O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18531
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4606 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 19, 2011 9:08 pm

Túlio escreveu:
E não sou nem fui eu quem especificou o sistema e as armas e sim o EB! É por isso que critico essas kôzaz milagrosas da Coréia e da Itália mas que o EB nunca pediu.
Isso é um ponto importante. A avaliação técnica vai ser feita com base em requisitos, claro.

O EB tem os pontos que ele considera importante para os sistemas requeridos.

Embora tenham colocado aqui sistemas chineses como HQ 7 e variantes, de sistemas chineses oncorrendo, o que vejo com possibilidade é o LY-60 -64, pelo menos sob o ponto de vista técnico.

Outros sistemas de média altura que estão concorrendo que ao meu ver que se enquadram nos requisitos:

-TorM2E
-Spyder
-BAMSE




Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4607 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 19, 2011 9:11 pm

Prá mim é TOR ou BANSE.

Eu não apostaria em promessas chinesas de ToTs e se tem dúvidas sobre a real confiabilidade de suas armas. Apesar de que aquela fragatinha israelense tomou um míssil ching ling que botou ela no caminho do estaleiro..

O Spyder é caro, os mísseis eu quero dizer.

Mas sem ler os requisitos, fica difícil chutar.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4608 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 19, 2011 9:27 pm

Carlos, da forma como as coisas são/estão no Brasil, se vier BANSE + RBS-70 + Canhão 40/70 + FILA retrofitado está mais do que de bom tamanho.

lembre-se que este pacote está sendo pensado em um contexto de não-guerra. E neste contexto, não há possiblidades de se pensar sistemicamente uma defesa aae para o país.

Este processo de aquisição, na verdade, nada mais é do que mais uma daquelas indesejáveis e indefectíveis "compras de oportunidade" com as quais já deveríamos estar acostumados. Apenas com a singela diferença de que na oportunidade serão adquirão produtos novos - na quantidade e qualidade da fragilidade organizacional de nossa AAe.

De resto, não importa o quanto discutamos aqui, se este ou aquele "sistema" é melhor ou pior, porque simplesmente o EB não quer e não irá comprar um "sistema". Porque o que o exercito quer é um "produto" que seja "bom, bonito e barato" de se comprar e usar.

E quando esta década acabar, voltaremos naturalmente aqui para (re)discutir "sistemas" para a defesa AAe no Brasil.

abs.

ps: infelizmente estou cada vez mais convencido da esterilidade do debate sobre defesa no Brasil.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18531
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4609 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 19, 2011 9:41 pm

Carlos Mathias escreveu:Prá mim é TOR ou BANSE.

Eu não apostaria em promessas chinesas de ToTs e se tem dúvidas sobre a real confiabilidade de suas armas. Apesar de que aquela fragatinha israelense tomou um míssil ching ling que botou ela no caminho do estaleiro..

O Spyder é caro, os mísseis eu quero dizer.

Mas sem ler os requisitos, fica difícil chutar.


Na minha opinião o único bom daí é o TorM2E...

O Ly 64 tem um PK abaixo de 65%.
O BAMSE é um sistema CLOS monocanal.
O sistema Spyder tem misseis ativos, mais caros...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4610 Mensagem por Túlio » Seg Dez 19, 2011 9:56 pm

FCarvalho escreveu:
ps: infelizmente estou cada vez mais convencido da esterilidade do debate sobre defesa no Brasil.

O diabo é que isso PEGA: estou começando bem degavarzito a ficar assim também... :( :( :( :(




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4611 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 19, 2011 10:03 pm

Na minha opinião o único bom daí é o TorM2E...

O Ly 64 tem um PK abaixo de 65%.
O BAMSE é um sistema CLOS monocanal.
O sistema Spyder tem misseis ativos, mais caros...
Sim, também acho.
Mas é como os colegas já escreveram, vai depender bem mais de outro fatores que não a qualidade do sistema.

Talvez o BANSE se encaixe mais no requisito de "quebra-galho só prá Copa/Olimpíadas".

Agora, se fosse um requisito prá guerra mesmo, aí sim, TOR-M2E seria imbatível dentro desta lista.




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4612 Mensagem por rcolistete » Seg Dez 19, 2011 10:11 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu:
ps: infelizmente estou cada vez mais convencido da esterilidade do debate sobre defesa no Brasil.
O diabo é que isso PEGA: estou começando bem degavarzito a ficar assim também... :( :( :( :(
Traumas do FX-2...

Tenham fé, em 2012 sai FX-2, ProSuper, AAe do EB, etc.




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4613 Mensagem por rcolistete » Seg Dez 19, 2011 10:17 pm

Carlos Mathias escreveu: Agora, se fosse um requisito prá guerra mesmo, aí sim, TOR-M2E seria imbatível dentro desta lista.
Tor-M2E como uma camada entre outras (S-300/400, etc).




Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4614 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 19, 2011 10:34 pm

Aí é sonho, todas as camadas de AAAer. :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4615 Mensagem por Túlio » Seg Dez 19, 2011 10:34 pm

rcolistete escreveu:
Túlio escreveu: O diabo é que isso PEGA: estou começando bem degavarzito a ficar assim também... :( :( :( :(
Traumas do FX-2...

Tenham fé, em 2012 sai FX-2, ProSuper, AAe do EB, etc.

Deus te ouça (e a Presidente Dilma também)... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4616 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 19, 2011 10:45 pm

Olha, eu acho que o silêncio das três Forças (silêncio positivo :wink: ), essa solenidade hoje com o reforço enfático no casamento FAs + indústria, prá mim apontando o exemplo do PROSUB, entre outros; as notícias que chegam quando já está tudo certo e arranjado...

Me parece que sim, as coisas mudaram,e para melhor

A Presidente falou com muito otimismo sobre o ano que vem no que diz respeito a economia.
Daqui a pouco vai sair uma reforma ministerial na qual, provavelmente, os últimos "políticos" darão lugar aos "técnicos".

O MinDef é calado, mas trabalha,ou seja, não atrapalha com falastrices.

Enfim, acho que sim, 2012 pode nos trazer boas surpresas, mas que ninguém espere uma "mega-sena" na Defesa, aí já é demais.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4617 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Dez 19, 2011 11:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, eu acho que o silêncio das três Forças (silêncio positivo :wink: ), essa solenidade hoje com o reforço enfático no casamento FAs + indústria, prá mim apontando o exemplo do PROSUB, entre outros; as notícias que chegam quando já está tudo certo e arranjado...

Me parece que sim, as coisas mudaram,e para melhor

A Presidente falou com muito otimismo sobre o ano que vem no que diz respeito a economia.
Daqui a pouco vai sair uma reforma ministerial na qual, provavelmente, os últimos "políticos" darão lugar aos "técnicos".

O MinDef é calado, mas trabalha,ou seja, não atrapalha com falastrices.

Enfim, acho que sim, 2012 pode nos trazer boas surpresas, mas que ninguém espere uma "mega-sena" na Defesa, aí já é demais.
Estive, no último sábado, na Nuclep e na UFEM, responsáveis pelas seções dos futuros submarinos brasileiros. Os trabalhos estão MUITO avançados. Quanto aos outros programas, por enquanto, discute-se o PAED, que necessitava de ajustes. Devemos ter um norte em janeiro de 2012.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18531
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4618 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 20, 2011 1:33 am

Carlos Mathias escreveu:
Na minha opinião o único bom daí é o TorM2E...

O Ly 64 tem um PK abaixo de 65%.
O BAMSE é um sistema CLOS monocanal.
O sistema Spyder tem misseis ativos, mais caros...
Sim, também acho.
Mas é como os colegas já escreveram, vai depender bem mais de outro fatores que não a qualidade do sistema.

Talvez o BANSE se encaixe mais no requisito de "quebra-galho só prá Copa/Olimpíadas".

Agora, se fosse um requisito prá guerra mesmo, aí sim, TOR-M2E seria imbatível dentro desta lista.
Certamente o vencedor vai ser um desses 4. Os outros sistemas citados, exceto o Tor, pelas características, não são adequados contra municões.

Caso sejam escolhidos um desses 3 a que me referi, resta saber se o sistema Fila-SkyGuard III (os sistemas AAe de tubo serão modernizados para esse padrão) será realmente eficiente contra municões, suprindo a deficiência desses sistemas de média altura.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8398
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4619 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Dez 20, 2011 2:09 am





http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4620 Mensagem por GustavoB » Ter Dez 20, 2011 11:53 am

Carlos Mathias escreveu:Olha, eu acho que o silêncio das três Forças (silêncio positivo :wink: ), essa solenidade hoje com o reforço enfático no casamento FAs + indústria, prá mim apontando o exemplo do PROSUB, entre outros; as notícias que chegam quando já está tudo certo e arranjado...

Me parece que sim, as coisas mudaram,e para melhor

A Presidente falou com muito otimismo sobre o ano que vem no que diz respeito a economia.
Daqui a pouco vai sair uma reforma ministerial na qual, provavelmente, os últimos "políticos" darão lugar aos "técnicos".

O MinDef é calado, mas trabalha,ou seja, não atrapalha com falastrices.

Enfim, acho que sim, 2012 pode nos trazer boas surpresas, mas que ninguém espere uma "mega-sena" na Defesa, aí já é demais.
Tem a questão do PPA, de agora em diante acredito que a Dilma assuma e conduza os projetos DELA.




Responder