Quem disse que não vai haver concurso público? Isto é um estudo feito por um Coronel durante o seu Curso de promoção a Oficial General. TIA (teses) há muitas, feitas por Aspirantes a acabar a Academia e por Coronéis a fazer o curso mencionado acima. Nenhum tem carácter vinculativo.hotm escreveu:cabeça de martelo escreveu:ESTUDO PROSPETIVO SOBRE AS CAPACIDADES DE PROJEÇÃO MILITAR / CMG M José António Croca Favinha
Resumo
No estudo prospetivo das capacidades de projeção militar de âmbito aeronaval que Portugal deve possuir, descreveram-se as capacidades de projeção aeronavais nacionais, concluindo-se que existem lacunas importantes no transporte marítimo estratégico e uma limitada capacidade de transporte aéreo estratégico.
As unidades da Força de Reação Imediata continuarão a ser os elementos base para a capacidade autónoma de projeção de força militar na próxima geração. Na componente aérea será importante garantir a aquisição de aeronaves de transporte KC-390. Na componente naval, existem como opções possíveis a aquisição de um navio de apoio logístico conjunto novo ou um binómio de navios, composto por um navio reabastecedor de esquadra e um navio polivalente logístico.
Acredita-se que se deve manter o nível de ambição máximo atualmente estabelecido para a capacidade combinada, assumindo-se a incapacidade futura de dispor de meios de projeção para esse nível de forças, pelo que se abordam as opções multilaterais, smart defence e de sharing and polling possíveis, para a mitigação dessa lacuna.
A edificação da capacidade de projeção de força deve seguir uma abordagem bottom/up. A Lei de Programação Militar em vigor não contempla a aquisição de meios de transporte estratégico, pelo que há que corrigir este ponto em sede da sua próxima revisão.
http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.2 ... ilitar.pdf
Esta garantido o KC-390. Mas não vamos ter um concurso publico?
Adjudicações directas em Portugal da asneira.
Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3023 vezes
Re: Sobre o KC-390
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3023 vezes
Re: Sobre o KC-390
OGMA. Estado propõe general Luís Araújo para administrador
Escolha do antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas vai ser proposto pela Empordef na quinta-feira.
O novo representante do Estado na administração da OGMA vai ser o general Luís Araújo, no que é um regresso dos militares da Força Aérea à empresa de Alverca, soube o DN.
O general de quatro estrelas, que terminou a carreira militar em fevereiro de 2014, vai ser proposto na assembleia-geral eletiva da empresa aeronáutica que se realiza quinta-feira - no que pode ser visto como um sinal de que Portugal vai avançar para a compra das aeronaves militares KC-390, admitiu uma das fontes ouvidas pelo DN.
O Estado detém 35% da OGMA, pelo que elege dois administradores não executivos. A construtora Embraer, com os restantes 65%, tem cinco administradores executivos brasileiros.
Luís Araújo vai ser proposto pela Empordef, a holding das indústrias de Defesa, juntando-se ao antigo ministro da Defesa Júlio Castro Caldas como representante do Estado na OGMA.
O general vai substituir o ex-presidente da Empordef Vicente Ferreira.
O último general de quatro estrelas da Força Aérea a exercer funções na OGMA foi outro antigo chefe do ramo, Aleixo Corbal, que deixou o cargo no verão de 2003 (cerca de dois anos antes da privatização parcial da empresa).
A OGMA está envolvida na produção da nova aeronave de transporte militar da Embraer, o KC-390, visto como o principal sucessor à escala global dos norte-americanos Hércules C-130 e que a Força Aérea vai substituir dentro de poucos anos.
Portugal assinou há uns anos, pelo então ministro da Defesa Augusto Santos Silva, uma carta de intenções para compra de até seis KC-390, posição que foi mantida pelo sucessor, José Pedro Aguiar-Branco.
Recorde-se que o general Luís Araújo liderou o grupo responsável pela compra dos helicópteros EH101, adquiridos pela Força Aérea há uma década.
Note-se ainda que o general deixou a carreira militar no meio de uma polémica: manteve-se no ativo desde 1 de janeiro de 2014 até cessar funções, em fevereiro do mesmo ano, apesar de estar reformado desde o final do ano anterior - o que é estatutariamente proibido. Isso resultou de ter requerido a mudança de situação a fim de não ser prejudicado no valor da reforma com os cortes impostos pelo governo de então.
http://www.dn.pt/portugal/interior/ogma ... 39818.html
Escolha do antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas vai ser proposto pela Empordef na quinta-feira.
O novo representante do Estado na administração da OGMA vai ser o general Luís Araújo, no que é um regresso dos militares da Força Aérea à empresa de Alverca, soube o DN.
O general de quatro estrelas, que terminou a carreira militar em fevereiro de 2014, vai ser proposto na assembleia-geral eletiva da empresa aeronáutica que se realiza quinta-feira - no que pode ser visto como um sinal de que Portugal vai avançar para a compra das aeronaves militares KC-390, admitiu uma das fontes ouvidas pelo DN.
O Estado detém 35% da OGMA, pelo que elege dois administradores não executivos. A construtora Embraer, com os restantes 65%, tem cinco administradores executivos brasileiros.
Luís Araújo vai ser proposto pela Empordef, a holding das indústrias de Defesa, juntando-se ao antigo ministro da Defesa Júlio Castro Caldas como representante do Estado na OGMA.
O general vai substituir o ex-presidente da Empordef Vicente Ferreira.
O último general de quatro estrelas da Força Aérea a exercer funções na OGMA foi outro antigo chefe do ramo, Aleixo Corbal, que deixou o cargo no verão de 2003 (cerca de dois anos antes da privatização parcial da empresa).
A OGMA está envolvida na produção da nova aeronave de transporte militar da Embraer, o KC-390, visto como o principal sucessor à escala global dos norte-americanos Hércules C-130 e que a Força Aérea vai substituir dentro de poucos anos.
Portugal assinou há uns anos, pelo então ministro da Defesa Augusto Santos Silva, uma carta de intenções para compra de até seis KC-390, posição que foi mantida pelo sucessor, José Pedro Aguiar-Branco.
Recorde-se que o general Luís Araújo liderou o grupo responsável pela compra dos helicópteros EH101, adquiridos pela Força Aérea há uma década.
Note-se ainda que o general deixou a carreira militar no meio de uma polémica: manteve-se no ativo desde 1 de janeiro de 2014 até cessar funções, em fevereiro do mesmo ano, apesar de estar reformado desde o final do ano anterior - o que é estatutariamente proibido. Isso resultou de ter requerido a mudança de situação a fim de não ser prejudicado no valor da reforma com os cortes impostos pelo governo de então.
http://www.dn.pt/portugal/interior/ogma ... 39818.html
-
- Intermediário
- Mensagens: 322
- Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Sobre o KC-390
Embraer espera 1ª venda internacional de cargueiro neste ano
"Estamos negociando a venda do KC com 10 países em diferentes fases", disse o presidente da Embraer, Jackson Schneider
Rio de Janeiro – O presidente da área de produtos de Defesa da Embraer, Jackson Schneider, afirmou nesta terça-feira que a companhia espera conseguir acerta uma primeira venda do cargueiro KC-390 para país que não o Brasil neste ano.
“Estamos negociando a venda do KC com 10 países em diferentes fases. Eu espero e estou trabalhando fortemente para o primeiro anúncio internacional seja feito esse ano”, disse o executivo durante evento do setor.
“Não posso falar para quem para não colocar em risco o meu negócio”, acrescentou.
http://exame.abril.com.br/negocios/embr ... neste-ano/
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
05 de Abril, 2017 - 01:50 ( Brasília )
Jackson Schneider: O KC-390 foi fundamental para alavancar a linha de financiamento do BNDES para Defesa
![http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2017/04/35734_resize_800_600_false_true_null.jpg](http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2017/04/35734_resize_800_600_false_true_null.jpg)
A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, faz o anúncio da linha de financiamento para Defesa. Foto - DefesaNet
Após o anúncio pela presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, de uma linha de crédito para a área de defesa, em especial o apoio à exportação, em cerimônia na LAAD 2017, o presidente da EMBRAER Defesa & Segurança, Jackson Schneider, comentou para DefesaNet.
A aeronave de transporte multimissão KC-390, segundo a própria presidente do BNDES, alavancou toda essa linha de financiamento, nas palavras de Jackson Schneider. Isso é extremamente importante, é uma conquista da indústria de defesa brasileira e que vem coroada num esforço em conjunto com o Ministério da Fazenda e BNDES para equalizar a competição da indústria de defesa do mundo.
Existem países que oferecem naturalmente condições desse tipo para os seus produtos, e nós, até ontem, não tínhamos. Hoje, eu parabenizo o esforço do BNDES, do Ministério da Defesa. Nós estamos equalizando as condições de competição da indústria brasileira de defesa perante os outros competidores internacionais.
O KC 390, sem duvida, é um grande candidato a aproveitar essa linha de financiamento para os seus mercados de exportação. É sempre importante lembrar, sem contar as questões geopolíticas e as questões de integração com outros países, que existem três fatores fundamentais na indústria de defesa:
Essa linha de financiamento vai colaborar para a indústria de defesa se consolidar.
Também enfatizou o coronograma de testes do KC-390. No momento, nós estamos na fase de testes com o KC-390, absolutamente dentro do cronograma. A primeira fase de certificação finaliza no final deste ano. Todas as etapas estão sendo cumpridas. É um processo complexo, implica quase duas mil horas de voo. É assim com todos os aviões. Nós estamos chegando a mil horas de voo, nos dois protótipos. Temos dois aviões com os testes de cargas estáticas.
Estamos já produzindo o primeiro avião para simplificar a linha de produção. Todas as etapas até agora tem sido finalizada dentro das especificações programadas ou até melhor. Estamos realmente positivos em relação ao produto, principalmente tendo em vista o interesse que tem atraído de várias delegações de diversos países, que tem nos visitado e procurado ver o produto.
Com a Força Aérea Brasileira, nós temos 28 contratos firmes. Temos mais 32 cartas de intenção de compra e estamos conversando com mais de 10 países em diferentes fases, diferentes etapas do processo que manifestam claro interesse no produto. Alguns já enviaram delegações para visitar a fábrica e sua tripulações voarem o KC-390, em Gavião Peixoto. Fizemos a apresentação em Farnborough, ano passado. Depois dessa apresentação, fizemos uma demonstração em diversos países: Europa e Oriente Médio.
Agora vamos levar a Le Bourget (França), depois faremos um tour de 30 dias com demonstrações em vários países. Estamos absolutamente dentro do planejamento.
http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... ra-Defesa/
Vamo que vamo!!!!
abs.
arcanjo
Jackson Schneider: O KC-390 foi fundamental para alavancar a linha de financiamento do BNDES para Defesa
![http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2017/04/35734_resize_800_600_false_true_null.jpg](http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2017/04/35734_resize_800_600_false_true_null.jpg)
A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, faz o anúncio da linha de financiamento para Defesa. Foto - DefesaNet
Após o anúncio pela presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, de uma linha de crédito para a área de defesa, em especial o apoio à exportação, em cerimônia na LAAD 2017, o presidente da EMBRAER Defesa & Segurança, Jackson Schneider, comentou para DefesaNet.
A aeronave de transporte multimissão KC-390, segundo a própria presidente do BNDES, alavancou toda essa linha de financiamento, nas palavras de Jackson Schneider. Isso é extremamente importante, é uma conquista da indústria de defesa brasileira e que vem coroada num esforço em conjunto com o Ministério da Fazenda e BNDES para equalizar a competição da indústria de defesa do mundo.
Existem países que oferecem naturalmente condições desse tipo para os seus produtos, e nós, até ontem, não tínhamos. Hoje, eu parabenizo o esforço do BNDES, do Ministério da Defesa. Nós estamos equalizando as condições de competição da indústria brasileira de defesa perante os outros competidores internacionais.
O KC 390, sem duvida, é um grande candidato a aproveitar essa linha de financiamento para os seus mercados de exportação. É sempre importante lembrar, sem contar as questões geopolíticas e as questões de integração com outros países, que existem três fatores fundamentais na indústria de defesa:
- 1 - A indústria de defesa é uma indústria que exporta muito, tem valor agregado extremamente importante;
2 - Emprega muito direta e indiretamente e empregos de alto nível técnico e boa qualidade, e,
3 - Gera tecnologia extremamente científica e muito complexa que tem o efeito não só na indústria de defesa especificamente, mas também pode ser estendida a aplicações civis.
Essa linha de financiamento vai colaborar para a indústria de defesa se consolidar.
Também enfatizou o coronograma de testes do KC-390. No momento, nós estamos na fase de testes com o KC-390, absolutamente dentro do cronograma. A primeira fase de certificação finaliza no final deste ano. Todas as etapas estão sendo cumpridas. É um processo complexo, implica quase duas mil horas de voo. É assim com todos os aviões. Nós estamos chegando a mil horas de voo, nos dois protótipos. Temos dois aviões com os testes de cargas estáticas.
Estamos já produzindo o primeiro avião para simplificar a linha de produção. Todas as etapas até agora tem sido finalizada dentro das especificações programadas ou até melhor. Estamos realmente positivos em relação ao produto, principalmente tendo em vista o interesse que tem atraído de várias delegações de diversos países, que tem nos visitado e procurado ver o produto.
Com a Força Aérea Brasileira, nós temos 28 contratos firmes. Temos mais 32 cartas de intenção de compra e estamos conversando com mais de 10 países em diferentes fases, diferentes etapas do processo que manifestam claro interesse no produto. Alguns já enviaram delegações para visitar a fábrica e sua tripulações voarem o KC-390, em Gavião Peixoto. Fizemos a apresentação em Farnborough, ano passado. Depois dessa apresentação, fizemos uma demonstração em diversos países: Europa e Oriente Médio.
Agora vamos levar a Le Bourget (França), depois faremos um tour de 30 dias com demonstrações em vários países. Estamos absolutamente dentro do planejamento.
http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... ra-Defesa/
Vamo que vamo!!!!
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
abs.
arcanjo
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2631
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2590 vezes
- Agradeceram: 786 vezes
Re: Sobre o KC-390
Notícia da mídia não especializada:
Embraer prevê entregar cinco cargueiros à FAB até 2019
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017 ... 2019.shtml
sds.
Embraer prevê entregar cinco cargueiros à FAB até 2019
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017 ... 2019.shtml
sds.
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Sobre o KC-390
Dificilmente isto irá acontecer, três e olhe lá.EduClau escreveu:Notícia da mídia não especializada:
Embraer prevê entregar cinco cargueiros à FAB até 2019
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017 ... 2019.shtml
sds.
G abraço
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Publicado: 06/04/2017 15:05h
Campanha de ensaios do KC-390 vai envolver reabastecimento em voo de helicópteros
Fabricante também indica que cargueiro militar poderá ter versão para uso civil
LAAD 2017
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jussara Peccini
Como parte da campanha de testes dos protótipos do avião cargueiro KC-390, a Embraer deve realizar o reabastecimento em voo de helicópteros, uma das missões previstas para quando a frota entrar em operação. A informação foi destacada na quarta-feira (5/4) durante coletiva de imprensa realizada pela fabricante na feira de defesa LAAD 2017, que acontece no Rio de Janeiro.
![http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174614152255298.jpg](http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174614152255298.jpg)
Embraer divulga primeira imagem da produção em série do KC-390
A empresa apresentou a primeira imagem do primeiro avião destinado à Força Aérea Brasileira (FAB), que adquiriu 28 unidades – conforme contrato assinado em 2014. As primeiras serão entregues em 2018, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre.
Segundo a fabricante, o cronograma de desenvolvimento está dentro do planejado. Os dois protótipos estão cumprindo cerca de dois voos diários, o que contabilizou até o momento mais de 900 horas. Para o próximo ano, estão previstas as certificações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a de capacidade operacional.
![http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174515593351853.jpg](http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174515593351853.jpg)
Diretor do Programa KC-390 informou que cargueiro poderá ter versão civil
Antes disso, também, devem ocorrer os testes no gelo, que começam nos Estados Unidos, com gelo artificial, e depois serão ampliados para operações com gelo natural e finalmente para operações em ambiente com gelo e neve, o que deve ocorrer no próximo ano. O avião deverá atender aos requisitos da FAB de operar na Antártida, que reúne condições climáticas adversas e submete a aeronave a situações extremas de operação.
No calor, o jato já foi aprovado: o avião esteve nos Emirados Árabes, quando suportou temperatura ambiente de 45 graus Celsius. As campanhas também contemplam testes na Amazônia, que apresenta temperatura e umidade altas.
Versão civil - O diretor do programa na Embraer, Paulo Gastão Silva, classificou como “promissor” o interesse pela versão civil do modelo. “Nós também devemos competir com a versão civil deste produto”, afirmou.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... 3%B3pteros
abs.
arcanjo
Campanha de ensaios do KC-390 vai envolver reabastecimento em voo de helicópteros
Fabricante também indica que cargueiro militar poderá ter versão para uso civil
LAAD 2017
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jussara Peccini
Como parte da campanha de testes dos protótipos do avião cargueiro KC-390, a Embraer deve realizar o reabastecimento em voo de helicópteros, uma das missões previstas para quando a frota entrar em operação. A informação foi destacada na quarta-feira (5/4) durante coletiva de imprensa realizada pela fabricante na feira de defesa LAAD 2017, que acontece no Rio de Janeiro.
![http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174614152255298.jpg](http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174614152255298.jpg)
Embraer divulga primeira imagem da produção em série do KC-390
A empresa apresentou a primeira imagem do primeiro avião destinado à Força Aérea Brasileira (FAB), que adquiriu 28 unidades – conforme contrato assinado em 2014. As primeiras serão entregues em 2018, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre.
Segundo a fabricante, o cronograma de desenvolvimento está dentro do planejado. Os dois protótipos estão cumprindo cerca de dois voos diários, o que contabilizou até o momento mais de 900 horas. Para o próximo ano, estão previstas as certificações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a de capacidade operacional.
![http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174515593351853.jpg](http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33699/i174515593351853.jpg)
Diretor do Programa KC-390 informou que cargueiro poderá ter versão civil
Antes disso, também, devem ocorrer os testes no gelo, que começam nos Estados Unidos, com gelo artificial, e depois serão ampliados para operações com gelo natural e finalmente para operações em ambiente com gelo e neve, o que deve ocorrer no próximo ano. O avião deverá atender aos requisitos da FAB de operar na Antártida, que reúne condições climáticas adversas e submete a aeronave a situações extremas de operação.
No calor, o jato já foi aprovado: o avião esteve nos Emirados Árabes, quando suportou temperatura ambiente de 45 graus Celsius. As campanhas também contemplam testes na Amazônia, que apresenta temperatura e umidade altas.
Versão civil - O diretor do programa na Embraer, Paulo Gastão Silva, classificou como “promissor” o interesse pela versão civil do modelo. “Nós também devemos competir com a versão civil deste produto”, afirmou.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... 3%B3pteros
abs.
arcanjo
-
- Intermediário
- Mensagens: 322
- Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pois é, que helicóptero vão usar?
A FAB tem algum Caracal com sonda de reabastecimento operacional ? Alguma vez a FAB realizou reabastecimento de helicóptero? Ou esse teste vai ser feito fora do pais.
A FAB tem algum Caracal com sonda de reabastecimento operacional ? Alguma vez a FAB realizou reabastecimento de helicóptero? Ou esse teste vai ser feito fora do pais.
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: Sobre o KC-390
Provavelmente esse teste será feito lá por 2018. Até lá a FAB já operacionaliza os Caracais.toncat escreveu:Pois é, que helicóptero vão usar?
A FAB tem algum Caracal com sonda de reabastecimento operacional ? Alguma vez a FAB realizou reabastecimento de helicóptero? Ou esse teste vai ser feito fora do pais.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Sobre o KC-390
É mais fácil um burro voar.Tikuna escreveu:Provavelmente esse teste será feito lá por 2018. Até lá a FAB já operacionaliza os Caracais.toncat escreveu:Pois é, que helicóptero vão usar?
A FAB tem algum Caracal com sonda de reabastecimento operacional ? Alguma vez a FAB realizou reabastecimento de helicóptero? Ou esse teste vai ser feito fora do pais.
g abraço
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62211
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6509 vezes
- Agradeceram: 6876 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Também acho brabo, mas por outras razões: o esforço atual da EMBRAER é no sentido de emplacar este fantástico Cargo/REVO no mercado internacional; nada mais natural do que demonstrar o máximo de capacidades lá fora, inclusive testes de REVO em helis de FFAA estrangeiras...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: Sobre o KC-390
A comparação vai ter de ser outra Juarezjuarez castro escreveu:É mais fácil um burro voar.Tikuna escreveu: Provavelmente esse teste será feito lá por 2018. Até lá a FAB já operacionaliza os Caracais.
g abraço
![Imagem](https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/06/burro-paraquedas-russia-original.jpeg?quality=70&strip=all&w=620)
http://veja.abril.com.br/mundo/burro-vo ... sa-no-mar/
Além do mais, o que tem de politico voando nos jatinhos da FAB.
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Sobre o KC-390
Embraer confirma que cargueiro KC-390 deve ter versão para passageiros
http://cartacampinas.com.br/2017/04/emb ... ssageiros/
![Imagem](http://cartacampinas.com.br/wordpress/wp-content/uploads/foto-de-video-4.jpg)
Wingate
http://cartacampinas.com.br/2017/04/emb ... ssageiros/
![Imagem](http://cartacampinas.com.br/wordpress/wp-content/uploads/foto-de-video-4.jpg)
Wingate
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: Sobre o KC-390
Versão para passageiros ou versão civil? Porque pelo que sabemos até agora é para cargas.Wingate escreveu:Embraer confirma que cargueiro KC-390 deve ter versão para passageiros
http://cartacampinas.com.br/2017/04/emb ... ssageiros/
Wingate
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey