Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
E depois disso FCArvalho, saber o que é vantajoso e possível de ser implementado no ST. Eu não gastaria para fazer um MLU nos ST... não um deste porte. Faria uma modernização de aviônica nas células com mais horas disponíveis, e partiria para o desenvolvimento de uma nova plataforma. Isso se for algo necessário dentro da doutrina e visão de futuro da FAB.
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Re: Super Tucano News
Olá Cássio,Cassio escreveu: Dom Out 06, 2019 2:56 pm E depois disso FCArvalho, saber o que é vantajoso e possível de ser implementado no ST. Eu não gastaria para fazer um MLU nos ST... não um deste porte. Faria uma modernização de aviônica nas células com mais horas disponíveis, e partiria para o desenvolvimento de uma nova plataforma. Isso se for algo necessário dentro da doutrina e visão de futuro da FAB.
eu parto do seguinte princípio: a introdução do F-39 irá modificar de tal maneira a formação, treinamento e preparo dos futuros pilotos de caça da FAB que será impossível ao A-29 continuar exercendo o seu papel atual? Se sim, a plataforma atual do ST é capaz de evoluir de tal maneira que permita continuar sendo utilizado? Se não, qual plataforma é necessária para atender aos novos requisitos introduzidos pelos F-39? Jato? Turbohélice?
Acredito assim que a sobrevida dos A-29 possa ser prolongada na medida em que tenhamos uma resposta para tais perguntas. Mas estas só virão no pós-2025. Neste sentido, pensar um substituto para os ST deve ser um exércicio que a FAB só deve começar a empreender na década de 2030 em diante.
Uma atualização de sistemas embarcados para deixar o avião o mais próximo possível dos Gripen E/F deve ser o ideal em termos de adequação da aeronave. Pelo menos até para os próximos quinze anos.
Por outro lado temos dois problemas que se não resolvidos agora irão parelhar com a substituição dos ST lá por volta do fim dos anos 2030. A troca dos T-27 e dos T-25 na AFA.
O Universal ao que sei é o mais problemático, tendo em vista os muitos ciclos acumulados e as células com muitas horas de voo. Para ele, em tese, haveria o TX-C da Novaer, mas a situação da empresa ficou muito complicada depois do calote dos árabes. No caso dos Tucano, a FAB está tentando fazer a modernização em algumas undes, e devem voar por mais 10/15 anos. Neste caso, também, acredito que a Novaer seria uma alternativa com um derivado do B-250 apropriado para as missões do Tucano. Seria inclusive uma forma de salvar a empresa e toda a expertise nela contida.
Por outro lado, caso a FAB viesse a adqurir um jato Lift, vejo o ST como um bom substituto dos Tucano na AFA. Se isso fosse feito, poderíamos desenvolver uma versão do B-250 para o lugar deles nos 3o Gav. Com o uso prolífico de simuladores talvez no futuro a curto prazo a função dos T-25 deixe de ser necessária, substituída por aqueles. Afinal a molecada de hoje e de amanhã só falta nascer com um celular na mão e um tablet na outra, tudo incorporado em microchips....
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Existe um projeto proposto pela Akaer que achei muito interessante, e que chamaram de Mosquito. Um turbohélice baseado no desenho do Bronco, mas bem mais atualizado. Ele seria uma possibilidade bastante interessante também para operar nos 3o Gav.
Mas claro, tudo isso se a Embraer não resolver fazer um substituto para o ST. Na verdade, embora eu não entenda nada da parte de engenharia da aeronave, entendo que o desenho atual pode ser melhorado ou no caso de não ser mais adequado, derivar algo bem mais avançado que ele. De qualquer maneira pelo menos olhando o cenário atual é possível vislumbrar que temos alternativas para serem pensadas em termos de evolução do treinamento/formação de novos pilotos.
Como diria meu antigo chefe, melhor pecar por excesso do que por falta.
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abs
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Re: Super Tucano News
Acho que o Novaer não é uma opção.... Pelo que consta a empresa já era. O projeto foi vendido aos Árabes. Nem sei se é possível continuar seu desenvolvimento aqui.
Quanto ao uso do ST como aeronave lift, bem a FAB já se pronunciou que não deseja um lift a jato. Se teremos ou não no futuro... não sei, mas não no curto/médio prazos.
Mas para as outras missões do ST, bem ele precisará de um substituto um dia.
Uma saída seria prolongar sua vida operacional com um MLU de aviônica e outras coisas pontuais. Enquanto isso ir pensando noutra plataforma.
Na minha modesta opinião, para o futuro a FAB deveria pensar num treinador nato e puro, que substituiria tanto o Tucano quanto ao ST nesta função. E para as missões de vigilância, ataque ao solo, CAS, e treinamento de combate eu apostaria no desenvolvimento de uma plataforma nova e dedicada.
Mas teremos dinheiro para isso??? Difícil.
Vamos nos planejar com antecedência? ou vamos esperar a situação ficar crítica? Bem a história mostra que sempre vamos pensar no que fazer quando a coisa já começar a ficar crítica.
Quanto ao uso do ST como aeronave lift, bem a FAB já se pronunciou que não deseja um lift a jato. Se teremos ou não no futuro... não sei, mas não no curto/médio prazos.
Mas para as outras missões do ST, bem ele precisará de um substituto um dia.
Uma saída seria prolongar sua vida operacional com um MLU de aviônica e outras coisas pontuais. Enquanto isso ir pensando noutra plataforma.
Na minha modesta opinião, para o futuro a FAB deveria pensar num treinador nato e puro, que substituiria tanto o Tucano quanto ao ST nesta função. E para as missões de vigilância, ataque ao solo, CAS, e treinamento de combate eu apostaria no desenvolvimento de uma plataforma nova e dedicada.
Mas teremos dinheiro para isso??? Difícil.
Vamos nos planejar com antecedência? ou vamos esperar a situação ficar crítica? Bem a história mostra que sempre vamos pensar no que fazer quando a coisa já começar a ficar crítica.
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Re: Super Tucano News
Olá Cássio,Cassio escreveu: Seg Out 07, 2019 6:08 pm Acho que o Novaer não é uma opção.... Pelo que consta a empresa já era. O projeto foi vendido aos Árabes. Nem sei se é possível continuar seu desenvolvimento aqui.
Quanto ao uso do ST como aeronave lift, bem a FAB já se pronunciou que não deseja um lift a jato. Se teremos ou não no futuro... não sei, mas não no curto/médio prazos.
Mas para as outras missões do ST, bem ele precisará de um substituto um dia.
Uma saída seria prolongar sua vida operacional com um MLU de aviônica e outras coisas pontuais. Enquanto isso ir pensando noutra plataforma.
Na minha modesta opinião, para o futuro a FAB deveria pensar num treinador nato e puro, que substituiria tanto o Tucano quanto ao ST nesta função. E para as missões de vigilância, ataque ao solo, CAS, e treinamento de combate eu apostaria no desenvolvimento de uma plataforma nova e dedicada.
Mas teremos dinheiro para isso??? Difícil.
Vamos nos planejar com antecedência? ou vamos esperar a situação ficar crítica? Bem a história mostra que sempre vamos pensar no que fazer quando a coisa já começar a ficar crítica.
Só posso lamentar, e muito, pelo destino da Novaer. Este tipo de perda incomodaria qualquer governo em países desenvolvidos, mas por aqui, é menos que nada...
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Quanto ao futuro do ST, penso como você. Um MLU para os próximos quinze anos e ver no que vai dar a questão da transição em Natal, se vai ter jato ou não, enfim. Para isso vamos ter que esperar o Gripen E/F entrar e fazer o papel dele e acompanhar como o pessoal vai fazer a passagem do ST dos 3o Gav para ele.
Um mesmo avião para Natal e AFA seria o ideal, tivemos essa possibilidade logo no início do projeto do ST e a FAB recusou, mesmo a Embraer oferecendo um modelo para a função dos Tucano baseada no A-29. Mas como o tempo agora são outros, uma mesma plataforma para ambas as missões pode ser um conceito que deva-se levar em conta novamente.
Me parece que o projeto do Mosquito da Akaer poderia ser o modelo de referencia para substituir os ST no trabalho nas fronteiras. Mas ele é hoje apenas uma ideia. Mais para o futuro pode ser que venha a se tornar uma proposta mais concreta.
De qualquer forma, ao que parece, nada mudará para na vida operacional dos ST até pelo menos 2035. Até lá outras opções de aviões e modelos doutrinário-operacionais podem aparecer e mudar a linha seguida por agora.
O que me deixa curioso é se no caso da FAB resolver que um lift a jato será necessário para a transição em Natal nesse meio tempo.
Aí eu acredito que a vida dos ST pode ter uma reviravolta interessante.
A ver.
abs
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Re: Super Tucano News
Aparentemente a Ucrânia estaria interessada no Super Tucano.
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Re: Super Tucano News
Ainda demorou, seria interessante ver como se desenvolveria num cenário que facilmente haveria Strela e até Igla pros rebeldes.Túlio escreveu: Qua Out 23, 2019 8:11 pm Aparentemente a Ucrânia estaria interessada no Super Tucano.
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Re: Super Tucano News
O modelo hoje oferecido para exportação do ST via Sierra Nevada já inclui sistemas e proteção ativa e passiva contra misseis Manpad e outras coisas que voam por aí nas guerras assimétricas em que os americanos estão metidos há anos.
Os aviões afegãos já provaram que podem operar sem maiores problemas neste tipo de ambiente. Mas claro, tudo isso tem um preço.
No caso dos ucranianos, resta saber eles tem costas largas ($$) para bancar um ST contra as forças rebeldes (russos) no leste do país, e aguentar o tranco que virá depois da entrada deste vetor no leste.
Há muitas alternativas de armas inteligentes/guiadas na faixa de 100-300 kgs que o ST pode levar hoje, só precisam ser adaptadas ao avião, desde bombas, foguetes a mísseis. Isso se os ucranianos conseguirem autorização para tal, ou colocar as deles, se é que as tem.
abs
Os aviões afegãos já provaram que podem operar sem maiores problemas neste tipo de ambiente. Mas claro, tudo isso tem um preço.
No caso dos ucranianos, resta saber eles tem costas largas ($$) para bancar um ST contra as forças rebeldes (russos) no leste do país, e aguentar o tranco que virá depois da entrada deste vetor no leste.
Há muitas alternativas de armas inteligentes/guiadas na faixa de 100-300 kgs que o ST pode levar hoje, só precisam ser adaptadas ao avião, desde bombas, foguetes a mísseis. Isso se os ucranianos conseguirem autorização para tal, ou colocar as deles, se é que as tem.
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Re: Super Tucano News
Para ilustrar as capacidades atuais do ST em sistemas de armas.
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https://museu-aeronautico-virtual.webno ... er-tucano/
De acordo com as necessidades do comprador, a maioria das bombas aí pode receber sem maiores problemas kits de guiagem.
Falta aí algumas coisas como as SDB e mísseis como Bristorme e similares, ou até mesmo modelos anti-carro que poderiam ser facilmente integrados também.
abs.
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https://museu-aeronautico-virtual.webno ... er-tucano/
De acordo com as necessidades do comprador, a maioria das bombas aí pode receber sem maiores problemas kits de guiagem.
Falta aí algumas coisas como as SDB e mísseis como Bristorme e similares, ou até mesmo modelos anti-carro que poderiam ser facilmente integrados também.
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Re: Super Tucano News
Se os ucranianos investigarem outro inimigo político do Trump, talvez eles consigam financiamento dos EUA para adquirir os Super Tucanos. 
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Re: Super Tucano News
Fábio Machado escreveu: Qui Out 24, 2019 6:11 pm Se os ucranianos investigarem outro inimigo político do Trump, talvez eles consigam financiamento dos EUA para adquirir os Super Tucanos.![]()
Mas aí tinham que entregar a nossa querida KILLARY, que é a única que tem chance real de vencer em 2020 e que é DOIDINHA por guerra.
Brincadeiras à parte, ainda é apenas uma declaração do nosso PR mas o que me interessou a ponto de postar aqui foi justamente um FATO incontestável: o Super Tucano pode ser isso tudo, Combat Proven & quetales mas nunca encarou um TO realmente hostil, com mísseis e canhões AAe, que fazem muito mas estrago que uns AKs ou mesmo Mtrs de uns narcoterroristas maconheiros. Ia ser bem legal ver o bichim sendo exigido ao máximo de suas possibilidades, tanto para bolar updates/upgrades quanto até para nortear o desenvolvimento do seu sucessor.
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Brincadeiras à parte, ainda é apenas uma declaração do nosso PR mas o que me interessou a ponto de postar aqui foi justamente um FATO incontestável: o Super Tucano pode ser isso tudo, Combat Proven & quetales mas nunca encarou um TO realmente hostil, com mísseis e canhões AAe, que fazem muito mas estrago que uns AKs ou mesmo Mtrs de uns narcoterroristas maconheiros. Ia ser bem legal ver o bichim sendo exigido ao máximo de suas possibilidades, tanto para bolar updates/upgrades quanto até para nortear o desenvolvimento do seu sucessor.
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Re: Super Tucano News
Por isso um WAD traseiro pro copiloto e armas stand-off (+10 km de alcance, pra fugir dos canhões AAe e Manpads), além da possibilidade de receber radar SAR e um FLIR seria um upgrade em tanto pra operar em cenários quentes.
O WAD traseiro é justificável para operar os sensores e um Vant.
O WAD traseiro é justificável para operar os sensores e um Vant.
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Re: Super Tucano News
Presumo que os ST mesmo com todas essas modificações não teriam condições de operar sem cobertura aérea de caças e/ou helos de ataque e outros vetores. Não pelo menos no leste da Ucrânia hoje.
Ele pode ser muito bom em operações COIN, CAS e ISR mas desde que isso seja feito em operações conjuntas, dado que um avião leve e devagar como ele seria um alvo bastante tentador para qualquer AAe melhor organizada que o Talibã ou o ISIS.
E isso tem de sobra no leste da Ucrânia.
Seria interessante eles pensarem o ST como a FAB usa eles aqui em Natal e nos 3a Gav, e quem saber operar aeronaves Lift a jato para missões de combate, onde talvez sejam mais adequadas ao TO em perspectiva.
abs
Ele pode ser muito bom em operações COIN, CAS e ISR mas desde que isso seja feito em operações conjuntas, dado que um avião leve e devagar como ele seria um alvo bastante tentador para qualquer AAe melhor organizada que o Talibã ou o ISIS.
E isso tem de sobra no leste da Ucrânia.
Seria interessante eles pensarem o ST como a FAB usa eles aqui em Natal e nos 3a Gav, e quem saber operar aeronaves Lift a jato para missões de combate, onde talvez sejam mais adequadas ao TO em perspectiva.
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Re: Super Tucano News
gabriel219 escreveu: Qui Out 24, 2019 9:52 pm Por isso um WAD traseiro pro copiloto e armas stand-off (+10 km de alcance, pra fugir dos canhões AAe e Manpads), além da possibilidade de receber radar SAR e um FLIR seria um upgrade em tanto pra operar em cenários quentes.
O WAD traseiro é justificável para operar os sensores e um Vant.
Mas aí é que está, cupincha: teoria todos nós temos, tipo "tem que botar isso e aquilo", então vem outro e diz "mas pra usar no quê?" e segue sem nenhuma base sólida. Daí a razão de trazer este aspecto, o ST tendo que se virar num TO hostil pra caramba e de verdade, não só exercício teórico. Do motor à blindagem, dos aviônicos às contramedidas, dos sensores aos assentos ejetores, estar sob fogo real contra gente que sabe o que está fazendo e tem com que fazer ia ser uma mina de ouro de sugestões...
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Re: Super Tucano News
Talvez um ponto de partida para esse exercício seria verificar o que há ou haverá nestes aspectos no Gripen E, e o que poderia ser adaptado no ST. posto que aqui os A-29 teriam, ou terão, de preparar os novos pilotos para aquele caça.
Então deve haver a maior comunalidade possível entre ambos de sistemas.
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Re: Super Tucano News
FCarvalho escreveu: Qui Out 24, 2019 10:38 pm Talvez um ponto de partida para esse exercício seria verificar o que há ou haverá nestes aspectos no Gripen E, e o que poderia ser adaptado no ST. posto que aqui os A-29 teriam, ou terão, de preparar os novos pilotos para aquele caça.
Então deve haver a maior comunalidade possível entre ambos de sistemas.
abs
Lamento, cupincha véio, especialmente por roubar o
TEU
lugar no debate sobre LIFT mas tenho sérias dúvidas sobre a capacidade do AT-29 servir para preparar um Piloto para um Gripen 4,5G; F-5 e AMX vá lá, mas além disso (e ainda por cima tão além) me parece exagero. Diria eu que, SMJ - ou falta de $$$ - vai ter T-7 na FAB a partir da metade da próxima década, e nem é por causa de velocidade mas pelos diversos outros aspectos que envolvem aprender a operar uma aeronave de ponta em seu cenário natural. É até questão de economia, se for usar Gripen F para aprender a voar Gripen E haja $$$ para a diferença de hora de voo em relação ao T-7 (ou equivalente, como o -346, T-50, etc) e não tem jeito de ST modernizado até com LAD (versão mais em conta do WAD) cobrir esta lacuna. Ou fazer tudo no Simulador.
O que me parece mais correto é, a partir daí, modernizar todos os ST como A-29 (COIN, CAS, etc) para o nosso cenário, com as armas, munições e sensores considerados necessários pela FAB.
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O que me parece mais correto é, a partir daí, modernizar todos os ST como A-29 (COIN, CAS, etc) para o nosso cenário, com as armas, munições e sensores considerados necessários pela FAB.
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