Já essa volta ao discurso de Gripen F para conversão operacional - já desmentido mas OK, vai saber - é que eu não entendo de jeito nenhum, vai torrar montes de horas numa coisa que dá para fazer entre o ST e o Simulador e, quando se precisar dos aviões para fazer aquilo para o que eles realmente servem - e pelo jeito muito bem - só com retrofit, porque as células usadas para isso vão estar com muito mais horas que as dos monoplaces...
Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61555
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Eu já conto isso como uma quase-certeza, e acrescento possíveis atrasos nas entregas (para retardar o começo dos pagamentos). Já me darei por extremamente contente se entregarem mais ou menos no prazo todos os 36, depois é passar um paninho nos AMX que ainda prestarem, talvez modernizar mais alguns, salvar (como os Chilenos) pelo menos um esquadrão de F-5 e toca o barco, ainda assim estaremos melhor do que em qualquer outra época (FAB).
Já essa volta ao discurso de Gripen F para conversão operacional - já desmentido mas OK, vai saber - é que eu não entendo de jeito nenhum, vai torrar montes de horas numa coisa que dá para fazer entre o ST e o Simulador e, quando se precisar dos aviões para fazer aquilo para o que eles realmente servem - e pelo jeito muito bem - só com retrofit, porque as células usadas para isso vão estar com muito mais horas que as dos monoplaces...
Já essa volta ao discurso de Gripen F para conversão operacional - já desmentido mas OK, vai saber - é que eu não entendo de jeito nenhum, vai torrar montes de horas numa coisa que dá para fazer entre o ST e o Simulador e, quando se precisar dos aviões para fazer aquilo para o que eles realmente servem - e pelo jeito muito bem - só com retrofit, porque as células usadas para isso vão estar com muito mais horas que as dos monoplaces...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1047 vezes
Re: Super Tucano News
Concordo, se fosse só para fazer conversão, melhor seria comprar o modelo "D" com eletrônica compatível, sairia mais barato e chegaria antes do restante.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61555
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Nem nisso eu acredito, cupincha, o Gripen E/F (e não é só ele, Typhoon também) parece ter muito mais em comum com o F-35 (só a parte buena, espero ), e nunca vi biplaces feitos em série para conversão operacional nele, é "eletrônico demais" para precisar disso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38042
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Super Tucano News
É bom lembrar que a FAB trabalha com F-5 e A-1 biplace como conversores operacionais, e portanto, os modelos biplace ainda se prestam a fazer este tipo de trabalho pela doutrina vigente. Não seria de se estranhar assim que os Gripen F continuem, a priori, fazendo o mesmo trabalho.
Pode ser que mais para frente, depois de 2030, alguma coisa mude em termos de formação, pois como disse, da mesma forma que o ST ainda terá de se provar suficiente para a formação dos caçadores do Gripen E, o Gripen F também terá de se provar necessário para conversão operacional nos esquadrões de caça. E isso só depois que eles entrarem em operação.
Se houverem mais atrasos na entrega dos caças - e acho isso quase certo também - um segundo lote vai depender mais de fatores externos do que internos, já que entre 2021 e 2023 teremos a decisão de quatro concorrências que irão ajudar a decidir o futuro comercial do caça, qual sejam, Canadá, Finlândia, Índia e Suíça. Se o Gripen E/F vencer em pelo menos uma delas, isso vai dar uma folga nos custos gerais do caça, e consequentemente pode influenciar em eventuais lotes posteriores da FAB e Suécia.
Agora é esperar para ver. A sobrevivência da linha de produção do Gripen E/F na Embraer e Suécia está nas mãos das exportações que se consiga fazer nos próximos anos. E por tabela, também a sua viabilidade operacional e financeira.
abs.
Pode ser que mais para frente, depois de 2030, alguma coisa mude em termos de formação, pois como disse, da mesma forma que o ST ainda terá de se provar suficiente para a formação dos caçadores do Gripen E, o Gripen F também terá de se provar necessário para conversão operacional nos esquadrões de caça. E isso só depois que eles entrarem em operação.
Se houverem mais atrasos na entrega dos caças - e acho isso quase certo também - um segundo lote vai depender mais de fatores externos do que internos, já que entre 2021 e 2023 teremos a decisão de quatro concorrências que irão ajudar a decidir o futuro comercial do caça, qual sejam, Canadá, Finlândia, Índia e Suíça. Se o Gripen E/F vencer em pelo menos uma delas, isso vai dar uma folga nos custos gerais do caça, e consequentemente pode influenciar em eventuais lotes posteriores da FAB e Suécia.
Agora é esperar para ver. A sobrevivência da linha de produção do Gripen E/F na Embraer e Suécia está nas mãos das exportações que se consiga fazer nos próximos anos. E por tabela, também a sua viabilidade operacional e financeira.
abs.
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1336
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 481 vezes
Re: Super Tucano News
A grave maioria das horas de vôo será feita no ST e no simulador. Apenas algumas horas serão necessárias nos "F" para adaptação do aluno.
Seriam voos para adaptação antes do voo solo. Nenhum problema nisso.
Seriam voos para adaptação antes do voo solo. Nenhum problema nisso.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61555
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Grande Cássio, mantenho meu ponto: não há biplace para conversão em F-22 nem F-35 mas tá tri, são 5G; só que também o Typhoon (4G) prescinde disso e, sendo o Gripen E mais novo e com ainda maior vocação "eletrônica", por que precisaria?
A meu ver, tem gente na FAB falando do que não sabe...
A meu ver, tem gente na FAB falando do que não sabe...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1336
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 481 vezes
Re: Super Tucano News
Eu duvido que, tendo um "F", um piloto não vá fazer pelo menos um voo nele antes de solar num "E".
A FAB sempre foi muito cautelosa e todos nossos caças de ponta tiveram uma versão Biplace. Não se trata de como os outros fazem, e sim de como nós fazemos.
E quem me falou sabe sim do que fala... Já demonstrou isso posta mim em outras oportunidades.
A FAB sempre foi muito cautelosa e todos nossos caças de ponta tiveram uma versão Biplace. Não se trata de como os outros fazem, e sim de como nós fazemos.
E quem me falou sabe sim do que fala... Já demonstrou isso posta mim em outras oportunidades.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38042
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Super Tucano News
E esses voos seriam feitos no 3o Gav ou em Natal?
Até onde sei, os pilotos vão direto daqueles esquadrões para a primeira linha.
Vai mudar alguma coisa na parte de voo no 3o Gav para adaptar os pilotos ao Gripen E?
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1336
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 481 vezes
Re: Super Tucano News
Não tenho bola de cristal.
Mas acho que fica assim... AFA > Natal > terceiros > unidade Gripen Simuladores > unidade Gripen voo de adaptação em Gripen F > Gripen E.
Mas acho que fica assim... AFA > Natal > terceiros > unidade Gripen Simuladores > unidade Gripen voo de adaptação em Gripen F > Gripen E.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38042
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Super Tucano News
A FAB encomendou também simuladores do Gripen E, só não sei quantos. Caso seja mais de um, na melhor das hipóteses, cada grupo de caça talvez possa dispor do seu, com os pilotos seguindo para o biplace e depois voando o modelo E.
Agora, olhando o painel e as características da parte eletrônica do Gripen E/F acho que uma adaptação dos A-29, pelo menos no 3o Gav seria bem vindo.
Quanto mais parecido melhor na minha opinião. Isso facilita inclusive a passagem do piloto para o simulador.
Os suecos sempre destacam que os pilotos do Gripen serão gestores de sistema de sistemas. Então, para lidar com todas as novidades da interface homem - maquina que ele irá oferecer, aproximar o ST já na formação dos pilotos no 3o Gav seria providente. As soluções estão aqui mesmo e como o avião vai precisar de MLU, seria o caso de juntar o útil ao agradável.
abs
Agora, olhando o painel e as características da parte eletrônica do Gripen E/F acho que uma adaptação dos A-29, pelo menos no 3o Gav seria bem vindo.
Quanto mais parecido melhor na minha opinião. Isso facilita inclusive a passagem do piloto para o simulador.
Os suecos sempre destacam que os pilotos do Gripen serão gestores de sistema de sistemas. Então, para lidar com todas as novidades da interface homem - maquina que ele irá oferecer, aproximar o ST já na formação dos pilotos no 3o Gav seria providente. As soluções estão aqui mesmo e como o avião vai precisar de MLU, seria o caso de juntar o útil ao agradável.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61555
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Cassio escreveu: ↑Ter Abr 14, 2020 2:13 pm Eu duvido que, tendo um "F", um piloto não vá fazer pelo menos um voo nele antes de solar num "E".
A FAB sempre foi muito cautelosa e todos nossos caças de ponta tiveram uma versão Biplace. Não se trata de como os outros fazem, e sim de como nós fazemos.
E quem me falou sabe sim do que fala... Já demonstrou isso posta mim em outras oportunidades.
Então OK, além de, só pra variar, eu ter falado BESTEIRA : fui checar e o Typhoon tem biplace sim, e é também para conversão operacional. Minhas desculpas a todos, odeio DESINFORMAR, é que erro como qualquer outro:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38042
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Super Tucano News
Os únicos caças que até o momento não possuem versão biplace são os 5a G. Por enquanto.
abs
abs
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1047 vezes
Re: Super Tucano News
Esse Euro biplace consegue ser mais feio ainda...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38042
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Super Tucano News
Mono e biplace são ambos muito feios. Já o Rafale é um príncipe na frente deles.
Até os Tornado são mais bonitos do que o Typhoon.
abs
Até os Tornado são mais bonitos do que o Typhoon.
abs
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1924
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 831 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria completa voo inaugural com sucesso
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... aerea.html
abs.
arcanjo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... aerea.html
abs.
arcanjo