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Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 12:13 am
por Luís Henrique
knigh7 escreveu:Penguin escreveu:
A frota da USN até a entrada em operação do substituto do SH, lá por meados de 2030, será composta de mais de 600 Super Hornet e Growler e +/- 260 F-35C.
Os Marines, até recentemente, iriam receber 340 F-35B e 80 F-35C .
[]s
aliás, tirado agora do site do programa JSF qual será a função deste em cada uma das FFAA estadunidenses:
U. S. Navy First day of war, survivable strike fighter aircraft to complement F/A-18E/F
U.S. Air Force Multirole aircraft (primary-air-to-ground) to replace the F-16 and A-10 and complement the F/A-22
U.S. Marine Corps STOVL aircraft to replace the AV-8B and F/A-18 as their only strike fighter
http://www.jsf.mil/program/index.htm
O Super Hornet vai continuar a ser o caça principal da US NAVY.
Bela interpretação.
Diz que o F-35 é o caça para o primeiro dia de guerra e vc acha que o principal vai ser o Super Hornet que é uma geração atrás...???
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 12:22 am
por knigh7
Pela notícia, ele vai complementar o SH na tarefa de ataque.
Embora isso já bastasse, soma-se com as informações da página anterior.Em 2030 a USNAVY terá 260 JSF, e mais de 600 SH.
Aliás, serão dos SH a tarefa de superioridade aérea e não do JSF.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 12:34 am
por kirk
Justin Case escreveu:Penguin escreveu:...
Por falar em ideias próprias, qual a sua opinião sobre as 4 figuras abaixo?
...
Penguin,
Eu tinha prometido que não iria mais comentar este assunto, mas já que você pediu minha opinião sobre as figuras anexadas:
1. F-5 versus F-20:
F-5 tinha 2 turbojatos, F-20 iria ter um turbofan F-404.
Não tem uma comparação mais fácil para sugerir? Talvez entradas de ar de Hornet e Super Hornet, que alimentam turbofans com aproximadamente o mesmo tamanho e diferença de potência entre 25 e 30%?
2. Sobre a citação da outra figura, citando uma necessidade de reduzir o arrasto pela diminuição da entrada de ar:
Discordo. Entrada de ar de um avião em regime de cruzeiro, independentemente do tamanho, só dá arrasto quando operando fora do perfil de cruzeiro ideal, em altas velocidades.
Entrada de ar adequada ao perfil de cruzeiro não daria arrasto nenhum e permitiria o melhor rendimento do motor.
Entrada de ar pequena restringe o desempenho do motor nas baixas velocidades. Vale a pena reduzir o arrasto e também a potência disponível?
3. Todos os aviões têm entrada de ar considerada inadequada na decolagem (alguns têm até tomada de ar auxiliar para essa situação). Esse é um dos principais problemas até com relação à colisão com pássaros ou com ângulo de ataque excessivo (747 do Afeganistão teria tido problema nos motores por causa do AoA excessivo?). Qualquer restrição de fluxo adicional pode causar stall de compressor, que está trabalhando em condição crítica.
4. Avião supersônico sempre tem entrada de ar pequena, gerando arrasto, mas isso é até necessário, pois o aumento de pressão força a redução da velocidade nos dutos de entrada para velocidade subsônica.
5. Aviões de caça trabalham eventualmente com ângulo de ataque elevado e a entrada de ar deve ser capaz de manter o motor operando, mesmo com ar entrando desalinhado. Por isso, têm que ter uma boa margem de segurança, mesmo que isso cause algum arrasto extra.
6. Se alguém resolver utilizar essa margem para a operação normal, reduz consequentemente a margem de segurança e força o motor a trabalhar aspirado em maior gama de velocidades quando com 100% (inclusive na decolagem).
7. A GE diz que o novo motor tem 20% a mais de potência. Eu tenho certeza absoluta que, no início da decolagem, com a mesma entrada de ar, a tração do Super Hornet nunca será 20% superior à do atual motor.
Tudo isto é só opinião. Você não vai encontrar escrito na internet.
Abraço,
Justin
Justin,
Você abordou um assunto bem interessante (grifo meu) ... a diferença de potência entre o F-404 hornet e o F-414 super hornet, entre 25 a 30% no olhômetro me parece que a entrada de ar do SH tem dimensões acima de 50% maiores ... analisando tudo que foi dito não deveria haver proporcionalidade?
Sds
kirk
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 12:59 am
por kirk
Olá Justin,
Uma pergunta sobre sua "especialidade" o Rafale :
Sobre o M88-4 ECO que pretende aumentar a potência tanto quanto o SH ... ou seja 20%, será que estaremos vendo rafales com entradas de ar alterados? ...
Segunda pergunta: ... Essa também não está na internet
... Os dois concorrentes pretendem aumentar a potência de seus motores em 20% ... na sua opinião qual estará operacional primeiro? ... e será que enfrentará tantos problemas quantos o amigo julga que terá o SH ou será diferente no caso do Rafale?
Características ......................................M88-2 .... M88-4 ECO
Empuxo com pós-combustão (kN) (lb) 75 (17.000) 90 (20.250)
Empuxo sem pós-combustor (kN) (lb) 50 (11.250) 60 (13.500)
abc
kirk
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 2:16 am
por Carlos Lima
O substituto do SHornet já está começando a ser pensado, assim como UCAVs.
A US Navy já convidou várias empresas para vários think tank sobre o assunto e Boeing/LM/Northrop começaram a apresentar as suas idéias.
Sem dúvida o atraso do F-35 é(foi) benéfico para o SHornet em termos de encomendas (afinal eles não podem ficar sem caças).
Vamos ver se a USN vai fazer mais algum upgrade substancial no SHornet, como a Boeing quer.
É aguardar
[]s
CB_Lima
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 3:08 am
por knigh7
Nesse estágio que vc disse, quanto tempo demora para se tornar operacional??
Um dado: isso mais parece balão de ensaio... os americanos estão com severas restrições orcamentenárias, cortando programas de defesa, e pior, o Govero Amricano está progetando cortes de defesa
para os proximo anos.
Com o F-35 e seus probemas, ainda sendo desenvolvido, o Congresso e o Governo americano vão aceitar embarcar num desevolvimento de um outro caça? Duvido...
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 6:45 am
por Carlos Lima
Como eu disse anteriormente, o meu ponto nessa questão é que o SHornet já está com o seu horizonte definido e o seu substituto é algo que vai tomar forma daqui a poucos anos.
Isso não é balão de ensaio, é um convite formal para a Industria de Defesa deles. De fato é a realidade da evolução tecnológica. A plataforma "Hornet" é ótima mas está chegando ao seu limite de exploração natural. O que é normal.
A questão de "aprovar" ou não o desenvolvimento de aeronaves mais avançadas é bem profunda e tem muito a ver com o papel de "liderança" Americano. E para isso sempre tem $$.
É aguardar...
[]s
CB_Lima
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 8:48 am
por P44
mientras
no todo poderoso Uganda
Uganda começa a receber segundo lote de 6 caças Su-30MK2 :
http://www.cavok.com.br/blog/?p=66332
O contrato para o fornecimento para Uganda dos seis primeiros caças Su-30MK2, no montante de US$ 327 milhões, foi atribuído a “Rosoboronexport” em março de 2010. As aeronaves fabricadas na unidade da JSC Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association para o contrato foram entregues em Entebbe em lotes de dois aviões em junho de 2011, outubro de 2011 e maio de 2012.
6 caças Su-30MK2 por US$327 mi resulta em US$ 54,5 mi por cada Su-30MK2 novo
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 9:32 am
por Luís Henrique
knigh7 escreveu:Pela notícia, ele vai complementar o SH na tarefa de ataque.
Embora isso já bastasse, soma-se com as informações da página anterior.Em 2030 a USNAVY terá 260 JSF, e mais de 600 SH.
Aliás, serão dos SH a tarefa de superioridade aérea e não do JSF.
Talvez seja verdade, mas as razões são resumidamente duas:
1) a missão principal da Us Navy é o Ataque. É para isto que usam seus navios aeródromos, para projetar poder.
2) o Super Hornet é muito mais vulnerável que o F-35. Portanto ficará na retaguarda dando cobertura aérea, enquanto o F-35 realiza os ataques utilizando sua furtividade para sobreviver.
Mas eu acho que todo mundo sabe disto. Não precisa forçar a barra para defender o Super Hornet.
Eu gosto muito dele como caça, mas dizer que será o principal caça da navy e o F-35 será o secundário é demais.
Se ele fosse melhor que o F-35 era muito mais econômico cancelar o programa e comprar mais hornets....
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 10:11 am
por talharim
Os F-16 Portugueses perdemos a oportunidade ja foram vendidos para a terra do Dracula .
Agora os tugas ainda devem ter em estoque alguns Fiat G.91 seriam bons caças para o GDA .
Fiat G.91 para a FAB e A-7 para a MB já !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 11:00 am
por Lord Nauta
P44 escreveu:mientras
no todo poderoso Uganda
Uganda começa a receber segundo lote de 6 caças Su-30MK2 :
http://www.cavok.com.br/blog/?p=66332
O contrato para o fornecimento para Uganda dos seis primeiros caças Su-30MK2, no montante de US$ 327 milhões, foi atribuído a “Rosoboronexport” em março de 2010. As aeronaves fabricadas na unidade da JSC Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association para o contrato foram entregues em Entebbe em lotes de dois aviões em junho de 2011, outubro de 2011 e maio de 2012.
6 caças Su-30MK2 por US$327 mi resulta em US$ 54,5 mi por cada Su-30MK2 novo
E O ''FIM DA PICADA'' A FORÇA AÉREA DE UGANDA OPERA SU-30MK-2 ENQUANTO A FAB RESPONSÁVEL PELA DEFESA AÉREA DA 6ª ECONOMIA DO MUNDO VAI DE F-5 E/F. ISTO E UMA VERGONHA.
Sds
Lord Nauta
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 11:24 am
por sapao
Lord,
excelente pergunta para um dos debates presidenciais do ano que vem.
Mas sabe o que dá noticia?
Que o Brasil é o 19° no ranking de seleções da FIFA, e pior posição da historia...
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 11:27 am
por NovaTO
Lord Nauta escreveu:P44 escreveu:mientras
no todo poderoso Uganda
Uganda começa a receber segundo lote de 6 caças Su-30MK2 :
http://www.cavok.com.br/blog/?p=66332
6 caças Su-30MK2 por US$327 mi resulta em US$ 54,5 mi por cada Su-30MK2 novo
E O ''FIM DA PICADA'' A FORÇA AÉREA DE UGANDA OPERA SU-30MK-2 ENQUANTO A FAB RESPONSÁVEL PELA DEFESA AÉREA DA 6ª ECONOMIA DO MUNDO VAI DE F-5 E/F. ISTO E UMA VERGONHA.
Sds
Lord Nauta
By Boris Casoy
SU-30MK2 pode ser considerado um pé-de-boi versão russa, algo equivalente aos F-16C Block 50/52. 12 deles no GDA como solução paliativa (que não interferisse no renovação completa do inventário de caças da FAB) deveria ser considerado, mas acredito que para isso acontecer só cancelando definitivamente o FX-2. O que talvez não esteja longe de acontecer, já que dizem que um dos concorrentes cansou de renovar sua proposta.
[]'s
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 11:34 am
por rodrigo
SU-30MK2 pode ser considerado um pé-de-boi versão russa, algo equivalente aos F-16C Block 50/52. 12 deles no GDA
12 x 56 = 672 milhões de dólares x 2 = 1,344 bilhão de reais
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sex Mai 17, 2013 11:48 am
por talharim
Estive lendo sobre qual motivo pode ter levado o pais Uganda a adquirir uma sofisticada aeronave de combate SU-30MK2 .
O motivo principal seria : detentora de grandes reservas de cobre , cobalto e ainda sendo estimadas reservas de gas e petroleo .
Portanto posso concluir que os politicos de Uganda tem grande preocupaçao com a segurança de seu pais para com as suas preciosas reservas naturais .
Gostaria muito que um dia tivessemos os politicos que Uganda tem .