pauloguita escreveu:Realmente, eu tenho bom humor é verdade.
Mas não sei onde um rafale supera um F18, e no mais o rafale não será páreo para F35 e f22, e talvés o PAKFA.
Portanto, daqui a alguns anos ele estará ultrapassado. Quanto a França não ter dim dim, não é mentira não, o rafale quase quebra a dassauld, e o seu fracasso de vendas mostra que ele não é la esta maravilha toda.
Quanto a ele ser um projeto antigo, é pura verdade. Ele fez o primeiro vôo em 1986, portanto ja passa dos 20 anos que esta em testes, e so agora chega para ser multifuncional.
Para quem não tem nada, que é o nosso caso, ele é o caça. Porém não poderá ser comparado aos caças que estão surgindo agora. Ele é e sera sempre um quarta geração, nunca poderá ser comparado aos caças de 5º geração que estão surgindo.
Adota-lo como único vetor da FAB, é estar condenado a FAB na quarta geração, pois começaríamos a receber os rafales em 2014, até la o F35 e talvés até o PAK FA já estará operacional.
Portanto preferiria que do caça escolhido, viesse somente os 36, e depois um quinta geração.
É o que penso.
Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.
Paulo,
O Rafale é multi-funcional desde o modelo F2, operacionalizado em 2004. Poderia ter sido antes, mas dinheiro e outros fatores levaram à atrasos no projeto. O F-18E, desenvolvido a toque de caixa a partir de 1992, começou seu projeto alguns anos depois do Rafale. Mas daí a achar que ele portanto é de uma geração mais nova??? Os sistemas do Rafale são estado-da-arte, assim como os do F-18E mais moderno. Outro detalhe eram os requerimentos: O Rafale tinha de ser um caça de defesa de frota primeiro, antes de ser um avião de ataque(para repor os F-8 crusader, que se aposentavam). Já o F-18E tinha como função primária substituir os A6, e depois os F-14. Logo ele tinha de ficar multi-função antes...
Tampouco podemos comparar o F-18 ou o Gripen NG com caças de quinta geração. Nenhum deles é stealth, e a eletrônica não é tão avançada quando a do F-35 ou do F-22. No projeto FX, não tinhamos nenhum caça de 5a. geração oferecido. O PAK-FA era uma promessa futura, e não o concorrente russo, e o F-35 foi retirado pelos americanos por não quererem atender as demandas de ToTs relacionadas à ele.
De fato, a menos que queiramos comprar o caça americanos F-35, ou o russo PAK-FA, estaremos sim condenados à 4a. geração por um bom tempo. A melhor solução, no entanto, é suplantar a deficiência com armamentos e sensores adequados, de última geração, e integrar sistemas UAV e UCAV para complementar e potencializar os aviões que tivermos. O nosso próximo projeto, de longo prazo, já deverá ser de 6a. geração. Estamos atrasados demais para começar agora a pensar em fazer um de quinta geração, principalmente considerando como somos rápidos para desenvolver um projeto dessa magnitude....
Allan
ps. Não é razoável usar o EF-18G como caça de superioridade aérea ou de ataque. Ele é menos capaz em ambas as funções que a versão F-18E, e ainda por cima é muito, mas muito mais caro que o F-18E. Pessoalmente, acho que a menos que os franceses façam muitos milagres, seria ótimo ter alguns EF-18G para a MB e para a FAB, mas não os vejo como essenciais, coisa que o FX-2 é...
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 07, 2009 12:28 pm
por pauloguita
orestespf escreveu:Paulo,
O Rafale é multi-funcional desde o modelo F2, operacionalizado em 2004. Poderia ter sido antes, mas dinheiro e outros fatores levaram à atrasos no projeto. O F-18E, desenvolvido a toque de caixa a partir de 1992, começou seu projeto alguns anos depois do Rafale. Mas daí a achar que ele portanto é de uma geração mais nova??? Os sistemas do Rafale são estado-da-arte, assim como os do F-18E mais moderno. Outro detalhe eram os requerimentos: O Rafale tinha de ser um caça de defesa de frota primeiro, antes de ser um avião de ataque(para repor os F-8 crusader, que se aposentavam). Já o F-18E tinha como função primária substituir os A6, e depois os F-14. Logo ele tinha de ficar multi-função antes...
Tampouco podemos comparar o F-18 ou o Gripen NG com caças de quinta geração. Nenhum deles é stealth, e a eletrônica não é tão avançada quando a do F-35 ou do F-22. No projeto FX, não tinhamos nenhum caça de 5a. geração oferecido. O PAK-FA era uma promessa futura, e não o concorrente russo, e o F-35 foi retirado pelos americanos por não quererem atender as demandas de ToTs relacionadas à ele.
De fato, a menos que queiramos comprar o caça americanos F-35, ou o russo PAK-FA, estaremos sim condenados à 4a. geração por um bom tempo. A melhor solução, no entanto, é suplantar a deficiência com armamentos e sensores adequados, de última geração, e integrar sistemas UAV e UCAV para complementar e potencializar os aviões que tivermos. O nosso próximo projeto, de longo prazo, já deverá ser de 6a. geração. Estamos atrasados demais para começar agora a pensar em fazer um de quinta geração, principalmente considerando como somos rápidos para desenvolver um projeto dessa magnitude....
O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 07, 2009 1:59 pm
por orestespf
pauloguita escreveu:
orestespf escreveu:Paulo,
O Rafale é multi-funcional desde o modelo F2, operacionalizado em 2004. Poderia ter sido antes, mas dinheiro e outros fatores levaram à atrasos no projeto. O F-18E, desenvolvido a toque de caixa a partir de 1992, começou seu projeto alguns anos depois do Rafale. Mas daí a achar que ele portanto é de uma geração mais nova??? Os sistemas do Rafale são estado-da-arte, assim como os do F-18E mais moderno. Outro detalhe eram os requerimentos: O Rafale tinha de ser um caça de defesa de frota primeiro, antes de ser um avião de ataque(para repor os F-8 crusader, que se aposentavam). Já o F-18E tinha como função primária substituir os A6, e depois os F-14. Logo ele tinha de ficar multi-função antes...
Tampouco podemos comparar o F-18 ou o Gripen NG com caças de quinta geração. Nenhum deles é stealth, e a eletrônica não é tão avançada quando a do F-35 ou do F-22. No projeto FX, não tinhamos nenhum caça de 5a. geração oferecido. O PAK-FA era uma promessa futura, e não o concorrente russo, e o F-35 foi retirado pelos americanos por não quererem atender as demandas de ToTs relacionadas à ele.
De fato, a menos que queiramos comprar o caça americanos F-35, ou o russo PAK-FA, estaremos sim condenados à 4a. geração por um bom tempo. A melhor solução, no entanto, é suplantar a deficiência com armamentos e sensores adequados, de última geração, e integrar sistemas UAV e UCAV para complementar e potencializar os aviões que tivermos. O nosso próximo projeto, de longo prazo, já deverá ser de 6a. geração. Estamos atrasados demais para começar agora a pensar em fazer um de quinta geração, principalmente considerando como somos rápidos para desenvolver um projeto dessa magnitude....
O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Ok Paulo, mas quem escreveu este post foi o nosso amigo Ninjanki.
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 07, 2009 2:25 pm
por gaitero
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 07, 2009 2:28 pm
por gaitero
orestespf escreveu:
Jolly Roger escreveu:O Lula não decide nada...
Se trata de um processo, no qual aquele que preencher melhor os requisitos propostos é declarado vencedor.
Ele apenas ratifica essa decisão.
[]'s
Vai sonhando...
E o que me diz do senhor ex-Presidente FHC que não permitiu a conclusão do FX-1??? Quem decidiu pelo o término do processo (ele, ou se preferir, o Lula em seu primeiro mandato) ou quem "avalia os requisitos propostos"???
Não é assim, Jolly...
Grande abraço,
Orestes
Orestes Orestes....
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 07, 2009 6:27 pm
por GDA_Fear
ninjanki escreveu:
Paulo,
O Rafale é multi-funcional desde o modelo F2 não é multifunção não ou melhor multi-finção meia boca pois precisou de Mirages para iluminar os alvos, operacionalizado em 2004. Poderia ter sido antes, mas dinheiro e outros fatores levaram à atrasos no projeto. O F-18E, desenvolvido a toque de caixa a partir de 1992, começou seu projeto alguns anos depois do Rafale. Mas daí a achar que ele portanto é de uma geração mais nova??? Os sistemas do Rafale são estado-da-arte, assim como os do F-18E mais moderno. Outro detalhe eram os requerimentos: O Rafale tinha de ser um caça de defesa de frota primeiro, antes de ser um avião de ataque(para repor os F-8 crusader, que se aposentavam). Já o F-18E tinha como função primária substituir os A6, e depois os F-14. Logo ele tinha de ficar multi-função antes...
Tampouco podemos comparar o F-18 ou o Gripen NG com caças de quinta geração. Nenhum deles é stealth, e a eletrônica não é tão avançada quando a do F-35 ou do F-22. No projeto FX, não tinhamos nenhum caça de 5a. geração oferecido. O PAK-FA era uma promessa futura, e não o concorrente russo, e o F-35 foi retirado pelos americanos por não quererem atender as demandas de ToTs relacionadas à ele. Correto
De fato, a menos que queiramos comprar o caça americanos F-35, ou o russo PAK-FA, estaremos sim condenados à 4a. geração por um bom tempo. A melhor solução, no entanto, é suplantar a deficiência com armamentos e sensores adequados, de última geração, e integrar sistemas UAV e UCAV para complementar e potencializar os aviões que tivermos. O nosso próximo projeto, de longo prazo, já deverá ser de 6a. geração. Estamos atrasados demais para começar agora a pensar em fazer um de quinta geração, principalmente considerando como somos rápidos para desenvolver um projeto dessa magnitude....
Allan
ps. Não é razoável usar o EF-18G como caça de superioridade aérea ou de ataque. Ele é menos capaz em ambas as funções que a versão F-18E, e ainda por cima é muito, mas muito mais caro que o F-18E. Pessoalmente, acho que a menos que os franceses façam muitos milagres, seria ótimo ter alguns EF-18G para a MB e para a FAB, mas não os vejo como essenciais, coisa que o FX-2 é...O F-18G é um F-18E com capacidade de Guerra Eletrônica, ou seja ele faz tudo que o F-18E faz...porém com suporte para Guerra Eletrônica.
O Rafale é multi-funcional desde o modelo F2, operacionalizado em 2004. Poderia ter sido antes, mas dinheiro e outros fatores levaram à atrasos no projeto. O F-18E, desenvolvido a toque de caixa a partir de 1992, começou seu projeto alguns anos depois do Rafale. Mas daí a achar que ele portanto é de uma geração mais nova??? Os sistemas do Rafale são estado-da-arte, assim como os do F-18E mais moderno. Outro detalhe eram os requerimentos: O Rafale tinha de ser um caça de defesa de frota primeiro, antes de ser um avião de ataque(para repor os F-8 crusader, que se aposentavam). Já o F-18E tinha como função primária substituir os A6, e depois os F-14. Logo ele tinha de ficar multi-função antes...
Tampouco podemos comparar o F-18 ou o Gripen NG com caças de quinta geração. Nenhum deles é stealth, e a eletrônica não é tão avançada quando a do F-35 ou do F-22. No projeto FX, não tinhamos nenhum caça de 5a. geração oferecido. O PAK-FA era uma promessa futura, e não o concorrente russo, e o F-35 foi retirado pelos americanos por não quererem atender as demandas de ToTs relacionadas à ele.
De fato, a menos que queiramos comprar o caça americanos F-35, ou o russo PAK-FA, estaremos sim condenados à 4a. geração por um bom tempo. A melhor solução, no entanto, é suplantar a deficiência com armamentos e sensores adequados, de última geração, e integrar sistemas UAV e UCAV para complementar e potencializar os aviões que tivermos. O nosso próximo projeto, de longo prazo, já deverá ser de 6a. geração. Estamos atrasados demais para começar agora a pensar em fazer um de quinta geração, principalmente considerando como somos rápidos para desenvolver um projeto dessa magnitude....
O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Caro Paulo, de modo algum quero desmerecer seu post mas com relação ao "preço" creio que existe muita especulação. É um elemento negociável também, por isso pode mudar até o ultimo minuto. Baseio minha opinião nestas matérias do site DB:
"Escolha de novo avião da FAB está na fase final
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 16 de Julho de 2009 09:58
Os dados são secretos e sujeitos a mudanças, mas os valores unitários comentados ficaram entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Isso dá algo entre US$ 3,6 bilhões e US$ 5,4 bilhões ao todo, mas é inócuo especular porque há muitas variáveis. Para fins de comparação, a Austrália pagou cerca de US$ 200 milhões por cada F-18 (mais armas e logística) que comprou recentemente. "
Bom isso não é exatamente barato. E em defesa do Rafale, porém não acredito nisso como preço final ainda. Especialmente se adicionarmos armamentos e manutenção. (Não que a manutenção do SH seja barata... porém, se é mais cara ou mais barata realmente não sei)
"Os Caças De Jobim
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 08 de Agosto de 2009 13:31
Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões)."
Quando eu falei que o Growler não faz oque os outros fazem, me referí à otimização. Um EF-18G é bastante customizado para a função de guerra eletrônica, vem integrado com os pods ECM. Ë um avião para outra função, que não superioridade aérea ou ataque. Por ser muito mais caro que as outras versões, não deve ser arriscado/usado da mesma forma, ou para atividades "menos nobres" que a de guerra eletrônica.
O Growler tem muito mais fiação interna, oque no mínimo aumenta o peso vazio da aeronave. O canhão é removido para dar lugar a partes do sistema de guerra eletrônica, assim como as estações na ponta da asa, que são ocupadas por receptores de sinais. Ou seja, é um avião menos capaz que o F-18E para as tarefas de ataque e superioridade aérea. E custa muito mais caro(pelo menos 9 milhões a mais por unidade). É uma arma excelente em sua função, e gostaria muito que a FAB tivesse algo igual no seu arsenal. Mas não faz sentido pensar nele como avião base para a FAB...
Pauloguita,
Você está certo. O F2 é limitado em capacidade ar-superfície(ele funciona, mas só com alguns armamentos), devido principalmente à falta de um pod designador de alvos. O upgrade para a versão F3, que tem suporte à esse sistema, é feito via software.
Allan
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 14, 2009 5:02 pm
por soultrain
ninjanki escreveu:GDA-Fear,
Quando eu falei que o Growler não faz oque os outros fazem, me referí à otimização. Um EF-18G é bastante customizado para a função de guerra eletrônica, vem integrado com os pods ECM. Ë um avião para outra função, que não superioridade aérea ou ataque. Por ser muito mais caro que as outras versões, não deve ser arriscado/usado da mesma forma, ou para atividades "menos nobres" que a de guerra eletrônica.
O Growler tem muito mais fiação interna, oque no mínimo aumenta o peso vazio da aeronave. O canhão é removido para dar lugar a partes do sistema de guerra eletrônica, assim como as estações na ponta da asa, que são ocupadas por receptores de sinais. Ou seja, é um avião menos capaz que o F-18E para as tarefas de ataque e superioridade aérea. E custa muito mais caro(pelo menos 9 milhões a mais por unidade). É uma arma excelente em sua função, e gostaria muito que a FAB tivesse algo igual no seu arsenal. Mas não faz sentido pensar nele como avião base para a FAB...
Pauloguita,
Você está certo. O F2 é limitado em capacidade ar-superfície(ele funciona, mas só com alguns armamentos), devido principalmente à falta de um pod designador de alvos. O upgrade para a versão F3, que tem suporte à esse sistema, é feito via software.
Allan
Certíssimo Allan.
Quanto ao preço concordo com o colega Antunes e adianto que o SH tem um preço mínimo, não há nada a fazer é o valor que a USNavy paga por ele, por lei não é possível ser menor. O Rafale é citado como tendo um custo de manutenção inferior ao M2000, se é verdade ou não, não sei.
[[]]'s
Re: Rafale News
Enviado: Sex Ago 14, 2009 5:23 pm
por kekosam
Como disse antes... se os Yankees liberarem o Growler no pacote (uns 4), sou Rhinno desde criancinha...
Esse aqui apareceu agora, é de RIAT 2009 também, é um dos melhores que já vi, algumas passagens são muito interessantes.
[]´s
Re: Rafale News
Enviado: Sáb Ago 15, 2009 8:19 am
por pauloguita
Antunes escreveu:
pauloguita escreveu:
O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Caro Paulo, de modo algum quero desmerecer seu post mas com relação ao "preço" creio que existe muita especulação. É um elemento negociável também, por isso pode mudar até o ultimo minuto. Baseio minha opinião nestas matérias do site DB:
"Escolha de novo avião da FAB está na fase final
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 16 de Julho de 2009 09:58
Os dados são secretos e sujeitos a mudanças, mas os valores unitários comentados ficaram entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Isso dá algo entre US$ 3,6 bilhões e US$ 5,4 bilhões ao todo, mas é inócuo especular porque há muitas variáveis. Para fins de comparação, a Austrália pagou cerca de US$ 200 milhões por cada F-18 (mais armas e logística) que comprou recentemente. "
Bom isso não é exatamente barato. E em defesa do Rafale, porém não acredito nisso como preço final ainda. Especialmente se adicionarmos armamentos e manutenção. (Não que a manutenção do SH seja barata... porém, se é mais cara ou mais barata realmente não sei)
"Os Caças De Jobim
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 08 de Agosto de 2009 13:31
Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões)."
E ai Antunes tudo bem.
Olha calcule 50 milhoes de euros, e depois calcule 55 milhoes de dolores e multiplique isto por 36 caças, e verás a diferença. Agora a Australia comprou via FMS? acredito que não.
Agora não é o valor em si que esta em jogo, a coisa ja esta em outro patamar, o Jobim correu pro mato e o Celso Amorim esta avaliando as implicações políticas.
Até a um tempo atraz eu acreditava que o Rafale levaria, agora....
Abração
seja bem vindo.
Re: Rafale News
Enviado: Sáb Ago 15, 2009 8:19 am
por pauloguita
Antunes escreveu:
pauloguita escreveu:
O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Caro Paulo, de modo algum quero desmerecer seu post mas com relação ao "preço" creio que existe muita especulação. É um elemento negociável também, por isso pode mudar até o ultimo minuto. Baseio minha opinião nestas matérias do site DB:
"Escolha de novo avião da FAB está na fase final
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 16 de Julho de 2009 09:58
Os dados são secretos e sujeitos a mudanças, mas os valores unitários comentados ficaram entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Isso dá algo entre US$ 3,6 bilhões e US$ 5,4 bilhões ao todo, mas é inócuo especular porque há muitas variáveis. Para fins de comparação, a Austrália pagou cerca de US$ 200 milhões por cada F-18 (mais armas e logística) que comprou recentemente. "
Bom isso não é exatamente barato. E em defesa do Rafale, porém não acredito nisso como preço final ainda. Especialmente se adicionarmos armamentos e manutenção. (Não que a manutenção do SH seja barata... porém, se é mais cara ou mais barata realmente não sei)
"Os Caças De Jobim
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 08 de Agosto de 2009 13:31
Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões)."
E ai Antunes tudo bem.
Olha calcule 50 milhoes de euros, e depois calcule 55 milhoes de dolores e multiplique isto por 36 caças, e verás a diferença. Agora a Australia comprou via FMS? acredito que não.
Agora não é o valor em si que esta em jogo, a coisa ja esta em outro patamar, o Jobim correu pro mato e o Celso Amorim esta avaliando as implicações políticas.
Até a um tempo atraz eu acreditava que o Rafale levaria, agora....
Abração
seja bem vindo.
Re: Rafale News
Enviado: Sáb Ago 15, 2009 8:19 am
por pauloguita
Antunes escreveu:
pauloguita escreveu:
O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Caro Paulo, de modo algum quero desmerecer seu post mas com relação ao "preço" creio que existe muita especulação. É um elemento negociável também, por isso pode mudar até o ultimo minuto. Baseio minha opinião nestas matérias do site DB:
"Escolha de novo avião da FAB está na fase final
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 16 de Julho de 2009 09:58
Os dados são secretos e sujeitos a mudanças, mas os valores unitários comentados ficaram entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Isso dá algo entre US$ 3,6 bilhões e US$ 5,4 bilhões ao todo, mas é inócuo especular porque há muitas variáveis. Para fins de comparação, a Austrália pagou cerca de US$ 200 milhões por cada F-18 (mais armas e logística) que comprou recentemente. "
Bom isso não é exatamente barato. E em defesa do Rafale, porém não acredito nisso como preço final ainda. Especialmente se adicionarmos armamentos e manutenção. (Não que a manutenção do SH seja barata... porém, se é mais cara ou mais barata realmente não sei)
"Os Caças De Jobim
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 08 de Agosto de 2009 13:31
Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões)."
E ai Antunes tudo bem.
Olha calcule 50 milhoes de euros, e depois calcule 55 milhoes de dolores e multiplique isto por 36 caças, e verás a diferença. Agora a Australia comprou via FMS? acredito que não.
Agora não é o valor em si que esta em jogo, a coisa ja esta em outro patamar, o Jobim correu pro mato e o Celso Amorim esta avaliando as implicações políticas.
Até a um tempo atraz eu acreditava que o Rafale levaria, agora....