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Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Dom Nov 23, 2008 6:51 am
por Carioca
Por favor parem de lembrar da VARIG. Fico nervoso. Rodei o mundo quase todo. Em 34 anos, 64 paises, sempre a trabalho. A coisa mais chata era quando a VARIG me deixava num aeroporto qualquer a partir do qual tinha que viajar numa aeronave de outra companhia, e a coisa mais gostosa era quando, voltando ao Brasil, fazia conexão com VARIG em algum lugar.
Sinto uma falta danada.
Outra coisa: TAM no exterior não me dá a mínima sensação de segurança em nenhum aspecto. Aliás a única empresa que ainda me dá a sensação que tinha na Varig é a LACSA, que até hoje uso quando estando na Am Central ou indo de lá para os EUA.
A TAP, depois que passou a ter o Pinto à frente melhorou muito, mas já era boa no tempo dos L111 trirreatores (a navigator class era excelente). O Pinto está trabalhando para fazer a TAP ser quase uma VARIG.
Mas a VARIG era outra coisa.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Dez 02, 2008 10:39 am
por WalterGaudério
Senhores atenção, AZUL LINHAS AÈREAS iniciando vôos de teste hoje. A partir do dia 15 é para valer!
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Qua Dez 03, 2008 8:14 am
por otaolive
Quem entrasse na segunda-feira no site da Gol e observasse os vôos com promoção em destaque não teria dúvidas: a companhia aérea é a primeira a reagir explicitamente à estréia da Azul Linhas Aéreas. A vice-líder do mercado brasileiro anunciava "tarifas especiais de alta temporada" exatamente nas quatro rotas em que a Azul pretende voar inicialmente - a partir de Campinas, vôos para as Capitais Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Vitória. É o que revela reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico na edição desta terça-feira.
Há cerca de dez dias,segundo a reportagem, a passagem mais barata da Gol entre Campinas e Salvador, para embarque no início de dezembro, custava R$ 535. Ontem, no site, segundo o Valor Econômico, a empresa anunciava tarifa promocional de R$ 209 para esse trecho. No caso da ligação Campinas-Porto Alegre, o menor preço na semana passada era R$ 329. Na promoção, o vôo é anunciado por R$ 129. Os preços mais baixos valem para quem comprar passagens com intervalo de dez dias entre as datas de ida e de volta. A companhia também anunciava promoções em outros trechos que, ao menos por enquanto, não serão operados pela Azul.
Como a maioria das empresas aéreas, a Gol não divulga a quantidade de bilhetes que está incluída nas promoções. O vice-presidente de uma das quatro principais companhias do mercado ouvido na reportagem, mas que preferiu não ser identificado, acredita que a promoção nesta época do ano serve mais para chamar a atenção do que para encher os aviões.
- É diferente da promoção em maio, junho, quando os vôos ficam vazios e o passageiro pode comprar passagens baratas com facilidade - diz. - Agora, na alta temporada, os vôos ficam cheios e fica difícil comprar o bilhete pelo preço anunciado - diz.
A Gol não deu entrevista ao Valor.
Promoções nesta época do ano não são comuns, justamente porque a demanda é alta e as empresas conseguem encher os vôos cobrando mais. A TAM informou que não pretende fazer promoção específica para a alta temporada ou para a estréia da Azul, mas tem seção fixa de ofertas no seu site. A WebJet e a Trip também não estão anunciando promoções, mas a OceanAir oferece seis trechos com desconto.
Uma outra reação à entrada da Azul - embora bem mais discreta que a da Gol - partiu da Trip. A empresa regional, que tem sua base em Campinas assim como a aérea novata, associou a busca pela expressão "Azul Linhas Aéreas", no Google, ao seu próprio site. Ou seja, toda vez que alguém busca essas palavras, o link patrocinado da Trip aparece no topo da lista de resultados, como um pequeno truque de marketing.
A Azul planeja estrear os vôos comerciais no dia 15 de dezembro. Porém, antes que a empresa possa iniciar a venda de passagens e os vôos de fato, deve aguardar a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para os vôos solicitados
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 803591.asp
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Sex Dez 05, 2008 11:37 am
por soultrain
Boeing volta adiar entregas do Dreamliner 787
A Boeing voltou a adiar a conclusão do Dreamliner 787. A empresa não avançou uma nova data mas, de acordo com o "Wall Street Journal", as primeiras entregas não deverão ocorrer dentro dos próximos seis meses, originalmente previstas para Maio de 2008.
Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt
A Boeing voltou a adiar a conclusão do Dreamliner 787. A empresa não avançou uma nova data mas, de acordo com o "Wall Street Journal", as primeiras entregas não deverão ocorrer dentro dos próximos seis meses, originalmente previstas para Maio de 2008.
A produção do Dreamliner tem sido afectada pela falta de componentes, trabalho inacabado por parte dos fornecedores e alterações no “design” inicial.
A empresa foi ainda afectada por uma greve de pilotos, que terminou a 2 de Novembro, e impediu a realização do primeiro voo ainda este trimestre, como estava planeado. A produção da Goodrich, que produz os travões e outros componentes para o novo avião da Boeing, também foi afectada devido a uma greve.
O Dreamliner não deverá realizar o primeiro voo antes de Fevereiro ou Março, o que empurrará as primeiras entregas para o segundo semestre de 2010, antecipa Peter Arment, analista da American Technology Research.
Em Setembro, antes da greve de pilotos, a Boeing transmitiu ao seu primeiro cliente do Dreamliner, a japonesa All Nipon Airways, que os primeiros aviões seriam entregues em Agosto de 2009.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Sáb Dez 06, 2008 10:19 pm
por WalterGaudério
soultrain escreveu:Boeing volta adiar entregas do Dreamliner 787
A Boeing voltou a adiar a conclusão do Dreamliner 787. A empresa não avançou uma nova data mas, de acordo com o "Wall Street Journal", as primeiras entregas não deverão ocorrer dentro dos próximos seis meses, originalmente previstas para Maio de 2008.
Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt
A Boeing voltou a adiar a conclusão do Dreamliner 787. A empresa não avançou uma nova data mas, de acordo com o "Wall Street Journal", as primeiras entregas não deverão ocorrer dentro dos próximos seis meses, originalmente previstas para Maio de 2008.
A produção do Dreamliner tem sido afectada pela falta de componentes, trabalho inacabado por parte dos fornecedores e alterações no “design” inicial.
A empresa foi ainda afectada por uma greve de pilotos, que terminou a 2 de Novembro, e impediu a realização do primeiro voo ainda este trimestre, como estava planeado. A produção da Goodrich, que produz os travões e outros componentes para o novo avião da Boeing, também foi afectada devido a uma greve.
O Dreamliner não deverá realizar o primeiro voo antes de Fevereiro ou Março, o que empurrará as primeiras entregas para o segundo semestre de 2010, antecipa Peter Arment, analista da American Technology Research.
Em Setembro, antes da greve de pilotos, a Boeing transmitiu ao seu primeiro cliente do Dreamliner, a japonesa All Nipon Airways, que os primeiros aviões seriam entregues em Agosto de 2009.
Tá merecendo mesmo o nome de deleyedliner...
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Dez 16, 2008 11:39 am
por Brigadeiro
Auditoria conclui que Aerolíneas Argentinas está pior que o previsto
da Efe, em Buenos Aires
O relatório final elaborado pela AGN (Auditoria Geral da Nação), órgão técnico ligado ao Congresso argentino, sobre o estado contábil da Aerolíneas Argentinas indica que a situação patrimonial da empresa é pior que a apontada no estudo preliminar e que a informada pelo grupo espanhol Marsans, dono da companhia.
Segundo a imprensa local, a auditoria determinou que a empresa e sua subsidiária Austral somavam em conjunto um patrimônio líquido negativo em 17 de julho de 2,515 bilhões de pesos (US$ 737,8 milhões).
Em um relatório preliminar, a AGN havia informado que o patrimônio negativo era de 2,19 bilhões de pesos (US$ 642,5 milhões), embora sujeito a ajustes, pois seu trabalho de revisão contábil não estava concluído.
Os estudos contábeis apresentados pela Marsans, o patrimônio negativo das empresas era de 894 milhões de pesos (US$ 262,2 milhões) até 17 de julho, quando o grupo espanhol assinou um acordo para vender a companhia ao governo argentino.
A negociação naufragou pelas diferenças entre as partes sobre o valor das ações da empresa.
Segundo o relatório da AGN, apresentado perante o Parlamento argentino, os números finais "confirmam a situação de progressiva deterioração econômico-financeiro das companhias aéreas auditadas".
O trabalho de auditoria também determinou que em 17 de julho a Aerolíneas Argentinas acumulava perdas líquidas de 673 milhões de pesos (US$ 197,4 milhões), enquanto o prejuízo da Austral era de 130 milhões de pesos (US$ 38,1 milhões).
Além disso, explica que de julho até 5 de dezembro o governo desembolsou 897 milhões de pesos (US$ 263,1 milhões) para manter operacionais as companhias.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Dez 16, 2008 8:40 pm
por alcmartin
É, Brigadeiro...por coincidencia, estou por aqui, Buenos Aires. E uma das coisas que mais me tem chamado a atençào, nas vezes que estou por aqui, é quando passo pelos hangares deles. É uma quantidade de aviões parados...
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
essa semana vi 2 747, vários 737, alguns do porte do 67 ou equivalente(de longe e estava atrás do 47, não dava p/certificar). Não sei se sào próprios, se são leasing ou sei lá. Mas sei que quando começa a ver muito avião parado...
Boa coisa não é...
abs!!
PS- E aí, acabou a Facu? Bacharel em CA?
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Dom Dez 21, 2008 5:14 am
por caixeiro
11/12/2008
O buraco negro é outro
O relatório oficial da Aeronáutica sobre o acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, que matou 154 pessoas em 29 de setembro de 2006, inocentou completamente o sistema de radares e de equipamentos do controle aéreo brasileiro. Mas condenou a operação desse sistema. "Buraco negro" nos céus brasileiros, como acusavam os controladores em autodefesa, não há. Mas "buraco negro" no trabalho das pessoas há e muito.
Pelo relatório, que também acusa os pilotos norte-americanos do Legacy de despreparo para voar num jato novo e nos céus brasileiros, o nosso sistema de tráfego aéreo é "deficiente de coordenação" e tem "escassez de pessoal". Esses são bons motivos, mas não os únicos, para explicar a verdadeira lambança dos controladores de vôo naquele dia fatídico.
Um jovem de Brasília nem sequer se deu ao trabalho de ler o plano de vôo do Legacy e passou a informação de qualquer jeito. Um maduro e tarimbado de São José dos Campos (SP) sabia que o plano de vôo previa três altitudes, mas deu de ombros e repassou uma só, como recebera de Brasília, para os pilotos. E ainda fez um "link" entre uma só e o destino final do Brasil, o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. Os pilotos simplesmente trocaram o plano do papel pelo plano autorizado e foram em frente sempre a 37 mil pés. Durante bom tempo, na contramão!
Quando passaram por Brasília, onde deveriam mudar a altitude na primeira vez, não o fizeram. O controlador que deveria ver não viu. E o pior: outro controlador deveria ter mudado a freqüência de rádio, já que o Legacy mudara o "setor", do sul para o norte. Não fez. Não cumpriu sua obrigação.
Conclusão: além de não corrigirem a altitude na hora certa, os controladores também não tiveram como corrigir depois porque inviabilizaram a comunicação via rádio com a aeronave, que passou a ser um míssil perdido no ar.
Para completar, os pilotos não tinham feito o dever de casa e tiraram a atenção do vôo para fazer algo básico: calcular o peso do aparelho no aeroporto de Manaus, com base na fuselagem, nos ocupantes e no combustível. Enquanto um fazia contas no laptop, o outro digitou dois ou mais números, por mais de 20 segundos, numa "caixinha" que acomoda o transponder e o back-up de outros dados --como o de combustível.
Na tentativa de apurar o nível de combustível, eles acabaram botando o transponder em "stand-by", incapaz de detectar a vinda do Boeing em sentido contrário e, portanto, de acionar o TCAS, o sistema que alerta os pilotos do perigo, por meios visuais e sonoros, e indica a manobra evasiva necessária.
Ainda por cima, o jato viajava em regime especial, o RVSM, que permite uma distância menor entre aeronaves no ar. Em qualquer suspeita de perigo, o procedimento imediato é cancelar o RVSM e aumentar a distância para os padrões tradicionais e mais prudentes. Mas o controlador de Manaus, que "recebeu" o Legacy do Cindacta (Brasília), quando ele ultrapassou a área Nabol do mapa aeronáutico, simplesmente não fez essa recomendação.
Sem rádio, sem transponder, sem diligência, sem preparo e na contramão... bem, deu no que deu.
Com a investigação concluída, dois anos depois, inclusive com peritos norte-americanos e canadenses, todo o acidente fica unicamente nas mãos da Justiça. A palavra agora é com ela. Enquanto a gente reza para que os controladores estejam mais espertos e mais bem preparados e não haja pilotos estrangeiros voando de qualquer jeito por aí. Aqui não é a casa da mãe Joana.
Afinal, Natal, Ano Novo, férias, Carnaval, tudo está chegando. Segurança é bom e a gente gosta.
Eliane Cantanhêde é colunista da Folha, desde 1997, e comenta governos, política interna e externa, defesa, área social e comportamento. Foi colunista do Jornal do Brasil e do Estado de S. Paulo, além de diretora de redação das sucursais de O Globo, Gazeta Mercantil e da própria Folha em Brasília.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Seg Dez 29, 2008 10:51 am
por WalterGaudério
Fonte: Revista FLAP INTERNACIONAL n 434 pág 32(notícia inferior)
AMPLIAÇÃO da PISTA DE CONGONHAS
P Min. Def acerta os últimos detalhes da ampliação das pistas 17R/35L e 17L35R para aumentar a segurança nas operações de pouso e decolagem no aeroporto paulista.
A Ampliação das pistas será obviamente realizada no sentido Jabaquara, em que será adicionada uma extenção de 1.100m ao total atualmente existente, com uma estrutura construída sobre pilares a 80m de altura.
Segundo Gilberto Kassab a obra deverá ter um custo aproximado de R$ 400 mi com desapropriações e que mais da metade das casas no final da cabeceira 35L estãovazias.
Jobim comenta de pés juntos que o aumento da pista de Congonhas não implicará em aumento de capacidade operacional para a o aeroporto, mas será simplesmente para melhorar as margens de segurança.
Não haverá portanto licenças(homologação) para a operação de aeronaves do porte do Boeing 767, ou Airbus A 300, ou até do futuro Boeing Dreamliner das pistas ampliadas.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Sex Jan 16, 2009 1:12 pm
por Edu Lopes
Táxis aéreos e jatos terão fiscalização mais rígida
Agência Estado
Publicação: 16/01/2009 09:35 Atualização: 16/01/2009 09:36
As autoridades aeronáuticas brasileiras passarão a negar autorizações de voo para aeronaves ou pilotos cujos certificados ou habilitações tenham alguma pendência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Batizada de Decolagem Certa, a iniciativa visa intensificar a fiscalização sobre a aviação geral, que concentra táxis aéreos e jatos executivos e responde por mais de 90% das quase 12 mil aeronaves cadastradas no País.
No ano passado, esse grupo respondeu por 98% dos 102 acidentes registrados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O sistema informatizado que possibilitará a checagem das informações foi desenvolvido em 2008 por técnicos da Gerência Regional 2 da Anac e deve estar instalado em todos os cerca de cem aeroportos públicos do País até maio.
O procedimento, segundo a agência, será simples e rápido. Quando o piloto solicitar a aprovação de seu plano de voo à Sala de Informações Aeronáuticas (AIS, na sigla em inglês), o controlador de plantão deverá acessar o banco de dados e verificar a validade das habilitações, certificados e exames médicos. Caso apareça alguma irregularidade, a autorização de voo será imediatamente rejeitada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), braço da Aeronáutica encarregado do controle de voo no País.
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/ht ... erna.shtml
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Sex Jan 16, 2009 8:09 pm
por alcmartin
cicloneprojekt escreveu:Fonte: Revista FLAP INTERNACIONAL n 434 pág 32(notícia inferior)
AMPLIAÇÃO da PISTA DE CONGONHAS
P Min. Def acerta os últimos detalhes da ampliação das pistas 17R/35L e 17L35R para aumentar a segurança nas operações de pouso e decolagem no aeroporto paulista.
A Ampliação das pistas será obviamente realizada no sentido Jabaquara, em que será adicionada uma extenção de 1.100m ao total atualmente existente, com uma estrutura construída sobre pilares a 80m de altura.
Segundo Gilberto Kassab a obra deverá ter um custo aproximado de R$ 400 mi com desapropriações e que mais da metade das casas no final da cabeceira 35L estãovazias.
Jobim comenta de pés juntos que o aumento da pista de Congonhas não implicará em aumento de capacidade operacional para a o aeroporto, mas será simplesmente para melhorar as margens de segurança.
Não haverá portanto licenças(homologação) para a operação de aeronaves do porte do Boeing 767, ou Airbus A 300, ou até do futuro Boeing Dreamliner das pistas ampliadas.
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
eita, mestre...será que agora vai?
abs!
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Sáb Jan 24, 2009 9:48 pm
por WalterGaudério
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jan 27, 2009 2:17 pm
por Valdemort
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jan 27, 2009 6:09 pm
por Brigadeiro
17R/35R - 1100 + 1940 = 3040m
17L/35L - 1100 + 1435 = 2535m
Se isso for verdade, essas pistas caberiam aviões de grande porte como o 767, A-330/340, MD-11, 777 e outros. Duvido que ninguém irá tentar colocar um desses lá...
Até mais!
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jan 27, 2009 11:44 pm
por WalterGaudério
17R/35R - 1100 + 1940 = 3040m
17L/35L - 1100 + 1435 = 2535m
Se isso for verdade, essas pistas caberiam aviões de grande porte como o 767, A-330/340, MD-11, 777 e outros.
Duvido que ninguém irá tentar colocar um desses lá...
Até mais![/quote]
he, he, he foi a primeira coisa que pensei..., principalmente Boeing 737 900, Boeing 757 200, Boeing 767 300, e Airbus A 310/330
![[005]](./images/smilies/005.gif)
, mas brigadeiro, não ficou claro se a pista secundária de Congonhas seria ampliada tb, aparentemente seria apenas a pista principal a 17/35R apenas.
A Associação de moradores de Moema é que deve estar adorando...