Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4786 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 17, 2022 6:54 pm

prometheus escreveu: Sáb Dez 17, 2022 9:20 am
FCarvalho escreveu: Sex Dez 16, 2022 4:48 pm As prioridades de modernização no EB são muitas. Do básico ao mais tecnológico. E não há verba para fazer tudo ao mesmo tempo. A não ser que a desgraça venha bater à nossa porta. Aí de repente o dinheiro aparece. Mas mesmo assim, como na Ucrânia, as soluções só aparecem depois de uns 6 meses de guerra. No mínimo.
Até lá, alguém ou "alguns" já nos venderam bem antes.
Ou simplesmente levantamos a bandeira branca por inanição.
Não temos tantos "amigos" assim como os ucranianos.
Obrigado pela resposta, carvalho.

Eu particularmente não sei nada de forças armadas a despeito da minha simpatia, mas falo muito c adeptos e todos me são unânimes em alegar que não tem dinheiro por conta de haver muita gente, muitos salários e aí não resta, segundo eles, dinheiro p investir nisso... O Brasil mesmo tem mais pessoal da marinha que o reino unido, franca e Alemanha, segundo eles. O Canadá, país parecido c o nosso em vários sentidos, não tem nem 200k de militares da ativa. Qual a necessidade de tanto pessoal em vez de investimentos militares? Essa é uma queixa muito comum de todos com quem converso... Isso pq não se toma em conta os inativos.
Olá @prometheus

O orçamento do MD é quase todo voltado para custos com pessoal. E isso não é tanto em função da quantidade de gente, mas da falta de melhor gestão do próprio orçamento. Todas as forças estão diminuindo seus quadros já faz tempo, mas nem por isso o orçamento da defesa melhorou em nada, pois custeio e investimento continuam com menos de 30% dos valores dispostos.

Não é apenas questão de diminuir pessoal, é saber alocar melhor e mais apropriadamente onde realmente façam a diferença quando presentes. Diz-se que o EB tem pouco mais de 200 mil servidores entre homens e mulheres, civis e militares. Mas quants desse pessoal está aqui na minha região, onde o CMA e CMN lutam há décadas com falta de gente e de OM para completar e\ou dotar as bdas e unidades de apoio que deveriam em tese estar localizadas aqui :?:

Por aqui o que não falta são OM com dotação de pessoal incompleta, ou bdas que se muito possuem um ou dois BIS, mas sem artilharia, logística, e engenharia, quando há. E são apenas 6 brigadas, com apenas 2 completas, quando a ideia seriam 8 bdas. Para não destoar muito do tópico, em Manaus há o 4o Bavex que deve apoiar o CMA, enquanto em Belém somente agora foi ativado um núcleo de Bavex, com 2 HM-4... :roll:

Então, onde estão mesmo esses 200 mil efetivos que não estão aqui ou no centro oeste fazendo a diferença, onde eles realmente precisam, e podem, estar :?:




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gabriel219
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Re: Aviação do Exército

#4787 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 17, 2022 7:02 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 17, 2022 6:42 pm @gabriel219, o EB tem o COBRA que está sendo paulatinamente implementado a partir de tropas de reação rápida, como a Bda Pqdt, Amv e Inf Slv, além dos testes sendo realizados em inf lv blda e mec. O projeto como bem sabes não vai mais rápido por uma decisão do EB e por simples falta de recursos para fazer tudo com mais celeridade. O investimento acontece, mas não na velocidade necessária com que a opinião geral de todos aqui gostaria que fosse.

E não, o EB não está priorizando drones em desfavor da infantaria. Não é porque se está recebendo 3 drones na Avex que a infantaria ficou relegada a segundo plano. Nem de longe. Estamos dando um passo pequeno, tímido e muito, mas muito cuidadoso neste campo, visto que o exército não tem expertise em lidar com drones desta categoria, e os que ele opera\operou, não passou de modelos para avaliação tecnológica e\ou doutrina. Nada operacional de verdade.

Continuamos atrasados, e muito, na seara dos VANT, e precisamos de mais celeridade e esforço para tentar tirar todo esse atraso. Mas o EB é muito lerdo e resistente a novidades. E sabemos que por mais ciente que parte dos oficiais esteja em relação a importância do contexto dos drones em qualquer TO, só é possível fazer o que o orçamento permite. E no momento, os Nauru 1000 são o que dá para fazer. E nem um único centavo do COBRA foi tirado para investir-se neles. O pouco que se tem já foi e está sendo investido no programa.

Quando e se houver mais recursos para todos os projetos e programas do EB, quem sabe as coisas andem mais rápido. Seja por necessidade, consciência ou desespero.
Santo Cristo amado, aonde você leu eu falando sobre o EB estar priorizando drones?

Falei exclusivamente em porque se investir em Drones E em Blindados e sobre como é ilógico escolher entre se investir em blindados OU drones.

É tão difícil interpretar algo tão básico assim?




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Re: Aviação do Exército

#4788 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 17, 2022 7:06 pm

Só para encher o saco mais um pouquinho. Aqui cabem 3 Bavex completos para arrumar a vida e as necessidades operacionais do CMA e CMN de forma decente. Manaus, Belém e Tabatinga seriam as sedes. E estou falando de três sub regiões completamente diferentes entre si no que tange a complexidade da missão e operações.

Vão dizer que o EB não tem gente suficiente para formar 3 Bavex para colocar na região norte. :?

Há, mas não tem dinheiro. Na verdade até tem, mas precisa ver no que ele está sendo aplicado. No PLOA 2023, salvo minha memória não me traia, estariam destinados mais de 100 milhões de reais construir para um colégio militar em São Paulo.

Que porra que tem de tão importante em São Paulo que precise tanto assim de um colégio militar :?: Que eu saiba, nada.

Agora eu pergunto, qual é a missão primária do EB: educação ou combate :?:

E por aí vamos.




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Re: Aviação do Exército

#4789 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 17, 2022 7:10 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Dez 17, 2022 7:02 pm Santo Cristo amado, aonde você leu eu falando sobre o EB estar priorizando drones?
Falei exclusivamente em porque se investir em Drones E em Blindados e sobre como é ilógico escolher entre se investir em blindados OU drones.
É tão difícil interpretar algo tão básico assim?
A regra aqui sempre foi cobrir os pés ou a cabeça. Nada mudou até agora. E o EB continua pensando desse jeito.
Não tem como pensar em investir em drone E blindados, apenas em drones OU blindados.
Do jeito que é por aqui, tem que ser uma coisa ou outra. As duas na maior parte do tempo não é possível optar.
E o EB aparentemente fez a sua opção. Tanto que VANT sequer figuram nos projetos estratégicos. Talvez no próximo, quem saber.




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Re: Aviação do Exército

#4790 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 24, 2022 3:02 am

O Exército aprovou os requisitos para o míssil ar-solo que equipará as aeronaves da AvEx e pelo que vi é Spike LR2, talvez ER2. Griffin é descartado, talvez Hellfire esteja junto mas acho difícil pelo custo.




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Re: Aviação do Exército

#4791 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 24, 2022 4:35 pm

O EB deve ir de Spike LR2, ou o ER2 se a grana der para isso. O primeiro já foi adotado, comprado e está em vias de ser operacionalizado. O exército por costume não muda de vetores ou fornecedores uma vez tendo estabelecido suas relações com esta ou aquela empresa. E temos a ARES por aqui, o que já é um bom indício de que os Spike devem seguir como a família de mísseis eleita para dotar todas as OM onde eles se façam necessários.
A ver se a MB entra na brincadeira com os Super Linx.




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Re: Aviação do Exército

#4792 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Dez 25, 2022 10:20 am

Exército aprova requisitos para misseis em seus helicópteros

https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/12/HA1_Fenneec_Gino_Marcomini-1024x723.jpg

https://tecnodefesa.com.br/exercito-apr ... icopteros/




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Re: Aviação do Exército

#4793 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 26, 2022 7:57 pm

Mais um motivo para sair da caixinha.





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Re: Aviação do Exército

#4794 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Dez 26, 2022 8:31 pm

Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4795 Mensagem por Aim For The Top » Ter Fev 21, 2023 5:48 pm

apresentação sobre a aviação do exercito feita pelo eb



O projeto SiAAIH




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Re: Aviação do Exército

#4796 Mensagem por Aim For The Top » Ter Fev 21, 2023 6:10 pm

Aim For The Top escreveu: Ter Fev 21, 2023 5:48 pm apresentação sobre a aviação do exercito feita pelo eb



O projeto SiAAIH
Dos mísseis que aparecem na imagem tenho conhecimento de todos, menos o de baixo a direita, algúem pode identifica-lo?




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Re: Aviação do Exército

#4797 Mensagem por Ahhhh » Ter Fev 21, 2023 6:16 pm

O missil de baixo a direita eo agm 176 griffin




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Re: Aviação do Exército

#4798 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 21, 2023 8:37 pm

Interessante. Notar que o EB já recebeu 14 HM-4 Jaguar, faltando portanto apenas 2 unidades para completar o contrato original. As entregas podem ser feitas ainda este ano ou mais tardar no ano que vem, ou seja, com um atraso de mais de mais de 10 anos do cronograma original.
O orçamento para este ano está bem apertado em relação ao programa HX-BR, e não se prevê não mais que 2 ou 3 unidades, se muito, para 2023.
Do jeito que as coisas são, se a Avex entrou na lista de projetos estratégicos do EB, então pode ser motivo de conversas com o presidente francês lá para março quando o daqui for ter com ele.
Afinal, se um contrato foi bom, para eles, dois, é bom demais.
A ver.




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Re: Aviação do Exército

#4799 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 22, 2023 12:07 am

Vai ser escolhido o Spike, se é que já não foi escolhido.

Tomare que o CFN tome o mesmo rumo ao invés de querer ser uma USMC da Sapucaí.




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Re: Aviação do Exército

#4800 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 22, 2023 3:31 pm

O CFN não tem e nunca teve em seu planejamento estratégico adquirir helos de ataque puros. Se muito eles se viram com os velhos Esquilo, que deveriam ter saído de operação há tempos, mas seguem sem alternativa dentro dos projetos da marinha.

São 18 Fennec distribuídos entre o 2o e 3o Bavex, mas parece que o EB irá equipar apenas 12 unidades com os novos pods de armamento. Se for assim, a compra, dependendo do sistema a ser escolhido, não deve passar de 50 mísseis, se muito, já que o Esquilo não tem carga paga que seja grandes coisa.

A ver.




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