Frota atual de F-5EM/FM.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Queda de F-5 em Taiwan reabre discussão sobre compra de novos caças
14 de setembro de 2011, em Acidentes Aeronáuticos, Noticiário Internacional, por Guilherme Poggio
http://www.aereo.jor.br/2011/09/14/qued ... vos-cacas/
O acidente envolvendo dois caças da Força Aérea de Taiwan da época da Guerra do Vietnã, vitimando três pilotos nesta quarta-feira, reforçou a tese de que os EUA devem vender novos caças para aquele país e salvar a vida dos seus pilotos que ” se arriscam” em aviões antigos.
Os argumentos dos funcionários e legisladores por aeronaves mais avançadas para defender a ilha do seu gigante vizinho, a China ,veio assim que a equipe de resgate localizou os destroços dos jatos que caíram no leste de Taiwan. Todos os três pilotos faleceram.
“Voar tal aeronave é como pedir a um homem de 90 anos de idade para fazer 100 flexões de braço”, disse Lin Yu-fang, um membro do comitê de defesa parlamentar.
A frota de F-5, cerca de 60 jatos, que analistas dizem não ter sistemas de posicionamento global e nem sistemas de orientação avançada, já foi ‘groundeada’ enquanto ocorrer a investigação.
O avião de reconhecimento RF-5 e o biposto F-5F desapareceram dos radares às 7:52 horário local (1152 GMT) da terça-feira, 13 minutos depois de partirem em uma missão de treinamento a partir de uma base aérea perto de Hualien, informou o Ministério da Defesa.
Os militares confirmaram que os socorristas encontraram partes dos corpos dos pilotos junto aos destroços dos aviões na encosta da montanha.
Oficiais militares disseram que o incidente demonstra a necessidade de Taiwan comprar novos caças para substituir seus F-5 com décadas de idade.
“Todos os F-5 estão ‘groundeados’ para uma verificação de segurança completa como a investigação que está em curso. Ainda não está claro se o acidente foi resultado de falha mecânica, condições meteorológicas ou erro humano”, disse o porta-voz do ministério de defesa David Lo à AFP.
“Este tipo de jato serviu à Força Aérea por mais de 35 anos … Nós realmente não queremos que os nossos pilotos fiquem arriscando suas vidas nestes voos.”
Dois pilotos da Força Aérea morreram em um acidente ocorrido em 2009, quando um F-5F caiu no Estreito de Taiwan.
A espinha dorsal da Força Aérea de Taiwan também é composta por 126 caças desenvolvidos localmente [o AIDC F-CK-1 Ching-kuo], 146 F-16A/B produzidos nos EUA e 56 Mirage 2000-5 franceses.
Taipei solicitou em 2007 a compra de 66 F-16 C/D, com novo radar e sistemas de armas mais modernos que os F-16A/B em resposta ao crescimento militar da China, mas Washington necessita aprovar a venda.
“Esperamos que os Estados Unidos vendam o F-16C/D o mais rapidamente possível”, disse Lo.
Em agosto, Washington havia informado Taiwan de que não venderia os jatos, mas autoridades dos EUA e de Taiwan têm insistido no assunto, apesar da resistência chinesa.
Washington reconhece Pequim, em vez de Taipei, mas continua a ser um grande fornecedor de armas para a ilha.
Taipé tem defendido o negócio de armas em função dos planos de Pequim em modernizar seu arsenal militar, desequilibrando a balança em favor do Exército Popular de Libertação.
” [Uma venda como esta] Também vai ajudar a manter o equilíbrio entre os dois lados, pois Taiwan precisa ter defesa suficiente para ter a confiança para negociar com a China”, disse Hua Shuai-ming do partido Kuomintang.
Os laços entre China e Taiwan têm melhorado desde que Ma Ying-jeou do partido Kuomintang pró-China chegou ao poder em 2008 com promessas de elevar os laços comerciais e permitir mais turistas chineses.
Mas Pequim tem se recusado a renunciar ao uso da força contra Taiwan, embora a ilha decidido por mais de seis décadas pela separação em 1949, ao nfinal de uma guerra civil.
FONTE: DefenceNews
NOTA DO EDITOR: segundo informações do periódico ‘Focus Taiwan’, a disponibilidade da frota de F-5 do país era inferior a 20% em 2010. Ainda segundo o mesmo periódico, Taiwan já perdeu seis F-5E, nove F-5F e dois RF-5E desde 1991.
Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
14 de setembro de 2011, em Acidentes Aeronáuticos, Noticiário Internacional, por Guilherme Poggio
http://www.aereo.jor.br/2011/09/14/qued ... vos-cacas/
O acidente envolvendo dois caças da Força Aérea de Taiwan da época da Guerra do Vietnã, vitimando três pilotos nesta quarta-feira, reforçou a tese de que os EUA devem vender novos caças para aquele país e salvar a vida dos seus pilotos que ” se arriscam” em aviões antigos.
Os argumentos dos funcionários e legisladores por aeronaves mais avançadas para defender a ilha do seu gigante vizinho, a China ,veio assim que a equipe de resgate localizou os destroços dos jatos que caíram no leste de Taiwan. Todos os três pilotos faleceram.
“Voar tal aeronave é como pedir a um homem de 90 anos de idade para fazer 100 flexões de braço”, disse Lin Yu-fang, um membro do comitê de defesa parlamentar.
A frota de F-5, cerca de 60 jatos, que analistas dizem não ter sistemas de posicionamento global e nem sistemas de orientação avançada, já foi ‘groundeada’ enquanto ocorrer a investigação.
O avião de reconhecimento RF-5 e o biposto F-5F desapareceram dos radares às 7:52 horário local (1152 GMT) da terça-feira, 13 minutos depois de partirem em uma missão de treinamento a partir de uma base aérea perto de Hualien, informou o Ministério da Defesa.
Os militares confirmaram que os socorristas encontraram partes dos corpos dos pilotos junto aos destroços dos aviões na encosta da montanha.
Oficiais militares disseram que o incidente demonstra a necessidade de Taiwan comprar novos caças para substituir seus F-5 com décadas de idade.
“Todos os F-5 estão ‘groundeados’ para uma verificação de segurança completa como a investigação que está em curso. Ainda não está claro se o acidente foi resultado de falha mecânica, condições meteorológicas ou erro humano”, disse o porta-voz do ministério de defesa David Lo à AFP.
“Este tipo de jato serviu à Força Aérea por mais de 35 anos … Nós realmente não queremos que os nossos pilotos fiquem arriscando suas vidas nestes voos.”
Dois pilotos da Força Aérea morreram em um acidente ocorrido em 2009, quando um F-5F caiu no Estreito de Taiwan.
A espinha dorsal da Força Aérea de Taiwan também é composta por 126 caças desenvolvidos localmente [o AIDC F-CK-1 Ching-kuo], 146 F-16A/B produzidos nos EUA e 56 Mirage 2000-5 franceses.
Taipei solicitou em 2007 a compra de 66 F-16 C/D, com novo radar e sistemas de armas mais modernos que os F-16A/B em resposta ao crescimento militar da China, mas Washington necessita aprovar a venda.
“Esperamos que os Estados Unidos vendam o F-16C/D o mais rapidamente possível”, disse Lo.
Em agosto, Washington havia informado Taiwan de que não venderia os jatos, mas autoridades dos EUA e de Taiwan têm insistido no assunto, apesar da resistência chinesa.
Washington reconhece Pequim, em vez de Taipei, mas continua a ser um grande fornecedor de armas para a ilha.
Taipé tem defendido o negócio de armas em função dos planos de Pequim em modernizar seu arsenal militar, desequilibrando a balança em favor do Exército Popular de Libertação.
” [Uma venda como esta] Também vai ajudar a manter o equilíbrio entre os dois lados, pois Taiwan precisa ter defesa suficiente para ter a confiança para negociar com a China”, disse Hua Shuai-ming do partido Kuomintang.
Os laços entre China e Taiwan têm melhorado desde que Ma Ying-jeou do partido Kuomintang pró-China chegou ao poder em 2008 com promessas de elevar os laços comerciais e permitir mais turistas chineses.
Mas Pequim tem se recusado a renunciar ao uso da força contra Taiwan, embora a ilha decidido por mais de seis décadas pela separação em 1949, ao nfinal de uma guerra civil.
FONTE: DefenceNews
NOTA DO EDITOR: segundo informações do periódico ‘Focus Taiwan’, a disponibilidade da frota de F-5 do país era inferior a 20% em 2010. Ainda segundo o mesmo periódico, Taiwan já perdeu seis F-5E, nove F-5F e dois RF-5E desde 1991.
Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Me desculpem o tom amargo, mas as vezes acho que só quando acontecer uma coisas dessas por aqui que o GF vai decidiria o FX2Penguin escreveu:Queda de F-5 em Taiwan reabre discussão sobre compra de novos caças
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Sorry bcorreia mas apenas se o acidente fosse claramente idade do equipamento isso ocorreria. Caso contrario nao chegaria tão longe.
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12888
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
A queda de um M-III em Anápolis ajudou muito na aquisição do tampão M-2000.mas as vezes acho que só quando acontecer uma coisas dessas por aqui que o GF vai decidiria o FX2
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- magliano
- Júnior
- Mensagens: 76
- Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Um absurdo e um desrespeito aos profissionais das nossas FFAAs.
Com vidas humanas não se brinca.
Abraços,
magliano
Com vidas humanas não se brinca.
Abraços,
magliano
-
- Júnior
- Mensagens: 102
- Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
- Localização: São Paulo
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 13 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Prezados,
Os SuperFuderatorMegaMass F5-M estão voando em Natal nestes dias. Ontem por volta das 19:30 h ouvi sons diferentes e fiquei imaginando ser de caça. Hoje indo ao aeroporto pude ver 02 logo após a decolagem. Algum colega tem informações sobre operações ou campanha de testes de armas???
Saudações.
Wsantana.
Os SuperFuderatorMegaMass F5-M estão voando em Natal nestes dias. Ontem por volta das 19:30 h ouvi sons diferentes e fiquei imaginando ser de caça. Hoje indo ao aeroporto pude ver 02 logo após a decolagem. Algum colega tem informações sobre operações ou campanha de testes de armas???
Saudações.
Wsantana.
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
São apenas dois, que estao aqui desde quarta! Um F-5EM e outro F-5FM. Logo depois da decolagem vi um ST voando com aquele alvo sendo rebocado atrás... acho que estão treinando tiro aéreo!
.
-
- Júnior
- Mensagens: 102
- Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
- Localização: São Paulo
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 13 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Boa Tarde Henrique!!!
Quando temos apenas dois caças, significa que não temos um exercício operacional e sim algum teste??? Alguma campanha de ensaios de mísseis??? Ouvi vôos noturnos!!! Seriam testes de Óculos de Visão Noturna??
Alguém tem alguma informação??
Forte abraço a todos.
wsantana.
Quando temos apenas dois caças, significa que não temos um exercício operacional e sim algum teste??? Alguma campanha de ensaios de mísseis??? Ouvi vôos noturnos!!! Seriam testes de Óculos de Visão Noturna??
Alguém tem alguma informação??
Forte abraço a todos.
wsantana.
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Por ter um F-5FM, eu diria que se trata de um treinamento de tiro aéreo com um (ou mais) membro do esquedrão. Estou só especulando, o Sapão ou o Thor devem saber de algo!
.
- Cougar_PH
- Sênior
- Mensagens: 1557
- Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
- Localização: Parnamirim/RN
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
- Contato:
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Henriquejr
o rebocador é o novo da britanite, ele leva o alvo em casulo para ser extendido em voo, e o treinamento de tiro é para os A-29B, 4 por surtida.
Wsantana
Até agora não vi os F-5 E/F M, voarem de noite, até ontem eles só faziam uma surtida por dia...
Eles chegaram no domingo depois do almoço
ontem é que eles fizeram 3 surtidas...
agora o que tem de legal é 2 a-29 fazendo voo de formação fechada de noite, bem legal.

o rebocador é o novo da britanite, ele leva o alvo em casulo para ser extendido em voo, e o treinamento de tiro é para os A-29B, 4 por surtida.
Wsantana
Até agora não vi os F-5 E/F M, voarem de noite, até ontem eles só faziam uma surtida por dia...
Eles chegaram no domingo depois do almoço
ontem é que eles fizeram 3 surtidas...
agora o que tem de legal é 2 a-29 fazendo voo de formação fechada de noite, bem legal.

EDITADO POR PAISANO!!!
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Ao pessoal das Aéreas, faço uma pergunta semelhante à que fiz no tópico do EC-725 naval:
Como a modernização do F-5M nós hoje temos condições de fazer mudanças nos códigos do computador de missão? Temos condições de integrar de forma independente novos sensores, aviônicos e armas? A integração dos mísseis nacionais se fará sem uma necessária participação israelense?
Obrigado!
[]'s
Como a modernização do F-5M nós hoje temos condições de fazer mudanças nos códigos do computador de missão? Temos condições de integrar de forma independente novos sensores, aviônicos e armas? A integração dos mísseis nacionais se fará sem uma necessária participação israelense?
Obrigado!
[]'s
Alberto -
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Alberto, boa noite.AlbertoRJ escreveu:Ao pessoal das Aéreas, faço uma pergunta semelhante à que fiz no tópico do EC-725 naval:
Como a modernização do F-5M nós hoje temos condições de fazer mudanças nos códigos do computador de missão? Temos condições de integrar de forma independente novos sensores, aviônicos e armas? A integração dos mísseis nacionais se fará sem uma necessária participação israelense?
Obrigado!
[]'s
Para mim, a resposta é SIM, mas acesso ao software não é suficiente. É necessário saber o que escrever lá, e...
1. É requerida a participação dos fabricantes das armas e sensores, pois a simples compra de armas e pods forças armadas normalmente não inclui dados como ICD (interface control document), assim como os dados de desempenho para integração com o sistema de armas.
2. Se temos domínio completo da aeronave, seu desempenho aerodinâmico e aeroelástico, a integração aeromecânica de novas cargas externas é possível sem grandes problemas.
3. Se é um avião tampão ou de prateleira, que não conhecemos com profundidade, é melhor buscarmos parceria com o fabricante da aeronave do que tentar descobrir tudo sozinho.
4. Se a nova carga externa irá alterar o desempenho aerodinâmico, CA e CG, talvez seja necessário alterar as leis de controle de voo (aviões instáveis). Essa "control law" é complexa e não é fornecida sem estar amparada por um belo e caro contrato.
Então: Yes, but....
É minha opinião.
Abraço,
Justin
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
Boa noite Justin,
Muito bom! Obrigado pela resposta!
Eu entendo que as características de controle aerodinâmico do F-5M talvez já sejam de domínio dos engenheiros da FAB e Embraer, já que a própria modernização do caça implicava na adição e retirada de equipamentos em diferentes partes da aeronave. Parece que houve uma resposta negativa dos norte-americanos quanto aos dados necessários para integração dos MAA-1 nos pilones externos, então...
Posso estar enganado, é claro.
E como não há controle aerodinâmico computadorizado (de instabilidade) no F-5, as "control laws" seriam apenas as da física mesmo, penso eu (na minha ignorância).
Pelo menos os equipamentos nacionais poderiam ser integrados de forma independente e a interface para os de "prateleira" negociada.
Abraço
Muito bom! Obrigado pela resposta!
Eu entendo que as características de controle aerodinâmico do F-5M talvez já sejam de domínio dos engenheiros da FAB e Embraer, já que a própria modernização do caça implicava na adição e retirada de equipamentos em diferentes partes da aeronave. Parece que houve uma resposta negativa dos norte-americanos quanto aos dados necessários para integração dos MAA-1 nos pilones externos, então...
Posso estar enganado, é claro.
E como não há controle aerodinâmico computadorizado (de instabilidade) no F-5, as "control laws" seriam apenas as da física mesmo, penso eu (na minha ignorância).
Pelo menos os equipamentos nacionais poderiam ser integrados de forma independente e a interface para os de "prateleira" negociada.
Abraço
Alberto -
- Zepa
- Sênior
- Mensagens: 758
- Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 75 vezes
Re: Frota atual de F-5EM/FM.
TAP M&E Brasil recebe certificação para realizar serviços de manutenção nos F-5EM/FM da FAB Ter, 18 de Outubro de 2011 15:38
A TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. (TAP M&E Brasil) recebeu, no dia 12 de setembro, a certificação que a permite executar serviços de inspeção estrutural periódica nos jatos de combate F-5EM/FM da Força Aérea Brasileira (FAB). A certificação foi concedida após vistorias e avaliações realizadas pela Assessoria de Gestão da Qualidade de Material Aeronáutico (DGEQ) do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).
A FAB emprega este modelo de caça desde 1974. A qualidade e performance da plataforma mereceu a completa revitalização das aeronaves da frota existente e instalação de aviônica e sistemas de armas no estado-da-arte. Esse trabalho já foi executado pela Embraer e AEL Sistemas em 46 unidades, e mais onze exemplares comprados da Jordânia estão sendo preparados no PAMA-SP para serem submetidos ao mesmo programa.
Para que fosse possível a certificação, a TAP M&E Brasil atendeu a um conjunto de exigências, como a aquisição de documentação técnica, ferramental específico, equipamentos especiais, adequação de instalações e capacitação de engenheiros e técnicos da empresa para lidar com esse tipo de aeronave. A TAP M&E já possui em seus quadros de funcionários 30 profissionais habilitados por meio de cursos ministrados por especialistas em F-5.
A empresa realiza, há mais de 50 anos, serviços de manutenção, reparos de componentes e/ou incorporação de novos componentes em aeronaves da frota da FAB, como o C-130 Hercules, F-5 Tiger II, C-115 Buffalo, Boeing 707, Boeing 737, ERJ 145, EMB110 Bandeirante e EMB 120 Brasília, estes três últimos fabricados pela Embraer. A TAP M&E Brasil presta serviços também para países latinoamericanos como Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. A certificação concedida pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) também permitirá que a companhia execute serviços de manutenção em F-5 de países estrangeiros. Com esta certificação, a TAP M&E Brasil tornou-se a única empresa de MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) no País e uma das poucas no mundo habilitada a oferecer o serviço de revisões estruturais para aeronaves F-5.
Segundo Nestor Kock, o próximo passo será a certificação para componentes reparáveis, cujo processo está em fase final. Inúmeros tipos de componentes dessa classe são enviados para o exterior devido a falta de oficinas certificadas no Brasil. A qualificação de oficinas para o serviço significará economia de divisas, criação de empregos, redução do tempo de manutenção e maior independência externa na conservação de equipamentos estratégicos.
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55
A TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. (TAP M&E Brasil) recebeu, no dia 12 de setembro, a certificação que a permite executar serviços de inspeção estrutural periódica nos jatos de combate F-5EM/FM da Força Aérea Brasileira (FAB). A certificação foi concedida após vistorias e avaliações realizadas pela Assessoria de Gestão da Qualidade de Material Aeronáutico (DGEQ) do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).
A FAB emprega este modelo de caça desde 1974. A qualidade e performance da plataforma mereceu a completa revitalização das aeronaves da frota existente e instalação de aviônica e sistemas de armas no estado-da-arte. Esse trabalho já foi executado pela Embraer e AEL Sistemas em 46 unidades, e mais onze exemplares comprados da Jordânia estão sendo preparados no PAMA-SP para serem submetidos ao mesmo programa.
Para que fosse possível a certificação, a TAP M&E Brasil atendeu a um conjunto de exigências, como a aquisição de documentação técnica, ferramental específico, equipamentos especiais, adequação de instalações e capacitação de engenheiros e técnicos da empresa para lidar com esse tipo de aeronave. A TAP M&E já possui em seus quadros de funcionários 30 profissionais habilitados por meio de cursos ministrados por especialistas em F-5.
A empresa realiza, há mais de 50 anos, serviços de manutenção, reparos de componentes e/ou incorporação de novos componentes em aeronaves da frota da FAB, como o C-130 Hercules, F-5 Tiger II, C-115 Buffalo, Boeing 707, Boeing 737, ERJ 145, EMB110 Bandeirante e EMB 120 Brasília, estes três últimos fabricados pela Embraer. A TAP M&E Brasil presta serviços também para países latinoamericanos como Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. A certificação concedida pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) também permitirá que a companhia execute serviços de manutenção em F-5 de países estrangeiros. Com esta certificação, a TAP M&E Brasil tornou-se a única empresa de MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) no País e uma das poucas no mundo habilitada a oferecer o serviço de revisões estruturais para aeronaves F-5.
Segundo Nestor Kock, o próximo passo será a certificação para componentes reparáveis, cujo processo está em fase final. Inúmeros tipos de componentes dessa classe são enviados para o exterior devido a falta de oficinas certificadas no Brasil. A qualificação de oficinas para o serviço significará economia de divisas, criação de empregos, redução do tempo de manutenção e maior independência externa na conservação de equipamentos estratégicos.
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55
