Comando de Corpo de Exército em Campanha.RobsonBCruz escreveu:O que é esse CCEC?
(À propósito, só sei porque vi na mensagem do knigh7. Nunca tinha ouvido falar antes... )
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Comando de Corpo de Exército em Campanha.RobsonBCruz escreveu:O que é esse CCEC?
Nem eu; só nos livros de história da II GM. Mas o Corpo de Ex era um Escalão de Combate acima da Divisão (Inf ou Cav) e abaixo do Ex.Clermont escreveu:Comando de Corpo de Exército em Campanha.RobsonBCruz escreveu:O que é esse CCEC?
(À propósito, só sei porque vi na mensagem do knigh7. Nunca tinha ouvido falar antes... )
Eu não sabia que o EB não tinha esse escalão...jauro escreveu:Nem eu; só nos livros de história da II GM. Mas o Corpo de Ex era um Escalão de Combate acima da Divisão (Inf ou Cav) e abaixo do Ex.Clermont escreveu: Comando de Corpo de Exército em Campanha.
Na mesma IIGM o Brasil (1ª DIE) fez parte do 4º Corpo de Ex que por sua vez juntamente com outros fazia parte do Vº Ex NA (Gen Mark Clark).
O Vº Ex com o VIIIº Ex inglês formavam o 15º Grupo de Ex na Itália.
É um escalão (CEx) utilizado para quem tem o Ex baseado em organização regimental e divisionária (DI e DC ou DB). Essa organização do EB em (Divisão de Exército) DE é meio "sui generis". Até hoje tem dado certo, ninguém reclamou!knigh7 escreveu:Eu não sabia que o EB não tinha esse escalão...jauro escreveu: Nem eu; só nos livros de história da II GM. Mas o Corpo de Ex era um Escalão de Combate acima da Divisão (Inf ou Cav) e abaixo do Ex.
Na mesma IIGM o Brasil (1ª DIE) fez parte do 4º Corpo de Ex que por sua vez juntamente com outros fazia parte do Vº Ex NA (Gen Mark Clark).
O Vº Ex com o VIIIº Ex inglês formavam o 15º Grupo de Ex na Itália.
Mas o US ARMY ainda tem. São 4 atualmente: I, III, V e o XVIII.
Boletim Especial do Exército
PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (PEEx) 2016-2019
http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php
Documento interessantíssimo. Chamo a atenção para as páginas 34, 35 e 36.binfa escreveu:Boletim Especial do Exército
PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (PEEx) 2016-2019
http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php