TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48586 Mensagem por orestespf » Qui Nov 18, 2010 9:52 pm

jp escreveu:Meu profesor e mano, boa noite.
Mano velho o problema do NJ não é ele. Vaidoso (nada demais), assumiu inteiramente o papel de MD sendo o melhor de todos.
Mas há dois problemas: um é contornável já o outro...
O contornável é nossa cultura imatura que cria pruridos e pundonores de "continuismo" em uma área ainda tão... sensível.
Já o incontornável está no próprio berço político do senhor ministro: PMDB.

O caso é que atolou-se até a medula com o Rafale, mas ninguém em sã consciência pode afirmar que não teve respaldo político para tanto. Basta ver que o MU, histriônizo, um tanto pitoresco ou bizarro (como queira), apesar de sua reconhecida inteligência foi flambado em bom cognac. Já o nosso herói...
Quer dizer, sair ele pode sair (acho que sai mesmo), mas o processo tem um avalista de peso. E a cada dia este avalista demonstra influir (MUITO) mais do que solta aos quatro ventos que não quer influir.
Temo, inclusive, um ruptura a frente (tomara que não). São persoanlidades fortes e explosivas, caso se choquem farão o acelerador de partículas, em busca do bóson de Higgins, parecer um forninho da padaria do "seu" Manuel aqui perto de casa, rsss.
Era o que eu temia ouvir... :? :? :cry: :cry:

Mas deposito minha confiança no avalista. :D :D

Forte abraço, mano velho!!! :wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#48587 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 18, 2010 10:02 pm

Mano velho o problema do NJ não é ele. Vaidoso (nada demais), assumiu inteiramente o papel de MD sendo o melhor de todos.
O contornável é nossa cultura imatura que cria pruridos e pundonores de "continuismo" em uma área ainda tão... sensível.

O caso é que atolou-se até a medula com o Rafale, mas ninguém em sã consciência pode afirmar que não teve respaldo político para tanto. Basta ver que o MU, histriônizo, um tanto pitoresco ou bizarro (como queira), apesar de sua reconhecida inteligência foi flambado em bom cognac. Já o nosso herói...
Quer dizer, sair ele pode sair (acho que sai mesmo), mas o processo tem um avalista de peso. E a cada dia este avalista demonstra influir (MUITO) mais do que solta aos quatro ventos que não quer influir.
Temo, inclusive, um ruptura a frente (tomara que não). São persoanlidades fortes e explosivas, caso se choquem farão o acelerador de partículas, em busca do bóson de Higgins, parecer um forninho da padaria do "seu" Manuel aqui perto de casa, rsss.
Quer dizer que a coisa toda está desse jeito é... :shock: :? :? :? :?

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Booz
Sênior
Sênior

#48588 Mensagem por Booz » Qui Nov 18, 2010 10:04 pm

Boss escreveu:Não tem o que Temer.
:mrgreen:

Imagem
Hader

#48589 Mensagem por Hader » Qui Nov 18, 2010 10:05 pm

Perfeito (como de praxe...) Jp. Mas nesta equação tem que entrar um terceiro elemento. Aquele apaziguador sabe? Afinal ele tem trabalhado bastante nisso... :wink:

Abraços!

Booz
Sênior
Sênior

#48590 Mensagem por Booz » Qui Nov 18, 2010 10:38 pm

Walter, a coisa em si não está ruim. (ai mon Dieu!!!)
Quer dizer, segundo a lei de Murphy poderia estar pior.
Vai sair sim, eu creio.

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#48591 Mensagem por Booz » Qui Nov 18, 2010 11:19 pm

Pois é herr Hader, mas acho que o apaziguador também é o avalista.

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#48592 Mensagem por Mapinguari » Sex Nov 19, 2010 12:10 am

orestespf escreveu:
alcluiz escreveu:Pelo andar da carruagem, a cada dia parece que as 2 opções mais viáveis são:

- 60 x F-16E/F Block 60 + 24 F-35 (F-16 nos moldes do oferecido a Índia também agradava)

- 60 x SU35 + 24 PaK-fa T50

Acredito que qualquer um deixaria o Brasil muito bem protegido, e pronto para avançar num projecto de caça de 5ª Geração, e serve tanto para os que não tem problemas com Americanos quanto para os Anti-America...
Ambos com bom preço para operar, fácil manutenção, e acabava com esse processo moroso que arrasta-se por 10 anos, e que ainda não tem um aqui que põe a mão no fogo pelo FX-2...
Fio, o FX-2 se resume a Rafale, F-18 e Gripen NG, se não for um destes três, então será nada!

FX-3? Tire da cabeça! O FX-2 começou torto simplesmente porque se baseou no FX-1, um erro crasso. Um FX-3 da vida não seria um upgrade do FX-2 e 1, teria que ser algo verdadeiramente novo. Verdadeiramente novo deve ser interpretado como mudanças drásticas no processo e não apenas na substituição dos caças.

Se você leu o PEMAER, postado aqui ontem, verá que a FAB fala em caças de 5ªG para daqui a 16 anos (= 2027!!!). Qual a leitura que se deve fazer a respeito deste documento da FAB? Que ela precisa de um caça de 4ªG para hoje. Os melhores 4ªG do mercado estão entre os finalistas do FX-2, então não tem este papo de FX-3, não tem espaços para outros caças além dos três citados. Não sou eu que estou dizendo, é a própria FAB!

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que um adiamento do anúncio do FX-2 não implica em se criar um novo processo que poderia ser denominado FX-3, seria apenas um atraso e nada mais.

Abração!!!
Perfeito. [009]

Mapinguari

Imagem
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#48593 Mensagem por alcmartin » Sex Nov 19, 2010 12:35 am

JP, o homem de por café...com açúcar e tudo!! :mrgreen:
Mas...eu sempre achei que nessa rodinha tinha muito cacique beiçudo...
:D e beiçudos não se beijam!! :mrgreen:

Mas o beiçudo-mor não é mor por acaso: é nessas horas que ele aparece, se dando bem com todo mundo e consertando tudo...malandro que nem ele... :twisted: :wink: :mrgreen:

abração, show de bola...

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#48594 Mensagem por Penguin » Sex Nov 19, 2010 1:04 am

Imagem
18/11

Obama na agenda

Dilma Rousseff não vai esperar a posse para começar a discutir com o presidente Barack Obama os temas centrais da agenda bilateral Brasil-Estados Unidos – e os pontos críticos da arena internacional, com destaque para a guerra cambial. A data do encontro está sendo fechada pelas equipes de Dilma e Obama, assim como a data para a primeira visita do presidente americano ao Brasil. Segundo fontes de Washington, a Casa Branca já tomou a decisão de encaixar a viagem na agenda do primeiro semestre.

Problemas de agenda foram a explicação invocada ao Estado de MInas por um alto funcionário do Departamento de Estado para justificar que Obama não tenha vindo ao país durante o mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chegou a classificar como "o político mais popular do mundo". Esse funcionário minimizou o impacto das recentes discordâncias entre os dois governos sobre questões internacionais – como as sanções ao Irã ou o golpe em Honduras – nas relações bilaterais, consideradas "sólidas e maduras".

O encontro entre a presidente eleita e o colega americano poderá ser dividido em duas partes, uma com a participação de auxiliares (de ambas as partes) e outra a sós. No campo estritamente bilateral, a delegação brasileira colocará sobre a mesa as queixas contra a subvalorização do dólar, com seu impacto negativo sobre as exportações. Os anfitriões discutirão as dificuldades sentidas pelos empresários americanos no Brasil, onde vêm perdendo espaço e mercados para os chineses. Devem entrar em pauta também estratégias para enfrentar a mudança climática e promover o desenvolvimento sustentável, além dos planos para a exploração de petróleo na camada do pré-sal. A visita servirá também para que Dilma seja formalmente apresentada a autoridades como a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o titular do Tesouro, Timothy Geithner.

Caças

Outro assunto que permeia a agenda da transição de governo no Brasil é o anúncio do vencedor na concorrência para fornecer 36 caças para a força aérea Brasileira (FAB). O presidente Lula, que prometera resolver o assunto antes de empossar a sucessora, disse ontem que tomará a decisão apenas depois de conversar, possivelmente nos próximos dias, com Dilma e com o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim. "É daquelas decisões que não posso tomar (sozinho), faltando um mês e meio para terminar meu mandato, porque é uma decisão de longo prazo", justificou. A escolha é entre o avião francês Rafale, o americano Super Hornet e o sueco Gripen NG

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#48595 Mensagem por Francoorp » Sex Nov 19, 2010 10:22 am

orestespf escreveu:
Bender escreveu:Na minha opinião,apesar desta "consulta" (que está parecendo por enquanto,simplesmente mais uma satisfação politica a mídia!)a PresindentA Dilma,seria uma desinteligência política do novo governo carregar consigo para o próximo ano estas análises e estudos técnicos feitos até agora e as lutas ferozes de lobies e interesses,para que tome a decisão no ano que vem,a lógica diz isso. Seria começar o novo governo debaixo de pedradas,fora a mudança de comando que pode trazer novos pensamentos e idéias a cúpula de comando da Fab criando novas dúvidas,possibilidades e embolar mais ainda o meio campo.

È óbvio portanto que existem apenas duas possibilidades de decisão com relação aos caças:a escolha e anuncio feito pelo sr. presidente Lula até o natal,junto ao MD atual e o comando atual da FAB que tocou o processo. Ou por consenso com a equipe do novo governo o cancelamento total de tudo que foi feito até agora,com prazo indeterminado para ser retomado novamente.

Eu ainda acredito fortemente que a primeira hipótese se realizará,e que o assunto será resolvido,pois a segunda hipótese para mim seria mais uma derrota vexatória para o país neste assunto interminável,portanto quero crêr ter chances remotas a segunda opção.

SDS.
Amigo Bender, a presidente eleita Dilma era a ministra da Casa Civil, logo acompanhou de muito perto o que estava acontecendo em relação ao FX-2, não faz sentido imaginar que uma presidente que fez toda a sua campanha eleitoral baseada na continuidade do atual governo dizer que não concorda com a "escolha política do presidente Lula"; seria estúpido dizer tal coisa!

Durante a campanha eleitoral o presidente Lula disse por diversas vezes que só anunciaria o novo caça pra FAB depois de conversar com o presidente eleito, fosse qual fosse. Agora não é de se esperar que ele diga que "a Dilma é de casa e, por definição, aceitará minha escolha"; a coisa não é assim, exige protocolo e diplomacia, e mais, respeito.

A prerrogativa do anúncio é do presidente Lula, não é da presidente eleita Dilma e nem mesmo do ministro NJ, então não faz sentido imaginar que na coletiva de hoje haveria algum anúncio, no máximo (o que espero) é que ele toque no assunto e dê algumas "direções plausíveis". Além do mais, é bom que lembremos de que ele, presidente Lula, ainda não conversou a presidente eleita Dilma (disse que faria isto nesta semana) e nem mesmo ouviu o Conselho de Defesa.

Este papo de que a presidente eleita Dilma poderia escolher outro caça é risível, ela confirmará a escolha do presidente Lula, seja qual for o caça. Não tem este papo de FX-3, não tem esse papo de sonhar (delirar?) que outro caça tenha chances, não tem nem mesmo espaço para que o anúncio não seja feito neste governo (pois o próprio presidente vive dando declarações que ele fará o anúncio --- ou o que ele diz já não conta mais?).

E como se todas as loucuras que ando lendo neste fórum não fosse poucas, resolveram insinuar (alguns disseram abertamente) que o Rafale não tem chances só porque se especula que o F-5M abateu "alguns". Ora, faça-me o favor!!!

Grande abraço, amigo véio!

PS: só carona em seu post. :wink:

Isso ai pessoal, ficou muito clara a neblina... perfeito!

Sem duvidas são posições claras... também acho que a coisa vai acabar agora mesmo.

E Curta vida ao... F-5M, mesmo tendo abatido "alguns"!! 8-]

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#48596 Mensagem por EDSON » Sex Nov 19, 2010 11:12 am

E quantas vezes o Rafale abateu os F5M?

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#48597 Mensagem por Penguin » Sex Nov 19, 2010 11:38 am

19/11

Jobim e Gates vão se reunir durante cúpula

BRASIL-EUA

O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, terá reunião com seu contraparte brasileiro, ministro Nelson Jobim, na semana que vem, na Bolívia, diz o Pentágono. O encontro se dará às margens da 9ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas. Entre os temas está maior transparência em orçamentos de defesa. Na temática de compras militares, Brasil e EUA vivem a saia justa da compra de caças -americanos fazem lobby pela Boeing, mas Brasília mostra inclinação pelo Rafale francês.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Rock n Roll
Avançado
Avançado

#48598 Mensagem por Rock n Roll » Sex Nov 19, 2010 1:02 pm

EDSON escreveu:E quantas vezes o Rafale abateu os F5M?
Essa sim é a questão, mas, outras duas perguntas.
Quantos Rafales o F5M e os Mirage 2000 abateram ?
Quanto tempo os F5M e Mirage 2000 sobreviveram na arena ?
Será que abri o saco de maldades ?

Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Carlos Mathias

#48599 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 19, 2010 2:27 pm

Jobim e Gates vão se reunir durante cúpula
Semana F-18E!!!!!

Lembram que era assim?
Cada notinha que saia, era um que já estava coma vitória garantida. :lol:

DELTA22
Sênior
Sênior

#48600 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 19, 2010 2:46 pm

Eu gosto da mídia brasileira quando ela começa a escrever frases hilárias, tipo essa:

"Na temática de compras militares, Brasil e EUA vivem a saia justa da compra de caças..."

Saia justa, cara pálida? Onde? O País (Brasil) é soberano para escolher e comprar o caça que bem entender sem prejuízo das relações bilaterais com os outros países que não foram contemplados com a dita escolha, ou estou enganado?? :roll: :twisted:

[]'s a todos.

Editado pela última vez por DELTA22 em Sex Nov 19, 2010 2:47 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder