rcolistete escreveu:É como alguém pergunta "Tudo bem ?" e se responde "Tudo certo, tirando os problemas"...Penguin escreveu: Prick está aproximadamente equivocado. Creio que propositalmente para dar suportar ao imutável discurso dele. Ele ignora invariavelmente a cronologia dos fatos, o que faz uma grande diferença.
Em 10 anos o caça foi do projeto ao combate. É um exemplo de projeto bem gerenciado, com entregas antecipadas e custos decrescentes. Basicamente a USN recebeu o que ela queria, dentro do orçamento e no prazo.
Descontando todos os problemas (wing drop, wing fences, etc) do Super Hornet, aí se pode dizer que é um bom projeto...
O que o Prick e eu atentamos foi explicitado acima por você : começaram a produzir o Super Hornet (assim como o Rafale e F-35) sem testá-lo bem, resultando na detecção de vários problemas após entrega ao operador, necessidade de correções, etc.Penguin escreveu: - The Super Hornet was first ordered by the U.S. Navy in 1992.
- The Super Hornet first flew on 29 November 1995.
- Initial production on the F/A-18E/F began in 1995.
- Flight testing started in 1996
- F/A-18E/F's first carrier landing in 1997.
- Low-rate production began in March 1997
- Full production beginning in September 1997.
- Testing continued through 1999, finishing with sea trials and aerial refueling demonstrations. - - Testing involved 3,100 test flights covering 4,600 flight hours.[6]
- The Super Hornet underwent U.S. Navy operational tests and evaluations in 1999, and was approved in February 2000.[12]
- The Super Hornet achieved initial operating capability (IOC) in September 2001
- On 6 November 2002, two F/A-18Es conducted a "Response Option" strike in support of Operation Southern Watch on two surface-to-air missile launchers at Al Kut and an air defense command and control bunker at Tallil air base. One of the pilots, Lieutenant John Turner, dropped 2,000 pounds (910 kg) JDAM bombs for the first time from the Super Hornet during combat.
Problemas esses que não existiriam se as fases de demonstrador e protótipo não tivessem sido puladas. Esse era o cerne da questão, agora acontecendo com o F-35. Nisso o Prick está correto.Penguin escreveu: Entre 1992 e 1996 (durante a fase de desenvolvimento) a NASA esteve envolvida no projeto SH e contributário para sanar os problemas aerodinâmicos encontrados nas asas ( http://www.nasa.gov/centers/langley/new ... /F-18.html ).
Correções essas que poderiam ter sido feitas antes da entrada em produção normal. Mas quiseram queimar etapas...Penguin escreveu: Em 1999-2000 ocorreu o OPEVAL. Após o OPEVAL modificações adicionais foram incorporadas ( http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 01843.html ).
Também há problemas detectados e que ainda não foram corrigidos : viraram características do Super Hornet. Eu citei e outras pessoas também isso há alguns anos por aqui, não gastarei meu tempo de novo com isso. Deixo para vocês terem o prazer de encontrar fotos do Super Hornet com wing fences... perguntem para engenheiros aeronáuticos se é "elegante" um caça ter wing fences.Penguin escreveu: O que Prick cansa de fazer é citar a exaustão os problemas ocorridos no período pré-OPEVAL ou opinião de gente que nunca voo o SH e que frequentemente estavam envolvidas profissionalmente ou emocionalmente com o programa F-14 e o cancelado A-12.
Cada um com sua opinião, alguns concordam, outros discordam. Respeite a opinião do Prick, inclusive respeite-o. E você também será respeitado.Penguin escreveu:Tenho sim, ao longo do F-X2 defendido que na minha opinião o SH é uma opção válida para a FAB (acho o mesmo a respeito do Rafale ou o Gripen NG). Creio que sou um dos poucos do DB que acha que o short list faz sentido.
Hoje vejo o FX-2 totalmente sem sentido, ficou anacrônico, perdemos muito tempo. O prazo de recebimento dos caças coincidiria com a entrada operacional de F-35 e outros caças de 5a geração...
Abraços,
Roberto
Roberto,
Já debatemos aqui N vezes essa história dos wing fences, mas parece que tudo que se diz a respeito ao SH é esquecido...
Wing Fences do Growler:
Super Hornet Block II da RAAF (um dos mais recentes SH construídos) e SH da USN - Cadê os wing fences dos SH regulares?:
[]s