Super Hornet News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Super Hornet News
Na verdade o Rafale tem um numero grande de cabides e espaco para carregar as tais 9.5 Ton.
Isso so nao e pratico e provavelmente nunca vai acontecer operacionalmente.
Do mesmo modo ninguem nunca vai ver um SH operando normalmente com carga maxima ou mesmo aquele montao de AMRAAM de resina que ele usa em shows aereos.
[]s
CB_Lima
Do mesmo modo ninguem nunca vai ver um SH operando normalmente com carga maxima ou mesmo aquele montao de AMRAAM de resina que ele usa em shows aereos.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

-
- Sênior
Sim, já vi, em fotos, artigos, e pessoalmente. Postei configurações, fotos, etc, há alguns anos em fóruns.knigh7 escreveu: Olá, Roberto.
Já viu um Rafale carregar as suas 9,5 ton (1,5 ton a mais que o SH) de cargas? Não, né! Ele não tem nem espaço para tudo isso, seja por questões de cabide, seja pelo espaçamento entre eles.
O projeto do Super Hornet tem forte herança do Hornet, projeto antigo que inclusive teve heranças anteriores. Com o uso de novos materiais os caças das décadas de 90 em diante ficaram mais leves com percentagem peso vazio/peso máximo cada vez menor (que F-15, Tornado, Su-27, etc). O Super Hornet está no meio termo.knigh7 escreveu: O Super Hornet é mais pesado.
Depende : o Super Hornet é o que tem maior consumo de combustível para realizar a mesma missão, entre os 3 finalistas do FX-2. Logo em custo de combustível somente ele é o mais caro. Obviamente que o custo de operação tem vários outros ítens (lubrificantes, sobressalentes, mão-de-obra de manutenção, etc).knigh7 escreveu: Concordo com vc que as leis da aerodinâmica e da física não perdoam. As leis econômicas também não, seja ocasionado pela escala, seja pelo valor da moeda, seja no próprio projeto de uma aeronave, seja na filosofia de manutenção e MTBF do componentes : o custo operacional de um Super Hornet é inferior ao do Rafale. Em qualquer fonte que vc queira se basear.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2103 vezes
- Agradeceram: 2664 vezes
Para bombas e tanques ele tem 2 cabides em cada asa e um ventral. O restante é de mísseis. E mais os CFTs, que não é usado (talvez pelo escoamento prejudicar demais o desempenho).
- Carlos Lima
- Sênior
O CFT nao e utilizado porque os franceses nao vem necessidade disso para as missoes deles... Do mesmo modo que nem todo o usuario do F-16 utiliza o CFT.
Ate aonde consta o desempenho nao e tao prejudicado.
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

-
- Sênior
Tem missões de penetração com 3 tanques de 2.000 l, bombas/mísseis pesados (Scalp, etc) + mísseis ar-ar que dão perto de 9 ton. Ainda mais se tiver CFT (não utilizados pela França porém opcionais para usuários de exportação).Carlos Lima escreveu:Na verdade o Rafale tem um numero grande de cabides e espaco para carregar as tais 9.5 Ton
Se não me engano teve missão contra a Líbia que os Rafales estavam bem carregados, próximos do citado acima.
Vide FAB que eu nunca vi operando perto da capacidade máxima de carga de AMX...Carlos Lima escreveu: Do mesmo modo ninguem nunca vai ver um SH operando normalmente com carga maxima ou mesmo aquele montao de AMRAAM de resina que ele usa em shows aereos.
Meu medo é termos Rafale, Super Hornet ou mesmo Gripen NG e a FAB subutilizá-los em termos de falta de diversidade e quantidade de armamentos e sensores.
- knigh7
- Sênior
Tem certeza que os franceses não tiveram essa necessidade na Líbia? Preferiam utilizar REVO por quê?Carlos Lima escreveu:O CFT nao e utilizado porque os franceses nao vem necessidade disso para as missoes deles... Do mesmo modo que nem todo o usuario do F-16 utiliza o CFT.
[]s
CB_Lima
-
- Sênior
Que eu me lembre, os 2 CFT's de 1.150 l tem o arrasto aerodinâmico equivalente ou menor do que 1 tanque externo de 1.250 l.Carlos Lima escreveu:O CFT nao e utilizado porque os franceses nao vem necessidade disso para as missoes deles... Do mesmo modo que nem todo o usuario do F-16 utiliza o CFT.
Vide na Fox3 n.2 (09/2001) :
* 2 tanques de combustível conformais (CFT) de 1.150 l (303 galões americanos) cada podem ser montados no dorso da fuselagem (a montagem ou desmontagem gasta menos de 2 horas), de qualquer versão do Rafale (naval, biplace, etc). O 1o võo ocorreu em 12/04/2001, e já foram testadas configurações com 3 tanques de 2.000 l, 4 Mica, 2 Scalp e 2 CFTs.
Tal configuração dá próximo de 9,5 ton.
- knigh7
- Sênior
Com 3 tanques de combustíveis o Rafale apenas pode utilizar 2 scalps. Cada um pesa 1.230 Kg.rcolistete escreveu:Tem missões de penetração com 3 tanques de 2.000 l, bombas/mísseis pesados (Scalp, etc) + mísseis ar-ar que dão perto de 9 ton. Ainda mais se tiver CFT (não utilizados pela França porém opcionais para usuários de exportação).Carlos Lima escreveu:Na verdade o Rafale tem um numero grande de cabides e espaco para carregar as tais 9.5 Ton
Quero ver o porquê a AdlA preferia lançar mão de reabastecedores a utilizar os CFTs na Líbia. O contribuinte francês deveria adorar...
- knigh7
- Sênior
Deixa de rodeios: vc sabe muito bem que o custo operacional do Rafale é mais caro.rcolistete escreveu:
Depende : o Super Hornet é o que tem maior consumo de combustível para realizar a mesma missão, entre os 3 finalistas do FX-2. Logo em custo de combustível somente ele é o mais caro. Obviamente que o custo de operação tem vários outros ítens (lubrificantes, sobressalentes, mão-de-obra de manutenção, etc).
-
- Sênior
Não sei não pois o custo operacional depende de :knigh7 escreveu:Deixa de rodeios: vc sabe muito bem que o custo operacional do Rafale é mais caro.rcolistete escreveu:
Depende : o Super Hornet é o que tem maior consumo de combustível para realizar a mesma missão, entre os 3 finalistas do FX-2. Logo em custo de combustível somente ele é o mais caro. Obviamente que o custo de operação tem vários outros ítens (lubrificantes, sobressalentes, mão-de-obra de manutenção, etc).
- consumo de combustível (Super Hornet > Rafale > Gripen NG);
- número de homens-hora de manutenção (Super Hornet > Rafale, Gripen NG é ? para mim);
- custo de lubrificantes e outros elementos consumíveis;
- custo de sobressalentes gastos ao longo do ano (Rafale > Super Hornet, segundo dizem);
- etc.
E vários detalhes das informações acima não são públicos, dependem de contrato para contrato (um F-16 pode ser mais caro que um F-18C/D se forem operados por diferentes usuários), fabricação local ou não de partes dos sobressalentes, etc.
- knigh7
- Sênior
Com relação aos buffets, grande parte foi resolvido até 2004.PRick escreveu:Eu nenhum, mas o bicho tinha mania de fazer rolamentos sozinhoTúlio escreveu:Já pilotaste quantos?, além disso dizem que ele adora sacolejar em AOA muito altos, sobretudo nos mergulhos. E aqueles cabides tortinhos, vesguinhos da silva
, é uma obra de arte sem dúvida, coitados dos pilotos.
![]()
![]()
[]´s
Com relação aos cabides tortos, isso é comum nas aeronaves. Até o Rafale tem. Os cabides 1, 5, 9 e 14 também são:

- Carlos Lima
- Sênior
Tudo indica que nao.knigh7 escreveu:Tem certeza que os franceses não tiveram essa necessidade na Líbia? Preferiam utilizar REVO por quê?Carlos Lima escreveu:O CFT nao e utilizado porque os franceses nao vem necessidade disso para as missoes deles... Do mesmo modo que nem todo o usuario do F-16 utiliza o CFT.
[]s
CB_Lima
Alem disso os reabastecedores da OTAN estavam disponiveis para atender os diversos pacotes de ataque que incluiam 'tambem' os Rafales.
REVO pode ter mil e uma utilidades e em termos de 'necessidade' por conta das distancias percorrridas, foi sempre algo mais critico para os ingleses.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- Carlos Lima
- Sênior
Mais uma coisa... lembrar que no caso do Rafale os franceses preferiram nao encomendar o CFT faz um tempo. Nada impedem que encomendem e ate hoje nunca li que existisse nenhum problema com integracao (inclusive sendo qualificados para tal uso).
Foi somente uma questao de opcao. O resto ate aonde consta 'e especulacao e acho que nao leva a nada.
Quem puder provar que o Rafale nao tem CFT porque sao defeituosos, por favor coloque ai uma materica crivel. Eu nunca li nada a respeito.
[]s
CB_Lima
Foi somente uma questao de opcao. O resto ate aonde consta 'e especulacao e acho que nao leva a nada.
Quem puder provar que o Rafale nao tem CFT porque sao defeituosos, por favor coloque ai uma materica crivel. Eu nunca li nada a respeito.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

Não meu caro, os cabides tortos em relação ao fluxo de ar, nenhum desses citados casos existe uma piora na aerodinâmica do caça, já os pilones embaixo da asa, esses implicam no aumento da turbulência.knigh7 escreveu:Com relação aos buffets, grande parte foi resolvido até 2004.PRick escreveu: Eu nenhum, mas o bicho tinha mania de fazer rolamentos sozinho, além disso dizem que ele adora sacolejar em AOA muito altos, sobretudo nos mergulhos. E aqueles cabides tortinhos, vesguinhos da silva
, é uma obra de arte sem dúvida, coitados dos pilotos.
![]()
![]()
[]´s
Com relação aos cabides tortos, isso é comum nas aeronaves. Até o Rafale tem. Os cabides 1, 5, 9 e 14 também são:
[]´s
-
- Avançado
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Eu já li que o F-18 E/F tem uma valor por volta de 12 MMH/FH (Maintenance Man Hours per Flying Hour).rcolistete escreveu:Não sei não pois o custo operacional depende de :knigh7 escreveu: Deixa de rodeios: vc sabe muito bem que o custo operacional do Rafale é mais caro.
- consumo de combustível (Super Hornet > Rafale > Gripen NG);
- número de homens-hora de manutenção (Super Hornet > Rafale, Gripen NG é ? para mim);
- custo de lubrificantes e outros elementos consumíveis;
- custo de sobressalentes gastos ao longo do ano (Rafale > Super Hornet, segundo dizem);
- etc.
E vários detalhes das informações acima não são públicos, dependem de contrato para contrato (um F-16 pode ser mais caro que um F-18C/D se forem operados por diferentes usuários), fabricação local ou não de partes dos sobressalentes, etc.
Fazendo uma varredura no google, achei valores de 12 para o rafale e outros que chegam a 17 para o SH.
Seria legal ter esses dados corretos.