Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gabriel219
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Re: Aviação do Exército

#4831 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 29, 2023 1:46 pm

Depende de qual experiência, pois a dos Pilotos do Tupi foi maravilhosa.




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Re: Aviação do Exército

#4832 Mensagem por pewdiepie » Seg Mai 29, 2023 2:24 pm

A China doou alguns blindados VN-1 para o Peru.

Poderia doar 4 unidades do Harbin Z-20 para a aviação do Exército Brasileiro usar na Amazônia em operações de ajuda humanitária. Seria a desculpa perfeita para começar a introduzir equipamentos militares made in China nas forças armadas do país.




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Re: Aviação do Exército

#4833 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mai 29, 2023 3:35 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 29, 2023 1:46 pm Depende de qual experiência, pois a dos Pilotos do Tupi foi maravilhosa.
Então, mas nós sabemos quem decide não são os pilotos, é só ver o destino dos Mi-35, se existisse uma imprensa investigativa nesse país, daria uma ótima matéria sobre desperdício do dinheiro público.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Aviação do Exército

#4834 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 31, 2023 12:46 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Mai 29, 2023 10:15 am Depois da experiência Br com helicópteros russos, duvido que saiam da lojinha da OTAN.
A aposentadoria intempestiva e precoce dos Mi-35, e sem explicações que até hoje nunca foram dadas pelo alto comando da FAB, foi menos uma questão técnica ou doutrinária, do que propriamente pura e simples aversão\discriminação a qualquer material de origem não estadunidense, ou pior, originário daquele maldito país "comunista" comedores de criancinhas que não sabem rezar. :roll:

Em qualquer país onde defesa é um assunto sério - que obviamente nunca foi o nosso caso - as comissões de defesa das casas legislativas fazem um trabalho de acompanhamento e de relacionamento muito próximo de tudo que os militares fazem, ou deixam de fazer, sobre todos os aspectos. Humano, material, tecnológico, orçamentário, etc. Se no Brasil existisse o mesmo tipo de responsabilidade de deputados e senadores sobre a defesa, com certeza este tipo de situação não aconteceria da forma como ocorreu. Mesmo sendo os Mi-35 enfiados goela abaixo da FAB.

Por outro lado, se o Z-20 for metade de tudo que os chineses dizem dele, e sendo eles capazes de fato de apoiarem as operações de seu produto in loco no país, de forma a suportar todas as suas propaladas capacidades, não há porque negar-se ao mesmo a chance de poder mostrar o que pode fazer em qualquer uma das forças.

Aliás, se os chineses tiverem interesse real em vender seus produtos aqui no Brasil, vão notar que trazê-los aqui para testes e demonstrações costuma trazer mais benefícios do que seus 'marketeiros' possam aferir em seus pdf e wallpapers.




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Re: Aviação do Exército

#4835 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 31, 2023 12:56 pm

pewdiepie escreveu: Seg Mai 29, 2023 2:24 pm A China doou alguns blindados VN-1 para o Peru.

Poderia doar 4 unidades do Harbin Z-20 para a aviação do Exército Brasileiro usar na Amazônia em operações de ajuda humanitária. Seria a desculpa perfeita para começar a introduzir equipamentos militares made in China nas forças armadas do país.
Salvo engano o Z-20 ainda não está liberado para exportação. Mas espera-se que no futuro a curto prazo que tal liberação aconteça.
O modelo ainda está em fase de introdução no exército chinês (2020), sendo adotado pela força aérea (2022) e marinha (?), assim como outras OM policiais(2021) e de segurança do país. O modelo naval ainda encontra-se em fase final de desenvolvimento.
Se ele for de fato tudo o que os chineses dizem, duvido que façam doação para nós, mas seria muito bom, para eles, e para nós, trazer o helo aqui para demonstrações com as três forças, a fim de mostrar na prática tudo o que se diz dele em seu país de origem.
E aproveitar para deixar os primos ricos putos da vida. :twisted:




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Re: Aviação do Exército

#4836 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 31, 2023 1:53 pm

Esse é outro modelo chinês que valeria a pena dar uma olhada, já que helos pesados de fato não se criam por aqui, mas com suas 15 ton MTOW e 2,5 mt x 1,95 alt no interior é o suficiente para amparar diversas missões logísticas, por exemplo, dentro do CMA\CMN pela Avex e da FAB em relação à COMARA.

Imagem

https://www.aereo.jor.br/2020/08/25/chi ... toneladas/

A versão civil dele também é proposta pelos chineses como modelo SAR naval, outro modelo que não temos por aqui para realizar esse tipo de missão regularmente, tendo que dispor dos H225M da FAB e MB onde e quando existem ou estão disponíveis.

Há muito tempo se posterga a adoção de novos vetores de asas rotativas nas forças por pura incapacidade de investimento, e da falta de vontade do Estado em colocar recursos no desenvolvimento de novas competências das ffaa's. Fala-se muito em mobilidade estratégica na END e outros docs da defesa, mas na prática ninguém faz nada para buscar concretamente tal capacidade militar.

Os chines podem não ser um fornecedor tradicional, como reza a cartilha militar do país, mas nunca chegará a sê-lo se continuarmos a nos recursar a comprar qualquer coisa de origem oriental. E sem saber na prática se os seus produtos são bons ou não, nos limitamos a continuar reclamando da falta de credibilidade das ffaa's e da defesa para fazerem o básico de seu trabalho, sem ter um centavo no bolso para conseguir comprar nada de seus caríssimos, adorados e idolatrados fornecedores padrão OTAN\STANAG. Leia-se USA ou Europa.

Recursos financeiros não é um problema para os chineses. E financiar suas vendas militares também não. Resta saber se vamos aproveitar para verificar na real se podemos ultrapassar a barreiras pseudo-ideológicas e doutrinárias que nos acorrentam a um modelo de desenvolvimento na defesa ultrapassado e verborrágico, ou se vamos sair da caixinha de uma vez e nos livrar das correntes - e dos fantasmas - que arrastamos há séculos.

A ver se o atual governo resolve dar mais esta "sacaneada" nos militares, como fez com os helos franceses. Oportunidades não irão faltar.




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Re: Aviação do Exército

#4837 Mensagem por dersonmig » Sáb Jun 03, 2023 5:56 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 31, 2023 1:53 pm Esse é outro modelo chinês que valeria a pena dar uma olhada, já que helos pesados de fato não se criam por aqui, mas com suas 15 ton MTOW e 2,5 mt x 1,95 alt no interior é o suficiente para amparar diversas missões logísticas, por exemplo, dentro do CMA\CMN pela Avex e da FAB em relação à COMARA.

Imagem

https://www.aereo.jor.br/2020/08/25/chi ... toneladas/

A versão civil dele também é proposta pelos chineses como modelo SAR naval, outro modelo que não temos por aqui para realizar esse tipo de missão regularmente, tendo que dispor dos H225M da FAB e MB onde e quando existem ou estão disponíveis.

Há muito tempo se posterga a adoção de novos vetores de asas rotativas nas forças por pura incapacidade de investimento, e da falta de vontade do Estado em colocar recursos no desenvolvimento de novas competências das ffaa's. Fala-se muito em mobilidade estratégica na END e outros docs da defesa, mas na prática ninguém faz nada para buscar concretamente tal capacidade militar.

Os chines podem não ser um fornecedor tradicional, como reza a cartilha militar do país, mas nunca chegará a sê-lo se continuarmos a nos recursar a comprar qualquer coisa de origem oriental. E sem saber na prática se os seus produtos são bons ou não, nos limitamos a continuar reclamando da falta de credibilidade das ffaa's e da defesa para fazerem o básico de seu trabalho, sem ter um centavo no bolso para conseguir comprar nada de seus caríssimos, adorados e idolatrados fornecedores padrão OTAN\STANAG. Leia-se USA ou Europa.

Recursos financeiros não é um problema para os chineses. E financiar suas vendas militares também não. Resta saber se vamos aproveitar para verificar na real se podemos ultrapassar a barreiras pseudo-ideológicas e doutrinárias que nos acorrentam a um modelo de desenvolvimento na defesa ultrapassado e verborrágico, ou se vamos sair da caixinha de uma vez e nos livrar das correntes - e dos fantasmas - que arrastamos há séculos.

A ver se o atual governo resolve dar mais esta "sacaneada" nos militares, como fez com os helos franceses. Oportunidades não irão faltar.

Para comprar ele é mais viável comprar o H-92 Superhawk (versão militar do S92)




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Re: Aviação do Exército

#4838 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 04, 2023 10:37 pm

Is the Sun Finally Setting on the Attack Helicopter? Here’s Everything You Need to Know
Thanks to ground fire, the attack helicopter’s entire business model is at risk.
KYLE MIZOKAMI
PUBLISHED: MAY 25, 2023



(...)
“I think the jury is out regarding attack helicopters,” Mark Cancian, a senior adviser at the Center for Strategic and International Studies, tells Pop Mech. “They have not had much success in the war in Ukraine, and Ukraine is not asking for any, which indicates a lack of interest based on wartime experience.”

However, new weapons and tactics could save the platform. The U.S. Army is shifting away from anti-tank missiles that require direct line of sight to so-called “Air Launched Effects” (ALEs). ALEs are essentially kamikaze drones equipped with a two-way datalink and a shaped charge anti-tank warhead. An attack helicopter can launch an ALE and guide it on an exploratory path beyond the crew’s field of view, searching for enemies, then sending the ALE diving down onto found enemy targets for destruction. This allows the attack helicopter to not only stay out of range of enemy short-range missiles, but also collect intelligence on enemy positions. However, virtually any helicopter can launch ALEs, even transport helicopters, arguably making an expensive, dedicated attack helicopter unnecessary.

The armed helicopter, Cancian warns, could be an inflection point. “It might be that new weapons and tactics will reestablish their value on the battlefield ... but at some point, unmanned systems would do just as well.” That could mean a range of unmanned systems, even an attack helicopter close in size to the Apache, but without the life-support systems required for a human crew.

The invasion of Ukraine has made clear the attack helicopter’s shortcomings in modern, high-intensity warfare. China has reportedly taken a hard look at Russian helicopter losses and decided that, while Russian forces have proven inept, there might be a lesson for the People’s Liberation Army’s own attack helicopter fleet—one that involves a hard right turn into armed drones.

If the attack helicopter has grown obsolete, the armies of the world will replace it, but it’s also possible a change of tactics and weapons might not only make them more survivable, but more effective. The next decade may decide if the attack helicopter maintains its swagger, or joins the battleship in the pile of discarded, obsolete weapon systems.



https://www.popularmechanics.com/milita ... licopters/




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Re: Aviação do Exército

#4839 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jun 05, 2023 12:25 am

knigh7 escreveu: Dom Jun 04, 2023 10:37 pm Is the Sun Finally Setting on the Attack Helicopter? Here’s Everything You Need to Know
Thanks to ground fire, the attack helicopter’s entire business model is at risk.
KYLE MIZOKAMI
PUBLISHED: MAY 25, 2023



(...)
“I think the jury is out regarding attack helicopters,” Mark Cancian, a senior adviser at the Center for Strategic and International Studies, tells Pop Mech. “They have not had much success in the war in Ukraine, and Ukraine is not asking for any, which indicates a lack of interest based on wartime experience.”

However, new weapons and tactics could save the platform. The U.S. Army is shifting away from anti-tank missiles that require direct line of sight to so-called “Air Launched Effects” (ALEs). ALEs are essentially kamikaze drones equipped with a two-way datalink and a shaped charge anti-tank warhead. An attack helicopter can launch an ALE and guide it on an exploratory path beyond the crew’s field of view, searching for enemies, then sending the ALE diving down onto found enemy targets for destruction. This allows the attack helicopter to not only stay out of range of enemy short-range missiles, but also collect intelligence on enemy positions. However, virtually any helicopter can launch ALEs, even transport helicopters, arguably making an expensive, dedicated attack helicopter unnecessary.

The armed helicopter, Cancian warns, could be an inflection point. “It might be that new weapons and tactics will reestablish their value on the battlefield ... but at some point, unmanned systems would do just as well.” That could mean a range of unmanned systems, even an attack helicopter close in size to the Apache, but without the life-support systems required for a human crew.

The invasion of Ukraine has made clear the attack helicopter’s shortcomings in modern, high-intensity warfare. China has reportedly taken a hard look at Russian helicopter losses and decided that, while Russian forces have proven inept, there might be a lesson for the People’s Liberation Army’s own attack helicopter fleet—one that involves a hard right turn into armed drones.

If the attack helicopter has grown obsolete, the armies of the world will replace it, but it’s also possible a change of tactics and weapons might not only make them more survivable, but more effective. The next decade may decide if the attack helicopter maintains its swagger, or joins the battleship in the pile of discarded, obsolete weapon systems.



https://www.popularmechanics.com/milita ... licopters/
Eu acho que a principal lição a ser aprendida acerca das perdas de helicópteros da ataque Russos na Ucrânia, é que mísseis designados por laser devem ser programados para que possam serem designados em seus alvos e disparados em movimento e os pilotos devem ser doutrinados a não deixarem o helicótpero pairar durante deslocamentos pois essa á principal vulnerabilidade que tem permitido aos Ucranianos derrubarem tantos KA-52.




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Re: Aviação do Exército

#4840 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 05, 2023 2:06 am

Para comprar ele é mais viável comprar o H-92 Superhawk (versão militar do S92)
Olá @dersonmig

Não conheço a situação atual do helo chinês, apenas que está sendo introduzido nas ffaa's a pouco tempo.
Mas como se trata basicamente de um desenvolvimento de um modelo anterior, apesar de muito modificado, a principal questão que vejo em relação ao modelo da Sikorky é de custo x benefício.
Pelo que se pode saber, ele oferece desempenho, capacidades e operações superiores aos números do modelo norte americano, apresentando-se como uma solução aceitável para a nossa realidade. Se o for também em termos de custos para o orçamento das ffaa's, melhor.
Não esquecer que os chineses são "flexíveis" na hora de falar em financeimento, prazos e preços. E com a relativização do dólar na agenda do dia.
Como disse antes, podendo levar as mesmas cargas externa e interna dos H225M, somadas aos espaço na cabine e a rampa traseira, temos um produto que se não é o maior ou melhor do mundo, atende satisfatoriamente nossas muitas necessidades logísticas. Principalmente nas regiões de fronteira e afastadas dos grandes centros urbanos.
Tenho certeza que FAB e Avex não reclamariam de possuir várias unidades deste helo chinês por aqui. Os batalhões logísticos e de engenharia agradecem.




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Re: Aviação do Exército

#4841 Mensagem por gabriel219 » Seg Jun 05, 2023 3:52 am

É mais uma daquelas teses igual quando um VBC qualquer é abatido por um míssil a aparece um idiota pra dizer que é o fim dos MBTs.

Lembram do Forista que após Nagorno-Karabakh 2020 disse que drones eram o futuro e não havia mais necessidade de MBT? Pois é, cadê ele, está acompanhando a guerra na Ucrânia, pois o TB2 está levando uma surra pra EW e AAA.

Falando em Russos, eles estavam desenvolvendo mísseis para substituir ou modernizar os atuais dos seus Helis, para dar uma capacidade fire-and-forget, uma delasnera num Hermes-K modificado. Depois da guerra, devem estudar e aparecer com uma solução. Estâo aprendendo e modificando a eles mesmos de uma forma muito rápida ao decorrer do conflito.




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Re: Aviação do Exército

#4842 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 05, 2023 5:01 pm

Z-8L wide-body helicopter completes plateau combat test

https://www.china-arms.com/2020/04/z-8l-plateau-test/

Notícia de 2020.

Está no planejamento emplacar uma turbina chinesa de 2 mil shp de potência, com a perspectiva de se adaptar um novo modelo que está sendo desenvolvido chegando a 5 mil shp.
Com o tempo, espera-se que estas turbinas elevem as capacidades gerais de carga e desempenho do Z-8L, com os chineses pretendendo gerar novas versões a partir dele, inclusive com peso de até 20 ton de MTOW.
Existe a intenção de dispor de uma versão com 3 motores, análoga ao CH-53A em termos de características gerais e que foi o modelo inicial de produção dos anos 1960 do Super Stallion e que deu origem as demais daquele helo pesado norte americano.
Por fim, a matéria dispõe que há complicações no desenvolvimento em parceria com os russos de um helo pesado, e que a adoção do Z-8L e sucessivas versões melhoradas servirá de base para um futuro helo pesado militar chinês de origem.
Se este modelo chegar a 20 ton MTOW pode apostar que para nós seria um negócio e tanto dispor do mesmo nas ffaa's. E a opção pelo modelo pesado e maior dele seria uma solução natural e lógica para nós em termos de atendimento das necessidades que se tem.
Este modelo operando a partir do NAM Atlântico com suas 20 ton de peso e, digamos, 6, 7 ou 8 ton de carga interna\externa, seria uma excelente aquisição e apoio para a MB e o CFN. Isso para não falar da perspectiva de adoção da sua versão futura pesada.
Quem sabe.




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Re: Aviação do Exército

#4843 Mensagem por Strike91 » Dom Jul 30, 2023 6:01 pm





Assistindo o vídeo dos helicópteros voando é "flagrante" o nível precário e obsoleto que a aviação Asa rotativas do EB e EA se encontra, aliás de toda América do Sul!!!
O mais bizarro é que temos 12 MI-35M "seminovos" apodrecendo e enferrujando no pátio do PAMA-LS sem nenhuma explicação cabível!!!!!!
Isto é caso de ministério público ou até CPI!!!




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Re: Aviação do Exército

#4844 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 30, 2023 6:26 pm

Ponto um: o EB deveria tornar urgente a reorganização da Avex, já que tal como está hoje, é um remendo do que foi criado em 1986. E não é o caso de somente aumentar a quantidade de vetores - também uma necessidade urgente - mas principalmente de rever o organograma dos Bavex e os tipos empregados, assim como as capacidades atuais que deve proporcionar de acordo com uma nova doutrina de emprego condizente com o século XXI. Já faz tempo deveríamos ter feito isso. Mas a Avex só virou projeto estratégico outro dia. :roll:

Ponto dois: deveria ser mandatório, senão obrigatório, como parte de nossa diplomacia militar realizar pelo menos dois exercícios binacionais com cada vizinho que nos faz fronteira. Um lá e outro cá. E quando digo todos, é todos mesmo. E a Avex precisa necessariamente participar de todos. São dez países limítrofes. Portanto, são vinte exercícios que deveriam acontecer anualmente. Teríamos mais recursos para isso se não passássemos tanto tempo cumprindo missões subsidiárias da competência de outrem.

Ponto três: se não houver o correto redimensionamento da Avex a fim de assistir pelo menos os 8 comandos militares de área - ou 8 Bavex remodelados como defendo aqui há tempos - então vamos continuar com mais do mesmo, ou seja, incapazes de cumprir na íntegra todas as missões que se dá à aviação do exército, desde que a demanda não tenha origem em algum solicitação do poder político e governamental.

Se tem dinheiro para voar para o IBAMA, DPF, Justiça, Meio Ambiente, e até para fazer SAR civil, então tem para cumprir na mesma proporção, ou maior de preferência, as missões primárias da aviação militar.

Qualquer coisa é só chamar os bombeiros. E se não tiver helo para atender, bom... é só comprar para leles e para mais quem quiser.




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Re: Aviação do Exército

#4845 Mensagem por gusmano » Seg Jul 31, 2023 10:35 am

Strike91 escreveu: Dom Jul 30, 2023 6:01 pm



Assistindo o vídeo dos helicópteros voando é "flagrante" o nível precário e obsoleto que a aviação Asa rotativas do EB e EA se encontra, aliás de toda América do Sul!!!
O mais bizarro é que temos 12 MI-35M "seminovos" apodrecendo e enferrujando no pátio do PAMA-LS sem nenhuma explicação cabível!!!!!!
Isto é caso de ministério público ou até CPI!!!
Se juntar a idade de todos os helis que apareceram nesse video já já ultrapassa o pelé nos 1k gols.

[]´s




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