Aviação do Exército
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Re: Aviação do Exército
Sim, sei disso.
Mas não é o helo em si, mas as missões.
37 anos e ainda estamos basicamente fazendo as mesmas coisas de sempre com os mesmos vetores. E não saímos disso.
Pode ser H145, AW109/119, Drhuv, Bell 419, qualquer um, mas desde que se saia desse marasmo.
O problema não é comprar este ou aquele vetor. E manter uma mentalidade que parece não consegue escapar do século 20.
Mas não é o helo em si, mas as missões.
37 anos e ainda estamos basicamente fazendo as mesmas coisas de sempre com os mesmos vetores. E não saímos disso.
Pode ser H145, AW109/119, Drhuv, Bell 419, qualquer um, mas desde que se saia desse marasmo.
O problema não é comprar este ou aquele vetor. E manter uma mentalidade que parece não consegue escapar do século 20.
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Re: Aviação do Exército
Concordo com a questão da visão.FCarvalho escreveu: ↑Ter Abr 11, 2023 11:07 pm Sim, sei disso.
Mas não é o helo em si, mas as missões.
37 anos e ainda estamos basicamente fazendo as mesmas coisas de sempre com os mesmos vetores. E não saímos disso.
Pode ser H145, AW109/119, Drhuv, Bell 419, qualquer um, mas desde que se saia desse marasmo.
O problema não é comprar este ou aquele vetor. E manter uma mentalidade que parece não consegue escapar do século 20.
Mas eu te falo uma coisa: custe o que custar nós não podemo chegar em 2040 com uma força blindada de manobra SL reduzida a apenas 65 CCs e 78 IFVs e a nossa incerteza quanto a substituição dos M-101 e M-114. Se tivermos que desistir de mecanizar uma brigada de infantaria e não ter helis puros de ataque (que está previsto para 2031) para termos as nossas 2 Brigadas Blindadas completas e termos uma Artilharia de Campanha de tubo decente, que desistamos daqueles.
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Re: Aviação do Exército
A Heibrás está querendo se associar ao governo e empurrar goela abaixo das FFAA o H160...
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... itar.shtml
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Re: Aviação do Exército
Eu duvido que o EB consiga um helo de ataque puro antes de 2050. Estamos sempre correndo atrás do próprio rabo, tapando o sol com a peneira e resolvendo um problema empurrando outro para debaixo do tapete.knigh7 escreveu: ↑Qua Abr 12, 2023 12:06 amConcordo com a questão da visão.FCarvalho escreveu: ↑Ter Abr 11, 2023 11:07 pm Sim, sei disso.
Mas não é o helo em si, mas as missões.
37 anos e ainda estamos basicamente fazendo as mesmas coisas de sempre com os mesmos vetores. E não saímos disso.
Pode ser H145, AW109/119, Drhuv, Bell 419, qualquer um, mas desde que se saia desse marasmo.
O problema não é comprar este ou aquele vetor. E manter uma mentalidade que parece não consegue escapar do século 20.
Mas eu te falo uma coisa: custe o que custar nós não podemo chegar em 2040 com uma força blindada de manobra SL reduzida a apenas 65 CCs e 78 IFVs e a nossa incerteza quanto a substituição dos M-101 e M-114. Se tivermos que desistir de mecanizar uma brigada de infantaria e não ter helis puros de ataque (que está previsto para 2031) para termos as nossas 2 Brigadas Blindadas completas e termos uma Artilharia de Campanha de tubo decente, que desistamos daqueles.
Se chegarmos a ter uma bda inf mec completa, e outra de cav mec também completa, já vamos estar no lucro. O resto fica aí à base de OM tipo I ou II sem maiores problemas. O EB está acostumado e acredita neste tipo de solução. Que se bobear, será usado também na Avex, quando menos se esperar.
Enfim, continuamos elaborando, e mantendo, planos sem qualquer relação com a realidade orçamentária e operacional.
Mas se servir para 7 de setembro, então tá valendo.
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Re: Aviação do Exército
Se souberem usar um pouco de inteligência, vão perceber que as forças estão com vários buracos na área de helos, e neste sentido, ao invés de ficar inventando moda, e soluções, para elas, vão atrás dos cmtes da aviação de asas rotativas e sentar para conversar para saber o que se pode fazer ($$$) a fim de solucionar os muitos problemas da Avex, aviação naval e do 8o Gav.
É só saber conversar e aproveitar as oportunidades que aparecerem.
Os militares não estão tão em condições de ficarem preocupados com fornecedores A, B ou C, para fazer birra com qualquer um.
O que cair na rede é lucro. E pode se dar por satisfeito. Vai ser muita, mas muita sorte mesmo, algum helo novo ser recebido até o final desta década depois do último H225M.
E cá entre nós, os H225M são muito mais necessários hoje às forças armadas do que H160M que não fede e nem cheira em termos de acréscimo à operacionalidade das ffaa's.
O H145M faz muito mais sentido para a AVEx e aviação naval.
A ver
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Re: Aviação do Exército
Olhando o fato de que a Helibras tem novamente um presidente brasileiro, e a empresa quer manter aqui os ganhos, e lucros, obtidos com o programa HX-BR, poderia começar conversando com a Avex que tem uma demanda inicial para 16 helos em substituição aos BH e Cougar.
Com cada H225M custando entre 27 e 28 milhões, não custa nada barganhar com eles como parte do pagamento os helos usados que temos, com estes últimos já com check D, atualização de equipamentos\sistemas básicos, e portanto, ainda muitos anos de vida operacional pela frente, com um ótimo valor de revenda no mercado. Cada Cougar pode pagar até metade de um H225M, ou até mais, se soubermos pechinchar.
Aliás, uma outra questão que me ocorre é que os H215M ainda estão em produção e custam uns 10 milhões a menos que os H225M Jaguar que temos por aqui. Uma troca justa na base do "bom, nem tão bonito assim, e essencialmente barato" poderia ser usar aquele "primo pobre" do Jaguar como vetor básico da Avex, tendo em vista que os custos e preços seriam mais acessíveis ao EB. A possibilidade de aumentar a frota de 15 mais ou menos uns 32 helos, com 8 em cada Bavex seria plausível.
Se a FAB encampasse os Pave Hawk que a USAF está se desfazendo em quantidades mais que suficientes para dotar todos os 5 esquadrões do 8o Gav, abrindo mão dos Caracal para entrar no negócio da Avex com a Airbus\Helibras.
Quem sabe algo a se pensar a sério.
Com cada H225M custando entre 27 e 28 milhões, não custa nada barganhar com eles como parte do pagamento os helos usados que temos, com estes últimos já com check D, atualização de equipamentos\sistemas básicos, e portanto, ainda muitos anos de vida operacional pela frente, com um ótimo valor de revenda no mercado. Cada Cougar pode pagar até metade de um H225M, ou até mais, se soubermos pechinchar.
Aliás, uma outra questão que me ocorre é que os H215M ainda estão em produção e custam uns 10 milhões a menos que os H225M Jaguar que temos por aqui. Uma troca justa na base do "bom, nem tão bonito assim, e essencialmente barato" poderia ser usar aquele "primo pobre" do Jaguar como vetor básico da Avex, tendo em vista que os custos e preços seriam mais acessíveis ao EB. A possibilidade de aumentar a frota de 15 mais ou menos uns 32 helos, com 8 em cada Bavex seria plausível.
Se a FAB encampasse os Pave Hawk que a USAF está se desfazendo em quantidades mais que suficientes para dotar todos os 5 esquadrões do 8o Gav, abrindo mão dos Caracal para entrar no negócio da Avex com a Airbus\Helibras.
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Re: Aviação do Exército
O comandante do EB falou na CREDN sobre a necessidade de iniciar o processo de aquisição de helicópteros para a substituição dos 12 helicópteros, Cougars e BH, para haver tempo de serem recebidos a tempo de quando aqueles forem retirados de serviço.
Em princípio, o alerta pode ter até sido bom, mas vai chamar muita atenção da classe política que está no poder. Deveria ter feito como a FAB ao adquirir os Black Hawks no Governos do PT anterioemente: encomendando de forma parcimoniosa para o PT não querer algum outro candidato cuja empresa pague propina colocar obstáculos.
Em princípio, o alerta pode ter até sido bom, mas vai chamar muita atenção da classe política que está no poder. Deveria ter feito como a FAB ao adquirir os Black Hawks no Governos do PT anterioemente: encomendando de forma parcimoniosa para o PT
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Re: Aviação do Exército
Nada contra BH ou H225M, mas este último bem ou mal fazemos aqui em MG com alguns ganhos.
Já o primeiro além de não ganharmos absolutamente nada, ainda nos vendem cheios de coleiras. Mais até que os Leo 1A5 alemães. E todos nas ffaa's sabem como funciona o fornecimento de material bélico norte americano. É dá ou desce.
Será que já não chega dessa ladainha secular dirigida a países de segunda ou terceira categoria na visão deles?
Ou a gente cresce e aparece ou vamos passar à eternidade sendo tratados como vira latas e imbecis inconsequentes.
Tem uma enormidade de países em desenvolvimento com os quais podemos fazer negócios no estilo ganha-ganha. E se os primos ricos ficarem chateados, azar o deles. Uma hora temos que descolar da barra da calça do tio Sam e viver a própria vida.
Vai que dá certo.
Já o primeiro além de não ganharmos absolutamente nada, ainda nos vendem cheios de coleiras. Mais até que os Leo 1A5 alemães. E todos nas ffaa's sabem como funciona o fornecimento de material bélico norte americano. É dá ou desce.
Será que já não chega dessa ladainha secular dirigida a países de segunda ou terceira categoria na visão deles?
Ou a gente cresce e aparece ou vamos passar à eternidade sendo tratados como vira latas e imbecis inconsequentes.
Tem uma enormidade de países em desenvolvimento com os quais podemos fazer negócios no estilo ganha-ganha. E se os primos ricos ficarem chateados, azar o deles. Uma hora temos que descolar da barra da calça do tio Sam e viver a própria vida.
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Re: Aviação do Exército
Mesmo pedindo com carinho?
E se não liberarem, tudo bem. Os chineses tem um igualzinho.
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Re: Aviação do Exército
A FAB desistiu de comprar qualquer helicóptero de transporte. E vai equipar o Esquadrão Poti remanejando os helis que ela já tem.FCarvalho escreveu: ↑Qua Abr 26, 2023 8:47 pm
Se a FAB encampasse os Pave Hawk que a USAF está se desfazendo em quantidades mais que suficientes para dotar todos os 5 esquadrões do 8o Gav, abrindo mão dos Caracal para entrar no negócio da Avex com a Airbus\Helibras.
Quem sabe algo a se pensar a sério.
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Re: Aviação do Exército
Pois é. Vão ressuscitar o esquadrão usando os H225M equipados com Revo. Acho que são bem menos de 10 destes helos com esta capacidade na FAB. Só não disseram para onde vão mandar o mesmo. Se fica em PV ou se manda para outro lugar. Em Belém seria uma boa, já que é a porta de entrada da região e pode operar de forma colaborativa com os demais H225M da Avex e aviação naval baseados na cidade.
Só lamento que chegamos ao ponto de ter de pedir socorro de forma quase grotesca a fim de tentar tapar os buracos que vem se acumulando, e crescendo, na área material das ffaa's.
Só lamento que chegamos ao ponto de ter de pedir socorro de forma quase grotesca a fim de tentar tapar os buracos que vem se acumulando, e crescendo, na área material das ffaa's.
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Re: Aviação do Exército
Depois da experiência Br com helicópteros russos, duvido que saiam da lojinha da OTAN.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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