de acordo com o vice-presidente da Boeing. McAndrew informa que já foram construídos 500 Super Hornet. e outros 400 aparelhos estão sendo negociados ao redor do mundo. "É uma aeronave que está mais que provada e comprovada. E nós continuamos tendo solicitações."

São dez os projetos de parceria propostos à Embraer, segundo contou McAndrew ao Valor, sendo os mais importantes a montagem do avião na Embraer, a manufatura do bico, do nariz, das asas e da parte de trás do avião - partes da fuselagem que serão utilizadas em todos os Super Hornet em construção no mundo - e mais 100 mil horas de engenharia para a manufatura da próxima geração do F-18.

"Nunca a Boeing ofereceu um pacote de transferência de tecnologias tão amplo, tão claro, dedicado ao Brasil", disse McAndrew. "Todas as esferas do governo americano que poderiam vetar essa transferência assinaram um termo de compromisso dizendo que não vão vetar. Tanto o Congresso como o Departamento de Defesa", afirmou. "É uma nova era nas relações do Brasil com os EUA."

O lobby da Boeing tenta convencer os brasileiros que a empresa não está vendendo apenas o caça F-18, mas o que chama de Global Super Hornet, uma aeronave a ser desenvolvida e construída com a ajuda de todos os parceiros que compraram o caça em todo o mundo. "É oportunidade de desenvolver tecnologias novas e manter o avião sempre à frente dos outros", diz o vice-presidente da Boeing.

Para McAndrew, ainda não há uma decisão oficial do governo brasileiro. Segundo ele, no 7 de Setembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria apenas manifestado uma "preferência", quando se declarou favorável ao caça francês Rafale, ao lado do presidente Nicolas Sarkozy, convidado para festa da independência. Ainda não há nada oficial sobre o "vitorioso" e é com esse dado que os americanos trabalham.

A Boeing lamenta não ter contado com a mesma oportunidade dada à francesa Dassault de rever seu preço, quando se tornou público que os Rafale estavam sendo escolhidos apesar de custarem mais caro.

"Competição é boa, ajuda, e principalmente protege o contribuinte brasileiro. Ajuda que ele compre melhor e mais barato", disse o executivo da Boeing. Mas ele mesmo ressalta: "Competição tem que ser igual para todos. Se um pode renegociar o preço, depois da abertura dos preços, os outros também deveriam poder".
Essa proposta é boa mesmo.
Me surpreende.
A Boeing tem grande penetração no mercado internacional e ja tem uma proposta de transformar o SH em uma aeronave 4.75 (4++) geração.
Isso é um demonstração que a crise esta tornando os EUA mais flexivel.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49007 Mensagem por Hader » Seg Nov 22, 2010 10:00 am

Faz assim: o Obama vem aqui e declara, em uma coletiva de imprensa, que apoia a reforma do CS e a inclusão do Brasil como membro permanente, ao lado de India, África do Sul e Turquia.
Aí eu vou acreditar que "É uma nova era nas relações do Brasil com os EUA."

Fora isso o muar continua a dormitar à sombra...


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49008 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Nov 22, 2010 10:08 am

Hader escreveu:Faz assim: o Obama vem aqui e declara, em uma coletiva de imprensa, que apoia a reforma do CS e a inclusão do Brasil como membro permanente, ao lado de India, África do Sul e Turquia.
Aí eu vou acreditar que "É uma nova era nas relações do Brasil com os EUA."

Fora isso o muar continua a dormitar à sombra...


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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49009 Mensagem por PRick » Seg Nov 22, 2010 10:20 am

Penguin escreveu:Valor, 22/11
Em nova ofensiva para vender caças ao país, Boeing propõe parceria à Embraer

Raymundo Costa
De Brasília

...........".
A SAAB anunciando Workshop, os EUA dizendo que não embargam nada! Fazendo prospostas pela mídia, porque para o GF o processo está encerrado, será tudo isso mera coincidência, ou parece mesmo que a decisão está muito próxima? 8-] 8-]

Eles fazem qualquer coisa, até prometem vender a mãe, mas não entregam, nada como um compra de caças para ver do que o ser humano é capaz. :twisted: :twisted:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49010 Mensagem por Marino » Seg Nov 22, 2010 10:45 am

ANCELMO GOIS
Lula é Papai Noel
Não existe almoço grátis. No caso, jantar. Chamavam a atenção quinta-feira, no Palácio
Laranjeiras, no Rio, onde Lula recebeu o título de Personalidade do Ano da Câmara de Comércio
França-Brasil (com direito a vídeo de Sarkozy "ao meu amigo Lula"), a quantidade (cinco) e a estratégica
posição das mesas dos executivos da Rafale International.
É que...
A empresa francesa deve ganhar de Natal uma encomenda de 36 aviões de combate. Coisa de
uns US$4 bilhões.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Túlio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49011 Mensagem por Túlio » Seg Nov 22, 2010 11:08 am

Penguin escreveu:Valor, 22/11
Em nova ofensiva para vender caças ao país, Boeing propõe parceria à Embraer

Raymundo Costa
De Brasília

A demora da decisão do governo brasileiro sobre o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), prevista para ser tomada até o fim deste ano, levou a empresa americana Boeing a desencadear uma ofensiva junto às autoridades brasileiras para tentar desbancar o favoritismo do Rafale, caça francês que é contestado pela Aeronáutica.

A Boeing propôs à Embraer um pacote com dez projetos de parceria, entre os quais a construção de uma fábrica no Brasil, provavelmente em São José dos Campos (SP), que forneceria peças para todos os F-18 Super Hornet, o caça americano, que a empresa negocia atualmente no mundo. No total, são 400 caças.

A informação é do vice-presidente para Europa, Israel e América da Boeing, Joseph T. McAndrew. A Boeing também propõe parceria à Embraer na construção do cargueiro KC-390, do qual a empresa brasileira já tem uma perspectiva de venda de 60 unidades. A parceria com a Boeing teria a vantagem de dar à Embraer acesso ao mercado dos EUA, o maior do mundo.

A Boeing não mantém contato com a FAB desde janeiro deste ano, segundo McAndrew. Nesse período, ocorreu um fato novo: a Boeing venceu uma licitação do governo dos Estados Unidos para a compra de 124 Super Hornet, os mesmos que estão na proposta brasileira.

Isso significa dizer que o projeto do F-18 é longevo, o que assegura por muitos anos a tecnologia e a vida útil da aeronave, de acordo com o vice-presidente da Boeing. McAndrew informa que já foram construídos 500 Super Hornet. e outros 400 aparelhos estão sendo negociados ao redor do mundo. "É uma aeronave que está mais que provada e comprovada. E nós continuamos tendo solicitações."

São dez os projetos de parceria propostos à Embraer, segundo contou McAndrew ao Valor, sendo os mais importantes a montagem do avião na Embraer, a manufatura do bico, do nariz, das asas e da parte de trás do avião - partes da fuselagem que serão utilizadas em todos os Super Hornet em construção no mundo - e mais 100 mil horas de engenharia para a manufatura da próxima geração do F-18.

"Nunca a Boeing ofereceu um pacote de transferência de tecnologias tão amplo, tão claro, dedicado ao Brasil", disse McAndrew. "Todas as esferas do governo americano que poderiam vetar essa transferência assinaram um termo de compromisso dizendo que não vão vetar. Tanto o Congresso como o Departamento de Defesa", afirmou. "É uma nova era nas relações do Brasil com os EUA."

O lobby da Boeing tenta convencer os brasileiros que a empresa não está vendendo apenas o caça F-18, mas o que chama de Global Super Hornet, uma aeronave a ser desenvolvida e construída com a ajuda de todos os parceiros que compraram o caça em todo o mundo. "É oportunidade de desenvolver tecnologias novas e manter o avião sempre à frente dos outros", diz o vice-presidente da Boeing.

Para McAndrew, ainda não há uma decisão oficial do governo brasileiro. Segundo ele, no 7 de Setembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria apenas manifestado uma "preferência", quando se declarou favorável ao caça francês Rafale, ao lado do presidente Nicolas Sarkozy, convidado para festa da independência. Ainda não há nada oficial sobre o "vitorioso" e é com esse dado que os americanos trabalham.

A Boeing lamenta não ter contado com a mesma oportunidade dada à francesa Dassault de rever seu preço, quando se tornou público que os Rafale estavam sendo escolhidos apesar de custarem mais caro.

"Competição é boa, ajuda, e principalmente protege o contribuinte brasileiro. Ajuda que ele compre melhor e mais barato", disse o executivo da Boeing. Mas ele mesmo ressalta: "Competição tem que ser igual para todos. Se um pode renegociar o preço, depois da abertura dos preços, os outros também deveriam poder".


Caí duro com essa!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Mas a frase destacada em vermelho dá a exata dimensão da 'isenção' do jornalista... :roll: :roll: :roll: :roll:

Aliás, onde estão os colegas aqueles, bem faceirinhos em entregar DE NOVO um pedaço da EMBRAER aos françuás? Taí a Boeing querendo também, e agora? Entreguismo por entreguismo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Espero que entendam agora: NECAS DE EMBRAER NA MÃO DE ESTRANGEIRO!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49012 Mensagem por Bourne » Seg Nov 22, 2010 11:28 am

Túlio escreveu:Caí duro com essa!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Mas a frase destacada em vermelho dá a exata dimensão da 'isenção' do jornalista... :roll: :roll: :roll: :roll:

Aliás, onde estão os colegas aqueles, bem faceirinhos em entregar DE NOVO um pedaço da EMBRAER aos françuás? Taí a Boeing querendo também, e agora? Entreguismo por entreguismo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Espero que entendam agora: NECAS DE EMBRAER NA MÃO DE ESTRANGEIRO!!!
A diferença é que para a Boeing a coisa é de lobista e, para os françuás, é parceria.

No mais, olhem 2011 aí. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49013 Mensagem por Túlio » Seg Nov 22, 2010 11:34 am

Tá, mas e isso aqui?

Embraer altera nome e objeto social

22 de novembro de 2010 • 10h05 • atualizado 10h33

A Embraer anunciou nesta segunda-feira que assembleia de acionistas aprovou mudança na denominação da companhia de Empresa Brasileira de Aeronáutica para Embraer SA.

A companhia também informou que houve mudança no objeto social, que passa a incluir as atividades de "projetar, construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia". O objeto também inclui "atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos" às indústrias de defesa, de segurança e de energia.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49014 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 11:35 am

Num falei que deveria-se entregar nada... somente disse que na espera do FX1 as empresas francesas compraram pedaços dela, e poderiam fazer o mesmo agora... so que desta vez depois do FX2 estar concluído.

A Embraer é uma empresa de capital aberto, que deve estar sob ordens da Golden Share do governo, e isso ja põem uma garantia... tem entreguismo não, somente cogitei uma possibilidade.

Por nunca nem deveria ter sido privatizada... deveria ter ficado como a Embrapa, CEF, BNDS... uma estatal completa ao 100% de capital público. Estas empresas funcionam por que são bem organizadas, o que demonstra que empresa publica bem organizada não precisa ser privatizada.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49015 Mensagem por PRick » Seg Nov 22, 2010 11:40 am

Túlio escreveu:Tá, mas e isso aqui?

Embraer altera nome e objeto social

22 de novembro de 2010 • 10h05 • atualizado 10h33

A Embraer anunciou nesta segunda-feira que assembleia de acionistas aprovou mudança na denominação da companhia de Empresa Brasileira de Aeronáutica para Embraer SA.

A companhia também informou que houve mudança no objeto social, que passa a incluir as atividades de "projetar, construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia". O objeto também inclui "atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos" às indústrias de defesa, de segurança e de energia.

Reuters News
:lol: :lol: O nome será mudado depois para Embrassault. :twisted: :twisted:

Mas acho bom terem simplificado o nome, porque EMBRAER é uma abreviatura de Empresa Brasileira de Aeronáutica! Quer dizer, o nome estava repetido.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49016 Mensagem por Túlio » Seg Nov 22, 2010 11:43 am

Não disfarça. Privatizada ela chegou onde está, estatal estava como estava, isso é IRRETORQUÍVEL.

Mas essa troca de razão social pode abrir caminho tanto a uma simples diversificação quanto ao entreguismo, tanto à Dassault quanto à Boeing, e Golden Share perde muito vigor quando se vai ao SOFA, em que aliás sentamos tanto com Franceses quanto com ianques. Para mim está enfeiando, bem degavarzitcho... 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49017 Mensagem por sapao » Seg Nov 22, 2010 11:49 am

Ai voce colocou um ponto interessante Tulio, porque até que ponto o governo pode interferir na companhia sem tirar sua eficiencia?
Concordo que não se deva entregar nada, mas grande parte do que ela produz hoje não é fabricado aqui, motores e avionicos são dois exemplos basicos que temos de dependencia externa.
Acho que deveriamos aproveitar essa oportunidade para trazer essa fabricação para o nosso país, dentro do exequivel.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49018 Mensagem por Boss » Seg Nov 22, 2010 12:13 pm

Duvido que a Embraer seja vendida/controlada por estrangeiros, a golden share não é enfeite, além de que, iria ser ridículo, o MD falando todo dia que quer fortalecer a indústria nacional de defesa e no outro vender a maior empresa do ramo para estrangeiros :lol:


E mais alguém lembra bem antes de pensarem nessa de mudar a razão social, quando o Jobim disse que usaria a Embraer para absorver tecnologias fora do FX-2 ? Então, taí o que o MD quis... :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49019 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 12:15 pm

sapao escreveu:
Túlio escreveu:Não disfarça. Privatizada ela chegou onde está, estatal estava como estava, isso é IRRETORQUÍVEL.

Mas essa troca de razão social pode abrir caminho tanto a uma simples diversificação quanto ao entreguismo, tanto à Dassault quanto à Boeing, e Golden Share perde muito vigor quando se vai ao SOFA, em que aliás sentamos tanto com Franceses quanto com ianques. Para mim está enfeiando, bem degavarzitcho... 8-]
Ai voce colocou um ponto interessante Tulio, porque até que ponto o governo pode interferir na companhia sem tirar sua eficiencia?
Concordo que não se deva entregar nada, mas grande parte do que ela produz hoje não é fabricado aqui, motores e avionicos são dois exemplos basicos que temos de dependencia externa.
Acho que deveriamos aproveitar essa oportunidade para trazer essa fabricação para o nosso país, dentro do exequivel.
Até o ponto de falar e a agua parar!! A Golden Share tem efeito total, nada pode ser feito em contrario ao disposto pelo governo... onde o governo disser que não pode fazer eles tem que parar e não fazer. Mas deve exercer esse direito estatal com muita parcimônia... e tem o outro lado também o de mandar fazer, dar prerrogativas diretas, isso sim é importante também.

A Embraer é somente uma grande montadora de aeronaves, e a "pilotagem" estratégica da Golden Share do governo é fundamental para isso, pois sabemos que nem a Boieng é completamente independente em veículos comerciais, grande parte dos motores são da R&R(Roll's Royce) e assim por diante... e para o Governo ter a produção nacional de alguns componentes vitais nào quer dizer necessariamente que sejam produzidos pela Embraer, ela pode muito bem continuar sendo uma montadora de capital aberto, mas que compra partes "nacionais" de outras empresas, tais como os motores, comandos eletrônicos, materiais compostos... estas sim não podem ser "entreguistas", mas nacionais!

Pouco importa os sócios da Embraer, o importante é que tenhamos capacidade de decisão nos projetos, atraves das participação acionaria e das GS, e tenhamos fornecedores Nacionais de equipamentos "nacionais". Ter um capital aberto de 40% não é problema, faz como a Petrobrás, 45% aberto... o resto estatal, segundo as ultimas modificações de 2-3 semanas atras, continua uma estatal, e em duas frentes, acionaria e Golden Share... e funciona muito bem para ser uma "estatal"!! Vender partes não significa perder o controle.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49020 Mensagem por Zavva » Seg Nov 22, 2010 12:16 pm

PRick escreveu:
Túlio escreveu:Tá, mas e isso aqui?

:lol: :lol: O nome será mudado depois para Embrassault. :twisted: :twisted:

Mas acho bom terem simplificado o nome, porque EMBRAER é uma abreviatura de Empresa Brasileira de Aeronáutica! Quer dizer, o nome estava repetido.

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Não duvido nada que, do jeito que os nossos governantes puxam o saco dos franceses que esta Embrassault venha a surgir.

Aconteceu algo bem parecido com isso na época do F-X1. :evil:
É muito provavel que isso aconteça novamente por causa do F-X2 se os franceses vencerem. :cry:

Abs




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