Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4711 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 06, 2022 11:15 pm

gogogas escreveu: Seg Abr 04, 2022 7:51 pm A grande questão é a FAB , ainda tenho certeza que não chegaram a um acordo com está ideia do EB ter aviões de asa fixa ....
O único acordo que precisa haver entre ambas é esse: $$$
E segue a vida, com cada um com os seus problemas.




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Re: Aviação do Exército

#4712 Mensagem por Aim For The Top » Qui Abr 14, 2022 1:39 pm

PORTARIA – EME/C Ex Nº 684, DE 4 DE ABRIL DE 2022

Aprova os Requisitos Operacionais (RO) do Sistema
de Armamento Axial e de Imageamento para
Helicópteros (SiAAIH) (EB20-RO-04.051), 1ª Edição,
2022.




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Re: Aviação do Exército

#4713 Mensagem por Lucubus » Dom Mai 15, 2022 1:44 pm

enquanto isso

Aprovação AH-1Z dos EUA para a Nigéria

Centro de notícias15 de maio de 2022

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AH-1Z-Viper

Os Estados Unidos decidiram aprovar uma possível venda militar estrangeira (FMS) para a Nigéria em relação ao helicóptero de ataque AH-1Z.

O FMS em questão inclui a venda de 12 helicópteros de ataque AH-1Z para a Nigéria. Caso o acordo seja realizado, a Nigéria comprará 12 Helicópteros AH-1Z, 28 Motores T-700GE401C, 2.000 Kits de Orientação APKWS, Sistema de Visão Noturna AN/AV-9, Canhão de Nariz M197 20mm, Sistema de Mira e equipamentos adicionais com custo estimado de 997 milhões de dólares fornecerá serviços.

Imagem

A venda também exigirá várias viagens do governo dos EUA e representantes de contratados para participar do programa e whitepapers, além de treinamento temporário e suporte de manutenção por um período de 5 anos. Além disso, 3 representantes de contratados precisarão residir no país por aproximadamente 2 anos para apoiar este programa.




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Re: Aviação do Exército

#4714 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 15, 2022 3:19 pm

Tem 27 Viper dando sopa do AMARG e milagrosamente ninguém pegou via EDA até agora, são semi-novos. Mas, de toda forma, o EB precisa pegar os Hind da FAB e utilizar, aquele helicóptero é praticamente perfeito pra região Amazônica.




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Re: Aviação do Exército

#4715 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 15, 2022 5:41 pm

Cara, dou 6 meses pro Boko Haram derrubar esses Vipers como fogo concentrado das NSVs e Kords que eles possuem.




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Re: Aviação do Exército

#4716 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 15, 2022 5:54 pm

Sinceramente, eu fosse o EB, como o "AH-X" é basicamente compra de prateleira, pegava esses Viper do AMARG e ainda sobrava pro CFN + spare e CAvEx, aloca no Sul e Sudeste. Pega os Sabres e aloca na Amazônia e passa a régua, melhor do que ficar esperando versão do ATAK, que nunca se quer fabricaremos.

Chama a Rafael e integra Spike nos dois, assim deixa mais racionalizado. O Spike é integrado no Super Cobra e no Mi-24, então sem problemas entregar no Viper e no Mi-35.




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Re: Aviação do Exército

#4717 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mai 15, 2022 10:28 pm

Viktor Reznov escreveu: Dom Mai 15, 2022 5:41 pm Cara, dou 6 meses pro Boko Haram derrubar esses Vipers como fogo concentrado das NSVs e Kords que eles possuem.
Do jeito que a coisa está na Nigéria, não sei não se esse negócio sai. Com os atritos religiosos crescendo como estão, em dois toques o país vai estar a beira de uma guerra civil, e não sei se atualmente os militares nigerianos tem condições e principalmente organização para tomar conta da situação.


Um abraço e t+ :)




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Re: Aviação do Exército

#4718 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 16, 2022 3:51 pm

Lucubus escreveu: Dom Mai 15, 2022 1:44 pm enquanto isso
Aprovação AH-1Z dos EUA para a Nigéria
Esquece isso. A Avex se muito tem hoje o seu projeto mais caro a montagem da infraestrutura humana e material para o Bavex que será futuramente instalado em Belém. E nada mais.
Helo de ataque no EB é luxo e um problema que só será resolvido na próxima década, se os seus antecessores o forem primeiro.
Antes disso querem comprar mais helos de manobra para substituir os MH-2 e HM-3, o que continua sem planos, data e nem recursos para acontecer.




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Re: Aviação do Exército

#4719 Mensagem por Lucubus » Qui Mai 26, 2022 8:38 am

Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike

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No período de 22 a 25/05/22, foi realizada na Romênia, uma demonstração das capacidades do helicóptero H145M equipado com o Sistema de Armas HForce da Airbus, realizando demonstrações de tiro real com míssel Spike da Rafael.

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Na ocasião, foi possível verificar o emprego de armamentos e aeronaves de última geração, que podem vir a equipar a Aviação do Exército em breve.


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O evento, contou com a partição de diversas nações, como o Brasil, a Alemanha, o Japão, a França, a Finlândia, o Peru e entre outras.

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O Exército Brasileiro participou da atividade com militares do Estado Maior do Exército (EME), Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Logístico (COLOG) e Comando de Aviação do Exército (CAvEx).

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FONTE E FOTOS: EB

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... seis-spike




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Re: Aviação do Exército

#4720 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 26, 2022 8:55 am

Spike no EB é previsível. Já H145M nem tanto. Embora seja um candidato a substituir os Fennec natural e fortíssimo.
Com duas turbinas e potência de sobra ele poderia ser inclusive operado com segurança na área do CMA e CMN.
Algo que os Esquilo/Fennec nunca foram capazes de fazer.
E claro, é um produto via Helibras/AirbusHelicopters.




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Re: Aviação do Exército

#4721 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 24, 2022 4:15 pm





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Re: Aviação do Exército

#4722 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 25, 2022 2:29 pm

Algo interessante a se pensar, agora que parece as atenções para uma possível solução de consenso ao helo de ataque do EB pode ser vista no H145M, a MB ainda não resolveu o seu programa UHL, ao qual o cito helo também foi oferecido e concorre com outros modelos.

São 60 helos para dotar os 5 HU ao longo do país, mas que talvez tenham uma solução descontinuada, já que parece a MB continua expandindo as dotações destes esquadrões com os poucos UH-15 que serão recebidos.

Uma solução para isso seria interessante negociar com a Helibrás a produção aqui de uma quantidade que possa sustentar mais esta linha em Itajubá, mesmo porque, isto também ajudaria ao mercado civil de helos no país e América Latina, onde este modelo é bastante apreciado.

Pelo que consegui apurar valores, o H-145 civil tem custos de aquisição que vão de 9,7 a 10,2 milhões de dólares a unidade, dependendo dos requisitos de cada cliente. O modelo militar deve ser algo pouco mais caro que isso, acrescentando-se os sistemas necessários a sua operação.

As demandas de EB (36) e MB(60) exigiriam, portanto, investimentos mínimos entre 930 e 980 milhões de dólares. Ou pouco mais de US 1 bi se considerarmos treinamento, equipamentos de apoio e um bom CLS, além de armamentos de praxe.

Impossível :?: Eu acho que não. Improvável :?: Com a mais absoluta certeza.




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Re: Aviação do Exército

#4723 Mensagem por gogogas » Sex Ago 05, 2022 11:41 am

Esta rolando uma conversa boa kkkkkkk
Segundo informações de fulanos e bob`s da vida , os dois VH-34 que era do GTE e que foram substituídos por VH-36 estão sendo reconfigurados,revisados no PAMA -SP e vai ser repassado para o EB nos próximos meses , só não sei informar se os demais CH-34 ex FAB vai ser repassados tbm operando ou como fonte de peças ....vamos aguardar o desfecho desses boatos ....




Gogogas !
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Re: Aviação do Exército

#4724 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 05, 2022 12:03 pm

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Re: Aviação do Exército

#4725 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 05, 2022 12:49 pm

Cedo ou tarde a substituição dos HM-2 e HM-3 terá de ser feita de forma a possibilitar uma melhor distribuição dos meios entre os comandos militares e os Bavex.

Falava-se em 16 novos helos, o que poderia certamente trazer melhor e maior disponibilidade para os esquadrões. Conquanto, é provável que apenas depois de 2024 com o fim da modernização dos Fennec e Pantera, e havendo liberação de recursos, a Avex se volte para tentar obter mais helos médios para si.

Segundo a própria doutrina da Avex, um batalhão de aviação tem de poder transportar uma companhia de infantaria em um assalto aeromóvel, e para tanto, em se tratando dos meios atuais, seriam necessários cerca de 6 HM-4 Jaguar. No caso de seguir este padrão, cada Bavex tem de possui no mínimo estes 6 helos, o que nos leva a uma demanda para até 24 helos desta categoria. Se os 16 propalados forem realmente adquiridos, junto com os atuais 15, então teremos um bom saldo para dividir entre os 4 Bavex.

Embora pareça improvável, a aquisição de mais HM-4 Jaguar deveria ser a lógica a fim de manter o máximo de comunalidade da frota e facilitar a vida logística. Mas talvez esta não seja uma opção na mesa hoje para o comando do EB. Por outro lado a Avex com certeza aceita qualquer coisa que lhe chegar as mãos.




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