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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 30, 2010 10:51 pm
por marcelo l.
- Só uma pergunta por que o NJ iria apresentar o Serra para comandantes das forças armadas como a defesanet disse e não a dassault, se ele é pró=frança? Metade de notícias eleitorais não batem...nem as de esgoto...mas, financiamento das nacionais da area militar, bem tem a Helibrás...tem sócio :wink:

- Ninguém nesse mundo aposta um cavalo, quando pode em dois...principalmente, a Saab (que tem parte da CUT de São Bernardo a seu favor) ou dassault ...como eu já coloquei o grande fiador do acordo é o NJ, sem ele o Lula e Serra vão ter que lutar com um novo MD, que vai querer tomar no mínimo pé na situação, por isso boatos de campanha são sempre ruins...o Ab Sader foi convidado para Ministro do Meio Ambiente e foi empossado a Marina Silva, por isso até ser assinado tem muita pressão.


- Eu acredito que as pessoas devem votar em quem queiram amanhã...mas, vamos esperar para saber quem ganhou, eu eu não apostaria em ninguém...e depois NJ fica ou não. Se não quem fica em seu lugar.

- Por isso, Conjecturas são sempre ruins, por que cada qual tem uma máquina partidária muito grande e nem sempre uma empresa apoia por objetos nacionais e sim estaduais que já são muito bons, a única repercussão hoje é no Ministro das Relação exteriores...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 30, 2010 10:59 pm
por Justin Case
Amigos, boa noite.

Não conheço o autor nem suas intenções, mas acho que vale a pena ler.

http://idrw.org/?p=1100
Rafale – The obvious choice for India’s Strategic Forces Command

By admin at 30 October, 2010, 2:52 am

BY: Neeraj Kakar For Security October issue

What is strategic forces command: In January 2003 the cabinet committee on security formed the Executive Council & Political Council of the Nuclear Command Authority to be chaired by the National Security Advisor and the Prime Minister respectively, who would thereon decide and authorize to push the nuclear button. The directives of the NCA are operationalized by the Strategic forces command (SFC) which formulates the nuclear war plan, handles the storage of India’s some 100 odd nuclear warheads and their delivery systems.

The need for a strategic bomber: For many reasons and circumstances the country has gone through in the last seven years, for many strategic war plans that were put on the table for discussion at Sena Bhawan, for the failed missile tests marking them unreliable for nuclear delivery, the SFC has finally decided to order its own fleet of strategic bombers which are reliable enough to ensure a nuclear bomb delivery.

India’s nuclear triad is hardly operational. The K-15 is not yet operational; neither does it have the range to hit Lahore, while safely sailing in the Arabian Sea. The Prithvis and the Agnis do not have the reliability that is required when you are shooting something like a N-bomb across the border. The Brahmos does not have enough range to hit Beijing, or hit Karachi without mobilizing the warheads far away from their trenches making them vulnerable to detection thereby losing the surprise and probably face neutralization. The IAF however does have the SU 30 MKI, MIG-29 and Mirage 2000 which can deliver the bomb embedded in Moskits or as gravity bombs, but in a war, each IAF plane will be committed to a mission thus not leaving the SFC with anything at hand to plan, rehearse and prepare for a second strike. So the SFC now needs its own aircraft to ensure that there are no hiccups at the time of war.

The Mission: So what does it take to air drop a nuclear weapon? Well the B-29 super fortress could do it. But times have changed. Today the bomber has to be stealthy, laden with the most latest of ECCM and jammers to be able to cross the border without activating the SAMs, It needs to be a robust platform and a heavy lifter to carry a 1000 pounder along with fuel pods enough to make the round trip from central India, say Pune. And at the same time it has to be a great dog fighter to be able to make its journey back evading the F-16s that would have scrambled by then. So one thing is clear, it needs to be a multi role fighter- stealthy, maneuverable and with substantial external load capacity.

Nothing but the Rafale:
The SU-30 MKI is mainly an air superiority fighter, it is meant for defending, or to provide cover. While it does have the capability to strike deep inside Pakistan, it is much more vulnerable to detection, being a heavier, bigger aircraft. With a high RCS it doesn’t really fall into the stealth category. The Eurofighter while being extremely stealthy and a great dogfighter, is not a great air to surface weapons delivery platform. The F-16 & The FA-18 super hornet have to be kept out of the SFC hangars I’m sure, considering that Pentagon is never, in all practical sensibilities, going to allow us to use them for Nuclear weapons delivery. MIG 29 is an old platform, already running out of steam and probably spares too. I don’t think anyone is interested in buying a MIG nowadays. Infect after the merger, Sukhoi is not even interested in selling them. The Rafale is the Knight in shining armor. It is a proven ground attack platform, it has the best avionics, ECM and ECCMs, It’s soon to get a top rated AESA. The cockpit is a pilot’s dream. It’s proven its mettle in Afghanistan, and guess what, has a carrier version too, just in case we start drooling…

Tools and reuse: However what really goes in the favor of the Rafale is that the Indian Air Force is more than happy with its older sibling – the Mirage 2000. In fact the Rafale had almost been finalized as the MMRCA, before the Americans got interested in the deal and the French quoted too high a price as a spoiler. The Mirage 2000 was used extensively to drop 1000 pounders with pin point accuracy at Kargil heights. India already has the capability to refurbish Dassault aircrafts. Rafale is going to be absorbed into the force mush easily. And it is also going to help us save a fortune on pilot training, tools and many reusable components.

Geopolitics: What is strikingly co-incidental is that the number of aircraft that have been put out on paper (40) as a requirement by the SFC exactly matches with what was offered by the French last year as a fast track deal. Sarkozy will be here in December; right after Obama would have made the MMRCA pitch for Boeing in return for ‘something’ at the Security Council. However the French have the guts and I’m sure the ‘frank’ will to veto it out. And that is why the Rafale will be chosen as the stallion of the Strategic Forces Command.
Abraços,

Justin

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 30, 2010 11:23 pm
por knigh7
Carlos Mathias escreveu:Eu acho que a antena móvel é um capacidade tática muito importante, e que a THALES deveria pensar seriamente nisso para o Rafale.
Carlos,

Mas isso implicaria em avancar a antena para frente no Rafale, o que obrigaria a diminuir o diâmetro dela, já que o bico é bem afunilado. Se, para minimizar a diminuicão do diâmetro alterasse o bico, alongando-o, prejudicaria o pouso em porta-aviões. É melhor deixar como está.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 30, 2010 11:47 pm
por Carlos Mathias
Bem, sobre a adaptação dessa capacidade no Rafale, perderia visão nos Rafale-M, mas nos C/D, não haveria problemas.

Além disso, acho que o aumento seria pequeno, pois o mecanismo giratório é bem simples e compacto.

Eu sei lá... Acho que valeria à pena a capacidade de visar alvos pelo través. :)

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 12:32 am
por Pepê Rezende
Carlos Mathias escreveu:Bem, sobre a adaptação dessa capacidade no Rafale, perderia visão nos Rafale-M, mas nos C/D, não haveria problemas.

Além disso, acho que o aumento seria pequeno, pois o mecanismo giratório é bem simples e compacto.

Eu sei lá... Acho que valeria à pena a capacidade de visar alvos pelo través. :)
É um dos elementos que complica o desenvolvimento do fabuloso radar do NG, criado a partir de um modelo civil bolado para patrulha...

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 12:33 am
por faterra
Por que este problema de bicos alongados não afetam o F-18, Su-33 e nem o MiG-29K nas operações navais?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 12:42 am
por Boss
O dia que sair o resultado do FX-2, tem que ser feriado nacional.

E o Jobim tem que ser canonizado pelo Vaticano (por Hong Kong que não vai ser né, duh), por operar esse milagre de encerrar a novela do FX :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 2:18 am
por knigh7
Carlos Mathias escreveu:Bem, sobre a adaptação dessa capacidade no Rafale, perderia visão nos Rafale-M, mas nos C/D, não haveria problemas.

Além disso, acho que o aumento seria pequeno, pois o mecanismo giratório é bem simples e compacto.

Eu sei lá... Acho que valeria à pena a capacidade de visar alvos pelo través. :)
Provavelmente colocar uma antena swashplate no Rafale teria de avancar de modo não tão desprezivel:



Imagem

Ale'm do próprio mecanismo, a antena é mais inclinada, tomando mais espaco.
No caso do Rafale, eu acho que o bom ganho obtido com um maior angulo de varredura não se justificaria, pelo trabalho de adequacão.
E a mobilidade da antena ocasiona manutencão. O mesmo das antenas mecânicas, que a tecnologia AESA prescindiu.


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 3:04 am
por akivrx78
Na minha opinião seria melhor investir em sistemas integrados como no APG-81 que trabalha em múltiplas bandas com capacidade de realizar varias funções simultaneamente.
Alem de investir mais em GaN T/R módulos menores e mais potentes se diminuir o tamanho dos módulos poderia ampliar a quantidade em um mesmo diâmetro da antena.
Nas antenas americanas os TRM são bem menores que as dos rivais acredito que se o RBE2 utiliza-se TRM americanos teria capacidade de utilizar mais de 1200 TRMs.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 3:31 am
por kirk
Pepê Rezende escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, sobre a adaptação dessa capacidade no Rafale, perderia visão nos Rafale-M, mas nos C/D, não haveria problemas.

Além disso, acho que o aumento seria pequeno, pois o mecanismo giratório é bem simples e compacto.

Eu sei lá... Acho que valeria à pena a capacidade de visar alvos pelo través. :)
É um dos elementos que complica o desenvolvimento do fabuloso radar do NG, criado a partir de um modelo civil bolado para patrulha...

Pepê
Boa noite Pepê,

Seguem informações (segundo suas palavras) do fabuloso radar do NG :
O RADAR AESA DO GRIPEN NG
PARA OS CÉUS BRASILEIROS


O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array) e embarcado no Gripen NG, pode ser usado em modos independentes ou combinados (simultâneamente), quando for necessário acertar alvos, nos modos Ar-Ar e SAR / ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) / GMTI (Ground Moving Target Indicator). Dependendo das condições meteorológicas, é possível usar os sensores ópticos e eletrônicos (EO/IR), atuando por infravermelho, e um designador a laser associado para designar bombas e obter avaliações de danos.

O radar do Gripen NG incluirá o inovador recurso swashplate que aumenta significativamente seu desempenho, nos grandes ângulos, fora da mira do alvo. Isso melhorará a noção situacional, pois confere uma maior área de cobertura, além das imagens do Radar de Abertura Sintética (SAR) com melhor qualidade nos ângulos maiores. Nos combates além do alcance visual (BVR), o amplo campo de visão também possibilita a otimização das ações táticas.
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Graças a solução swashplate, o radar AESA do Gripen NG possui a capacidade de cobrir um ângulo de rastreamento de até ±100°, o que aumenta a noção situacional e pode ser utilizado para aumentar a qualidade das imagens geradas pelo Radar de Abertura Sintética (SAR). Nos combates travados além do alcance visual, o rastreamento feito com um grande ângulo também permite que a aeronave acompanhe o alvo, enquanto executa uma manobra de 90°. Isso minimiza a taxa de fechamento com o alvo e coloca a aeronave no retorno entulhado que o inimigo recebe, além de possibilitar total guiamento dos mísseis BVR.
Imagem
... o piloto pode usar os modos Ar-Terra em paralelo com os de busca e rastreamento Ar-Ar.

Maior alcance de detecção

A flexibilidade do facho e o controle sobre a forma da onda possibilitam a otimização dos modos, nas aquisições de alvo a curto e longo alcance. O sistema AESA também pode ser utilizado por outros sensores embarcados, a exemplo do sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) ou pelos dados oriundos de recursos externos, a exemplo do Erieye, aumentando ainda mais a noção situacional do piloto e possibilitando que este tome uma ação mais cedo.
ImagemImagemImagem
Acima de maneira esquemática possibilidades táticas em ambiente BVR. O grande ângulo do radar AESA do Gripen NG (em azul) permite iniciar ações evasivas e manter o alvo iluminado pelo radar.

O radar AESA se baseia no radar SELEX Galileo Vixen AESA, usando funcionalidades do programa Vixen, do PS-05/A e de outros programas das duas empresas.

Teste SAR do radar ‘Raven’ do Gripen NG

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/Radar-AESA-ES-05-Raven.jpg
Nas fotos abaixo, imagens divulgadas do teste de modo SAR (Sinthetic Aperture Radar) do radar AESA ES 05 Raven do Gripen NG.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/ES-05-Raven-modo-SAR.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/ES-05-Raven-modo-SAR-2.jpg

Gripen NG utilizara o radar ES-05 Raven AESA desenvolvido pela selex galileo e pela SAAB. O ES-05 é um desenvolvimento do PS-05 A PESA. O mesmo terá um ângulo de varredura de 200 graus e um alcance máximo para alvos do tamanho de caças de 120 km. O ES-05 será alocado em uma base giratória e ficara inclinado em um ângulo de cerca de 40º, o que beneficiará a redução do RCS da aeronave, já que as ondas dos radares inimigos serão refletidas para outra direção que não a do radar emissor.
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Alem do radar o Gripen utiliza um sensor de busca e rastreamento passivo, o IR-OTIS (Optical Tracking and Identification System), desenvolvido pela Saab Bofors Dynamics, que consiste em um sensor eletro óptico que combina uma câmera de TV em conjunto com um sistema IRST/FLIR que opera na banda de 8-12 µm. Este sistema pode ser utilizado no Gripen, F-16 e F-18.
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Selex Galileo associa-se à BRASILEIRA Atmos Sistemas para colaboração no radar AESA do Gripen
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Em paralelo com as atividades do Raven, a SELEX Galileo e a ATMOS concordaram em trabalhar conjuntamente em outros tipos de radar AESA. A parceria com a ATMOS incluirá a sequência completa de radares SELEX Galileo AESA, de modo a oferecer uma parceria com a capacidade de atender as exigências do governo brasileiro para as aeronaves UAV e de asa fixa/rotativa.

A SELEX Galileo e a ATMOS também buscarão parcerias com organizações de pesquisa do governo brasileiro e universidades que pesquisem e desenvolvam a tecnologia AESA.

A SELEX Galileo é a única que oferece uma gama completa de radares AESA, desde radares leves AESA SAR/GMTI, para sistemas aéreos sem tripulação (UAS), reconhecidos radares SeaSpray de vigilância marítima e terrestre até uma gama de radares de controle de fogo de alta qualidade. A tecnologia básica AESA e seus componentes são comuns a todas essas áreas. O radar AESA da SELEX Galileo foi escolhido pelos Estados Unidos, pela Itália e por diferentes países da América Latina.
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A SELEX Galileo, uma empresa Finmeccanica e principal fornecedor europeu de sofisticados sistemas de radar, celebrou um acordo com a Atmos, uma subsidiária da Atech, para estabelecê-la como Centro de Excelência para radar AESA e sistemas aerotransportados. O acordo está diretamente em conformidade com a intenção da Estratégia de Defesa do Brasil, no sentido de fortalecer a defesa nacional e a capacidade industrial.
Não me parece que o AESA do Gripen passe por tantos problemas assim ... quanto a solução swashplate ... está sendo adotada também para o Typhoon ... enquanto alguns param no tempo outros rumam à modernidade e inovação ...

Cordiais Saudações
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 4:50 am
por kirk
VEJAMOS agora uma COMPARAÇÃO com o RBE2 AESA da Thales :
Thales e DGA completam testes do radar AESA RBE2

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/rbe2-aesa-1.jpg
O novo radar foi concebido para aumentar o alcance em mais de 50 por cento, em comparação com o radar atual do Rafale, de matriz passiva, oferecendo compatibilidade com o míssil BVR (além do alcance visual) Meteor. O equipamento também tem confiabilidade melhorada e a capacidade de gerar imagens de alta resolução, de abertura sintética, no modo ar-solo, possuindo mais resistância ao jamming (bloqueio eletrônico).
O sensor deverá ser montado no Rafale em 2011, para a entrega à Força Aérea Francesa, no início de 2012.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/rbe2-aesa-2.jpg.
O RBE2-AA (active array) é uma variante do RBE2 matriz de leitura óptica passiva (PESA).
Postei o perfil dos dois equipamentos ... cada um faz sua escolha !!!

Boa Noite !

Cordiais Saudações
kirk

PS : As informações postadas aqui foram extraídas em sua TOTALIDADE da imprensa FRANCESA ...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 8:28 am
por Largomoco
Selex está atraso no que diz respeito AESA mais da principal qualidade d' um radar AESA é ter uma antena FIXA, porque os motores mecânicos não são muito fiáveis em precisão, então é necessário imaginar que um radar AESA aquece imensamente em relação à uma mecânica, 1200 transistor aquilo aquece muito, não somente o swashplate é muito distante dos primeiros testes, mal começado em desenvolvimento com muito pouco orçamento, mas a superfície deveria ser reduzida por espessura do motor como o desenho mostra-o, e assim reduzir l' ângulo e o alcance aumentando a taxa de avarias em relação à uma antena mecânica! no que diz respeito ao RBE2 AESA, foi 6 vezes financiado que o " selex" será montado sobre um " electronic scanned" back end que tem 25 anos experiência operacional, o único na Europa, e não sobre um RDY " like" Captor ou outra mecânica back end. Thalès tem muito largo um adiantamento relativo a esta tecnologia sobre caça, UMS fabrica já pHEMT 2 vezes mais pequenos e mais potentes que Selex, e a tecnologia GaN está já produção em Paris! Saab ou Selex ou outro n' têm que imagens powerpoint a oferecerem com muitas promessas que vêm dos vendedores, têm nem a tecnologia, nem l' experiência, nem o orçamento para realizar este qu' avançam nas suas promessas!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 10:52 am
por AlbertoRJ
Kirk, duas perguntas e uma observação:

1- O Fabricante já declarou a quantidade de módulos T/R do radar? Não conheço uma declaração/informação oficial a respeito e, segundo um piloto indiano, este teria cerca de 500 módulos. Um diretor da Selex também deixou claro, em entrevista, que se trata de um radar de menor dimensão que os dos rivais.

2- Qual é o cronograma para a primeira série desse radar?

A observação é que o PS-05 nunca foi PESA.

Abraços

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 11:07 am
por AlbertoRJ
knigh7 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, sobre a adaptação dessa capacidade no Rafale, perderia visão nos Rafale-M, mas nos C/D, não haveria problemas.

Além disso, acho que o aumento seria pequeno, pois o mecanismo giratório é bem simples e compacto.

Eu sei lá... Acho que valeria à pena a capacidade de visar alvos pelo través. :)
Provavelmente colocar uma antena swashplate no Rafale teria de avancar de modo não tão desprezivel:


Ale'm do próprio mecanismo, a antena é mais inclinada, tomando mais espaco.
No caso do Rafale, eu acho que o bom ganho obtido com um maior angulo de varredura não se justificaria, pelo trabalho de adequacão.
E a mobilidade da antena ocasiona manutencão. O mesmo das antenas mecânicas, que a tecnologia AESA prescindiu.


[[]]'s
Os papas dos radares AESA, os norte-americanos, não adotaram o movimento mecânico da antena. Na minha ignorância, acho que a doutrina de uso do radar de tiro foi um fator para essa opção, além de outros não menos importantes. Os norte-americanos (e franceses) não concebem as operações de superioridade aérea sem a utilização de aeronaves AEW&C + link de dados.

Minha opinião.

Abraços

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 31, 2010 12:10 pm
por Pepê Rezende
kirk escreveu:Não me parece que o AESA do Gripen passe por tantos problemas assim ... quanto a solução swashplate ... está sendo adotada também para o Typhoon ... enquanto alguns param no tempo outros rumam à modernidade e inovação ...

Cordiais Saudações
kirk
Antes de mais nada, sua volta é bem vinda. Dá um toque divertido ao fórum. Em primeiro lugar, se o desenvolvimento segue tranquilamente, porque o Raven sumiu do noticiário numa campanha que a SAAB insiste em manter um perfil altíssimo? Respondo: a Força Aérea da Índia não comprovou o raio de ação projetado. A antena maior não compensa a menor potência oferecida pelo fato de o Gripen Demo ser monomotor. Tem mais, o NG exigirá ainda mais potência em seus sistemas e será 500kg mais pesado que o Demo. Quanto ao swashplate, UMA INVENÇÃO RUSSA, diga-se de passagem, que servia de gozação nos fóruns enquanto não foi copiada pela Suécia, ela traz um elemento complicador. Por que será que o T-50 emprega módulos de antenas espalhado em torno da fuselagem em lugar de manter o swashplate? Coloque uma coisa na cabeça, Kirk. A única chance do Gripen NG estava no Brasil, e ela era MUITÍSSIMO reduzida, porque aqui o que menos interesssa é a operacionalidade da força. Gostaria que vc tivesse lido o fantástico relatório da COPAC para ver se manteria sua defesa incondicional e irracional da proposta sueca.

Pepê