Num falei!Santiago escreveu:
Quanta desinformação!! Impressionante
- O F-22 foi planejado para funcionar com dois data links, um que permite a comunicação entre F-22 e outro que está sendo introduzido agora, com tecnologia furtiva, com os demais meios. O F-22 não usa o link 16 (como o Rafale faz) para não denunciar a sua presença.
- Com relação ao Typhoon e F-18E/F, mais uma dose cavalar de desinformação:
AIS
F/A-18E/F
Eu falando de conceitos e você vem com folders de fabricantes, o F-22 não foi planejado para atuar num datalink como o link 16, o sistema pode ser modificado, porém, isso não é fácil, por sinal, nem mesmo outras coisas que estavam programadas foram implementadas como o HMD e o AIM-9X, IRST, etc...
O F-18E é um reprojeto de um caça, um reprojeto infeliz, de um caça que é bem anterior a guerra de redes, pode ser adaptado, porém, existe uma enorme diferença entre um improviso e algo já planejado como é o caso daquele IRST.
O Typhoon fica no meio do caminho, um caça de rede é antes de tudo multifuncional, deve cumprir qualquer missão, deve ser planejado para isso, e nesse aspecto o Typhoon peca um pouco, não está no mesmo patamar de Rafale e do F-35. São de fato os únicos caças com versões para todos os usos, ou capazes de atuar em qualquer situação, em terra e no mar. Aqui até o Gripen perde.
[]´s