Página 316 de 355

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Ago 05, 2022 6:38 pm
por gogogas
Se esta confirmação de doação da FAB dos Super Puma daquela força , pode dar um pequeno fôlego aos Cougar do EB ! Mas o Caracal é caro , o EB deveria optar por outro helicóptero da categoria do EC 135 da MB

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Ago 05, 2022 9:00 pm
por FCarvalho
Todos os Super Puma da FAB deram baixa faz tempo, e a maioria virou sucata e foi vendida assim. Até onde sei não há células disponíveis para serem reaproveitadas. E todas elas estavam com as horas de voo vencidas. Então, não tem muita lógica a Avex receber tais helos.

Quanto aos Jaguar, o EB sabe muito bem os seus custos de operação\manutenção, e também suas capacidades operacionais, bem como das possibilidades sobre sua adoção, ou não, nos próximos anos. O que tenho visto e lido faz muito tempo são comentários de pessoal da Avex no sentido de se obter mais Black Hawk, que por si dispensa comentários de apresentação.

Enfim, não duvido de novas aquisições de HM-4, dada a relação da Helibrás\AirbusHelicopters com a seara política no Brasil, assim como também não descarto uma simples aquisição via FMS de uma quantidade bastante robusta de BH não somente para o EB, como para as demais forças, que também desejam a boca pequena mais unidades deste helo.

Se a politicalha local não se meter no assunto, é muito provável que os militares envidem esforços nos próximos anos para obter mais daqueles helos norte americanos. Se eles vão conseguir todos que querem, veremos.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Ago 11, 2022 2:05 pm
por FCarvalho
O mercado militar do Black Hawk no Brasil no médio e longo prazo:

Avex: 16 unidades citadas como demanda para substituir HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar;

FAB: 6 a 8 unidades em demanda para o 2o\10o Gav Esq Pelicano para SAR e C-SAR. Segundo diz-se, a versão de interesse da força aérea seria a Pave Hawk; se uma nova aquisição for feita via FMS em conjunto com as demais forças, não haveria objeção ao modelo UH-60M que é a versão atual de exportação do helo;

Aviação Naval: 6 unidades em demanda do SH-16 Seahawk para complementar o HS-1. Existe a possibilidade de até 9 unidades adicionais para a próxima década em substituição aos 8 AH-1 Super Linx hora modernizados para operar nas fragatas classe Tamandaré. Este número pode crescer na medida em que o número de novos navios forem incorporados à esquadra.

UH-60M > até 24 unidade
SH-60B > até 15 unidades

Total = 39

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Ago 21, 2022 12:59 am
por Aim For The Top
O AW249 fez seu primeiro voo.


Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Ago 21, 2022 1:57 am
por FCarvalho
Mais um para a lista de testes a ser feita pela Avex.
Boa sorte pra ele. E para nós também. Vamos precisar, e muito.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Ago 21, 2022 4:17 pm
por FCarvalho
Com alguma sorte poderemos testar esse aqui também no futuro.

Imagem

https://haber.aero/ozel-roportajlar/gok ... tasiyacak/

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 23, 2022 2:45 pm
por FCarvalho
Um sonho de consumo para a Avex, e uma brincadeira cara, muito cara.


Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 23, 2022 2:51 pm
por FCarvalho
Outra opção para brincar, mas não menos cara quanto a da Sikorky.

Imagem

https://www.boeing.com/defense/ch-47-chinook/

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 23, 2022 3:08 pm
por J.Ricardo
O Chinook faz todo sentido para o EB, principalmente para o TO da Amazônia.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 23, 2022 6:59 pm
por FCarvalho
J.Ricardo escreveu: Ter Ago 23, 2022 3:08 pm O Chinook faz todo sentido para o EB, principalmente para o TO da Amazônia.
Se fosse para escolher um dos dois eu ficaria com o King Stallion, apesar do preço mais do que salgado, é muito mais helo do que o Chinook.
Por outro lado, o CH-47 dá até para negociar vendas via FMS em quantidades mais adequadas as nossas necessidades, já que existem centenas deles nos depósitos do US Army pegando sol e poeira em algum deserto. As versões D ainda estão em serviço, mas já existem muitas que foram aposentadas. Só não sei se eles nos dariam as quantidades que o EB entendesse necessárias.
Com a criação do núcleo da Avex em Belém, agora são duas bases na região norte. E para sem bem honesto, se for para comprar 4 ou 6 helos e depois dividir entre as duas, melhor nem comprar. O 3o Bavex também tem necessidade deste tipo de helo. Aliás, todos os quatro Bavex tem necessidade de um helo pesado. Mas difícil é conseguir convencer alguém disso ainda nesta década com os problemas de substituição de helos médios sem solução no curto prazo e médio prazo.
A não ser que os norte americanos nos desses eles de graça só pagando o transporte para o Brasil como fizeram com os M-109A5. Mas isso eu duvido.
De qualquer forma seria algo bem interessante para dar cabo de modernizar por aqui mesmo. Se bem que não temos ninguém que possa fazer isso nestes helos. Ao menos não em nível de revisão de check C e D.
A AEL com certeza daria um jeito nos reloginhos do painel... :mrgreen:

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 24, 2022 1:10 pm
por FCarvalho
FCarvalho escreveu: Qua Ago 24, 2022 12:27 pm
Suetham escreveu: Ter Ago 23, 2022 7:17 pm Coincidência da porr(a)!!! :lol: :lol:
Eles parecem meio "indecisos" sobre o desenho final deste helo :mrgreen:

Conquanto uma informação sobre o desing final do helo parece seguir no sentido do desenho acima, mostrado aqui pela AVIC quase um ano atrás.
Duas imagens das mais bonitas deste modelo proposto.
A ver se ele segue até o final.

https://topcor.ru/uploads/posts/2021-11/thumbs/1636480597_24455.jpghttps://www.airrecognition.com/images/stories/news/2021/october/AVIC_unveils_Advanced_Heavy_Lifter_design_in_promotional_video-01.jpg

https://www.airrecognition.com/index.ph ... video.html

https://topcor.ru/22580-rossija-i-kitaj ... 2-ahl.html

Este último link está em cirílico mas dá para traduzir via google tradutor.

Particularmente gosto muito desta versão. E fico imaginando que definidas as características dele, será muito parecido com o CH-53K, que por sí já é um baita helo.
E para não deixar de ser chato, imagina o quanto estes helos poderiam fazer nas forças armadas brasileiras.
Quem sabe na próxima década a gente se entende sobre este assunto como estão querendo se entender sobre a AAe comum.
Colei aqui este comentário lá do tópico sobre a PLAAF pelas muitas possibilidades que este projeto sino-russo pode nos oferecer. A melhor de todas é não nos deixar nas mãos de um único fornecedor deste tipo de helo. Fornecedor aliás, nada confiável, diga-se de passagem.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 24, 2022 6:29 pm
por FCarvalho
Compras de oportunidade a vista no clubinho dos Brics. :twisted:

https://cdn.jetphotos.com/full/6/13814_1561382093.jpghttps://www.army-technology.com/wp-content/uploads/sites/3/2020/04/Image-1-Mi-38T-Helicopter-800x418.jpg
https://www.edrmagazine.eu/wp-content/uploads/2021/08/TAI-ATAK-2-IDEF-21_02.jpghttps://cdn.jetphotos.com/full/5/82619_1633523382.jpg
https://www.airrecognition.com/images/stories/news/2021/october/AVIC_unveils_Advanced_Heavy_Lifter_design_in_promotional_video-03.jpghttps://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2022/05/AC313A.jpg

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 24, 2022 6:52 pm
por FCarvalho
Turkish Aerospace Industries: ATAK 2 heads towards 2023 maiden flight
25/08/2021
Imagem

https://www.edrmagazine.eu/turkish-aero ... den-flight

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 24, 2022 6:55 pm
por FCarvalho

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 24, 2022 7:00 pm
por FCarvalho
Catálogos de produtos Kazan Helicopters

Imagem

https://pdf.aeroexpo.online/pdf/jsc-rus ... 18785.html