Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#466 Mensagem por pafuncio » Seg Set 14, 2009 4:50 pm

Também temos de ver quando foi feita essa avaliação desairosa.

Qual era o horizonte da Força, então ? Como está atualmente o custo do querosene ? Como está a questão dos royalties "petroleros", presentes e futuros ?

A crítica americanófila é baseada em um estado de fatos atual, inegável: o dificílimo custeio ! Essa é uma realidade imutável ? O END e o novel planejamento financeiro pavimentaram um horizonte legislativo-orçamentário compatível com as novas aspirações ? Ou queremos rainhas de hangares ?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
soultrain
Sênior
Sênior

#467 Mensagem por soultrain » Seg Set 14, 2009 6:51 pm

Agora já não é um terço, agora são 133%.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Mathias

#468 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 14, 2009 6:58 pm

É verdade que a assessoria que fez o estudo foi contra, mas a decisão está com o CM, que não se manifestou.
Não seja por isso, tá aprovado!!!!!!! :mrgreen:

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#469 Mensagem por Corsário01 » Seg Set 14, 2009 7:13 pm

Carlos Mathias escreveu:
É verdade que a assessoria que fez o estudo foi contra, mas a decisão está com o CM, que não se manifestou.
Não seja por isso, tá aprovado!!!!!!! :mrgreen:
Engraçadinho! :mrgreen:

Charlie Mike = Comandante da Marinha e não Carlos Mathias :twisted:

Abraços,

Padilha
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6372 vezes
Agradeceram: 6723 vezes
Contato:

#470 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 7:15 pm

Carayo, eu já estava escrevendo uma MP pra ele dizendo pra aprovar duma vez, POWS!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#471 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Set 14, 2009 8:48 pm

Dá-se que a operação do Rafale F1, pela nossa gloriosa Marinha do Brasil, serviria apenas para esta espicaçar com a ditosa Força Aérea Brasileira. Nada mais. Pois fato é que o Majetoso São Paulo, ex-Foch, não possui a devida extensão de catapulta para operar este fabuloso caça a contento. Ter-se-ia uma aeronave por demais superlativa, operando apenas com quatro mísseis MICA. Muito pouco.
Melhor seria elevar o número de A-4’s modernizados, de 12 para 23.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
PRick

#472 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 9:14 pm

soultrain escreveu:10 Rafales F1 consumirem 1/3 da verba de manutenção actual da Aviação Naval inteira, parece-me correcto.

Queiram por favor enumerar toda a aviação naval operacional hoje.

Estamos a falar de uma dúzia de helos e 2 A4.

Acho que é até pouco.

[[]]'s

Pois é, hoje temos uns 03 ou 04 A-4 operacionais, e os helos são uns 04 SH-3 e outros 08 SP/Cougar e uns 08 Linx´s. É tudo o que temos operacional no momento. É claro tem os Esquilos e Jet Ranger III, mas isso não conta. :mrgreen: :mrgreen:

Os A-4 estão custando uma fortuna, porque ficaram parados, isso para mim é um custo de manutenção proibitivo. Serão reformados, para ficarem apreciáveis, porém, as suas turbinas serão uma eterna dor de cabeça, já que são revisadas e mantidas fora do país.

Se a FAB adotar os Rafales, as turbinas dos F-1 poderão ser revisadas aqui, porque são iguais as dos F-3+. Assim, não sei como foi feito o estudo de viabilidade, considerando a FAB ou não como usuária dos Rafales.

[]´s

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#473 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 14, 2009 9:25 pm

O problema não são as turbinas...

Os F1 são bemmmmmm incompatíveis da maneira que estão com relação aos F3... tem que fazer uma grande reforma para fazer um "upgrade deles" (estamos falando aqui de Hardware... que sai caro mesmo).

Além disso tem a questão orçamentária, mas já que viveremos em um outro mundo do atual, não vou entrar no mérito.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#474 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 9:31 pm

cb_lima escreveu:O problema não são as turbinas...

Os F1 são bemmmmmm incompatíveis da maneira que estão com relação aos F3... tem que fazer uma grande reforma para fazer um "upgrade deles" (estamos falando aqui de Hardware... que sai caro mesmo).

Além disso tem a questão orçamentária, mas já que viveremos em um outro mundo do atual, não vou entrar no mérito.

[]s
CB_Lima
Em relação aos F-3, nem tanto, em relação aos F-3+ terão maiores diferenças eletrônicas, porém, as partes dinâmica e mecânicas são as mesmas, nada mudou, é claro, existe a diferença da versão naval, que tem cerca de 90% de compatibilidade com a versão terrestre, assim, me parece que o F-1, mesmo sem qualquer modificação, ainda tem grande compatibilidade com os F-3+, se parte das reposições eletrônicas são diferentes, me parece que a estrutura de manutenção pode ser usada para as duas versões. Porém, algum esforço pode ser feito para diminuir a diferença eletrônica. Em face ao que já estamos contratando e vamos ainda contratar, isso é café pequeno.

[]´s

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#475 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 14, 2009 9:47 pm

PRick escreveu:
cb_lima escreveu:O problema não são as turbinas...

[]s
CB_Lima
Em relação aos F-3, nem tanto, em relação aos F-3+ terão maiores diferenças eletrônicas, porém, as partes dinâmica e mecânicas são as mesmas, nada mudou, é claro, existe a diferença da versão naval, que tem cerca de 90% de compatibilidade com a versão terrestre, assim, me parece que o F-1, mesmo sem qualquer modificação, ainda tem grande compatibilidade com os F-3+, se parte das reposições eletrônicas são diferentes, me parece que a estrutura de manutenção pode ser usada para as duas versões. Porém, algum esforço pode ser feito para diminuir a diferença eletrônica. Em face ao que já estamos contratando e vamos ainda contratar, isso é café pequeno.

[]´s
PRick,

em relação a mesmo o "F2" o F1 já é um outro avião...

As diferenças F2/F3/F3+ na sua maioria são "software" o que não sai tão caro... já em relação ao F1 o problema é "Hardware" o que justifica o porque dos 10 F1 ainda não elevados a um outro padrão... possível, mas $$$.

Além disso tem o seguinte... por mais que um F1 seja transformado ele nunca chegará a ser um F3+ ... e tem a ver com a fabricação... o único jeito disso acontecer é realmente tirar tudo de dentro e colocar no lugar de novo... o que é economicamente inviável (novamente $$$$$x10).

Ou seja, um F1 reformado para um F3 ou qualquer coisa parecida ainda assim não será 100% igual a aeronave nova de fábrica ou qualquer outro avião levado a essa versão.

Pode acreditar nisso :wink:

[]s
CB_Lima

PRick

#476 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 9:54 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu: Em relação aos F-3, nem tanto, em relação aos F-3+ terão maiores diferenças eletrônicas, porém, as partes dinâmica e mecânicas são as mesmas, nada mudou, é claro, existe a diferença da versão naval, que tem cerca de 90% de compatibilidade com a versão terrestre, assim, me parece que o F-1, mesmo sem qualquer modificação, ainda tem grande compatibilidade com os F-3+, se parte das reposições eletrônicas são diferentes, me parece que a estrutura de manutenção pode ser usada para as duas versões. Porém, algum esforço pode ser feito para diminuir a diferença eletrônica. Em face ao que já estamos contratando e vamos ainda contratar, isso é café pequeno.

[]´s
PRick,

em relação a mesmo o "F2" o F1 já é um outro avião...

As diferenças F2/F3/F3+ na sua maioria são "software" o que não sai tão caro... já em relação ao F1 o problema é "Hardware" o que justifica o porque dos 10 F1 ainda não elevados a um outro padrão... possível, mas $$$.

Além disso tem o seguinte... por mais que um F1 seja transformado ele nunca chegará a ser um F3+ ... e tem a ver com a fabricação... o único jeito disso acontecer é realmente tirar tudo de dentro e colocar no lugar de novo... o que é economicamente inviável (novamente $$$$$x10).

Ou seja, um F1 reformado para um F3 ou qualquer coisa parecida ainda assim não será 100% igual a aeronave nova de fábrica ou qualquer outro avião levado a essa versão.

Pode acreditar nisso :wink:

[]s
CB_Lima
O primeiro Rafale F-1, o M-1, era um F-1, e agora é um F-3. Por sinal, foi o primeito F-3. Bancada de testes para a configuração dos F-3. E por isso não está estocado. Não encontrei em nenhum lugar falando numa possível limitação, pelo contrário, os F-1, se não foram vendidos para a MB, serão convertidos para o padrão F3, não sei se F-3+. Eu li pelo menos 02 artigos no netmarine falando isso, atualmente, não existe prioridade nisso, por diversos motivos.

[]´s

lapa
Júnior
Júnior

#477 Mensagem por lapa » Seg Set 14, 2009 10:01 pm

fala camaradas,
após exaustiva leitura dos tópicos anteriores cheguei a conclusão que já decidimos por maioria aqui no fórum a compra dos F1 e o estudo de viabilidade da sua transformação para F3 ou mais. :lol: :lol:
tfa
lapa

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#478 Mensagem por Corsário01 » Seg Set 14, 2009 10:03 pm

Posso adiantar que os motores não são iguais.

Os do F3 são mais modernos e, esse era um dos questionamentos da MB, pois só seria viável com a troca dos mesmos. Questão de custos de manutenção. Parece que a versão do M F1 é bem mais "custosa" de se manter.

Frase do Macegueiro no fórum Base Militar:

"Se eu colocasse os valores aqui, coisa que não posso, ninguém mais ia querer ouvir falar de Rafale F1."

Logo......, acho que o F1 pode ter subido no telhado! :cry:

Abraços,

Padilha
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#479 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 14, 2009 10:05 pm

PRick escreveu: O primeiro Rafale F-1, o M-1, era um F-1, e agora é um F-3. Por sinal, foi o primeito F-3. Bancada de testes para a configuração dos F-3. E por isso não está estocado. Não encontrei em nenhum lugar falando numa possível limitação, pelo contrário, os F-1, se não foram vendidos para a MB, serão convertidos para o padrão F3, não sei se F-3+. Eu li pelo menos 02 artigos no netmarine falando isso, atualmente, não existe prioridade nisso, por diversos motivos.
[]´s
Sim PRick,

Mas isso custou uma grana e como você mesmo disse essa aeronave é diferente de todas as outras porque é "instrumentada" para servir como bancada de testes... ela possui uma configuração única por esse motivo... imagina aquele AM-X do CTA... é algo parecido.

Existem estudos (2 na verdade em momentos diferentes sendo um bem mais recente) realizados para a conversão de F1 em F3... a conclusão é que é possível, mas não é barato e ao final a aeronave ainda assim (porque não vão arrancar tudo de dentro) vai possuir diferenças em relação a qualquer outra aeronave levada ao F3 ou F3+ .

Lembrar que essas aeronaves F1 pertencem na verdade a MN e não a Dassault, então vai saber se esse estudo não teve como objetivo uma proposta para a MB? :wink: '

Para você ter uma idéia, até em termos de peso o F2/F3 é mais pesado do que o F1 para ilustrar o quanto o hardware é "diferente" .

Possível é sim, mas $$$$$$$$$$$$$ não vai sair barato e se não fizermos caso compremos para a MB apanharemos com a logística como nunca.

Podes crer que é como as coisas são...

[]s
CB_Lima

PRick

#480 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 10:10 pm

Eu já havia postado a foto do primeiro Rafale F-1 aqui, o M-1. Assim que saiu da fábrica, nem com lançador de flares ele estava. Agora o memo caça já convertido para o F-3.

A marcação é clara.

Imagem

Agora ele com as últimas modificações, inclusive com Radar AESA, é conhecido como Rafale F-3+ ou Roadmap. Pelo que pude ver as últimas fotos dele, não existe mais a marcação da numeração 1.

Imagem

Então a modificação é plenamente viável e foi feita já num primeiro caça, não vou discutir custos, não li nada a respeito de quanto sairia a conversão.

[]´s

Responder