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Enviado: Qua Dez 20, 2006 10:14 pm
por Túlio
cb_lima escreveu:Hahahhaha!

Grande Túlio...

Já falei que dizem os suecos que a Vodka lá é melhor que na Rússia? :D

Eu provei das 2 e fiquei bebão com as 2... então para mim é a mesma coisa :wink: .

Pois é... essa do Gripen super-cruise é braba mesmo... deve ser em mergulho ou coisa parecida... :wink: Em linha reta tá brabo mesmo de aturar (a não ser que seja em linha reta para "baixo" ) 8-]

Como eu disse a 1 post atrás... as paixões atreladas à folhetos de Marketing fazem coisas que até Stos Dummont dúvida (sabia que ele é o Pai do canard? Olha o 14 Bis!)

Eu acho que nessa briga toda eu to quase ficando com o Impala (afinal de contas mesmo cansado de guerra (literalmente) a FAB desistiu de fazê-lo de peça de reposição e mandou o Xavante para o Museu) :wink:

Eu gosto do Flanker biposto por conta do espaço para a TV de plasma 8-] (vi uma em uma loja... troço de doido a imagem dela) :)

[]s
CB_Lima


Mas é isso que me atrai num debate: segue-se a lógica do 'antagonista' e se tenta destruir seus argumentos. Uma espécie de dogfight dialético, POWS!!!

De qualquer modo, vivo postando que, SE NUM FOR FLANKER, TEM QUE SER GRIPEN!!!

Gosto d+++ dos dois, qualquer um deles, além do Rafale, Typhoon, F16 e MiG29OVT estaria bueno por demás na FAB, ou alguém enxerga term de comparação entre os citados e os Matusas/F5/AMX?

E torno a citar a grande sacada do Plinio Jr: 'que venha o que vier, só não pode é ficar como está!'

!!!Valews!!!

Enviado: Qua Dez 20, 2006 10:24 pm
por Carlos Lima
[009]

Concordo com as sábias palavras do Plínio!

E complementária com o que acho que o Juarez falou "e que traga mais custo/benefício de operar"

Realmente não ficaria triste em ver nenhum desses no 7 de Setembro ou as minhas visitas a cada "2 anos" à Sta Cruz 8-].

(confesso que não sou muito chegado ao F-16 ou ao Mig-29OVT, mas não estou aqui para fazer a minha não total satisfação com esses 2 um "pobrema" :wink: ).

[]s
CB_Lima

Enviado: Qua Dez 20, 2006 10:39 pm
por Carlos Mathias
O SU-35 é excelente mas ninguém usa.


Existe ou não? Sim, pois se você diz que é excelente(óbvio) então é porque existe e como nimguém pode julgar o inexistente... Realmente, a paixão anda levando as pessoas à loucura.

Se o Su-35 pode tanto porque a preferência externa pelo SU-30 ou a modernização do Su-27 e do Mig-31 na Rússia? (já que não seria melhor possuir uma única aeronave "excelente")!


Isso já foi exlicado, várias vezes, mas como você parece ter uma dificulidade aí, lá vai. Primeiro, é SU-35BM, o SU-35 do FX não está sendo oferecido. Isto posto, temos que o SU-35BM estará pronto para produção em 2009, portanto, nem mesmo a Rússia poderia tê-lo. SU-30 é prá quem não pode ou não quer esperar dois anos, como a Venezuela.Mas apesar disto, sabe-se que a Venezuela também vai querer entrar nessa, e outros por aí. MIG-31 é MIG-31, cada um na sua. Também já falei sobre isso inúmeras vezes, mas eu sempre tenho boa vontade com meus colegas, então lá vai. A Rússia interrompeu o programa de modernização para o padrão SKm de seus SU-27S e apartir de não-sei-quando, vai passar o restante dos seus SU-27 para o padrão BM. Aliás, se você não sabe, um Flanker pode ser pasado para o padrão BM, mas o custo deve ser algo maior que uma modificação tipo SM. A Índia também colocará o pacote BM nos seus últimos SU-30MKI e retrofitará seus restantes para este padrão, começará com a colocação do IRBIS. Mas isso tudo tem na net, é só procurar um pouco que se acha.

Por que ninguém comprou o plasma para fazer suas aeronave Stealth? (para Índia e China isso seria um atrativo e tanto já que geopoliticamente falando eles teriam muito interesse em ver sem serem "vistos").


Você está confundindo as coisas. Existem estudos na Rússia para um gerador de plasma. Existe também um equipamento que não é uma TV, mas sim uma tela de plasma que fica colocada à fente da antena do radar e etc. Já falei disso aqui, está explicado em outro post, é só procurar.


Quanto ao fato de estar fraco de argumento, isso é uma questão de opnião e respeito a sua embora discorde


Perfeito, e faço minhas as suas palavras!!!!

mas o fato é que ainda não li nada em livros que tenha sido escrito com tanta "paixão" e tão pouca lógica quanto o que leio nesse debate... talvez seja isso que falte para o pessoal de vendas do SU...vai saber


A lógica não deixa de ser um ponto de vista. Quem está acostumado a aeronaves de baixo desempenho e poucas "prestaciones", realmente se impressiona com um caça como o SU-35BM. :wink:

De que adianta colocar o RCS do Flanker ou do Gripen já que a partir do momento que se carrega armas o RCS cresce exponencialmente?


Vale para os dois, não é? Então vai contar mais a capacidade de carga, alcançe, enfim, quem tem mais garrafa prá vender..

De que adianta comparar uma aeronave dessa em 1x1 já que no mundo real elas se enfrentariam (caso o Su-35 venha um dia a existir), em um cenário com uma complexidade muito maior?


Também vale para os dois. Neste cenário, ainda leva vantagem quem tem o caça melhor, que vê mais longe, atira mais, fica mais tempo no ar, vai mais longe.

Um problema sério do plasma é a alta energia necessária para operá-lo, e que isso aumenta em muito o custo (operação/manutenção) da aeronave além de muita pesquisa ainda ser necessária para comprovar sua eficácia em um ambiente operacional.


Eu particularmente nunca disse que era isso o que se estava oferecendo no SU-35BM. A tela na frente do radar pode ser, mas o tal gerador não.

Qual o benefício para uma FA que sofre de problemas orçamentários como a nossa em possuir uma aeronave que só é operada por ela e fabricada em outro país?


Seria quase o caso do A-1. Só que é fabricado aqui e tem problemas também. Quer dizer, problemas existem qualquer que seja o avião. As vantagens serão acertadas entre os governos da Rússia e do Brasil. Isso não é coisa tratada na AVIBRÁS e na KNAAPO, ou EMBRAER que seja. São acordos entre dois governos e muita coisa poderá estar aí incluída, nem todas de interesse exclusivo da FAB. Mas de qualquer maneira, se ainda assim pudermos ter um dos melhores caças e armas do mundo, melhor, não é?

Se querem o Su-30 por aqui e comprovarem que ficaria mais barato do que o Gripen/EF-2k ou o Rafale para operar, eu apoio totalmente, agora o SU-35 que nem existe na própria FA Russa não me parece uma escolha que faz sentido.


Mais uma vez. A Rússia não pode ter um caça que ainda não está operacional(falta muito pouco), assim como a Suécia não pode ter o Gripen N, que ainda depende de sócios e tal. Nem mesmo os deuses podem ter o F-35 super lightning, só depois de pronto. Como o SU-35BM estará pronto para vendas em 2009, podemos esperar dois anos. Todos estes caças citados acima demandariam uma espera maior, bem maior, ou muito maior, com "prestaciones iguales" ou piores, mais caros ou muito mais caros, e ao que parece, com menos contra-partidas. Sobre custos, apenas o consumo de querosene pode ser questionado neste sentido, pois sabe-se que todo equipamento russo é bem mais barato que seus similares europeus. Mas mesmo o consumo é questionável, pois sabe-se que as AL-41 serão mais leves, econômicas e duráveis. Agora, imaginemos o preço de uma RR-EJ-200 e de uma AL-41... Dá prá supor qual é mais cara? Detalhe, as AL-41 serão fruto de trabalho conjunto da Tumasnki e Saturn. O governo russo está fusionando estas empresas todas da área de defesa. [009]

Enviado: Qua Dez 20, 2006 10:49 pm
por Carlos Mathias
Carlos, acho que muito do que vou dizer, já fora comentado pelo Tulio e o cb_lima, a paixão está levando as pessoas a cometerem barbaridades de todos os tipos.

É sábido que os russos tentam diminuir o RCS da familia Flanker, agora acreditar piamente que irá atingir tais níveis, é complicado, ainda mais numa aeronave que sequer existe....


Bem, então vamos todos começar a duvidar dos dados de fabricantes aqui, todos não é? Veja o caso do EF. Aquela boca de caixote direta para os motores, Bigodinho mexicano(canards), asas prá lá de tradicionais, supercruise que todos duvidam... Mas ninguém diz que é cascata, não é mesmo? "...Ah, mas os ingleses são mestres em furtividade..." Que eu saiba, EUA e Rússia sempre estiveram na ponta da tecnologia aeronáutica, os outros andam na aba.
Tais níveis? 1m frontal não é nada demais atualmente e a Rússia vem trabalhando nisso há muito tempo, então, não se trata de paixão. Seria o caso se falássemos de 0,01m, ou um certo avião com RCS de mosca.

Enviado: Qua Dez 20, 2006 10:57 pm
por Bolovo
Carlos Mathias escreveu:
Carlos, acho que muito do que vou dizer, já fora comentado pelo Tulio e o cb_lima, a paixão está levando as pessoas a cometerem barbaridades de todos os tipos.

É sábido que os russos tentam diminuir o RCS da familia Flanker, agora acreditar piamente que irá atingir tais níveis, é complicado, ainda mais numa aeronave que sequer existe....


Bem, então vamos todos começar a duvidar dos dados de fabricantes aqui, todos não é? Veja o caso do EF. Aquela boca de caixote direta para os motores, Bigodinho mexicano(canards), asas prá lá de tradicionais, supercruise que todos duvidam... Mas ninguém diz que é cascata, não é mesmo? "...Ah, mas os ingleses são mestres em furtividade..." Que eu saiba, EUA e Rússia sempre estiveram na ponta da tecnologia aeronáutica, os outros andam na aba.
Tais níveis? 1m frontal não é nada demais atualmente e a Rússia vem trabalhando nisso há muito tempo, então, não se trata de paixão. Seria o caso se falássemos de 0,01m, ou um certo avião com RCS de mosca.

Ah, agora entendi.

Dizer que o F-22 é stealth é paixão ahhhhhh agora tudo faz sentido.

Poderei dormir feliz hoje, ganhei o dia. :mrgreen:

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:03 pm
por Carlos Mathias
Não ponha palavras na minha boca amigo, por favor. Se você citar onde foi que eu escrevi isso, te agradeço. :wink:

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:07 pm
por Sideshow
Carlos Mathias escreveu:Não ponha palavras na minha boca amigo, por favor. Se você citar onde foi que eu escrevi isso, te agradeço. :wink:


Que eu saiba, EUA e Rússia sempre estiveram na ponta da tecnologia aeronáutica, os outros andam na aba.


EUA - F-117, B-2 e F-22.

Russia - ? (Operacional)

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:10 pm
por Bolovo
Carlos Mathias escreveu:Não ponha palavras na minha boca amigo, por favor. Se você citar onde foi que eu escrevi isso, te agradeço. :wink:

"Tais níveis? 1m frontal não é nada demais atualmente e a Rússia vem trabalhando nisso há muito tempo, então, não se trata de paixão. Seria o caso se falássemos de 0,01m, ou um certo avião com RCS de mosca."

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:11 pm
por Plinio Jr
Carlos Mathias escreveu:
Carlos, acho que muito do que vou dizer, já fora comentado pelo Tulio e o cb_lima, a paixão está levando as pessoas a cometerem barbaridades de todos os tipos.

É sábido que os russos tentam diminuir o RCS da familia Flanker, agora acreditar piamente que irá atingir tais níveis, é complicado, ainda mais numa aeronave que sequer existe....


Bem, então vamos todos começar a duvidar dos dados de fabricantes aqui, todos não é? Veja o caso do EF. Aquela boca de caixote direta para os motores, Bigodinho mexicano(canards), asas prá lá de tradicionais, supercruise que todos duvidam... Mas ninguém diz que é cascata, não é mesmo? "...Ah, mas os ingleses são mestres em furtividade..." Que eu saiba, EUA e Rússia sempre estiveram na ponta da tecnologia aeronáutica, os outros andam na aba.
Tais níveis? 1m frontal não é nada demais atualmente e a Rússia vem trabalhando nisso há muito tempo, então, não se trata de paixão. Seria o caso se falássemos de 0,01m, ou um certo avião com RCS de mosca.


O grande problema dos russos, são seus intermináveis projetos, que ninguem viu, sabe se existe ou mesmo compra, soltam um monte de informações por ai , só que ninguem ve operacional ou mesmo desperta interesse de alguem.

Por isto do meu ceticismo....

Quanto ao seu comentário de que somente Russos e Americanos andam na aba em termos de tecnologia aeronáutica, discordo totalmente, acho até desnecessário em dizer o porque disto, talvez pensando mais , concorde que disse uma bela besteira...

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:12 pm
por Carlos Mathias
Que eu saiba, EUA e Rússia sempre estiveram na ponta da tecnologia aeronáutica, os outros andam na aba.

EUA - F-117, B-2 e F-22.

Russia - ? (Operacional)


Engloba muito mais coisas que furtividade neste nível, que aliás ninguém no mundo tem. Mas um demonstrador furtivo ou bem furtivo a Rússia já mostrou, e voando. Aliás, quem tem algo mais furtivo que um SU-47????

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:28 pm
por Wolfgang
Nada pode ser mais furtivo que um caça que não existe... :twisted:

Brincadeira! Flankeiros, be cool!!!

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:29 pm
por Sideshow
Wolfgang escreveu:Nada pode ser mais furtivo que um caça que não existe... :twisted:

Brincadeira! Flankeiros, be cool!!!


:lol: :lol: :lol:

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:31 pm
por Túlio
Sideshow escreveu:
Wolfgang escreveu:Nada pode ser mais furtivo que um caça que não existe... :twisted:

Brincadeira! Flankeiros, be cool!!!


:lol: :lol: :lol:


Nenhum supercruizzzzze é melhor do que aquele que se faz no papel... :twisted: :twisted: :twisted:

Gripados, go easy...lololololol

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:35 pm
por Sideshow
tulio escreveu:
Sideshow escreveu:
Wolfgang escreveu:Nada pode ser mais furtivo que um caça que não existe... :twisted:

Brincadeira! Flankeiros, be cool!!!


:lol: :lol: :lol:


Nenhum supercruizzzzze é melhor do que aquele que se faz no papel... :twisted: :twisted: :twisted:

Gripados, go easy...lololololol


Fankeiros.....

Ficamos com o caça que existe e faz supercruise no papel e vocês com o caça stealth que não existe.

Enviado: Qua Dez 20, 2006 11:36 pm
por Bolovo
tulio escreveu:
Sideshow escreveu:
Wolfgang escreveu:Nada pode ser mais furtivo que um caça que não existe... :twisted:

Brincadeira! Flankeiros, be cool!!!


:lol: :lol: :lol:


Nenhum supercruizzzzze é melhor do que aquele que se faz no papel... :twisted: :twisted: :twisted:

Gripados, go easy...lololololol

Pelo menos pode-se enrolar no caso do Gripen, já que o treco existe, já o outro é tudo na base das suposições... né não?! :mrgreen: