Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Tucano News

#4756 Mensagem por Túlio » Ter Abr 14, 2020 10:58 am

J.Ricardo escreveu: Ter Abr 14, 2020 10:32 am O depois de 2026 é que me preocupa, um gap para a decisão de um segundo lote do Gripen pode por a perder muita coisa...
Eu já conto isso como uma quase-certeza, e acrescento possíveis atrasos nas entregas (para retardar o começo dos pagamentos). Já me darei por extremamente contente se entregarem mais ou menos no prazo todos os 36, depois é passar um paninho nos AMX que ainda prestarem, talvez modernizar mais alguns, salvar (como os Chilenos) pelo menos um esquadrão de F-5 e toca o barco, ainda assim estaremos melhor do que em qualquer outra época (FAB).

Já essa volta ao discurso de Gripen F para conversão operacional - já desmentido mas OK, vai saber - é que eu não entendo de jeito nenhum, vai torrar montes de horas numa coisa que dá para fazer entre o ST e o Simulador e, quando se precisar dos aviões para fazer aquilo para o que eles realmente servem - e pelo jeito muito bem - só com retrofit, porque as células usadas para isso vão estar com muito mais horas que as dos monoplaces...




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Re: Super Tucano News

#4757 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 14, 2020 11:18 am

Concordo, se fosse só para fazer conversão, melhor seria comprar o modelo "D" com eletrônica compatível, sairia mais barato e chegaria antes do restante.




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Re: Super Tucano News

#4758 Mensagem por Túlio » Ter Abr 14, 2020 11:43 am

J.Ricardo escreveu: Ter Abr 14, 2020 11:18 am Concordo, se fosse só para fazer conversão, melhor seria comprar o modelo "D" com eletrônica compatível, sairia mais barato e chegaria antes do restante.
Nem nisso eu acredito, cupincha, o Gripen E/F (e não é só ele, Typhoon também) parece ter muito mais em comum com o F-35 (só a parte buena, espero :mrgreen: ), e nunca vi biplaces feitos em série para conversão operacional nele, é "eletrônico demais" para precisar disso.




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Re: Super Tucano News

#4759 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2020 12:17 pm

É bom lembrar que a FAB trabalha com F-5 e A-1 biplace como conversores operacionais, e portanto, os modelos biplace ainda se prestam a fazer este tipo de trabalho pela doutrina vigente. Não seria de se estranhar assim que os Gripen F continuem, a priori, fazendo o mesmo trabalho.

Pode ser que mais para frente, depois de 2030, alguma coisa mude em termos de formação, pois como disse, da mesma forma que o ST ainda terá de se provar suficiente para a formação dos caçadores do Gripen E, o Gripen F também terá de se provar necessário para conversão operacional nos esquadrões de caça. E isso só depois que eles entrarem em operação.

Se houverem mais atrasos na entrega dos caças - e acho isso quase certo também - um segundo lote vai depender mais de fatores externos do que internos, já que entre 2021 e 2023 teremos a decisão de quatro concorrências que irão ajudar a decidir o futuro comercial do caça, qual sejam, Canadá, Finlândia, Índia e Suíça. Se o Gripen E/F vencer em pelo menos uma delas, isso vai dar uma folga nos custos gerais do caça, e consequentemente pode influenciar em eventuais lotes posteriores da FAB e Suécia.

Agora é esperar para ver. A sobrevivência da linha de produção do Gripen E/F na Embraer e Suécia está nas mãos das exportações que se consiga fazer nos próximos anos. E por tabela, também a sua viabilidade operacional e financeira.

abs.




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Re: Super Tucano News

#4760 Mensagem por Cassio » Ter Abr 14, 2020 1:21 pm

A grave maioria das horas de vôo será feita no ST e no simulador. Apenas algumas horas serão necessárias nos "F" para adaptação do aluno.
Seriam voos para adaptação antes do voo solo. Nenhum problema nisso.




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Re: Super Tucano News

#4761 Mensagem por Túlio » Ter Abr 14, 2020 1:31 pm

Cassio escreveu: Ter Abr 14, 2020 1:21 pm A grave maioria das horas de vôo será feita no ST e no simulador. Apenas algumas horas serão necessárias nos "F" para adaptação do aluno.
Seriam voos para adaptação antes do voo solo. Nenhum problema nisso.
Grande Cássio, mantenho meu ponto: não há biplace para conversão em F-22 nem F-35 mas tá tri, são 5G; só que também o Typhoon (4G) prescinde disso e, sendo o Gripen E mais novo e com ainda maior vocação "eletrônica", por que precisaria?

A meu ver, tem gente na FAB falando do que não sabe...




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Re: Super Tucano News

#4762 Mensagem por Cassio » Ter Abr 14, 2020 2:13 pm

Eu duvido que, tendo um "F", um piloto não vá fazer pelo menos um voo nele antes de solar num "E".

A FAB sempre foi muito cautelosa e todos nossos caças de ponta tiveram uma versão Biplace. Não se trata de como os outros fazem, e sim de como nós fazemos.

E quem me falou sabe sim do que fala... Já demonstrou isso posta mim em outras oportunidades.




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Re: Super Tucano News

#4763 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2020 2:16 pm

Cassio escreveu: Ter Abr 14, 2020 1:21 pm A grave maioria das horas de vôo será feita no ST e no simulador. Apenas algumas horas serão necessárias nos "F" para adaptação do aluno.
Seriam voos para adaptação antes do voo solo. Nenhum problema nisso.
E esses voos seriam feitos no 3o Gav ou em Natal?
Até onde sei, os pilotos vão direto daqueles esquadrões para a primeira linha.
Vai mudar alguma coisa na parte de voo no 3o Gav para adaptar os pilotos ao Gripen E?

abs




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Re: Super Tucano News

#4764 Mensagem por Cassio » Ter Abr 14, 2020 4:25 pm

Não tenho bola de cristal.

Mas acho que fica assim... AFA > Natal > terceiros > unidade Gripen Simuladores > unidade Gripen voo de adaptação em Gripen F > Gripen E.




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Re: Super Tucano News

#4765 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2020 9:12 pm

A FAB encomendou também simuladores do Gripen E, só não sei quantos. Caso seja mais de um, na melhor das hipóteses, cada grupo de caça talvez possa dispor do seu, com os pilotos seguindo para o biplace e depois voando o modelo E.
Agora, olhando o painel e as características da parte eletrônica do Gripen E/F acho que uma adaptação dos A-29, pelo menos no 3o Gav seria bem vindo.
Quanto mais parecido melhor na minha opinião. Isso facilita inclusive a passagem do piloto para o simulador.
Os suecos sempre destacam que os pilotos do Gripen serão gestores de sistema de sistemas. Então, para lidar com todas as novidades da interface homem - maquina que ele irá oferecer, aproximar o ST já na formação dos pilotos no 3o Gav seria providente. As soluções estão aqui mesmo e como o avião vai precisar de MLU, seria o caso de juntar o útil ao agradável.

abs




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Re: Super Tucano News

#4766 Mensagem por Túlio » Ter Abr 14, 2020 9:21 pm

Cassio escreveu: Ter Abr 14, 2020 2:13 pm Eu duvido que, tendo um "F", um piloto não vá fazer pelo menos um voo nele antes de solar num "E".

A FAB sempre foi muito cautelosa e todos nossos caças de ponta tiveram uma versão Biplace. Não se trata de como os outros fazem, e sim de como nós fazemos.

E quem me falou sabe sim do que fala... Já demonstrou isso posta mim em outras oportunidades.
Então OK, além de, só pra variar, eu ter falado BESTEIRA :oops: : fui checar e o Typhoon tem biplace sim, e é também para conversão operacional. Minhas desculpas a todos, odeio DESINFORMAR, é que erro como qualquer outro:


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Re: Super Tucano News

#4767 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2020 9:26 pm

Os únicos caças que até o momento não possuem versão biplace são os 5a G. Por enquanto.

abs




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Re: Super Tucano News

#4768 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 15, 2020 2:19 pm

Esse Euro biplace consegue ser mais feio ainda...




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Re: Super Tucano News

#4769 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 15, 2020 10:14 pm

Mono e biplace são ambos muito feios. Já o Rafale é um príncipe na frente deles.
Até os Tornado são mais bonitos do que o Typhoon.

abs




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Re: Super Tucano News

#4770 Mensagem por arcanjo » Sex Abr 17, 2020 2:59 pm

Primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria completa voo inaugural com sucesso

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