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Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 1:03 pm
por PRick
ninjanki escreveu:Bom, no tópico do Rafale, claro que o F-18E tem de sair pintado como porcaria...
Por mim, tenho que o F-18E tem uma ótima eletrônica, talvez não tão moderna na parte de interface humana e integração de sistemas, mas para cada sistema individualmente, estado da arte. O principal problema dele é o conjunto da obra: O F-18E é um remendo do início ao fim. Queriam fazer um caça novo, mas tinham de faze-lo parecer com um antígo. Acabaram com algo mais pesado, mais torto, mais "sujo" que o original. Claro que resolveram muitos problemas, mas isso só o deixou um caça funcional, nada para se orgulhar depois. Não tem comparação com Typhoon ou Rafale, projetos muito mais modernos. De fato, só o F-22 e o F-35 estão anos-luz à frente desses em termos de projeto e conteúdo.

Como vetor, o F-18E atende muito bem a FAB. Mas daí dizer que é o melhor, ou que é equivalente aos outros dois... O problema do F-18 são os EUA. Não que eu ache que eles vão prometer uma coisa e entregar outra, mas os termos de negociação deles são sempre desvantajosos para nós.
Perfeito, o relatório da Comissão do Congresso dos EUA, pós-OPEVAL é claro, o F-18E é uma solução de compromisso.

Conclusão da Comissão, após a conclusão do OPEVAL!
DEFICIENCIES

As is to be expected with any aircraft at this stage, operational testing has identified anumber of deficiencies, perhaps about 100 items—of which I believe about 25-30 areappropriately considered major deficiencies. By a major deficiency, I mean a deficiency thatwill, or could, degrade the operational effectiveness or suitability of the aircraft. The otherdeficiencies are more of the nature of annoyances, which should be fixed if practical, but can besuccessfully “lived with” if needed.There are several aircraft performance areas in which the aviator prefers more. While theF/A-18E/F brings other enhancing characteristics to the aerial combat arena, in selected areas—such as maximum speed, transonic acceleration, and sustained turn rate—its performance isconstrained by the basic aerodynamics of the aircraft and the thrust of its engines. Barring majoraerodynamic redesign or reengineering, these are performance limitations that must be livedwith. Approximately five of the identified deficiencies fall in this category. These deficienciesare very close to the early predictions of aircraft performance, and are not a surprise to themanufacturers or the Navy.
fonte: http://armed-services.senate.gov/statem ... 0322pc.pdf

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 1:45 pm
por rcolistete
Sintra escreveu: Você não faz a minima ideia do que está a dizer... E já agora em termos de capacidade de processamento "pura e dura" não existe nada que voe que se compare a um Super hornet Block II, com a excepção de um Growler...
Mas é claro que estou disposto a que me forneça documentação.
Caro Sintra,

Estás a citar toda a eletrônica de bordo do Super Hornet block II ? Ou especificamente o radar AESA, a fusão de dados e interface, as contramedidas eletrônicas, etc ?

Antes de eu poder comentar, quero saber exatamente o que está dizendo.

Abraços,

Roberto

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 7:13 pm
por Sintra
rcolistete escreveu:
Sintra escreveu: Você não faz a minima ideia do que está a dizer... E já agora em termos de capacidade de processamento "pura e dura" não existe nada que voe que se compare a um Super hornet Block II, com a excepção de um Growler...
Mas é claro que estou disposto a que me forneça documentação.
Caro Sintra,

Estás a citar toda a eletrônica de bordo do Super Hornet block II ? Ou especificamente o radar AESA, a fusão de dados e interface, as contramedidas eletrônicas, etc ?

Antes de eu poder comentar, quero saber exatamente o que está dizendo.

Abraços,

Roberto
Estou a falar na capacidade de processamento que está presente no Super Hornet Block II que lhe permite fazer fusão de dados dos vários sensores, controlo electrônico de ECM, ECCM, comunicações, etc.

Abraço

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 7:59 pm
por G-LOC
cb_lima escreveu: Não se preocupe cara, de uma maneira ou outra o Rafale já levou essa e você não precisa esse tipo de argumento e distorção de informação para justificar o que diz.
CB_Lima
O Prick aposta no Rafale (antes era Mirage 2000) confiando que a decisão vai ser política, mas que dar a impressão que a decisão dele e do governo foi puramente técnica. Se acertar vai comemorar a escolha do "melhor".

G-LOC

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 10:32 pm
por Flávio Rocha Vieira
Rafale: O Brasil ou nada
Franceses tentam tudo para vender o Rafale


04.08.2009


Com a aproximação da data da decisão final sobre a escolha de uma aeronave para substituir os caças Mirage-2000 ao serviço na FAB, os fabricantes avançam os seus últimos lances, as suas últimas jogadas de «última hora» e as últimas pressões sobre políticos, governantes e mesmo militares.
Entre os concorrentes, aquele que tem se mostrado mais ativo na sua tentativa de vender o seu avião para a FAB é a francesa Dassault, que propõe fornecer o caça Rafale.

Desde 2008, que com o acumular de fracassos por parte da França, o governo do país criou uma comissão especializada, que funciona no próprio palácio do Eliseu, a residência oficial do presidente, que se destina a estudar caso a caso as propostas para a venda de equipamentos militares franceses, especialmente a aeronave da Dassault.

Os franceses estão seguros de uma das razões da falta de sucesso na venda do Rafale não é a qualidade ou a sofisticação do aparelho, mas acima de tudo a capacidade que os concorrentes, especialmente os norte-americanos, tiveram para conseguir às vezes no último minuto, que a encomenda fosse para os americanos ou para a concorrente europeia EADS.

Especialistas franceses na área da aviação afirmam mesmo que existe um boicote intencional por parte dos americanos contra as empresas francesas com a Dassault à cabeça, com o objectivo de «matar» a concorrência francesa.
O Rafale foi proposto a países tão diferentes quanto Marrocos, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Singapura e Holanda e em todos os casos a Dassault acabou perdendo. No total as encomendas perdidas somam o equivalente a 25 bilhões de Euros.
O investimento francês no Rafale já atingiu 28 bilhões de Euros e a exportação é vista como a única coisa de não transformar o Rafale numa catástrofe financeira.

É neste ambiente de «dar tudo por tudo» que os franceses têm vivido nos últimos tempos em constantes negociações, propostas e contra-propostas que têm como objetivo não deixar nunca de pressionar, para que a Dassault não colecione mais uma derrota mesmo na fase final da «batalha».
Ainda nas últimas semanas, e seguindo as instruções da comissão reunida no palácio do Eliseu, um grupo de deputados brasileiros foi convidado a visitar a fábrica da Dassault durante uma visita à França.

Porque a comissão francesa - que funciona como um «gabinete de crise» - considera que a razão das derrotas da Dassault foi resultado da falta de pressão política, chegou-se a temer que a dose tenha sido demasiada.
Como resultado da pressão e dos agrados ao ministro Nelson Jobim, a imprensa brasileira tem afirmado claramente nos últimos dias que o ministro brasileiro da defesa, já está convencido, tendo por isso o caça francês sido dado como vencedor antecipado.

Mas os franceses não ficaram por aí, e durante as negociações têm pressionado e tentado estabelecer ligações e dar contrapartidas nos negócios que estão sendo negociados entro o Brasil e a França na área naval.
A França fará tudo o que for possível e impossível para garantir que vai pela primeira vez vender o Rafale.

As negociações têm sido complexas e o páreo muito duro. A SAAB sueca não deixa de ter um produto de qualidade ainda que para alguns demasiado pequeno para as necessidades brasileiras e a Boeing, que apresenta ao Brasil o seu caça F/A-18 também tem apresentado facilidades que não eram usuais aos fabricantes americanos.
Neste último caso porém, a tradicional desconfiança para com os Estados Unidos continua a ser um problema que os franceses não deixam de apresentar como argumento para defender o Rafale.

Os preços que têm vazado para a imprensa (nenhum deles confirmado naturalmente) também mostram algo que não é favorável para o Rafale. O caça francês é de longe o mais caro de todos e a sua superioridade tecnológica não justifica a diferença. Não se conhecem dados claros, mas se forem confirmados, isso poderá querer dizer que a versão do Rafale apresentada ao Brasil, é mais sofisticada que aquela que está presentemente ao serviço na França. Se não for, os franceses tiveram que oferecer qualquer coisa mais para justificar a aquisição.

O jornal brasileiro Folha de São Paulo, afirmou nas últimas horas que a FAB (força aérea brasileira) não apontaria nenhum dos três caças concorrentes como vencedor, o que pode indicar que os militares se pretendem distanciar das possíveis negociações paralelas entre os governos de Paris e de Brasília sobre as várias aquisições que estão presentemente em negociação.

Em: http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=798

Um fraternal abraço,

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 10:44 pm
por Marino
Especialistas franceses na área da aviação afirmam mesmo que existe um boicote intencional por parte dos americanos contra as empresas francesas com a Dassault à cabeça, com o objectivo de «matar» a concorrência francesa.
:wink:

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 10:51 pm
por Carlos Mathias
:wink: :wink: :wink: :wink:
:x :x :x :x

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 10:53 pm
por Antunes
Flávio Rocha, você poderia postar essa matéria no Tópico do F-X2, o pessoal parece estar meio sem assunto lá.
[]s

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 11:01 pm
por Flávio Rocha Vieira
Antunes escreveu:Flávio Rocha, você poderia postar essa matéria no Tópico do F-X2, o pessoal parece estar meio sem assunto lá.
[]s
Ok Antunes, já está lá.

Um fraternal abraço,

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 11:05 pm
por Carlos Lima
bem-vindos ao mundo das concorrências internacionais...

Esse jogo está pelo visto mais do que decidido :)

Boa Sorte para a FAB :wink:

[]s
CB_Lima

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 11:10 pm
por U-27
se esse negocio de peça americana no rafale for verdade, começarei a sentir falta do su-35 na concorrencia...

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 11:22 pm
por orestespf
cb_lima escreveu:bem-vindos ao mundo das concorrências internacionais...

Esse jogo está pelo visto mais do que decidido :)

Boa Sorte para a FAB :wink:

[]s
CB_Lima
Tá não, tá não mesmo! :wink:

Re: Rafale News

Enviado: Ter Ago 04, 2009 11:23 pm
por Penguin
Marino escreveu:
Especialistas franceses na área da aviação afirmam mesmo que existe um boicote intencional por parte dos americanos contra as empresas francesas com a Dassault à cabeça, com o objectivo de «matar» a concorrência francesa.
:wink:
Esse é o xororó que Orestes fez referência, que ocorre quando se perde concorrências. Depois de 7 derrotas, acho que desenvolve-se mania de perseguição :lol:

Na boa, na época da maioria das concorrência perdidas, o Rafale não possui AESA, não possuia HMD integrado, não tinha pod de designação de alvos integrado, e as armas integradas eram limitadas. Sua capacidade multirole na prática era limitada. Atualmente com o F-3 e F-3+ as coisas tem melhorado.

[]s

Re: Rafale News

Enviado: Qua Ago 05, 2009 11:10 am
por Carlos Mathias
O chororô é aqui, e não é francês Santiago, você sabe disso. :wink: 8-]

Re: Rafale News

Enviado: Qua Ago 05, 2009 11:32 am
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:O chororô é aqui, e não é francês Santiago, você sabe disso. :wink: 8-]
Claro, que não! O xororô sempre será de quem está perdendo ou perde. O padrão geralmente será o mesmo dos franceses da Dassault. Lembra que eles chegaram a ameaçar entrar com um processo na Coréia do Sul. Isso faz parte. Os russo é que foram mansos. Mas de repente tinham seus motivos.

[]s