NAe São Paulo - A12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#451 Mensagem por JL » Dom Abr 23, 2006 2:33 pm

Mas uma coisa que eu me lembrei, muitos perguntam qual o futuro e aplicações do São Paulo, bem eu acho que ele vai Ter uma vida igualzinha ao antecessor o Minas Gerais, um navio que foi muitas vezes modificado, mudou para caramba durante a sua vida útil, visitei o velho Minas umas oito vezes em exposições em Santos e toda a vez que eu entrava ele estava diferente. Tinha uma antena nova, um radar diferente. No campo do armamento antiaéreo, lembro me dele com dois reparos na ilha quádruplos com 04 canhões de 40 mm cada, igual aos porta aviões norte americanos da II GM, ai tiraram os reparos e pasmem ficou um tempo com 02 canhões Oerlikon de 20 mm, metralhadoras como a MB chamam, igualzinhas as da IIGM ai no final da vida útil apareceram três reparos duplos Simbad, dois na ilha e um no casco. Salvo engano da minha memória, não tinha mais nenhum armamento. Há depois da Guerra das Malvinas, uns dois ou quatro anos depois colocaram um lançador de chaff, foi o primeiro navio da marinha com este equipamento. Pude ficar olhando do convoo o equipamento e pensando quando iríamos Ter o Sea Wolf.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#452 Mensagem por alex » Dom Abr 23, 2006 4:37 pm

Atualmente o São Paulo não pode ser nem classificado como um porta-helicoptero nem como navio de guerra. Parece que estão fazendo uma reforma à baiana, vai levar tempo para ficar na mesma.
Faltam misseis e canhões AA e helicopteros modernos.
Continua sendo o maior alvo do Hemisfério Sul.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#453 Mensagem por talharim » Dom Abr 23, 2006 5:25 pm

Se o velho Minas comportava 4 canhões de 40mm eu acho que o São Paulo suportaria 4 canhões CIWS Oto Melara 30mm e 2 lançadores Óctuplos Albatros para mísseis Aspide 2000.

Ficaria "razoável" mas seria uma solução que a MB teria condições de adquirir.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#454 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Abr 23, 2006 5:39 pm

JL escreveu:Mas uma coisa que eu me lembrei, muitos perguntam qual o futuro e aplicações do São Paulo, bem eu acho que ele vai Ter uma vida igualzinha ao antecessor o Minas Gerais, um navio que foi muitas vezes modificado, mudou para caramba durante a sua vida útil, visitei o velho Minas umas oito vezes em exposições em Santos e toda a vez que eu entrava ele estava diferente. Tinha uma antena nova, um radar diferente. No campo do armamento antiaéreo, lembro me dele com dois reparos na ilha quádruplos com 04 canhões de 40 mm cada, igual aos porta aviões norte americanos da II GM, ai tiraram os reparos e pasmem ficou um tempo com 02 canhões Oerlikon de 20 mm, metralhadoras como a MB chamam, igualzinhas as da IIGM ai no final da vida útil apareceram três reparos duplos Simbad, dois na ilha e um no casco. Salvo engano da minha memória, não tinha mais nenhum armamento. Há depois da Guerra das Malvinas, uns dois ou quatro anos depois colocaram um lançador de chaff, foi o primeiro navio da marinha com este equipamento. Pude ficar olhando do convoo o equipamento e pensando quando iríamos Ter o Sea Wolf.

Mudou, mudou...

E não serviu pra muita coisa...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
César
Sênior
Sênior
Contato:

#455 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 6:12 pm

talharim escreveu:Se o velho Minas comportava 4 canhões de 40mm eu acho que o São Paulo suportaria 4 canhões CIWS Oto Melara 30mm e 2 lançadores Óctuplos Albatros para mísseis Aspide 2000.

Ficaria "razoável" mas seria uma solução que a MB teria condições de adquirir.

O que mais me preocupa no A-12 não é a sua vulnerabilidade a ataques aéreos, ou a falta de sistemas de defesa aérea, pois os demais navios da esquadra(como as Niterói) podem fornecer, mesmo que parcialmente, esta proteção.

O que me preocupa é a vulnerabilidade dele para ataques de submarinos. A capacidade ASW da MB é muito limitada.É aí que o perigo mora...

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

#456 Mensagem por thicogo » Dom Abr 23, 2006 6:51 pm

Vinicius Pimenta escreveu:hahahahahaha

Eu estava em frente ao prédio do Comando Geral dos Fuzileiros Navais. Ele fica numa parte alta da ilha.

Quando o São Paulo sai eu não sei, acho que nem eles. Mas eles estão trabalhando duro para que já seja agora no segundo semestre.

Sr.Vinicius,me desculpe perguntar,mas qualquer um pode visitar a Ilha das Cobras,ou tem que telefonar,mandar e-mail,carta,telegrama,ou mais simples ir lá,molha a mão dos guardas para entrar.Qual é a mais facíl?
VALEU :wink: :D

Editado pela última vez por thicogo em Dom Abr 23, 2006 8:03 pm, em um total de 1 vez.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#457 Mensagem por talharim » Dom Abr 23, 2006 7:52 pm

Cesar escreveu :
O que me preocupa é a vulnerabilidade dele para ataques de submarinos. A capacidade ASW da MB é muito limitada.É aí que o perigo mora...

É bom lembrar que nossos 6 SH-3D Sea King adquiridos nos anos 90 ainda são ótimas plataformas para guerra ASW.Já sofreram 2 modernizações trocaram o radar de busca e esclarecimento,sonar e o computador de bordo.Seu radar de busca e esclarecimento tem alcance de 130km e pode detectar um periscópio de um submarino submerso.

Seu sonar AN/AQS-18V tem alcance de 100 km.

É o sonar utilizado pelos SH-60 Seahawk Lamps III da USNAVY,Super Lynx da Royal Navy,Super Lynx da Marinha Alemã,Super Lynx da Marinha Portuguesa,helis AB-212ASW da Armada Peruana,SH-60 Seahawk da marinha Taiwanesa,Marinhas Espanhola e Italiana dentre outros..............

Pôxa,não é pouca porcaria.............pena que temos apenas 6.........

O sonar de casco das fragatas classe Niterói também é muito bom,foi trocado para o modelo EDO-997(F)............a MB foi buscar um dos melhores sonares de casco do mundo é fabricado pela mesma empresa que fabrica os Datalinks do F-22 Raptor,sistemas de comunicação dos submarinos classe Virginia e classe Seawolf e sistemas de contra-medida das aeronaves B-1 Lancer.........

Pena que temos apenas 6 fragatas classe Niterói.

Se formos analisar bem,eu acho que a capacidade ASW da MB é superior a sua capacidade Anti-Aérea.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#458 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 23, 2006 9:03 pm

César escreveu:
talharim escreveu:O que me preocupa é a vulnerabilidade dele para ataques de submarinos. A capacidade ASW da MB é muito limitada.É aí que o perigo mora...

Abraços

César

A capacidade ASW da MB é muito maior que sua capacidade AAW. O Talha já explicou. :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#459 Mensagem por JL » Dom Abr 23, 2006 11:18 pm

No meu ponto de vista, o problema não e os almirantes brasileiros quererem um navio aeródromo, o problema e quererem sem Ter dinheiro para poder opera-lo o resultado e um tremendo navio cujo o único fim para que se justifica e o de treinamento. Pois do jeito que se encontra somente serve para este propósito. Agora, independente de Ter o Nae seria muito útil que a Marinha possuísse um segundo navio com plenas capacidades de operar helicópteros pesados em qualquer estado de mar e bem longe da costa. Acho que a industria nacional poderia fornecer um porta-helicopteros, com propulsão básica a diesel, um grande hangar e um grande convoo, com um sistema de defesa básico anti-missil. Seria para mim uma solução econômica para o gigantesco Nae. Obs. A defesa AA de frota ficaria a cargo de fragatas com mísseis, como o Aster 30, a projeção de poder ficaria a cargo de mísseis cruiser. Em suma não vejo perspectiva de que o Brasil tenha orçamento para operar um Nae nos próximos vinte anos.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
César
Sênior
Sênior
Contato:

#460 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 11:40 pm

Bolovo escreveu:
César escreveu:
talharim escreveu:O que me preocupa é a vulnerabilidade dele para ataques de submarinos. A capacidade ASW da MB é muito limitada.É aí que o perigo mora...

Abraços

César

A capacidade ASW da MB é muito maior que sua capacidade AAW. O Talha já explicou. :wink:

Bem, obrigado pela explicação galerinha :wink:

Mas basicamente o que o Talharim falou foram sistemas de detecção. E armamento para afundar o submarino :?:

Até onde eu saiba o que a MB tem de melhor pra isso é o sistema ASROC da D-27 Pará, que está prestes a ser desativada pela sua idade.

Uma coisa, não estão querendo substituir os Sea King :?:

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#461 Mensagem por alex » Dom Abr 23, 2006 11:50 pm

JL, já tinha batido nesta tecla propondo um PH para o A-13, porém não adianta ter fragatas AA sem helicopteros de alerta antecipado, é degradar a capacidade de resposta destes navios. E só quem pode dar uma cobertura de radar seriam helis embarcados em um PA ou PH.
O que já está enchendo o saco é ver que estão reformando um navio que teria vida util de 15 anos e não estão pondo sensores, armas e aviões/helis para tirar proveito deste tempo. Afinal vão esperar mais dez para uma nova reforma para aproveitar os cinco anos restantes? Nem a pau...
Já foi falado neste forum que poderia ser instalado em 24 horas :P :P :P o sistema Simbad do Minas no São Paulo, pelo visto foi cascata.... :evil:

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#462 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 24, 2006 12:41 am

thicogo escreveu:

Eu estava em frente ao prédio do Comando Geral dos Fuzileiros Navais. Ele fica numa parte alta da ilha.

Quando o São Paulo sai eu não sei, acho que nem eles. Mas eles estão trabalhando duro para que já seja agora no segundo semestre.

Sr.Vinicius,me desculpe perguntar,mas qualquer um pode visitar a Ilha das Cobras,ou tem que telefonar,mandar e-mail,carta,telegrama,ou mais simples ir lá,molha a mão dos guardas para entrar.Qual é a mais facíl?

Caraca, qualquer um foi dose. :cry:

:lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não estava de visita, estava trabalhando com a ALIDE num artigo sobre os Fuzileiros. Na hora que deu um tempo, eu aproveitei e fotografei o São Paulo.

Qualquer cidadão brasileiro pode ingressar em uma unidade militar. É lei. Basta você entrar em contato com aquela do seu interesse e se informar o que tem que fazer para entrar.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Degan
Sênior
Sênior

#463 Mensagem por Degan » Seg Abr 24, 2006 10:38 am

Los equipos de los SH-3D son muy buenos (creo similares a los de los Cougar chilenos), pero no exageremos:

Seu sonar AN/AQS-18V tem alcance de 100 km.

Ese dato es comprobable en los AN/AQS-18A, pero no en los 18V….

É o sonar utilizado pelos SH-60 Seahawk Lamps III da USNAVY

Eso no es correcto, los SH-60 de la US Navy usan el AN/AQS-13F…..

a MB foi buscar um dos melhores sonares de casco do mundo

Eso es muy exagerado, el sonar EDO-997(F) está lejos de ser de lo mejor del mundo, corresponde a una actualización del sonar original de las Niteroi, el EDO-610(E) de los ´70, al que se actualiza buena parte de la electrónica. Es un sonar solamente usado en Brasil, no creo que sea malo, pero no es de lo mejor del mundo.
Lo lamentable en las Niteroi es haberles retirado el VDS….

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#464 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Abr 24, 2006 11:58 am

O que mais me preocupa no A-12 não é a sua vulnerabilidade a ataques aéreos, ou a falta de sistemas de defesa aérea, pois os demais navios da esquadra(como as Niterói) podem fornecer, mesmo que parcialmente, esta proteção.

Abraços

César

César:

Eu acho que a MB está melhor preparada para ASW, através dos helis Sea-King e das fragatas Niteroi.

O que lhe faz realmente falta é uma classe de fragatas AAW que escoltariam o A-12 e os outros meios de projecção sempre que necessário.

Se tivessem essa classe de fragatas (umas 2 a 4 OHP para começar e dar um tempo até que pudessem adquirir melhor e mais novo), o A-12 nem precisaria de mais que 2 CIWS Phalanx ou outros europeus.

Imagem
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

#465 Mensagem por thicogo » Seg Abr 24, 2006 1:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
thicogo escreveu:

Caraca, qualquer um foi dose. :cry:

:lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não estava de visita, estava trabalhando com a ALIDE num artigo sobre os Fuzileiros. Na hora que deu um tempo, eu aproveitei e fotografei o São Paulo.

Qualquer cidadão brasileiro pode ingressar em uma unidade militar. É lei. Basta você entrar em contato com aquela do seu interesse e se informar o que tem que fazer para entrar.

Me perdoe pelo "qualquer".
Mas eu me referia,à quem que não é militar ou profissional do assunto,ao contrario, como alguns celétos membros do forum. :wink: :D

Responder