Bolovo escreveu:A FAB foi criada por influência francesa, quando conhecemos o tal Exército do Ar Francês, a RAF, a Luftwaffe entre outras. A arena aérea tinha se especializado, a 1GM e a Guerra Espanhola nos mostrou isso, então precisávamos criar uma força independente. Para isso a Aviação do Exército e a Aviação Naval foram fundidas e viraram a FAB. Tanto que basicamente quase todos os caras que foram pra 2GM, nenhum era originário da FAB, mas sim do Exército ou da Marinha. Não é porque recebemos uns P-47 que a FAB agora é americana. Se fosse assim seria inglesa porque recebeu o Meteor, seria francesa porque recebeu o Mirage, etc...
Bolovo, nada a ver esse comentário.
A FAB se tornou "americana", não porque recebeu o P-47 Thunderbolt (entre vários outros tipos de aviões de combate norte-americanos), e sim pelo TREINAMENTO intensivo recebido antes de ir para o Teatro Europeu.
Todas as doutrinas da FAB tiveram sua genese no trienamento preparatório para o cambate na Europa. O que veio depois, aí sim, é consepção brasileira, expandindo e aperfeiçoando o que havia aprendido nos EEUU.
O 1º Grupo de Caça
Em dezembro de 1943 foi criado o 1º Grupo de Caça.
No dia 2 de janeiro de 1944 partiram para Orlando, Estado da Flórida, EUA, cerca de 30 oficiais e sargentos que, na Escola de Tática da Força Aérea do Exército Americano, como elementos-chaves da Unidade recem-criada, iriam fazer cursos intensivos para o comando, chefia e enquadramento do respectivo pessoal.
Após terem recebido ensinamentos essenciais em aulas, conferências, exibição de filmes, visitas, etc., os elementos-chaves se transportaram de Orlando para Gainsville, ainda na Flórida, onde teve início a fase de treinamento e trabalhos práticos. Em Gainsville, enquanto o pessoal do escalão terrestre travou contato com os serviços que lhes incumbia, os pilotos foram submetidos a um treinamento inicial no avião de caça P-40, ao qual deviam se adaptar e no qual executaram, nessa fase, acrobacias, vôo em esquadrilha, vôo em altitude, tiro sobre alvo rebocado e sobre alvo terrestre, vôos de cruzeiro, etc.
A esse treinamento seguiu-se o deslocamento do pessoal-chave para a América Central, Zona do Canal do Panamá, à qual chegou no dia 18 de março de 1944, tendo se alojado, inicialmente, na base aérea de Albrook Field.
Nessa Base teve início a organização do Grupo de Caça, com a chegada de turmas sucessivas de oficiais graduados e soldados, enviadas do Brasil.
O completamento do efetivo do Grupo ultimou-se na Base de Agua Dulce (Zaoa do Canal, lado do Pacífico) no dia 11 de maio, data em que o Grupo recebeu a bandeira nacional, com a solenidade dos regulamentos militares brasileiros.
O treinamento na Zona do Canal foi longo, intenso e completo. Os pilotos treinaram durante 110 horas até se familiarizarem com o vôo de equipe e com a utilização do avião na caça, sob a orientação de instrutores experimentados, todos eles provenientes dos vários "fronts" onde tinham se destacado em ação.
De Agua Dulce deslocou-se o Grupo, por via marítima, para os EUA, onde se alojou na base aérea de Suffolk, Long Island, Estado de Nova York, para um estágio final de treinamento com o avião P-47 (Thunderbolt) que foi o tipo realmente utilizado por seus pilotos, no teatro de operações na Itália.
O treinamento com o P-47 foi de 100 horas, após o qual os instrutores norte-americanos deram os pilotos como aptos para atuar, na modalidade na qual foram treinados - a caça -, em qualquer teatro de guerra para o qual fossem conduzidos.
No dia 10 de setembro, o Grupo de Caça deixou Suffolk e deslocou-se por via-férrea, para Nolfork. North Virginia, de onde, após os preparativos finais, rumou para a Itália, a bordo do transporte de guerra "Colombie".