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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 4:29 am
por Pepê Rezende
Benke escreveu:Então que mandem prender o pp, que diz ter lido o relatório da Copac e, depois, do MD.
Quem abriu pra ele? Se pra ele, porque não pra nós? Quem mostrou pro pp?
Por acaso o pp, sem outras intenções
Meu caro BENGT
O relatório foi vazado em janeiro para a FSP, que publicou apenas os pontos favoráveis a vcs e nem entrou nos méritos da seleção da Copac, que já fora questionada em dezembro pelo Alto Comando da Aeronáutica, que aumentou a nota de RISCO e colocou o Gripen para escanteio. Quanto ao fato de ter acessado a papelada, contei a história aqui e vou repeti-la. Houve uma denúncia de que haviam modificado o documento da Copac e o relatório preparado pelo Comando da Marinha. Avisei o Senador Eduardo Azeredo, disse que se fosse constatado valia CPI, acionei fontes em várias organizações militares e fui examinar a papelada. Minha surpresa foi descobrir que a documentação da Copac e da Marinha estava intacta e era citada a cada linha da Exposição de Motivos, devidamente assinada por Saito, pelo Moura Neto, pelo Secretário de Logística e pelo Jobim. A própria Aeronáutica reviu os pesos a partir da END. Vcs perderam porque não conseguiram provar a viabilidade do seu produto (ajudaria MUITO saber o custo operacional da F414).
Em diversos encontros disse que apoiaria o NG se vcs modificassem ligeiramente a proposta de vcs:
1. Com a assinatura de uma opção de vinte caças para a Flygvapnet (nem pedi compra!);
2. Com a entrega graciosa de 36 Gripens A/B para a FAB enquanto o NG não ficasse pronto
3. Com a participação sueca no KC-390.
São condições mais que razoáveis, que vc não conseguiu cumprir. Dizer que o DEMO é o NG é faltar com a verdade. A própria Copac avaliou que o produto final, se voar, terá 80% de peças diferentes do A/B/C/D em termos de estruturas, motores e sistemas de bordo. Mesmo entre NG e DEMO esse valor já ultrapassa 50%.
Com tudo isso, fazia muito mais sentido partir direto para um caça de 5ª geração em conjunto com a Embraer e oferecer Gripens C/D como aviões intermediários.
Repito: se houvesse ALGUMA SACANAGEM do MinDef na história, teríamos aberto uma CPI. O relatório é o MESMO vazado para a FSP.
Abraços
Pepê
PS: Se eu fosse dono de alguma fábrica, vc seria meu representante!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 4:32 am
por Pepê Rezende
kirk escreveu:Antes que me esqueça :
Não há nada de "baratinho" no Gripen ... o que há é EFICIENCIA, as melhores tecnologias disponíveis na melhor relação de Custo x Benefício ...
Diferentemente do dassault rafale ... um equipamento com inúmeras deficiencias tecnológicas a preços simplesmente absurdos ... a pior relação de Custo x Benefício existente no mercado ... prova disso é que perdeu concorrencias até mesmo no seu quintal ...
Esses são os fatos que o Ministro tem dificuldades de explicar, por mais piruetas que dê ...
Cordiais Saudações
kirk
O radar, centro de tudo, está com problemas de desenvolvimento... Saiba disso.
Pepê
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 4:37 am
por Pepê Rezende
Zavva escreveu:
Risco é uma outra forma de ver a questão.
Este risco é o resultado do que o Gripen NG tem de melhor: o co-desenvolvimento caça.
Alguns adoram falar do PAK-FA, mais este projeto envolve mais riscos.
Rafale e Gripen NG são propostas diferentes, não da para compara-las.
Mas se o Presidente Lula quer produzir e exportar caças, o NG é a melhor solução, pois o Rafale é comprovadamente dificil de vender e ja tem a propria França para exporta-lo...ou pelo menos tentar exporta-lo.
Abs
O PAK-FA tem encomendas da Rússia e da Índia, tem radar pronto e já voa. O NG não tem nenhum cliente, nem o país de origem o adquiriu, ainda não voou e o radar está em desenvolvimento. Se for avaliar qual a proposta de maior risco, a sueca bate de lavada! Por isso levou DOIS da Copac.
Pepê
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 4:49 am
por Pepê Rezende
Gerson Victorio escreveu:Pepê,
No relatório do FX(final da FAB) foi incluido algum aspecto sobre "embargo"?
*****sei que ele não é um aspecto técnico e sim político, mas seria interessante saber se isso foi "pontuado" de alguma forma...se não quiser responder...vou entender.
Gerson
Desde o primeiro momento. É um dos pontos contra o NG, inclusive. Está lá: "O grande número de fornecedores internacionais do Gripen NG tornam-o mais sensível a possíveis embargos". Também há sérias críticas às restrições norte-americanas para transferência de tecnologia.
Abraços
Pepê
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 4:51 am
por Pepê Rezende
Túlio escreveu:Chorem o quanto quiserem, trocar FLANKER por Rafale é que nem trocar Vectra por Fusca...
Errado, é trocar Rolls Royce por Picasso. Fusca é o NG.
Abraços
Pepê
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 9:42 am
por thelmo rodrigues
O RETORNO DA MÚMIA:
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Manobras no ar
Sun, 14 Nov 2010 07:46:28 -0200
JANIO DE FREITAS
A pretensão de novo e inovador parecer sobre caças implica esperar da FAB que se declare incompetente em sua razão de existir
O MINISTÉRIO da Defesa do Brasil e o governo da França uniram suas criatividades para grandes transações e, para tanto, deram novo significado a alguns termos militares comuns. Manobra militar, desde a encerrada nesta semana pelas forças aéreas brasileira e francesa no Ceará, adquire o sentido de manobra de negociantes, à maneira daquelas tão conhecidas, de governantes e empreiteiros, para manipular obras, concessões, compras e seus preços.
Com o novo sentido de exibição ou sedução, o exercício aéreo serviu ao propósito dos seus patrocinadores de obter, dos comandos e técnicos da FAB, pareceres técnicos que recomendem a compra do caça francês Rafale. Tratou-se, portanto, de manobra para proporcionar à FAB um pretexto, por pretensa sedução à vista do Rafale, para relegar suas longas e minuciosas conclusões por outro avião.
O caça da fábrica Dassault, que está longe de ser um êxito no comércio internacional de armamentos, é reconhecido como muito caro, de gastos muito altos na operacionalidade e, para o que mais interessa à FAB, menos conveniente à formação de brasileiros com a transferência de tecnologia do fabricante. No mínimo, seria a transferência de tecnologia de um avião com características inadequadas às necessidades brasileiras. E à disponibilidade orçamentária permanente.
Um aspecto paralelo da manobra com novo sentido: a pretensão de novo e inovador parecer implica esperar da FAB que se declare incompetente em sua razão de existir. Seus vastos estudos e projetos, para escolha de aviões e fabricação futura, não resistiriam nem ao breve contato com um dos relegados.
Passadas a eleição, as pressões, internas e externas, para que Lula efetive logo a compra dos caças, corresponde ao medo de que Dilma Rousseff a protele. O que seria muito compreensível, já que as atuais incertezas das finanças e da economia internacionais não recomendam negócio de tão altos valores. Há prioridades mais recomendáveis. Mas, sobretudo, não se justifica que em fim de governo se façam transações desse gênero. Dilma Rousseff não se oporá a decisão alguma de Lula, esteja de acordo ou não. A Lula cabe o dever de não invadir os comprometimentos do futuro governo, cujas circunstâncias não pode prever.
O negócio dos caças começou mal, com uma simples conversa de dois presidentes em dia de festa, no 7 de setembro de 2009, com total desprezo pelas leis brasileiras para tais transações. E ameaça terminar pior, como resultado ilegítimo de manobras.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 10:04 am
por Justin Case
Amigos,
Quanto ao período das operações em Natal, ele só errou por uma semana. A participação dos estrangeiros irá até o dia 20.
Quanto aos outros aspectos comentados, devemos verificar se têm qualidade e precisão semelhante.
Abraços,
Justin
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 10:10 am
por Marino
AGORA é a hora da Comunicação Social da FAB enfiar a porrada.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 10:43 am
por Bender
Marino,infelizmente não podemos contar com a comunicação social da FAb,em várias oportunidades ela deixou "passar a hora" de responder e esclarecer a qualquer acusação e ilação,preferiu ficar no muro,como se não tivesse nada a ver com este assunto,eu acho(e isso é uma simples opinião pessoal!) que quando fazemos parte de um "time" em busca de um objetivo,é preciso que mostremos a quem quer que seja de que defendemos nosso time,sofrendo as dores e colhendo os louros. Durante todo esse processo do FX2,a Fab sempre deixou no ar uma certa posição "olimpica" e neutra!(?????
) incompatível para quem faz parte de um time.
Grande abraço!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 10:59 am
por sapao
Será que é isso mesmo?
Basta ver o trabalho que eles realizaram e realizam para ver que competencia eles tem!
Agora, até onde eu sei havia uma determinação, publica até, que não se comentasse o F-X até segunda ordem do Ministro da Defesa.
Mas é muito mais facil colocar a culpa na "TAB", aquela que não sabe fazer seleção, não sabe fazer comunicação social, não sabe direcionar fundos e tal.
Mais uma vez, não estou dizendo que a FAB é santa, mas se existe uma cadeia de comando ele deve ser seguida e lembrada na horas das ações, correto? Porque nesse time que voce citou, o tecnico é o ministro da defesa; não vamos esquecer disso na hora de distribuir as responsabilidades e nem os frutos (como no caso da CRUZEX).
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 11:26 am
por Marino
Creio que abriu uma janela de oportunidade para a FAB responder a altura uma acusação vil como a deste jornalista especializado em temas de defesa, defensor de alemães, etc.
Mas não tenho dúvidas de que vocês saberão o momento e como fazer.
Eu confio na FAB.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 11:29 am
por sapao
Eu também, ha muito espero um comunicado nos moldes que a MB fez a epoca do SubNuc; mas tudo a seu tempo...
Aliás, cada o pessoal da "TAB" no forum da CRUZEX?
Sei não, deve ser tudo contratado nos USA para realizar a logistica e organização!
Porque não tem como uma força amadora e imatura, que não sabe nem fazer licitação (não é Talharim), que so existe para transportar coisa para cima e para baixo, realizar uma operação dessas!
Aliás, eu desafio qualquer um dos "Tabianos" a dizer quantos paises no mundo realizam um exercicio desse porte sem cooperação?
E só para ressaltar, ponto para o MD que está acima de tudo. Sem o apoio dele, essa e nem outras operações (do EB,MB e FAB) sairiam do papel!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 11:33 am
por AlbertoRJ
O caso é que o resultado final tem que ser anunciado.
[]'s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 11:44 am
por Penguin
AlbertoRJ escreveu:O caso é que o resultado final tem que ser anunciado.
[]'s
Já deveria ter sido há muito tempo. Desde o ano passado.
[]s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Nov 14, 2010 11:50 am
por sapao
Se dependesse da FAB já estariamos fazendo a concorrencia do substituto do F-X1, para entrar em serviço daqui uns 5 anos.
Mas temos que entender que existe um prioridade, e talvez o F-X não estaja na cabeça da lista...