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Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sex Mar 06, 2009 7:56 am
por P44
06 Março 2009 - 08h52
TC arrasa gestão das obras de alargamento
Derrapagem de 99 milhões no aeroporto Sá Carneiro

As obras de alargamento do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, demoraram mais quatro anos do que o previsto e custaram mais 98,8 milhões de euros do que o orçamentado, denuncia um relatório do Tribunal de Contas (TC).

O custo total das obras, que deveriam ter sido concluídas num prazo de dois anos e meio, foi de 406,9 milhões de euros, mais 32 por cento do que o valor inicialmente contratualizado, previsto no orçamento, 308,2 milhões de euros.

Quanto ao modelo de contratação utilizado, o TC denuncia que o dono da obra não colocou a concurso 11 por cento do seu valor, o que significa que 34 milhões de euros foram adjudicados de forma directa. A ANA – Aeroportos de Portugal justificou este procedimento com a urgência na realização da expansão do aeroporto.

O TC precisa que a derrapagem foi maior nas despesas relativas a aquisições de bens e serviços dos trabalhos preparatórios, assessoria, gestor do empreendimento e fiscalizando. Só nestas áreas, o aumento dos custos foi na ordem dos 16 milhões de euros, o correspondente a um desvio de 164 por cento.

Além disso, a meio da obra, a ANA constatou que o grupo de trabalho de coordenação de tarefas não correspondia às expectativas, pelo que decidiu criar outra estrutura de gestão.

No relatório, o organismo presidido por Guilherme d’Oliveira Martins sublinha ainda que o Aeroporto Sá Carneiro teve dúvidas ao nível do planeamento, o que provocou um atraso de vários anos.
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx ... EB0805E6F4


A seguir vem a notícia que o responsável pelas obras recebeu milhões pelos bons serviços prestados. :twisted:

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sex Mar 06, 2009 9:55 pm
por WalterGaudério
P44 escreveu:
06 Março 2009 - 08h52
TC arrasa gestão das obras de alargamento
Derrapagem de 99 milhões no aeroporto Sá Carneiro

As obras de alargamento do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, demoraram mais quatro anos do que o previsto e custaram mais 98,8 milhões de euros do que o orçamentado, denuncia um relatório do Tribunal de Contas (TC).

O custo total das obras, que deveriam ter sido concluídas num prazo de dois anos e meio, foi de 406,9 milhões de euros, mais 32 por cento do que o valor inicialmente contratualizado, previsto no orçamento, 308,2 milhões de euros.

Quanto ao modelo de contratação utilizado, o TC denuncia que o dono da obra não colocou a concurso 11 por cento do seu valor, o que significa que 34 milhões de euros foram adjudicados de forma directa. A ANA – Aeroportos de Portugal justificou este procedimento com a urgência na realização da expansão do aeroporto.

O TC precisa que a derrapagem foi maior nas despesas relativas a aquisições de bens e serviços dos trabalhos preparatórios, assessoria, gestor do empreendimento e fiscalizando. Só nestas áreas, o aumento dos custos foi na ordem dos 16 milhões de euros, o correspondente a um desvio de 164 por cento.

Além disso, a meio da obra, a ANA constatou que o grupo de trabalho de coordenação de tarefas não correspondia às expectativas, pelo que decidiu criar outra estrutura de gestão.

No relatório, o organismo presidido por Guilherme d’Oliveira Martins sublinha ainda que o Aeroporto Sá Carneiro teve dúvidas ao nível do planeamento, o que provocou um atraso de vários anos.
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx ... EB0805E6F4


A seguir vem a notícia que o responsável pelas obras recebeu milhões pelos bons serviços prestados. :twisted:
Mas que coisa eim..., acho que eu NUNCA ouvi isto aqui no Brasil... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [002] [002]

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sáb Mar 07, 2009 8:11 am
por P44
de onde julgas que voces herdaram tt "vocação" para o negócio? :evil: :twisted: :mrgreen:

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sáb Mar 07, 2009 8:01 pm
por WalterGaudério
P44 escreveu:de onde julgas que voces herdaram tt "vocação" para o negócio? :evil: :twisted: :mrgreen:
Nós podemos mandar alguns especialistas aí para as plagas de Camões..., aceitas?...
:lol: :lol: :lol: :lol: , eles iriam de avião naturalmente. E para o TC português, mandaríamos alguns imbecis do nosso TCU que tem dificuldades em somar 2+2 e cham constantemente 5 como resposta. :roll: :roll: [003] [003] [003]

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Mar 09, 2009 9:43 am
por Valdemort
cicloneprojekt escreveu:
P44 escreveu:de onde julgas que voces herdaram tt "vocação" para o negócio? :evil: :twisted: :mrgreen:
Nós podemos mandar alguns especialistas aí para as plagas de Camões..., aceitas?...
:lol: :lol: :lol: :lol: , eles iriam de avião naturalmente. E para o TC português, mandaríamos alguns imbecis do nosso TCU que tem dificuldades em somar 2+2 e cham constantemente 5 como resposta. :roll: :roll: [003] [003] [003]
Manda o Zé Sarney que ja melhora um pouquinho .

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sáb Mar 21, 2009 8:47 pm
por RenaN
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Prejuízo da Gol supera R$ 1 bilhão
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da Folha de S.Paulo

A Gol teve prejuízo líquido de R$ 1,3 bilhão e resultado operacional negativo de R$ 88 milhões em 2008, segundo a Folha apurou. Apesar disso, a companhia aérea informa ter revertido as perdas com a operação no último trimestre do ano, quando teve lucro operacional de R$ 54 milhões.

O prejuízo no quarto trimestre, no entanto, foi de R$ 680 milhões, causado sobretudo pela desvalorização cambial sobre a dívida da empresa e por perdas com operações financeiras de proteção a oscilações cambiais, ligadas a combustível de aviação. O prejuízo é apenas contábil e não reflete o resultado operacional, diz a Gol.

A crise chegou aos resultados das companhias aéreas no fim do ano sob dois aspectos: demanda mais fraca e dólar mais caro. Para evitar que os aviões decolem mais vazios neste ano, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou nesta semana que as companhias deverão oferecer preços mais baixos. Ele admitiu que 2009 será um ano difícil para fechar as contas.

Nos últimos meses, o aspecto mais favorável para as empresas foi a queda no preço do petróleo. O combustível representa quase um terço dos custos de uma companhia aérea.

Este foi o primeiro trimestre de divulgação de resultados depois da fusão efetiva entre Gol e Varig. A reversão do resultado operacional foi encarada como positiva na empresa. A diretoria diz que não haverá demissões.

A companhia informou ainda que será feita uma capitalização da empresa de R$ 200 milhões, por meio de emissão privada de ações. Donos de 75% das ações, os controladores farão aporte proporcional e os minoritários entrarão com a diferença.

O objetivo da capitalização será fortalecer a estrutura de capital da companhia para fazer frente aos investimentos programados para 2009 e 2010.

A recuperação operacional no quarto trimestre já era esperada por analistas. "O resultado operacional mais forte no fim do ano reflete a queda do preço do petróleo, e a companhia se desfez de alguns contratos de "hedge" de petróleo, o que também ajuda. Além disso, ao longo do ano, a empresa mudou sua estratégia, unificou operações e revisou as rotas que pretende operar, o que aumentou a eficiência", afirma Kelly Trentin, analista da SLW Corretora.

Para Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, a empresa tem enfrentado dificuldades referentes à devolução de Boeings-767, além de contar com taxa de ocupação baixa nos voos internacionais.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 8405.shtml

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Dom Mar 22, 2009 10:25 pm
por soultrain
Caiu hoje um MD-11 da Fedex, oriundo de Cantão, no Sul da China, viajavam apenas o piloto e o co-piloto, que terão morrido, de acordo com a imprensa local.

Filmagem do acidente:


Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Mar 23, 2009 5:03 pm
por Skyway
Parece que ventava bastante na hora.....da pra ver que ele levanta derrepente e depois cai de novo na pista, onde o trem de pouso esquerdo não aguenta e faz o avião tombar.

Meus pêsames a familia dos dois tripulantes.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Mar 23, 2009 9:28 pm
por WalterGaudério
Skyway escreveu:Parece que ventava bastante na hora.....da pra ver que ele levanta derrepente e depois cai de novo na pista, onde o trem de pouso esquerdo não aguenta e faz o avião tombar.

Meus pêsames a familia dos dois tripulantes.
O que eu sei é que a bruxa etá solta, pois acaba de se acidentar(sem vítimas graças à Deus) um ERJ 145 na Turquia, que perdeu o trem de pouso dianteiro(bequilha) durante a aterrissagem.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Mar 23, 2009 9:46 pm
por Skyway
Putz.... :shock:

Olha a foto do incidente aí:
Imagem


Viagem de ônibus nunca pareceu tão agradável quanto esse ano. Estamos em março e já caiu MUITO avião.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Ter Mar 24, 2009 1:51 pm
por cabeça de martelo
Cá para mim pode-se explicar por 2 factores:

- Factor sorte;

- As companhias aéreas por causa da crise cortaram ainda mais na segurança/treino e formação das suas tripulações; os resultados estão à vista.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Ter Mar 24, 2009 7:29 pm
por Vinicius Pimenta
Eu acho que o MD-11 veio muito rápido na descida.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Ter Mar 24, 2009 7:47 pm
por joao fernando
Mudanças climaticas, rajadas de vento, quedas de avião. Será que é delirio de ecochato, ou é real??? :roll:

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Qua Mar 25, 2009 12:05 am
por eu sou eu
Economia Internacional
Camex autoriza empréstimo para Aerolíneas comprar da Embraer

Os ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovaram nesta terça-feira o empréstimo de US$ 700 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a empresa de aviação estatal Aerolíneas Argentinas comprar 20 aviões da Embraer, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta terça-feira.

Os jatos da Embraer modelo 190, que comportam 114 pessoas, serão entregues em até cinco anos, disse Ivan Ramalho, secretário-executivo do ministério. O prazo do financiamento para essa operação será de 12 anos.

"É uma contribuição muito importante para a manutenção dos empregos, não só na Embraer como também nas empresas que fornecem peças e insumos", afirmou Ramalho.

O secretário explicou ainda que a Camex não exigiu contrapartida da Embraer. "Não podemos fixar números em relação à mão-de-obra, mas a expectativa do governo é de que a aprovação de uma operação desse porte possa contribuir para a manutenção de empregos na companhia aérea", ressaltou.

A Embraer informou em fevereiro a demissão de 20% da força de trabalho, uma decisão que o sindicato contestou na Justiça, que acabou mantendo as demissões anunciadas pela companhia.

O governo da Argentina recentemente expropriou a Aerolíneas, a maior companhia aérea do país, e a transportadora Austral da grupo de turismo espanhol Marsans, argumentando que a proprietária havia feito má administração das empresas e que as havia posto em dívidas

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo na semana passada, para discutir medidas protecionistas do lado argentino em meio à crise financeira global.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Qua Mar 25, 2009 2:46 am
por Valdemort
cabeça de martelo escreveu:Cá para mim pode-se explicar por 2 factores:

- Factor sorte;

- As companhias aéreas por causa da crise cortaram ainda mais na segurança/treino e formação das suas tripulações; os resultados estão à vista.
As companias aéreas não podem cortar treinamentos pois legislações internacionais exigem 2 reciclagens anuais de 2 dias em simulador de voo com 4hs cada sendo o segundo dia checkride . No Brasil 1 X por ano com 3 seções de 4 hs sendo a ultima check. Tambem é obrigatório um check anual em rota .

Essa sequência de acidentes nada mais é do que coisidencia , talve associada a uma piora na manutenção das aeronaveis .