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Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Out 05, 2021 4:12 pm
por gabriel219
Eu sinceramente me interesso mais pela Halcon, eles adquiriram vários projetos da Denel e existem outros de desenvolvimento próprio:

https://halcon.ae/

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Out 05, 2021 4:13 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Ter Out 05, 2021 3:38 pm Olhando os contratos mais recentes dos UH-60M, a Lituânia comprou 6 unidades novas por E300 milhões de euros, ou US 335 milhões de dólares. Helos básicos, sistemas capados e sem nenhum armamento. Dá para imaginar o quanto nos custaria a compra destes helos armados com tudo isso aí, mesmo que usados.

A justificativa do saldo da balança comercial, sempre nos será favorável, dados as óbvias diferenças entre os países. Mas não acredito nesta hipótese, visto que ela não nos seria exatamente favorável posto que eles compram de nós muito mais em valores do que nós deles, e tenho dúvidas que o pessoal da economia permitisse mexer com a balança comercial do país neste momento. Ou pelo menos em curto prazo. E não creio sequer que houvesse disposição em comprar deles valores significativos que dessem algum "equilíbrio" maior entre ambos países.

Então, se o EB quer um helo de manobra, e precisa muito deles, vai lá, dá uma olhada nos estoques do deserto, vê o que se pode aproveitar e resolve os seus problemas. Pelo que eu encontrei, os EAU receberam 14 UH-60M e tinham outros 20 UH-60L, que foram recebidos até 2010. O que nos faz pensar que eles se livrariam de seus helos mais modernos e novos em nosso favor?

Eu me refiro aos Black Hawks "M" que estão na reserva do US Army (como alternativa a helis novos):

https://www.army.mil/article/239415/uti ... ter_uh_60m

Outra coisa: os EUA exportam até F-35, vão exportar um helicóptero utilitário "capado"? Exagero, não??

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Out 05, 2021 7:56 pm
por FCarvalho
Se existir uma boa quantidade desta versão em estoque e que os yankees se disponham a negociar conosco via FMS, EDA ou sei lá mais o que, é uma ótima oportunidade, já que estes BH novos passam fácil de US 20 milhões a unidade. Isto a básica.
Não vejo nenhuma possibilidade de o EB colocar mais de US 300 milhões em 16 helos novos nesta década. E pior ainda se virem todos armados.
E como se sabe, se vier BH novinho para a Avex vai ter que vir também para a FAB e MB, para não criar caso com ninguém e deixar todo mundo satisfeito.
Aí meu amigo, gastar mais de US 1 bilhão em helos com tantas coisas tão ou mais importantes faltando e pela hora da morte, difícil, muito difícil.
A outra alternativa é a Leonardo, que tem helos do tamanho e versatilidade certa para cobrir quase todas as necessidades atuais das forças armadas. O off set e tot que poderiam ser obtidos também deve interessar já que compras na bacia das almas do tio sam não dá troco e nem deixa gorjeta para ninguém.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Out 05, 2021 8:37 pm
por knigh7
A FAB recebeu 6 H225M a mais. Quer o BH no Pelicano simplesmente porque são fãs. A MB embarcaria 4 Sea Hawks (dos 6). Tendo de embarcar o Sea Lynx, o UH-15 e UH-15A, nesta década nem teria mais embarcação para por mais.

Já o EB, é público e notório que pretendem comprar pelo menos 8 helis (ou BH ou AW139). Só tem umas 200 revistas com a AvEx falando sobre isso e vc sabe disso porque eu sei que vc compra.

O Comandante da FAB vem claramente falar que a Força pretende ter entre 60 a 70 Gripens. Mas vc insiste na hipótese de mais 72 Gripens. Já vc tem um pilha de revista na tua casa que a AvEx pretende adquirir 8 helis entre aqueles modelos. Mas aí é difícil para vc...

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Out 05, 2021 9:30 pm
por FCarvalho
knigh7 escreveu: Ter Out 05, 2021 8:37 pm A FAB recebeu 6 H225M a mais. Quer o BH no Pelicano simplesmente porque são fãs. A MB embarcaria 4 Sea Hawks (dos 6). Tendo de embarcar o Sea Lynx e o UH-15, nesta década nem teria mais embarcação para por mais.

Já o EB, é público e notório que pretendem comprar pelo menos 8 helis (ou BH ou AW139). Só tem umas 200 revistas com a AvEx falando sobre isso e vc sabe disso porque eu sei que vc compra.

O Comandante da FAB vem claramente falar que a Força pretende ter entre 60 a 70 Gripens. Mas vc insiste na hipótese de mais 72 Gripens. Já vc tem um pilha de revista na tua casa que a AvEx pretende adquirir 8 helis entre aqueles modelos. Mas aí é difícil para vc...
Dos 18 que ela recebeu, 2 foram para o GTE e os demais 16 podem ser divididos entre os 3 esquadrões que não operam os BH. Se eles quiserem. Mas não querem. Cadê o MD para colocar ordem nessa bagaça?

A MB tem no papel atualmente demanda para mais 6 SH-16 para equipar o HS-1. Por enquanto é isso. Os Super Linx vão ser os helos primários das FCT. São apenas 8 unidades, mas suficiente para dar conta das 4 fragatas que irão receber e ainda cobrir as 3 Niterói e a Barroso que sobreviverem até 2032, caso mais duas unidades das Tamandaré sejam compradas e entregues à MB. Depois de 2030 a MB vai querer mais SH-16 para colocar nas FCT e nos navios complementares que vierem a ser construídos ao longo daquela década.

No caso, pelas contas da aviação naval, 4 FCT = 6 helos; 6 FCT = 9 helos e assim sucessivamente. É uma demanda de longo prazo. A meia dúzia adicional que se fala agora é, ou seria, para colocar no Nae São Paulo e permitir melhor disponibilidade do esquadrão para as missões a bordo agora do Atlântico.

A última entrevista que li de um cmte da Avex ele falou com todas as letras que o plano é para 16 helos médios para substituir HM-2 e MH-3. Mas não existe uma data certa para acontecer esta substituição. Nada está escrito no PEEx sobre isso. E olha que a Avex foi incluída nele. Sei que até MI-17 andaram testando de uns anos para cá. Inclusive os AW-139 e AW-149. O primeiro tem maior alcance mas perde em capacidade de carga e pessoal. Mas claro, é mais barato. O BH nem foi testado por motivos óbvios. Mas faz muito tempo que não se fala mais nada sobre este assunto. O que está na lista das 'top ten' da Avex de 2018 para cá são os helos de ataque e a modernização dos Fennec/Pantera K2 e a aquisição de armamento para eles. Helos de manobra parece não atrair a atenção de quase ninguém.

Notar que os Cougar passaram, estão passando, pelo seu check D na Helibrás, desde alguns anos, e isto permitirá mais 8 mil horas de voo ou 15 anos de vida, o que ocorrer primeiro. Não tenho certeza, mas ainda faltam unidades a serem entregues já que cada helo leva coisa de 15 a 18 meses para sofrer esta intervenção. Não foi feita nenhuma modernização nos mesmos. Apenas a atualização dos sistemas e revisão da célula.

No caso dos caças, bem, é como eu te falei. Hoje dizem uma coisa. Vai saber o que vão dizer em 2026. Será um mundo diferente, para uma realidade bem diferente da nossa hoje. Quem viver verá. Em 1998 eram apenas 12. Depois passou para 24, e em 2008 foi para 36. Falaram em 108 caças, e depois passaram mais de dez anos jurando de pé junto que ninguém tinha falado nada disso, e assim vai. É interessante ver como isso de quantificar as nossas capacidades militares, diria, gera uma certa apreensão nos próprios militares, como se isso fosse uma ameaça a tudo o que está ao nosso redor, ou pior, a nós mesmos. Estranho isso não?

Afinal, qual o problema em falar abertamente que a FAB precisa de 108, 72, 60, 36 ou 1244 caças? Qual o nosso problema em dizer que 108 caças não resolvem o nosso problema mas é suficiente para "quebrar o galho" da nossa defesa aérea? Ou será que temos medo de botar medo nos outros? Parece que não seria uma coisa legal um país "pacífico" como o Brasil ter capacidades maiores do que o mundo enxerga como sendo o "adequado" para nós. Mas, enfim, o cmte da FAB pode dizer que eles querem comprar no máximo 60/70 caças. Nada contra. Se é o que orçamento que dão para a FAB permite que ela tenha, por mim tudo bem. Para quem passou mais de 80 anos usando sucatas dos outros como vetor de defesa aérea do país, ter pouco mais de meia dezena de caças modernos deve ser até motivo para festas até 2040. Afinal, os Gripen E/F fabianos devem ver sem maiores problemas a segunda metade deste século nascer, inclusive quando muitos de nós aqui já tiver virado apenas um nick esquecido em meio aos mais de 5 mil existentes no DB.

Boa sorte para eles. E para nós também.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Out 05, 2021 10:24 pm
por knigh7
O PEEx foi publicado em dezembro de 2019, e diga-se de passagem ele muda. A RFA que eu estou colocando é de um ano atrás:

Imagem


Tem alguma mais recente que essa que aponta mais outro vetor? Não. O que a AvEx quer é o Black Hawk "M" ou o AW 149 (confundi com o 139) que atenda a missão de emprego geral e que também possa realizar missões de ataque.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Out 06, 2021 12:52 pm
por FCarvalho
Para o que o EB quer, e olhando nossa falta de vontade em defesa, prefiro arriscar o AW-149 tendo em vista as possibilidades de negócios com os italianos, que podem abranger bem mais que a Avex.
Dá para tapar mais de um buraco com eles.
Algo que a alternativa norte americana limita, e bastante, nossas opções.
Mas claro, sempre haverá os FMS da vida para desbalancear nossas escolhas.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Out 06, 2021 12:54 pm
por knigh7
O EB vai trocar o Black Hawk pelo AW. Vai sonhando...

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Out 06, 2021 12:59 pm
por FCarvalho
knigh7 escreveu: Qua Out 06, 2021 12:54 pm O EB vai trocar o Black Hawk pelo AW. Vai sonhando...
Se depender apenas e tão somente deo EB, com certeza não. Lidar com gestão pública estilo fã boy é foda.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Out 06, 2021 1:39 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Qua Out 06, 2021 12:59 pm
knigh7 escreveu: Qua Out 06, 2021 12:54 pm O EB vai trocar o Black Hawk pelo AW. Vai sonhando...
Se depender apenas e tão somente deo EB, com certeza não. Lidar com gestão pública estilo fã boy é foda.
O General Gilberto Figueiredo, quando era o Comandante do CMA, disse à Revista Força Aérea que os Black Hawks eram os melhores helicópteros que ele conhecia. Detalhe: o 4º BAvEx operava o Cougar, BH e Pantera. Não é à toa que os Black Hawks do EB estão em todas lá e são apenas 4.


Quanto à fã boy isso existe muito na internet. E não gostam de ver a opinião de quem convive com o equipamento.

A FAB podia muito bem equipar o Pelicano com o H225M, já que a concorrência que originou o HX-BR foi na FAB e previa entre 10 a 12 helis (os 2 adicionais seriam para o GTE). Acabou levando 16+2. Mas fazem questão do Black Hawk.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Out 06, 2021 4:15 pm
por gabriel219
Nessa compra, eu sou mais a favor de se adquirir UH-60M de estoques pelo custo ser mais barato, pois precisamos de equipamentos mais novos em outras áreas. É a mesma opinião que tenho em relação ao AH-1Z encostado.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Out 06, 2021 6:29 pm
por gogogas
Os BH são máquinas formidáveis , e mesmo sendo um projeto com vários anos , são aperfeiçoados e vende muito ,é como se fosse o F-16 !
O EB deveria comprar mais BH se tiver grana, mesmo com 4 unidades ,já tem expertise e experiência no aparelho !

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Out 08, 2021 12:43 pm
por FCarvalho
knigh7 escreveu: Qua Out 06, 2021 1:39 pm
FCarvalho escreveu: Qua Out 06, 2021 12:59 pm Se depender apenas e tão somente deo EB, com certeza não. Lidar com gestão pública estilo fã boy é foda.
O General Gilberto Figueiredo, quando era o Comandante do CMA, disse à Revista Força Aérea que os Black Hawks eram os melhores helicópteros que ele conhecia. Detalhe: o 4º BAvEx operava o Cougar, BH e Pantera. Não é à toa que os Black Hawks do EB estão em todas lá e são apenas 4.
Quanto à fã boy isso existe muito na internet. E não gostam de ver a opinião de quem convive com o equipamento.
A FAB podia muito bem equipar o Pelicano com o H225M, já que a concorrência que originou o HX-BR foi na FAB e previa entre 10 a 12 helis (os 2 adicionais seriam para o GTE). Acabou levando 16+2. Mas fazem questão do Black Hawk.
Pois é. Quantos helos de manobra ele operou ou conheceu na vida? Os da Avex? Então, a comparação é um tanto limitada. E não digo que o BH seja uma má escolha, pelo contrário, ele é um baita helo em seu nível, mas, como digo, compras militares também são compras políticas e não necessariamente e tão somente técnicas. Se o EB quer mais BH, ótimo, comprem mais, não tenho nada contra. Aliás, não fosse o HX-BR, o EB provavelmente estaria cheio de BH hoje em dia voando por aqui através do FMS e/ou outros sistemas de concessão norte americano. Isso vale para FAB e MB igualmente.

Particularmente, sou de opinião que quem tem de resolver o que usar, quantos usar e de quem usar é o MD. E isto tem de ser feito a partir de um planejamento conjunto das necessidades das forças no curto, médio e longo prazo. Até para evitar duas coisas: novos HX-BR da vida, que foi um negócio oportunista, e não de oportunidade, sem qualquer mérito técnico-administrativo e sem a participação das ffaa's, e o que vemos aí no dia a dia, com cada força e seus programas e projetos particulares, e o resto - as outras forças -que se vire.

Enfim, como já disse aqui inúmeras vezes, a Avex precisa sair do século XX e entrar definitivamente no XXI. E para isso ela tem de mudar de paradigmas. Organizacionais e operacionais. Mas para isso o MD tem de fazer o trabalho dele incitando a questão, ao mesmo tempo que dá-lhe provimento.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Out 29, 2021 12:47 pm
por FCarvalho
Um forte candidato a futuro helo de treinamento básico para a Avex, e quiçá, demais forças.

Bell 505 X
Imagem

https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/ ... t-ranger-x

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Out 31, 2021 9:40 pm
por knigh7
A viagem da Comissão do EB aos Emirados Árabes, incluindo o próprio CMDT da AvEx, foi cancelada 2 dias antes porque os EAU não se mostraram dispostos a comercializar a versão Armed Black Hawk à nós. Inclusive os emiradenses se recusaram a até permitir que a Comissão chegasse próxima a esta versão do helicóptero.




Eu particularmente achei ótimo, pois aquele país sabe como se queimar fazendo uma desfeita dessas. Aquela caixa de tomate da Calidus, o tal de Wahash, podemos já descartar da concorrência da VBC-Cav 8 x8. Não vai ter pressão para a aquisição de MEM daquele país que dê jeito.