TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47086 Mensagem por Penguin » Dom Out 31, 2010 12:17 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, sobre a adaptação dessa capacidade no Rafale, perderia visão nos Rafale-M, mas nos C/D, não haveria problemas.

Além disso, acho que o aumento seria pequeno, pois o mecanismo giratório é bem simples e compacto.

Eu sei lá... Acho que valeria à pena a capacidade de visar alvos pelo través. :)
Provavelmente colocar uma antena swashplate no Rafale teria de avancar de modo não tão desprezivel:



Imagem

Ale'm do próprio mecanismo, a antena é mais inclinada, tomando mais espaco.
No caso do Rafale, eu acho que o bom ganho obtido com um maior angulo de varredura não se justificaria, pelo trabalho de adequacão.
E a mobilidade da antena ocasiona manutencão. O mesmo das antenas mecânicas, que a tecnologia AESA prescindiu.


[[]]'s

Antena do Thales RBE2 = 550mm (se houvesse mais espaço a antena seria maior)
Antena do Saab PS05 = 600mm




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47087 Mensagem por Katkkar » Dom Out 31, 2010 12:28 pm

faterra escreveu:Por que este problema de bicos alongados não afetam o F-18, Su-33 e nem o MiG-29K nas operações navais?
Porque essas aeronaves têm asa em flecha "classica" e empenagem horizontal. O Rafale e o Gripen, por usarem asa delta, devem compensar a fraca sustentação gerada por esse tipo de configuração em baixas velocidades com um ângulo de ataque maior. Além do mais um avião com asa delta não dispõe de
flaps, o que ajudaria a compensar esse inconveniente das asas delta.

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47088 Mensagem por Penguin » Dom Out 31, 2010 12:30 pm

Pepê Rezende escreveu:
kirk escreveu:Não me parece que o AESA do Gripen passe por tantos problemas assim ... quanto a solução swashplate ... está sendo adotada também para o Typhoon ... enquanto alguns param no tempo outros rumam à modernidade e inovação ...

Cordiais Saudações
kirk
Antes de mais nada, sua volta é bem vinda. Dá um toque divertido ao fórum. Em primeiro lugar, se o desenvolvimento segue tranquilamente, porque o Raven sumiu do noticiário numa campanha que a SAAB insiste em manter um perfil altíssimo? Respondo: a Força Aérea da Índia não comprovou o raio de ação projetado. A antena maior não compensa a menor potência oferecida pelo fato de o Gripen Demo ser monomotor. Tem mais, o NG exigirá ainda mais potência em seus sistemas e será 500kg mais pesado que o Demo. Quanto ao swashplate, UMA INVENÇÃO RUSSA, diga-se de passagem, que servia de gozação nos fóruns enquanto não foi copiada pela Suécia, ela traz um elemento complicador. Por que será que o T-50 emprega módulos de antenas espalhado em torno da fuselagem em lugar de manter o swashplate? Coloque uma coisa na cabeça, Kirk. A única chance do Gripen NG estava no Brasil, e ela era MUITÍSSIMO reduzida, porque aqui o que menos interesssa é a operacionalidade da força. Gostaria que vc tivesse lido o fantástico relatório da COPAC para ver se manteria sua defesa incondicional e irracional da proposta sueca.

Pepê
A solução russa é distinta. Não é swasphplate, mas obtém efeito similar: movimentar a antena nos 3 eixos, porém através de mecanismo mais complexo do que o swashplate adotado pela Selex (a antena apenas gira):



Imagem

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Out 31, 2010 12:59 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47089 Mensagem por Francoorp » Dom Out 31, 2010 12:45 pm

Justin Case escreveu:Amigos, boa noite.

Não conheço o autor nem suas intenções, mas acho que vale a pena ler.

http://idrw.org/?p=1100
Rafale – The obvious choice for India’s Strategic Forces Command

By admin at 30 October, 2010, 2:52 am

BY: Neeraj Kakar For Security October issue
Abraços,

Justin
Eu também ja tinha falado isso, que o Rafale por ser uma aeronave de tipo médio teria mais chances na Índia, pois estes escolheriam os TEJAS para a função dos caças leves, e os SU-30 que sempre estão comprando mais para a função dos caças pesados, e o Rafale entra nos médios...

Tendo duas aeronaves dentro da doutrina fechando os leves e os pesados resta a linha de meio, e para isso tem os médios, e aqui o Rafale vai disparado na frente na competição indiana, pois não é um projeto, tem escala de encomendas nas linhas produtivas e ainda tem muito espaço para modernizações e ampliações do projeto original... além obviamente de transferir algumas tecnologias que os indianos desejem... cai como uma luva, e se for escolhido ainda este ano no Brasil o Rafale terá sim um aumento de consideração na Índia e até nos EAU creio, pois ao contrário do que dizem nada acabou, somente se pediu um tempo... normal, querem ver se emplaca antes de escolherem, pois eles são um país pequeno e mesmo com os petrodolares os custos em relação ao PIB poderia ser elevado para eles, mas aumentando as encomendas do Rafale pelo mundo estes custos de manutenção se reduzem e blablabla, ja falamos muito sobre isso aqui.

E na India seria a mesma coisa, aumentariam os pontos a favor desta aeronave com a confirmação por parte do Brasil... e para o Brasil estas encomendas internas aumentariam as chances de se reduzir os custos para nós, e creio seja sim uma boa ideia arriscar em fazer a primeira encomenda internacional, pois vemos que o GripenNG seria um risco muito maior neste aspecto, pois ainda é um projeto e tem o ponto de que na India nem venha considerado seriamente por estar na mesma categoria do Tejas, e que os EAU, que estão interessados em mais um vetor para se reduzir riscos de se ter um único fornecedor, nem pensa em GripenNG, pois precisa de algo que esteja ja operativo.... assim arriscar no GripenNG por estes fatores ai seria realmente uma aposta arriscada, ja no Rafale estes riscos seriam menores, mas não terminados, pois tem o Tio Sam sempre correndo por fora, utilizando a força politica para se ganhar as competições de armamentos, principalmente no Oriente Médio e vizinhos da região... mas na India ja levaram o deles com a escolha dos Motores para o Tejas, e nos EAU eles são os fornecedores dos F-16 Block 60, assim os riscos de se ter os Yankees como único fornecedor para suas Forças Aéreas ou principal fornecedor no caso da Índia, com os motores da GE, abririam ainda mais espaço para os Rafale, mas melhor ter sempre um pé atras, pois no fim eles (Yankees) ainda podem fazer diferença.

Continuo achando que o Rafale vai emplacar na Índia, no Brasil, nos EAU que depende muito da política e não dos fatores técnicos e de ToT, pois eles compram de prateleira e basta, e se brincar na Lìbia também... isso mataria a pau a concorrência!!! :twisted:

O GripenNG esta fora do MMRCA da India, pois competiria diretamente com o Tejas, e a prata de casa pra eles vale mais.

Vamos ver como vai a coisa. Valeu!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47090 Mensagem por Bourne » Dom Out 31, 2010 1:40 pm

Para a concorrência que está ocorrendo na Índia parece que a coisa que menos importa é a aeronave. Se fosse era mais rápido, fácil, barato e seguro adquirir MiG's. Uma aeronave conhecida e com muitas das tecnologias, manutenção e componentes dominados pelos indianos.

O que realmente querem é tecnologia de origem ocidental e, principalmente, apóio político e estratégico do ocidente para se posicionar na região frente a grande inimiga que é a China. Por isso acho que os os norte-americanos levam, especialmente pelo segundo fator. É conveniente e interessante no momento para ambos, independente da aeronave. Quem corre por fora são os europeus (Typhoon e Rafale). Os custos são irrelevantes, caso contrário Typhoon, Rafale e, possivelmente, Super Hornet não estariam competindo. Se o foco fosse redução de riscos, o Gripen NG nem seria considerado.

Além do mais estão construindo a sua indústria aeronáutica militar, seus caças e começam a avançar em relação a um caça de quinta geração. Entretanto, como o MMRCA está tão enrolado que o FX demorará alguns anos para descobrir o que vai acontecer. :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47091 Mensagem por gaitero » Dom Out 31, 2010 1:55 pm

Bourne escreveu:Para a concorrência que está ocorrendo na Índia parece que a coisa que menos importa é a aeronave. Se fosse era mais rápido, fácil, barato e seguro adquirir MiG's. Uma aeronave conhecida e com muitas das tecnologias, manutenção e componentes dominados pelos indianos.

O que realmente querem é tecnologia de origem ocidental e, principalmente, apóio político e estratégico do ocidente para se posicionar na região frente a grande inimiga que é a China. Por isso acho que os os norte-americanos levam, especialmente pelo segundo fator. É conveniente e interessante no momento para ambos, independente da aeronave. Quem corre por fora são os europeus (Typhoon e Rafale). Os custos são irrelevantes, caso contrário Typhoon, Rafale e, possivelmente, Super Hornet não estariam competindo. Se o foco fosse redução de riscos, o Gripen NG nem seria considerado.

Além do mais estão construindo a sua indústria aeronáutica militar, seus caças e começam a avançar em relação a um caça de quinta geração. Entretanto, como o MMRCA está tão enrolado que o FX demorará alguns anos para descobrir o que vai acontecer. :lol:
Na verdade ninguem sabe o que querem os Indianos..

Veremos quando anunciarem o vencedor..

O que eu sei é que eles estão comprando mais SU-30, e já anunciaram a compra do PaK-Fa, além dos MIG para a Marinha...

Veremos...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47092 Mensagem por Justin Case » Dom Out 31, 2010 5:53 pm

Amigos,

Ontem postei aqui um comentário de fórum indiano sobre a necessidade de terem caças específicos para o Comando Estratégico.
É interessante, como cultura geral sobre problemas relacionados à capacidade de bem utilizar armas nucleares.
Apesar disso, é bastante tendencioso em favor do Rafale.
Aqui está a tradução.
IDRW.ORG
Indian Defence Research Wing
http://idrw.org/?p=1100

Rafale - A escolha óbvia para o Comando das Forças Estratégicos da Índia
30 de outubro de 2010, 02:52
Por: Neeraj Kakar, para SECURITY, edição de Outubro.

O que é o Comando das Forças Estratégicas (“Strategic Forces Command” – SFC): Em janeiro de 2003, a Comissão de Segurança do Gabinete estruturou o Conselho Executivo e o Conselho Político do Comando Nuclear (“Nuclear Command Authority – NCA”), que são presididos pelo Assessor de Segurança Nacional e pelo Primeiro-Ministro, respectivamente. Estes têm a prerrogativa de autorizar o acionamento dos meios nucleares. As diretivas do NCA são operacionalizadas pelo Comando das Forças Estratégicas (“Strategic Forces Command” – SFC), que formula o plano de guerra nuclear, gerencia o armazenamento das cerca de 100 ogivas nucleares indianas e seus sistemas de lançamento.

A necessidade de um bombardeiro estratégico: Por muitas razões e circunstâncias que o país tem atravessado nos últimos sete anos; pelos muitos planos de guerra estratégica que foram colocados para discussão sobre a mesa no Sena Bhawan (Ministério da Defesa); pelos testes de mísseis que falharam, marcando-os como não-confiáveis para o lançamento de armas nucleares: o SFC finalmente decidiu adquirir a sua própria frota de bombardeiros estratégicos, confiáveis o suficiente para garantir o lançamento de bombas nucleares.

A tríade nuclear da Índia é pouco operacional. O K-15 ainda não está operacional, nem tem o alcance necessário para atingir Lahore (no Paquistão), enquanto navega em segurança no Mar da Arábia. O Prithvis e o Agnis não têm a confiabilidade que é necessária quando você está lançando algo como uma bomba nuclear através da fronteira. O Brahmos não tem alcance suficiente para atingir Pequim ou Karachi sem exigir a mobilização das ogivas para longe de seus abrigos, tornando-as vulneráveis à detecção, perdendo assim a surpresa e, provavelmente, enfrentando o risco de sua neutralização. A Indian Air Force – IAF, no entanto, tem o SU 30 MKI, o MIG-29 e o Mirage 2000, que podem lançar a bomba incorporada em Moskits (mísseis de cruzeiro) ou em lançamento por gravidade. Mas, em uma guerra, cada aeronave da IAF estará comprometida com uma missão, não deixando, portanto, para o SFC os recursos em mãos para ensaiar, planejar e se preparar para um segundo ataque. Assim, o SFC agora precisa de seus próprios aviões para assegurar que não haverá restrições no momento da guerra.

A Missão: Então, que aeronaves são necessárias para lançar armas nucleares? Bem, o B-29 super fortaleza poderia fazê-lo. Mas os tempos mudaram. Hoje, o bombardeiro tem que ser furtivo, carregado com os mais recentes ECCM “jammers” (interferidores eletrônicos) para ser capaz de atravessar a fronteira sem ativar os SAM (mísseis solo-ar), precisa ser uma plataforma robusta e suficientemente grande para transportar cargas de 1000 libras, juntamente com tanques de combustível suficientes para fazer os trajetos de ida e volta a partir da Índia central – Pune, por exemplo. E, ao mesmo tempo, tem que ser um caça de grande capacidade de combate, para ser capaz de fazer a sua viagem de regresso, fugindo dos F-16 que teriam decolado para a interceptação. Então, uma coisa é clara: ele precisa ser caça furtivo multitarefa, manobrável e com substancial capacidade de carga externa.

Apenas o Rafale: O SU-30 MKI é, principalmente, um caça de superioridade aérea, que foi concebido para a defesa ou para dar escolta. Embora ele tenha capacidade atuar profundamente dentro do Paquistão, é muito mais vulnerável à detecção, sendo aeronave maior e mais pesada. Com um alto RCS (vulnerabilidade à detecção) ele realmente não se enquadra na categoria “stealth” (caças furtivos). O Eurofighter, embora sendo extremamente furtivo e um grande caçador, não é uma grande plataforma para lançamento de armas ar-superfície. O F-16 e o FA-18 Super Hornet têm que ser mantidos fora dos hangares do SFC, eu tenho certeza, considerando que o Pentágono nunca nos vai permitir usá-los, no sentido prático, para o lançamento de armas nucleares. O MIG 29 é uma plataforma antiga, que já está sentindo falta de seu vigor e, provavelmente, de peças de reposição também. Eu não acho que alguém esteja interessado em comprar um MIG na atualidade. De fato, após a fusão, a Sukhoi não está sequer interessada em vendê-los. O Rafale é um cavaleiro em armadura brilhante. É uma plataforma comprovada de ataque ao solo, tem a melhor aviônica (eletrônica embarcada), ECM e ECCMs (medidas e contramedidas eletrônicas). Em breve, receberá AESA (radar de varredura eletrônica) de primeira linha. O cockpit é o sonho de um piloto. Já provou sua garra no Afeganistão, e adivinhem, tem uma versão naval também, para o caso de começarmos a babar...

Ferramentas e reutilização: Mas o que realmente acontece em favor do Rafale é que a Força Aérea Indiana está mais do que feliz com seu irmão mais velho - o Mirage 2000. De fato, o Rafale foi quase escolhido como o caça para o MMRCA (programa indiano para aquisição de 126 aeronaves), antes que os americanos se interessassem pelo negócio e que os franceses apresentassem seu preço muito alto como um fator de desgaste. O Mirage 2000 foi amplamente utilizado para lançar bombas de mil libras com precisão cirúrgica nas alturas de Kargil. A Índia já tem a capacidade de revitalizar as aeronaves da Dassault. O Rafale vai ser absorvido pela Força muito facilmente. E isso também vai nos ajudar a economizar uma fortuna no treinamento de pilotos, nas ferramentas e em muitos componentes reutilizáveis.

Geopolítica: A impressionante coincidência é que o número de aeronaves que foram colocadas no papel (40) como uma exigência pelo SFC corresponde exatamente ao que foi oferecido no ano passado pelos franceses, como um negócio de oportunidade. Sarkozy vai estar aqui em Dezembro, logo após Obama ter feito o seu lance para a Boeing no MMRCA, em troca de "algo" no Conselho de Segurança. No entanto, os franceses têm coragem, e eu tenho certeza que, nesse caso, iriam vetar o acesso da Índia ao CS da ONU. E é por isso que o Rafale será escolhido como o caçador do SFC (Comando de Forças Estratégicas).
Abraço,

Justin




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47093 Mensagem por knigh7 » Dom Out 31, 2010 7:32 pm

Bom, a tia Dilma já tá eleita.

Será que essa josta de novela do FX acaba?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47094 Mensagem por Franz Luiz » Dom Out 31, 2010 7:47 pm

Está feito.
O Estado mínimo fica para São Paulo.
Podemos continuar com nossas discussões sobre investimentos militares.
Parabéns funcionários públicos federais.
Escaparam desta vez.
Espero que este FX2 termine ainda este mês.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47095 Mensagem por delmar » Dom Out 31, 2010 7:48 pm

knigh7 escreveu:Bom, a tia Dilma já tá eleita.

Será que essa josta de novela do FX acaba?
Ao menos não haverá mais desculpas. Depois que o governo anunciar o escolhido fechamos este tópico. Parodiando Santo Agostinho que falou "Roma Locuta, causa finita est", vamos anunciar na última mensagem: "Brasilia falou, a discussão terminou e fecha a conta".




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47096 Mensagem por varj » Dom Out 31, 2010 7:56 pm

De acordo com as últimas promessas deveríamos estar contando as horas.Pois já estamos atrasados.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47097 Mensagem por knigh7 » Dom Out 31, 2010 8:01 pm

delmar escreveu:
knigh7 escreveu:Bom, a tia Dilma já tá eleita.

Será que essa josta de novela do FX acaba?
Ao menos não haverá mais desculpas. Depois que o governo anunciar o escolhido fechamos este tópico. Parodiando Santo Agostinho que falou "Roma Locuta, causa finita est", vamos anunciar na última mensagem: "Brasilia falou, a discussão terminou e fecha a conta".
É verdade. Já esvaziaram o saco de desculpas.


Agora ou definem ou cancelam de uma vez.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47098 Mensagem por bcorreia » Dom Out 31, 2010 8:22 pm

AlbertoRJ escreveu: Os papas dos radares AESA, os norte-americanos, não adotaram o movimento mecânico da antena. Na minha ignorância, acho que a doutrina de uso do radar de tiro foi um fator para essa opção, além de outros não menos importantes. Os norte-americanos (e franceses) não concebem as operações de superioridade aérea sem a utilização de aeronaves AEW&C + link de dados.
O não uso de componentes mecânicos na antena não aumentaria a confiabilidade do uso? Ao menos em tese se o radar for modular seria possível continuar trabalhando mesmo com alguns módulos TX/RX queimados, enquanto com o sistema mecânico ela ficaria travada em apenas uma direção, não?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47099 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 31, 2010 8:58 pm

bcorreia escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Os papas dos radares AESA, os norte-americanos, não adotaram o movimento mecânico da antena. Na minha ignorância, acho que a doutrina de uso do radar de tiro foi um fator para essa opção, além de outros não menos importantes. Os norte-americanos (e franceses) não concebem as operações de superioridade aérea sem a utilização de aeronaves AEW&C + link de dados.
O não uso de componentes mecânicos na antena não aumentaria a confiabilidade do uso? Ao menos em tese se o radar for modular seria possível continuar trabalhando mesmo com alguns módulos TX/RX queimados, enquanto com o sistema mecânico ela ficaria travada em apenas uma direção, não?
Sim, você tem razão.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47100 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Out 31, 2010 9:01 pm

Dilma venceu.
Espero para breve a reunião entre Lula e Dilma, com o concernente anúncio da aeronave francesa, Rafale, como vencedora do FX 2.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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