Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#451 Mensagem por orestespf » Sex Fev 08, 2008 9:31 pm

Marino escreveu:Alguem já estudou tecnica de negociação?
Acham que um negociador vai colocar todas as cartas na mesa de uma vez?
Um sempre pede mais, o outro oferece abaixo do que a contraparte aceitaria.
O jogo continua até que a "o ponto de equilíbrio" seja atingido.
Nisto vale tudo: declarações pela mídia, problema de linguagem, caganeira por causa da comida, ficou de porre por causa da vodka, etc.
Calma, muita calma nesta hora.


Não sei o que dizer... É isso!!!

[009] [009] [009]


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5243
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

#452 Mensagem por delmar » Sex Fev 08, 2008 9:32 pm

jp escreveu:Então, apeasr da ginga, da malemolência, das mulatas sestrosas e do mais mais que melhor, fomos tratados a batatas e cebolas na grande mãe Rússia.

Uma viagem dessas não é programada, ou procedida, de um dia para o outro.
São feitas tratativas, postas à mesa negociações sobre agendas e quais autoridades receberão os visitantes serão recebidos, até mesmo a especifidade dos assuntos é previamente tratada.
Ou seja, o status da visita é combinado

Ai é que fica a minha cisma.

Já via, por birras diplomáticas, reuniões serem canceladas de agendas, mas, também, já o status de agendas e autoridades serem elevados visando um tratamento diferenciado, tudo por ineresses comerciais/políticos/diplomáticos.

Então fica a eterna pergunta:
Porque ráios os russos jogaram o NJ para ser recebido por vice-isto vice-aquilo, e só depois de pereginações às fabricas onde foi recebido por executivos e pessoal do terceiroescalão?

Eu declarava guerra à Rússia.


Talvez os russos necessitem escolher um parceiros na América do Sul, entre o Brasil (um cliente incerto) e a Venezuela (um cliente firme). Resolveram prestigiar a Venezuela. Brasil e Venezuela disputam a liderança e os russos não podem atender os dois, sob pena de desagradar alguém. No caso iriam desagradar o Chavez, um ótimo cliente.
Mais uma teoria, dentre as muitas já lançadas por aqui.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#453 Mensagem por orestespf » Sex Fev 08, 2008 9:33 pm

alcmartin escreveu:
talharim escreveu:O Brasil sofre de uma crise de "achismo"

A nossa arrogância e prepotência em nos acharmos especiais e importantes sem fazer por merecer está nos levando a ridicularidade das negociações internacionais.

Só pq nossa economia está crescendo graças e exportação de frango e linguiça nao quer dizer que temos que bater na mesa e fazer exigências para EUA,Rússia e UE.

Ah se vc não transferir toda a sua tecnologia bélica que levou 300 anos para desenvolver nós não vamos comprar esses 12 caças de vcs.


Ridículo isso Brasil toma vergonha na cara.

Fama de mal pagador,de chorão,de arrogante,de prepotente,de muquirana tudo isso estamos passando.

Não sei pq o mundo ainda leva o Brasil a sério.

Imagina a cara dos Russos quando aparece esse fanfarrão do Jobim querendo "discutir relação" no Kremlin.Deveriam retirar a comitiva brasileira a pontapés.


[018]

Impagável , Talha!!!
A verdade dói,hehe!! :lol:

Mas, fique calmo...é como, nas entrelinhas, o Leandro e Orestes disseram: ninguem é bobo de achar que vão nos dar de mão beijada...mas joga-se p/a torcida! Digo, eleitores!
Cadê a terceira pista de Guarulhos?
Cadê a parada de Congonhas como Hub?
Cadê as grandes mudanças no trafego aéreo?
Então...achou um país que topa o joguinho, a mocinha que topa no bar, publicamente ( ficará c/a fama de garanhão!),mas que no motel mudará de ideia...voce dançou porque pagou adiantado,hehe!!
(frances é latino, mais malandro...)

Mas...quem se importa?? :twisted: O que interessa realmente p/os politicos é a...politica!!
E quem pode atrapalha-los é... a política também!! Travestida de terrorista pré-candidata,hehe!! :twisted:
Tipo, tapão na cabeça: "TÁ APARECENDO MUITO, MOLEQUE!!" :twisted:

O jeito é a gente sentar e torcer p/que pelo menos sai umas mocinhas que prestem disso daí, tipo rafale, SU>35...porque sempre há o perigo de vir aquele monte de cunhados junto... :shock: :shock: :evil: :cry:

abs!!

PS- nada pessoal contra o NJ...é só retrato do país, mesmo... :lol:


Perfeito, AlcMartin, perfeito!


Abraços,

Orestes




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#454 Mensagem por alcmartin » Sex Fev 08, 2008 9:37 pm

JP, boa noite!

Eu não posso responder pelo Kzar, mas lembro da resposta do nosso presidente, quando da visita do russo, "ele ficou Putin..."
Nada mais natural que o troco...

Não é que descarto a opção pelos russos, mas acho que, se sair alguma coisa, será mais por opção política daqui, interna(daí meu comentario anterior), que por "vontade", boa jogada, deles...

Parece-me que o "timing" dos nossos politicos é completamente diferente do resto do mundo,hehe...




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#455 Mensagem por alcmartin » Sex Fev 08, 2008 9:38 pm

orestespf escreveu:
alcmartin escreveu:
talharim escreveu:O Brasil sofre de uma crise de "achismo"

A nossa arrogância e prepotência em nos acharmos especiais e importantes sem fazer por merecer está nos levando a ridicularidade das negociações internacionais.

Só pq nossa economia está crescendo graças e exportação de frango e linguiça nao quer dizer que temos que bater na mesa e fazer exigências para EUA,Rússia e UE.

Ah se vc não transferir toda a sua tecnologia bélica que levou 300 anos para desenvolver nós não vamos comprar esses 12 caças de vcs.


Ridículo isso Brasil toma vergonha na cara.

Fama de mal pagador,de chorão,de arrogante,de prepotente,de muquirana tudo isso estamos passando.

Não sei pq o mundo ainda leva o Brasil a sério.

Imagina a cara dos Russos quando aparece esse fanfarrão do Jobim querendo "discutir relação" no Kremlin.Deveriam retirar a comitiva brasileira a pontapés.


[018]

Impagável , Talha!!!
A verdade dói,hehe!! :lol:

Mas, fique calmo...é como, nas entrelinhas, o Leandro e Orestes disseram: ninguem é bobo de achar que vão nos dar de mão beijada...mas joga-se p/a torcida! Digo, eleitores!
Cadê a terceira pista de Guarulhos?
Cadê a parada de Congonhas como Hub?
Cadê as grandes mudanças no trafego aéreo?
Então...achou um país que topa o joguinho, a mocinha que topa no bar, publicamente ( ficará c/a fama de garanhão!),mas que no motel mudará de ideia...voce dançou porque pagou adiantado,hehe!!
(frances é latino, mais malandro...)

Mas...quem se importa?? :twisted: O que interessa realmente p/os politicos é a...politica!!
E quem pode atrapalha-los é... a política também!! Travestida de terrorista pré-candidata,hehe!! :twisted:
Tipo, tapão na cabeça: "TÁ APARECENDO MUITO, MOLEQUE!!" :twisted:

O jeito é a gente sentar e torcer p/que pelo menos sai umas mocinhas que prestem disso daí, tipo rafale, SU>35...porque sempre há o perigo de vir aquele monte de cunhados junto... :shock: :shock: :evil: :cry:

abs!!

PS- nada pessoal contra o NJ...é só retrato do país, mesmo... :lol:


Perfeito, AlcMartin, perfeito!


Abraços,

Orestes


:oops: Opa, salve, mestre!! Assim, fico envaidecido,hehe!!
:D
Abs!!




Editado pela última vez por alcmartin em Sex Fev 08, 2008 9:40 pm, em um total de 1 vez.
PRick

#456 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 9:39 pm

jp escreveu:Então, apesar da ginga, da malemolência, das mulatas sestrosas, e do mais mais que melhor, fomos tratados a batatas e cebolas na grande mãe Rússia.

Uma viagem dessas não é programada, ou procedida, de um dia para o outro.
São feitas tratativas, postas à mesa negociações sobre agendas e quais autoridades receberão os visitantes serão recebidos, até mesmo a especifidade dos assuntos é previamente tratada.
Ou seja, o status da visita é combinado

Ai é que fica a minha cisma.

Já via, por birras diplomáticas, reuniões serem canceladas de agendas, mas, também, já o status de agendas e autoridades serem elevados visando um tratamento diferenciado, tudo por ineresses comerciais/políticos/diplomáticos.

Então fica a eterna pergunta:
Porque ráios os russos jogaram o NJ para ser recebido por vice-isto vice-aquilo, e só depois de pereginações às fabricas onde foi recebido por executivos e pessoal do terceiroescalão?

Eu declarava guerra à Rússia.


Pois é,

Mesmo que sejam dados descontos daquilo que foi falado na imprensa, algumas coisas estranhas ou no minímo esquisitas ocorreram, ainda mais, quando comparamos a parte russa da viagem com a francesa, além disso, a outra coisa que tá difícil de engolir, é a ausência do Saito. Pode ser que existão explicações plausíveis para os 02 fatos ou mesmo sejam insignificantes, no entanto, são pontos destoantes no contexto.

[ ]´s




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#457 Mensagem por orestespf » Sex Fev 08, 2008 9:43 pm

jp escreveu:Então, apesar da ginga, da malemolência, das mulatas sestrosas, e do mais mais que melhor, fomos tratados a batatas e cebolas na grande mãe Rússia.

Uma viagem dessas não é programada, ou procedida, de um dia para o outro.
São feitas tratativas, postas à mesa negociações sobre agendas e quais autoridades receberão os visitantes serão recebidos, até mesmo a especifidade dos assuntos é previamente tratada.
Ou seja, o status da visita é combinado

Ai é que fica a minha cisma.

Já via, por birras diplomáticas, reuniões serem canceladas de agendas, mas, também, já o status de agendas e autoridades serem elevados visando um tratamento diferenciado, tudo por ineresses comerciais/políticos/diplomáticos.

Então fica a eterna pergunta:
Porque ráios os russos jogaram o NJ para ser recebido por vice-isto vice-aquilo, e só depois de pereginações às fabricas onde foi recebido por executivos e pessoal do terceiroescalão?

Eu declarava guerra à Rússia.


Não JL, não é bem assim, existem as "entrelinhas" da vida... rsrs

O Jobim foi à Rússia negociar subs e subs nucleares, ele mesmo admitiu (foi postado aqui no DB em algum lugar) que não conversou sobre caças com os russos. Se duvidem, procurem tal texto postado aqui.

O NJ chegou lá e perguntou sobre transferência de tecnologia de subs nucleares, os cara ficaram com um pé atrás e não duvido que disseram não. Por quê? Porque comprariam briga com os americanos. Mas os franceses prometeram que nos ajudaria e... Balela! Nos subs convencionais, sim, mas no sub nuclear, duvido, no máximo "ajuda". Porém deve ter sido mais do que os russos ofereceram, não duvido mesmo.

Porém a imprensa diz que a conversa com os russos foi ruim, óbvio, mas o assunto não foi caças, então... Conversa fiada mais uma vez!


Agora eu já tenho uma resposta para a pergunta que eu mesmo fiz, ou seja, por que o Saito não foi na tal viagem: simples e muito simples, toda essa viagem era para tratar apenas e tão somente de subs convencionais e nucleares, nada de caças pra FAB. Ponto!

E como o assunto não "interessava" ao Saito, este preferiu não ir para não passar a idéia que o caça seria francês. Isto não significa que não será o Rafale, apenas diz que pode não ser. Se ele fosse e a comitiva voltasse comemorando (como foi o caso) o acordo com a França, teria uma pressão (ou lobby) sugerindo que o caça escolhido pela FAB foi o Rafale. Muitos daqui caíram no papo do NJ... hehehehe

E mais, não se esqueçam que a prioridade do Governo (leia-se Lula) é mesmo o sub nuclear, mas tendo que admitir que é necessário passar pelo convencional antes.

Em suma, prioridades em ordem de prioridade. Só isso. Haverá o momento dos caças pra FAB, mas esse ainda não chegou.


Abraços,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#458 Mensagem por orestespf » Sex Fev 08, 2008 9:44 pm

delmar escreveu:
jp escreveu:Então, apeasr da ginga, da malemolência, das mulatas sestrosas e do mais mais que melhor, fomos tratados a batatas e cebolas na grande mãe Rússia.

Uma viagem dessas não é programada, ou procedida, de um dia para o outro.
São feitas tratativas, postas à mesa negociações sobre agendas e quais autoridades receberão os visitantes serão recebidos, até mesmo a especifidade dos assuntos é previamente tratada.
Ou seja, o status da visita é combinado

Ai é que fica a minha cisma.

Já via, por birras diplomáticas, reuniões serem canceladas de agendas, mas, também, já o status de agendas e autoridades serem elevados visando um tratamento diferenciado, tudo por ineresses comerciais/políticos/diplomáticos.

Então fica a eterna pergunta:
Porque ráios os russos jogaram o NJ para ser recebido por vice-isto vice-aquilo, e só depois de pereginações às fabricas onde foi recebido por executivos e pessoal do terceiroescalão?

Eu declarava guerra à Rússia.


Talvez os russos necessitem escolher um parceiros na América do Sul, entre o Brasil (um cliente incerto) e a Venezuela (um cliente firme). Resolveram prestigiar a Venezuela. Brasil e Venezuela disputam a liderança e os russos não podem atender os dois, sob pena de desagradar alguém. No caso iriam desagradar o Chavez, um ótimo cliente.
Mais uma teoria, dentre as muitas já lançadas por aqui.

saudações


Não é que esse menino tá vivo! Salve!!!


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18203
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

#459 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 08, 2008 9:45 pm

midnight escreveu: Mas todos aqui querem o melhor para a Aeronautica


É isso aí.

Carlos Mathias escreveu:O que me chama mais a atenção é a mudança de comportamento da Rússia em relação ao FX-1 e a tudo o que se escreveu na imprensa especializada. Ou o Brasil pisou na bola geral, ou há algo de estranho nessa mudança.


Eles estão escaldados devido ao que ocorrera no FX1.
Quem está agindo desta forma hoje é a França. O horizonte Francês está restrito.

.......................................................................................................

Estou propondo uma reflexão:

Ao contrário do FX1, FX1,5 temos excelentes aeronaves no páreo. Eu torcia, naquela época, para acabar como acabou, com uma solução-tampão, para que fosse postergado, para assim termos na disputa estas aeronaves que estão aí agora disputando.
Ao meu ver, o Typhoon (possibilidade remotíssima de escolha), quanto o Rafale e o Su-35 apresentam vantagens e desvantagens pontuais entre eles, mas que não levam a produzir uma desproporção de capacidades que torna alguma em particular destacadamente superior. Ou seja, em termos de plataforma, com qualquer uma dessas estaríamos muito bem, não apenas para o cenário da AL.

Se o alvo de minhas preocupações era com a plataforma em si nas 2 concorrências do passado, hoje, a minha preocupação é diferente: são as perspectivas futuras, em novos projetos,para podermos permanecer sem GAP, que a aquisição de uma aeronave pode nos proporcionar:
Se formos de Rafale, podemos nos engajar em bons Ucavs, já que os Franceses, juntamente com Suecos, Norte-amenricanos e Israelenses estão na vanguarda.
Entretanto perderemos a chance de entrar num projeto de caça tripulado de 5ª geração genuíno, que é o que teremos com os Russos se formos de Su-35-1.
Vale ressaltar que numa entrevista há 2 anos atrás, o comandante da Flygvapnet (Força aérea Sueca) havia admitido que, pelo menos nos próximos 30 anos, ainda os caças tripulados serão os protagonistas.

Então, fica a pergunta: o Rafale tem potencial para manter-se em´pé de igualdade com relação às aeronaves de 5ª geração (F-22, F-35, Pak-Fa)?

Na minha opinião, não.

Gostaria de levantar a discussão à respeito disso.


Atenciosamente

Knight7




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#460 Mensagem por orestespf » Sex Fev 08, 2008 9:45 pm

alcmartin escreveu:
orestespf escreveu:
alcmartin escreveu:
talharim escreveu:O Brasil sofre de uma crise de "achismo"

A nossa arrogância e prepotência em nos acharmos especiais e importantes sem fazer por merecer está nos levando a ridicularidade das negociações internacionais.

Só pq nossa economia está crescendo graças e exportação de frango e linguiça nao quer dizer que temos que bater na mesa e fazer exigências para EUA,Rússia e UE.

Ah se vc não transferir toda a sua tecnologia bélica que levou 300 anos para desenvolver nós não vamos comprar esses 12 caças de vcs.


Ridículo isso Brasil toma vergonha na cara.

Fama de mal pagador,de chorão,de arrogante,de prepotente,de muquirana tudo isso estamos passando.

Não sei pq o mundo ainda leva o Brasil a sério.

Imagina a cara dos Russos quando aparece esse fanfarrão do Jobim querendo "discutir relação" no Kremlin.Deveriam retirar a comitiva brasileira a pontapés.


[018]

Impagável , Talha!!!
A verdade dói,hehe!! :lol:

Mas, fique calmo...é como, nas entrelinhas, o Leandro e Orestes disseram: ninguem é bobo de achar que vão nos dar de mão beijada...mas joga-se p/a torcida! Digo, eleitores!
Cadê a terceira pista de Guarulhos?
Cadê a parada de Congonhas como Hub?
Cadê as grandes mudanças no trafego aéreo?
Então...achou um país que topa o joguinho, a mocinha que topa no bar, publicamente ( ficará c/a fama de garanhão!),mas que no motel mudará de ideia...voce dançou porque pagou adiantado,hehe!!
(frances é latino, mais malandro...)

Mas...quem se importa?? :twisted: O que interessa realmente p/os politicos é a...politica!!
E quem pode atrapalha-los é... a política também!! Travestida de terrorista pré-candidata,hehe!! :twisted:
Tipo, tapão na cabeça: "TÁ APARECENDO MUITO, MOLEQUE!!" :twisted:

O jeito é a gente sentar e torcer p/que pelo menos sai umas mocinhas que prestem disso daí, tipo rafale, SU>35...porque sempre há o perigo de vir aquele monte de cunhados junto... :shock: :shock: :evil: :cry:

abs!!

PS- nada pessoal contra o NJ...é só retrato do país, mesmo... :lol:


Perfeito, AlcMartin, perfeito!


Abraços,

Orestes


:oops: Opa, salve, mestre!! Assim, fico envaidecido,hehe!!
:D
Abs!!


Mas é pra ficar, meu grande amigo AlcMartin!!! Só existe uma tristeza da minha parte em relação a você: tem postado pouco! rsrsrs


Forte abraço,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#461 Mensagem por orestespf » Sex Fev 08, 2008 9:54 pm

knight7 escreveu:
midnight escreveu: Mas todos aqui querem o melhor para a Aeronautica


É isso aí.

Carlos Mathias escreveu:O que me chama mais a atenção é a mudança de comportamento da Rússia em relação ao FX-1 e a tudo o que se escreveu na imprensa especializada. Ou o Brasil pisou na bola geral, ou há algo de estranho nessa mudança.


Eles estão escaldados devido ao que ocorrera no FX1.
Quem está agindo desta forma hoje é a França. O horizonte Francês está restrito.

.......................................................................................................

Estou propondo uma reflexão:

Ao contrário do FX1, FX1,5 temos excelentes aeronaves no páreo. Eu torcia, naquela época, para acabar como acabou, com uma solução-tampão, para que fosse postergado, para assim termos na disputa estas aeronaves que estão aí agora disputando.
Ao meu ver, o Typhoon (possibilidade remotíssima de escolha), quanto o Rafale e o Su-35 apresentam vantagens e desvantagens pontuais entre eles, mas que não levam a produzir uma desproporção de capacidades que torna alguma em particular destacadamente superior. Ou seja, em termos de plataforma, com qualquer uma dessas estaríamos muito bem, não apenas para o cenário da AL.

Se o alvo de minhas preocupações era com a plataforma em si nas 2 concorrências do passado, hoje, a minha preocupação é diferente: são as perspectivas futuras, em novos projetos,para podermos permanecer sem GAP, que a aquisição de uma aeronave pode nos proporcionar:
Se formos de Rafale, podemos nos engajar em bons Ucavs, já que os Franceses, juntamente com Suecos, Norte-amenricanos e Israelenses estão na vanguarda.
Entretanto perderemos a chance de entrar num projeto de caça tripulado de 5ª geração genuíno, que é o que teremos com os Russos se formos de Su-35-1.
Vale ressaltar que numa entrevista há 2 anos atrás, o comandante da Flygvapnet (Força aérea Sueca) havia admitido que, pelo menos nos próximos 30 anos, ainda os caças tripulados serão os protagonistas.

Então, fica a pergunta: o Rafale tem potencial para manter-se em´pé de igualdade com relação às aeronaves de 5ª geração (F-22, F-35, Pak-Fa)?

Na minha opinião, não.

Gostaria de levantar a discussão à respeito disso.


Atenciosamente

Knight7


Minha opinião, Knight7: não!

Acredito que do ponto de vista da FAB, ambos os vetores, Rafale e SU-35-1 estão em equilíbrio. Porém é bom que se diga que o Rafale introduz uma nova forma de combater, diferente da forma "tradicional/clássica" do SU-35-1.

Neste caso é a FAB que deve dizer o que ela quer de fato. Ter um caça "hi-end" pode ser muito caro, não pelo preço em si, mas no conjunto. Esse é o caso do Rafale, esse é o caso do Gripen. NCW só com Gripen não rola, todos sabem disso, é preciso investimento maciço em todos os campos, em todas a FFAA. Por isso o Gripen pode se tornar "caro". O caso do Rafale é muito próximo disso.

Observem que não estou tentando travar mais uma batalha de Gripen x Rafale x SU-35 aqui, pelo contrário. Estou dizendo que no "limiar" a FAB pode optar pelo caça "padrão". Igualmente não estou dizendo que o SU-35-1 é um caça "padrão".

Por outro lado, lado bem distante (rsrs), certos caças americanos podem ser considerados "padrão". Talvez (repito, talvez) o SU-35-1 estejam mais próximo dos caças americanos (F-16, F-15 e F-18).

Com a palavra (sobre o que quer), a FAB!!!!


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18203
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

#462 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 08, 2008 10:14 pm

orestespf escreveu:
knight7 escreveu:
midnight escreveu: Mas todos aqui querem o melhor para a Aeronautica


É isso aí.

Carlos Mathias escreveu:O que me chama mais a atenção é a mudança de comportamento da Rússia em relação ao FX-1 e a tudo o que se escreveu na imprensa especializada. Ou o Brasil pisou na bola geral, ou há algo de estranho nessa mudança.


Eles estão escaldados devido ao que ocorrera no FX1.
Quem está agindo desta forma hoje é a França. O horizonte Francês está restrito.

.......................................................................................................

Estou propondo uma reflexão:

Ao contrário do FX1, FX1,5 temos excelentes aeronaves no páreo. Eu torcia, naquela época, para acabar como acabou, com uma solução-tampão, para que fosse postergado, para assim termos na disputa estas aeronaves que estão aí agora disputando.
Ao meu ver, o Typhoon (possibilidade remotíssima de escolha), quanto o Rafale e o Su-35 apresentam vantagens e desvantagens pontuais entre eles, mas que não levam a produzir uma desproporção de capacidades que torna alguma em particular destacadamente superior. Ou seja, em termos de plataforma, com qualquer uma dessas estaríamos muito bem, não apenas para o cenário da AL.

Se o alvo de minhas preocupações era com a plataforma em si nas 2 concorrências do passado, hoje, a minha preocupação é diferente: são as perspectivas futuras, em novos projetos,para podermos permanecer sem GAP, que a aquisição de uma aeronave pode nos proporcionar:
Se formos de Rafale, podemos nos engajar em bons Ucavs, já que os Franceses, juntamente com Suecos, Norte-amenricanos e Israelenses estão na vanguarda.
Entretanto perderemos a chance de entrar num projeto de caça tripulado de 5ª geração genuíno, que é o que teremos com os Russos se formos de Su-35-1.
Vale ressaltar que numa entrevista há 2 anos atrás, o comandante da Flygvapnet (Força aérea Sueca) havia admitido que, pelo menos nos próximos 30 anos, ainda os caças tripulados serão os protagonistas.

Então, fica a pergunta: o Rafale tem potencial para manter-se em´pé de igualdade com relação às aeronaves de 5ª geração (F-22, F-35, Pak-Fa)?

Na minha opinião, não.

Gostaria de levantar a discussão à respeito disso.


Atenciosamente

Knight7


Minha opinião, Knight7: não!

Acredito que do ponto de vista da FAB, ambos os vetores, Rafale e SU-35-1 estão em equilíbrio. Porém é bom que se diga que o Rafale introduz uma nova forma de combater, diferente da forma "tradicional/clássica" do SU-35-1.

Neste caso é a FAB que deve dizer o que ela quer de fato. Ter um caça "hi-end" pode ser muito caro, não pelo preço em si, mas no conjunto. Esse é o caso do Rafale, esse é o caso do Gripen. NCW só com Gripen não rola, todos sabem disso, é preciso investimento maciço em todos os campos, em todas a FFAA. Por isso o Gripen pode se tornar "caro". O caso do Rafale é muito próximo disso.

Observem que não estou tentando travar mais uma batalha de Gripen x Rafale x SU-35 aqui, pelo contrário. Estou dizendo que no "limiar" a FAB pode optar pelo caça "padrão". Igualmente não estou dizendo que o SU-35-1 é um caça "padrão".

Por outro lado, lado bem distante (rsrs), certos caças americanos podem ser considerados "padrão". Talvez (repito, talvez) o SU-35-1 estejam mais próximo dos caças americanos (F-16, F-15 e F-18).

Com a palavra (sobre o que quer), a FAB!!!!


Abraços,

Orestes


Ótimo, Orestes.

E aí pessoal, vamos lá, mais opiniões!

ATT

Knight7




Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#463 Mensagem por Sd volcom » Sex Fev 08, 2008 10:17 pm

Minha vez... Eu morro e não vejo tudo!

Vamos para aposta: Se o FX-2 não for Russo, não vier novidades "brinquedos" para essa republica eu saio do Forum numa Boa!

agora! Quem topa se ocorrer a não vinda de Rafale e coisas + para as FAs?

Quem Topa a posta?

(Choraaaa Violaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa)

Vlws Abraços




Editado pela última vez por Sd volcom em Sex Fev 08, 2008 10:19 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#464 Mensagem por Booz » Sex Fev 08, 2008 10:18 pm

Orestes (citação):

"Por outro lado, lado bem distante (rsrs), certos caças americanos podem ser considerados "padrão". Talvez (repito, talvez) o SU-35-1 estejam mais próximo dos caças americanos (F-16, F-15 e F-18)."


Professor, é esse, talvez, o medo da maioria, a sulfurosa e acre visão do Beraldi, que nós acabemos de F-16,5, no má-xi-mo.
Os comedores d ehamburguers ainda não mostraram a cara (imaginem o que fazem nos bastudores), teremos que contar com a firmeza do Saito e do EM da FAB.
Que, por sinal, segundo comentários que ouvi na BASC (não posso citar a fonte), é Flanker desde criancinha :mrgreen:
Forte abraço.




Imagem
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#465 Mensagem por Booz » Sex Fev 08, 2008 10:29 pm

Isto deve ser coisa da CIA, alguns posts meus desaparecem.

Este forum está ficando mal-(ou bem)assombrado [022]

"Pai Orestes" convoca um Exú!




Imagem
Responder