Página 325 de 356

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Ago 03, 2023 9:20 am
por gusmano
Viktor Reznov escreveu: Qua Ago 02, 2023 7:22 pm
FCarvalho escreveu: Qua Ago 02, 2023 1:47 pm Aliás, o orçamento de custeio do MD não permite sequer que os helos das ffaa's voem mais do que 100\150 horas\ano. Isso se muito dá para manter o mínimo básico necessário. O que vier depois, tem que tirar de algum lugar. É aí que os militares se lascam nas mãos deste e de qualquer outro governo.
No fim a gente acaba mesmo é voltando pra esse absurdo que é o orçamento das forças armadas onde mais de 80% vão só pra salários e previdência militar. Nós precisamos nos organizar pra começarmos a aporrinharmos os legisladores pra dar uma melhor olhada nisso e quem sabe pelo menos transferir a responsabilidade legal da previdência militar pra previdência social.
As proprias FA´s não vão querer isso...

Ou melhor, podem até "topar"..desde que não mecham no Regime.

[]´s

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Ago 03, 2023 11:01 am
por gabriel219
O regime poderia ser revisto depois, mas só de tirar a Previdência Militar do orçamento do MD já seria uma vitória gigantesca, pois revelaria o real orçamento de defesa do Brasil, que mal arranha R$ 20-25 bilhões por ano, que mal daria USD 5.2 Bilhões Bilhões, o que nos deixaria abaixo de países como a Romênia (USD 5.4 Bilhões).

Mas, além disso, o que forçaria um aumento obrigatório do orçamento real do MD, teria que haver uma Secretaria específica para aquisições, tirando isso de cada Força, para que parem com essas porcaria de um compra LMV e outro compra JLTV, ai o outro compra Spike e o outro quer Javelin, por ai vai. Além de ajudar a evitar barbaridades como USD 15 milhões com EE-9M, 1A5M e outros CRIMES com o erário público.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Ago 05, 2023 5:11 pm
por FCarvalho
gusmano escreveu: Qua Ago 02, 2023 6:34 pm Eu realmente gostaria de ver estes nrs. Pois eu desconfio que na maioria das vezes, se não houver destinação especifica (como neste caso) as FA´s vão simplesmente negar o pedido.
[]´s
No frigir dos ovos, os militares acabam nunca negando-se a fazer isso porque são demandas políticas emanadas de outros ministérios e com apoio do palácio do planalto e do congresso nacional, que sempre requer as ffaa's para varrer a sujeira de seus estados para debaixo do tapete todos os anos.

Ademais, eles tem essas missões ditas secundárias como algo já incorporado á natureza de suas atividades. É quase como se fosse uma missão primária, sem ter esta conotação. E isso ajuda muito no ibope das ffaa's junto ao povaréu das classes B, C, D, E. F... e por aí vamos.

Os militares adoram ser admirados por quem o poder civil político e publico deixou na merda desde sempre. E assim segue o nosso drama de voar mais ACISO e MMI do que missões de assalto aerotransportado, para ficar só em um exemplo.

Depois reclamam que o EB quer sua própria aviação e a MB quer ter aviação de caça, patrulha e transporte por conta própria.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 1:58 pm
por Pablo Maica
EB se prepara para substituir os Cougar e Black Hawk por 16 novos helicópteros médios:

https://forcaaerea.com.br/exercito-bras ... lack-hawk/


Um abraço e t+ :)

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 2:00 pm
por knigh7
Pablo Maica escreveu: Ter Ago 08, 2023 1:58 pm EB se prepara para substituir os Cougar e Black Hawk por 16 novos helicópteros médios:

https://forcaaerea.com.br/exercito-bras ... lack-hawk/


Um abraço e t+ :)

Imagem

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 2:17 pm
por FCarvalho
E a ideia continua sendo comprar mais Black Hawk se tudo der certo. E se o governo não melar o negócio, claro.
Por outro lado, H225M, BH e outros são entendidos como sendo helos médios. Mas a depender do que seja colocado ali no RO que serão emitidos, a escolha deve estar direcionada no sentido de obter talvez algo menor, como os AW139\149 e\ou H175 visto que os valores deste helos é bem abaixo daqueles e se poderia obter no futuro a longo prazo mais deles a fim de substituir os Pantera K2, que devem sair de linha lá pelo final da próxima década.
Vamos ver que soluções o EB dará para tentar conseguir emplacar mais este imbróglio material.
Os 8 Cougar passaram por check D, o que permitiu extender sua vida útil por mais 10 anos ou outras 15 mil horas de voo.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 2:27 pm
por knigh7
Vai ganhar alguma versão da Airbus. Eles sabem exatamente-e dão- aquilo que o atual governo gosta.
O EB tinha de dividir o processo de aquisiçao e ir comprando aos poucos. Seria a única esperança de receber Black Hawks.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 5:09 pm
por Pablo Maica
knigh7 escreveu: Ter Ago 08, 2023 2:27 pm Vai ganhar alguma versão da Airbus. Eles sabem exatamente-e dão- aquilo que o atual governo gosta.
O EB tinha de dividir o processo de aquisiçao e ir comprando aos poucos. Seria a única esperança de receber Black Hawks.
Se depender do governo é H215M montado aqui na helibrás, sem nem pensar. De resto devem competir realmente e naturalmente o BH, o AW-139 e correndo bem por fora o KUH-1 Surion.


Um abraço e t+ :)

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 5:39 pm
por FCarvalho
Particularmente eu não me surpreenderia se mais H225M fossem comprados. Do ponto de vista logístico faz todo sentido.
Mas pagar 28 milhões em cada um com certeza é uma conta que será entregue na mão do governo para eles decidirem o que vão querer.
Pode ser que a Leonardo converse com o governo, principalmente o de São Paulo, e tente favorecer seus produtos, um vez que a empresa está expandindo seu centro de manutenção no estado. Aquela velha história de uma linha de produção poderia ser viabilizada se as quantidades a serem compradas fossem maiores.
Por outro lado, o governador de MG também deve fazer algum esforço no sentido de manter os empregos e renda no estado em favor de mais encomendas da Airbus, independente do modelo.
A ver que ganha esse cabo de guerra.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 5:47 pm
por FCarvalho
Outra questão a notar é a eventual participação de russos e chineses, embora o "risco" daqueles conseguirem vender qualquer coisa por aqui é praticamente nula no que depender dos militares. Já politicamente, o buraco é mais embaixo.
Os chineses tem mais de dois modelos que podem oferecer ao EB dependendo dos requisitos.
Até o momento o Z-20 não está liberado para exportação, mas quem sabe mais essa tentativa de estabelecer sua influência, também, no campo miliar no Brasil faça com que eles repensem esta questão. E os custos devem ajudar bastante, se bem que sabemos a reação a priori sobre qualquer material made in china no meio das ffaa's.
A ver.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 6:05 pm
por FCarvalho
Um último adendo, a FAB e MB, assim como o EB perderam cada um 1 unidade do H225M a fim de viabilizar outras questões, como o helo de treinamento para aquelas e material de apoio logístico e manutenção para este último. Das 50 unidades pretendidas, serão entregues 47 para as forças.

Hoje a MB perdeu um H225M em exercício do CFN em Formosa. Pelo que se diz, a aeronave não volta mais ao serviço. Para a MB agora são 2 helos a menos, da já pequena frota a ser recebida. Sobram apenas 14 helos.

A ver como o governo e o MD irão gerenciar, também, estas questões, pois a FAB estava tendo que desdobrar BH para atender outros esquadrões, e com apenas 16 destes helos havia muita reclamação das OM originárias pela perda e baixa disponibilidade de vetores a serem usados em suas operações.

Não vão abrir mãos dos VH-36 no GTE. E estão espalhando os H-36 também pelo 2o\10o Gav Pelicano em Campo Grande.
Se for para manter o mesmo nível de disponibilidade dos esquadrões de BH, os 3 esquadrões de Caracal precisam de pelo menos 8 helos em cada um. E fala-se agora em restabelecer o Poti com helos de transporte. Ou seja, mais demanda para a FAB resolver.

A MB tem 3 UH-15 em Belém, 1 em Rio Grande e os demais no RJ, mas previa-se outro esquadrão em Florianópolis. Os Btl Inf do CFN em Manaus e Ladário ainda contam apenas com os vetustos Esquilo, que já deveriam ter sido aposentados, apesar da indecisão sobre o programa LUH da marinha. Ainda sobra as bases de Natal e Salvador sede de DN e de GptFuzNvs que nunca contaram com helos orgânicos.

Talvez seja o momento do MD tentar mostrar para o que serve ao invés de só ficar feito moleque de recado entre o planalto e os cmtes e arrumar uma solução de longo prazo para isso tudo. Quem sabe alguém lá aproveita a oportunidade e dá a dica para o governo. Melhor do que compra só 16 para a Avex para depois ter as duas outras forças reclamando e batendo na porta por mais helos para si também.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 08, 2023 10:16 pm
por prp
Uma pergunta: qual a função do esquilo? Serve para alguma coisa em missões militares? Para mim, parece algo totalmente inútil pata as FA.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 09, 2023 9:54 am
por Lywis
prp escreveu: Ter Ago 08, 2023 10:16 pm Uma pergunta: qual a função do esquilo? Serve para alguma coisa em missões militares? Para mim, parece algo totalmente inútil pata as FA.
Aeronave de ligação, transportando militares entre bases e unidades militares.
Transporte de equipamentos, mantimentos e outros aparatos logísticos, que não demandem uma aeronave maior.
Ataque leve, no caso daqueles armados com pods de metralhadora .50 e/ou foguetes de 70mm.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 09, 2023 11:46 am
por FCarvalho
Os Esquilo basicamente servem como helos de ataque e reconhecimento nos Bavex equipados com pods de metralhadoras .50 e foguetes 70mm - e se espera mísseis AC no futuro - e treinamento no CIAVEx.

Mas como tudo na Avex eles também quebram o galho em qualquer missão que lhes seja demandada.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 09, 2023 4:31 pm
por Viktor Reznov
prp escreveu: Ter Ago 08, 2023 10:16 pm Uma pergunta: qual a função do esquilo? Serve para alguma coisa em missões militares? Para mim, parece algo totalmente inútil pata as FA.
Alvo aéreo pra metralhadora .50BMG