O RADAR AESA DO GRIPEN NG
PARA OS CÉUS BRASILEIROS
O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array) e embarcado no Gripen NG,
pode ser usado em modos independentes ou combinados (simultâneamente), quando for necessário acertar alvos,
nos modos Ar-Ar e SAR / ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) / GMTI (Ground Moving Target Indicator). Dependendo das condições meteorológicas,
é possível usar os sensores ópticos e eletrônicos (EO/IR), atuando por infravermelho, e um designador a laser associado para designar bombas e obter avaliações de danos.
O radar do Gripen NG incluirá o
inovador recurso swashplate que aumenta significativamente seu desempenho, nos grandes ângulos, fora da mira do alvo. Isso melhorará a noção situacional, pois
confere uma maior área de cobertura, além das imagens do Radar de Abertura Sintética (SAR) com melhor qualidade nos ângulos maiores. Nos combates além do alcance visual
(BVR), o amplo campo de visão também possibilita a otimização das ações táticas.
Graças a solução swashplate,
o radar AESA do Gripen NG possui a capacidade de cobrir um ângulo de rastreamento de até ±100°, o que aumenta a noção situacional
e pode ser utilizado para aumentar a qualidade das imagens geradas pelo Radar de Abertura Sintética (SAR). Nos combates travados
além do alcance visual, o rastreamento feito com um grande ângulo também permite que a aeronave acompanhe o alvo, enquanto executa uma manobra de 90°. Isso minimiza a taxa de fechamento com o alvo e coloca a aeronave no retorno entulhado que o inimigo recebe, além de possibilitar total guiamento dos mísseis BVR.

...
o piloto pode usar os modos Ar-Terra em paralelo com os de busca e rastreamento Ar-Ar.
Maior alcance de detecção
A flexibilidade do facho e o controle sobre a forma da onda possibilitam a otimização dos modos, nas aquisições de alvo a curto e longo alcance. O sistema AESA também pode ser utilizado por outros sensores embarcados, a exemplo do sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) ou pelos dados oriundos de recursos externos, a exemplo do Erieye, aumentando ainda mais a noção situacional do piloto e possibilitando que este tome uma ação mais cedo.


Acima de maneira esquemática possibilidades táticas em ambiente BVR. O grande ângulo do radar AESA do Gripen NG (em azul) permite iniciar ações evasivas e manter o alvo iluminado pelo radar.
O radar AESA se baseia no radar SELEX Galileo Vixen AESA, usando funcionalidades do programa Vixen, do PS-05/A e de outros programas das duas empresas.
Teste SAR do radar ‘Raven’ do Gripen NG
Nas fotos abaixo, imagens divulgadas do teste de modo SAR (Sinthetic Aperture Radar) do radar AESA ES 05 Raven do Gripen NG.
Gripen NG utilizara o radar
ES-05 Raven AESA desenvolvido pela selex galileo e pela SAAB. O ES-05 é um desenvolvimento do PS-05 A PESA. O mesmo
terá um ângulo de varredura de 200 graus e um alcance máximo para alvos do tamanho de caças de 120 km. O ES-05 será alocado em uma base giratória e
ficara inclinado em um ângulo de cerca de 40º, o que beneficiará a redução do RCS da aeronave, já que as ondas dos radares inimigos serão refletidas para outra direção que não a do radar emissor.
Alem do radar o Gripen utiliza um sensor de busca e rastreamento passivo, o IR-OTIS (Optical Tracking and Identification System),
desenvolvido pela Saab Bofors Dynamics, que consiste em um sensor eletro óptico que combina uma câmera de TV em conjunto com um sistema IRST/FLIR que opera na banda de 8-12 µm. Este sistema pode ser utilizado no Gripen, F-16 e F-18.
Selex Galileo associa-se à BRASILEIRA Atmos Sistemas para colaboração no radar AESA do Gripen


Em paralelo com as atividades do Raven, a
SELEX Galileo e a ATMOS concordaram em trabalhar conjuntamente em outros tipos de radar AESA. A parceria com a ATMOS incluirá a sequência completa de radares SELEX Galileo AESA,
de modo a oferecer uma parceria com a capacidade de atender as exigências do governo brasileiro para as aeronaves UAV e de asa fixa/rotativa.
A SELEX Galileo e a ATMOS também buscarão
parcerias com organizações de pesquisa do governo brasileiro e universidades que pesquisem e desenvolvam a tecnologia AESA.
A SELEX Galileo é a única que
oferece uma gama completa de radares AESA, desde radares leves AESA SAR/GMTI, para sistemas aéreos sem tripulação (UAS), reconhecidos radares SeaSpray de vigilância marítima e terrestre até uma gama de radares de controle de fogo de alta qualidade. A tecnologia básica AESA e seus componentes são comuns a todas essas áreas.
O radar AESA da SELEX Galileo foi escolhido pelos Estados Unidos, pela Itália e por diferentes países da América Latina.

A SELEX Galileo, uma empresa Finmeccanica e principal fornecedor europeu de sofisticados sistemas de radar,
celebrou um acordo com a Atmos, uma subsidiária da Atech, para estabelecê-la como Centro de Excelência para radar AESA e sistemas aerotransportados. O acordo está diretamente em conformidade com a intenção da Estratégia de Defesa do Brasil, no sentido de fortalecer a defesa nacional e a capacidade industrial.