Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#481 Mensagem por Pereira » Seg Fev 02, 2009 4:15 pm

Bem questionável isso do peso excessivo.

Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:

Imagem

Ou seja, um CC pode pesar 50 toneladas, se tiver lagartas suficientemente largas, o carro passará sobre a minha mão que não sentirei nada. É bem do tipo: "Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca suficientemente grande que eu moverei o mundo"

Agora, se fizer o cálculo da área em contato com o chão das lagartas de um CC e do pequeno filete do pneu do caminhão, verão que essa desculpa de ponte que não aguenta não existe.

Não vou entrar em detalhes, mas há caminhões que exercem maior pressão por m² de superfície que um CC sobre lagartas.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#482 Mensagem por Skyway » Seg Fev 02, 2009 4:18 pm

Existem tratores e maquinas de minas que exercem no chão pressão similar ou até menor que a do pé de um homem adulto.

O peso existe, e é grande, mas é distribuído muito mais do que em um caminhão.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#483 Mensagem por Pereira » Seg Fev 02, 2009 4:28 pm

É só olhar para a roda do seu carro e ver que a parte de borracha que está em contato com o solo não passa de alguns poucos centímetros.

As lagartas oferecem metros de apoio, por isso a distribuição mais eficiente.




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#484 Mensagem por eligioep » Seg Fev 02, 2009 4:39 pm

Loki escreveu:No meu fraco entendimento a maior dificuldade seria a adequação das lançadores de pontes e diversos outros equipamentos operacionais como pranchas rodoviárias e ferroviárias que o EB já possui e não condizem com o peso excessivo do 2A.

Lançadores de ponte?!?! Não sabia que tínhamos isso... À não ser que considere os 2 ou 3 que tivemos montados por uma empresa nacional sobre o chassis do Sherman.

A maioria das pontes rodoviárias permitem o tráfego de qualquer carga desde que em veículos adequados que distribuam a carga conforme o eixo padrão nacional de 80 kN. (~ 6 ton por eixo)

Então estamos usando a viatura errada.... A nossa carreta-prancha com 4 eixos e cavalo mecânico de 3, tem capacidade nominal para 68 ton, informado pela fábrica e constante da documentação.Portanto, estamos equipados sim....

A mesma lógica (não a mesma carga) de distribuição de carga por eixo vale para as linhas ferroviárias cuja maior dificuldade seria encontrada nas de bitola estreita.

O problema não se deve à bitola estreita(distância entre os trilhos), mas à largura propriamente dita das pontes ferroviárias e túneis. Já tentaram ficar ao lado de um trilho de trem ou túnel enquanto passa uma composição ferroviária? Nem tentem...

Fred




HIGGINS

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#485 Mensagem por HIGGINS » Seg Fev 02, 2009 4:44 pm

Sinceramente...
A impressão que tenho é a que fizemos uma grande besteira em adquirir os Leo 1A5, quando havia a possibilidade de comprarmos Leo 2's de estoques germânicos.
Um erro não cometido pelos Chilenos.

Quanto aos argumentos centrados em pontes e outros quemais: que sejam derrubadas e substituídas por outras! :mrgreen:




Hader

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#486 Mensagem por Hader » Seg Fev 02, 2009 4:48 pm

A questão das pontes nada tem a ver com a pressão sobre o solo, e sim com o peso em relação ao vão. Se um corpo de 60t fica compreendido entre dois pilares da ponte, seu peso deverá ser suportado por estes pilares de maneira integral, independentemente da pressão que este corpo faça sobre o solo. A classe de uma ponte define o peso que pode ser distribuido em sua estrutura de sustentação, e não a capacidade de sujeição à pressão de seu piso.
Um blindado pode exercer pressão sobre o solo inferior a um homem gordo descalço, mas derruba uma ponte meia-boca na qual o gordinho (tipo Ronaldo) passa assobiando...

[]'s




PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#487 Mensagem por PRick » Seg Fev 02, 2009 4:52 pm

Pereira escreveu:Bem questionável isso do peso excessivo.

Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:

Imagem

Ou seja, um CC pode pesar 50 toneladas, se tiver lagartas suficientemente largas, o carro passará sobre a minha mão que não sentirei nada. É bem do tipo: "Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca suficientemente grande que eu moverei o mundo"

Agora, se fizer o cálculo da área em contato com o chão das lagartas de um CC e do pequeno filete do pneu do caminhão, verão que essa desculpa de ponte que não aguenta não existe.

Não vou entrar em detalhes, mas há caminhões que exercem maior pressão por m² de superfície que um CC sobre lagartas.
Isso não é significativo para o que estamos discutindo, pontes, guindastes e outros sistemas tem limite de peso máximo que não deve ser desobedecido, sob pena de desmoronarem ou o guindaste tombar. É certo que uma carreta tem limite de peso, e muitas das vezes é desobedecido, por isso existem balanças nas estradas, o excesso de peso de nosso caminhões implicam em desgaste prematuro de estradas e pontes.

Agora mesmo com boa distribuição de peso sobre o solo, as lagartas danificam em muito o piso de uma rodovia, as pontes também sofrem mais dada a baixa velocidade de deslocamento e a concentração de peso numa mesma área, isso agrava o efeito do peso total do Carro de Combate. Agora, todos nós sabemos que a boa engenharia sempre dá um folga nas especificações, porém um CC que pese mais que 20 toneladas que outro, além das dimensões maiores, terá problemas de mobilidade geral.

[]´s




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#488 Mensagem por eligioep » Seg Fev 02, 2009 4:56 pm

Pereira escreveu:......Não vou entrar em detalhes, mas há caminhões que exercem maior pressão por m² de superfície que um CC sobre lagartas.
Pereira,
pelo que entendi, quando nos referimos que uma ponte não aguentará o peso de um Léo2 A6, acredito que seja pelo peso total, que estará todo sobre os pilares, o que também ocorre quando do transporte via rodoviária (por carreta). Só que nesta ocasião, teremos o mesmo peso (ou semelhante) de quando passa um bi-trem com suas 60 ou 70 ton de carga (Bruta?...).
Só para citar, viajei em janeiro passado daqui para Registro/SP, via BR 101(litoral RS e SC), depois desci ao litoral de SP e fui pela Rio/Santos até o RJ, retornei pela Dutra e repeti o trajeto inverso até em casa. Resultado: não encontrei UMA BALANÇA SEQUER funcionando em quase 5.000 km de rodovias federais. Por esta e outras que de vez em quando cai uma ponte com um caminhão em cima.... provável bi-trem com excesso de carga!
Fui.... Abraços!




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#489 Mensagem por Guerra » Seg Fev 02, 2009 5:07 pm

HIGGINS escreveu:Sinceramente...
A impressão que tenho é a que fizemos uma grande besteira em adquirir os Leo 1A5, quando havia a possibilidade de comprarmos Leo 2's de estoques germânicos.
Um erro não cometido pelos Chilenos.
é aquele negocio né. Os chilenos tem um "norte" a varias decadas. Aqui no Brasil só agora ascendeu a luz vermelha.
Comprar Leo 2 a uns anos atrás era burrice. Agora, é uma necessidade. Vamos ver como fica




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: Qual o destino dos LeoA/1, A/5; M41 e M60

#490 Mensagem por jauro » Seg Fev 02, 2009 5:14 pm

A explicação mais provável e que contempla a possibilidade dos Leo1A1 para Boa Vista.

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=725




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#491 Mensagem por Loki » Seg Fev 02, 2009 5:30 pm

Senhores a questão das pontes e das estradas é insignificante e irrelavante, desde que o CC ou qualquer outra carga distribua sua peso em uma prancha rodoviária mantendo o eixo padrão nacional de 80 KN, ou seja quanto maior a carga maior o número de eixos e obviamente mairo o comprimento da carreta ou da prancha rodoviária.

As pontes e viadutos estão dimensionados para esta carga de norma, por isso que em transportes especiais de peças de 50, 100 ou mais toneladas de peso que são cargas concentradas como tranformadores, fornos especiais, ou mesmo secções de submarinos ou navios etc. as pranchas rodoviárias tem 70, 80 ou 100 m de comprimento. Mantendo assim a carga entre vãos dentro da norma.

Qualquer cc por maior e mais pesado que seja respeitando as condições acima descritas pondem andar para qualquer lugar do país, exceto talvez pela transamazônica, posto que na chuva nem a pé alguém trafega por lá ;)

O excesso de carga nos caminhões , carretas e bitrens que ultrapassam o eixo padrão nacional danificam o pavimento, causando fissuras, costelas, escorregamento nos pavimentos flexiveis como o asfalto ou fissuras (que causam infiltrações desagregando a base e a sub base) e ruptura do piso por tração na compressão, patologia essa que ocorre nos pavimentos rigidos como o concreto. :lol: 8-]

Espero ter ajudado

Loki




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#492 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Fev 02, 2009 5:47 pm

HIGGINS escreveu:Sinceramente...
A impressão que tenho é a que fizemos uma grande besteira em adquirir os Leo 1A5, quando havia a possibilidade de comprarmos Leo 2's de estoques germânicos.
Um erro não cometido pelos Chilenos.

Quanto aos argumentos centrados em pontes e outros quemais: que sejam derrubadas e substituídas por outras! :mrgreen:

Ainda existem Leo2 disponíveis nos exércitos alemão, suiço e sueco (pelo menos esses eu sei).



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#493 Mensagem por gaitero » Seg Fev 02, 2009 6:17 pm

Pereira escreveu:Bem questionável isso do peso excessivo.

Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:

Imagem

Ou seja, um CC pode pesar 50 toneladas, se tiver lagartas suficientemente largas, o carro passará sobre a minha mão que não sentirei nada. É bem do tipo: "Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca suficientemente grande que eu moverei o mundo"

Agora, se fizer o cálculo da área em contato com o chão das lagartas de um CC e do pequeno filete do pneu do caminhão, verão que essa desculpa de ponte que não aguenta não existe.

Não vou entrar em detalhes, mas há caminhões que exercem maior pressão por m² de superfície que um CC sobre lagartas.
Será mesmo???
De qual CC voce se refere????

A pressão do Leopard 1 segundo o EB é de 0,86 kg/cm2. O leopard 2 A5 pesa 20 toneladas a mais e possui praticamente as mesma medidas de largura e comprimento das lagartas.

Sendo assim, pode-se dizer que um leopard 2 A5 exerce uma pressão de aproximadamente 1,71 Kg/cm2.

Praticamente o dobro.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#494 Mensagem por gaitero » Seg Fev 02, 2009 6:20 pm

Immortal Horgh escreveu:
HIGGINS escreveu:Sinceramente...
A impressão que tenho é a que fizemos uma grande besteira em adquirir os Leo 1A5, quando havia a possibilidade de comprarmos Leo 2's de estoques germânicos.
Um erro não cometido pelos Chilenos.

Quanto aos argumentos centrados em pontes e outros quemais: que sejam derrubadas e substituídas por outras! :mrgreen:

Ainda existem Leo2 disponíveis nos exércitos alemão, suiço e sueco (pelo menos esses eu sei).



[ ]s
Existem, eu já disse se o Brasil tivesse interesse ele teria comprado Leopard 2, não foi por causa do custo que ele não comprou.....




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#495 Mensagem por gaitero » Seg Fev 02, 2009 6:23 pm

Skyway escreveu:Existem tratores e maquinas de minas que exercem no chão pressão similar ou até menor que a do pé de um homem adulto.

O peso existe, e é grande, mas é distribuído muito mais do que em um caminhão.
Existe uma colheitadeira sob 4 rodas que pesa 20 toneladas e que exerce a mesma pressão que a de um pé humano.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder