Rafale no Afeganistão

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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#46 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Abr 13, 2007 11:34 am

alcmartin escreveu:É justamente essa minha pergunta...a não ser que a anta aqui tenha entendido errado e sejam 3 Rafale operando de terra e três a partir do porta avioes. Nesse caso, foi mal aê... :oops: :oops:


Não, então você está certo, eu que não sabia dessa composição maluca. :D

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Carlos Lima
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#47 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 13, 2007 1:44 pm

Ola,

O que acontece 'e que em um primeiro momento os Rafales operaram a partir do Charles de Gaulle apoiando os S. Etendard (SUE) em missoes no Afeganistao .... Nesse ponto a sua tarefa era basicamente REVO dos SUE.

O que acontece 'e que at'e o fim do ano e no maximo ano que vem o Rafale estara completamente operacional em termos de operacao ar-terra e sendo assim ao que parece os franceses entao decidiram utilizar a "limitada" capacidade do Rafale para Ar-Terra, para 2 propositos:

1. Marketing - Dizer que a aeronave participou de avaliacao operacional em campo (mesmo que com limitacoes) sempre 'e um otimo marketing.

2. Definicao e acerto do que tem que funcionar direito para o upgrade que dara ao Rafale real capacidade operacional (ao inves de esperar ate o fim do ano, eles estao com os Rafales l'a fazendo o trabalho e ao mesmo tempo definindo parametros de missao, disponibilidade, cadeia logistica para deslocamento tao longe, etc).

Por que nao estao operando a partir do De Gaulle?

1. Porque a Franca possui um destacamento no "tziquistao" (ou coisa parecida), e de la fica mais facil atacar alvos no Afeganistao

2. Porque operando em conjunto com o Rafale estao os M2k N que na atualidade sao as aeronaves de ataque mais eficiente e adequada para esse tipo de missao dos franceses e se eventualmente os Rafales vao substituir eles, nada mais adequado do que operar os 2 em conjunto

3. Operar em conjunto com a AldA e os seus Rafales 'e otimo para verificar diferencas em emprego e versoes no mesmo ambiente operacional

4. Verificar como os Rafale da Marinha operam deslocados do PA.


As limitacoes operacionais vistas, canhao nao funcionando, e falta de designador de alvos, nao eram previstas para estarem funcionando agora mesmo, mas em breve isto estara tudo normal. :wink:


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#48 Mensagem por Degan » Sex Abr 13, 2007 10:36 pm

Curiosa tu definición de combate equilibrado....

Me imagino que la guerra del Golfo no fue equilibrada....Irak tenía muchas más armas.... :lol:

Vai aparecer agora um corolário de justificativas, de escores de 100 X 0 e toda aquela conversa que já se sabe. Mas o que fica é que quando um F-16 enfentou um M-2000 sozinho, tomou. Nas simulações da OTAN, em igualdade de condições, tomou dos MIG-29A, inferiores tecnologicamente.


Pobres argumentos amigo....
El M2k griego disparo sorpresivamente en uno de los múltiples encuentros incruentos de siempre...claro...era “equilibrado” :roll:
Lo del Mig-29 en Alemania es público:
1) El F-16 era muy superior en BVR
2) El Mig-29 era muy superior en WVR...porque tenía el primer misil de 4ª generación de la historia..

Isso sepulta o caça? Não, claro que não, mas nos permite ver que não é essa coisa absoluta e invencível que a fábrica quer mostrar.


Veamos:

1) Hasta el día de hoy...los M2K no tienen misiles WVR de 4/5 generación....y el F-16 si...
2) Hoy, los sistemas del F-16 igualan y superan los del Mig-29

Mas se as vitórias foram sempre sobre adversários inferiores e despreparados, como é que isso prova a excelência do vetor? Não seria mais correto dizer que, qualquer que fosse o vetor, tendo um adversário assim qualificado(inferior sob todos os aspectos), os resultados seriam também estes? É incoerente e incorreto sob qualquer análise, atestar a excelência de algo quando se compara este objeto a algo sabidamente inferirior, portanto não houve comparação válida.


No amigo...en 1982 en el Libano, los F-16 enfrentaron a los aviones Sirios que estaban muy bien preparados, no estaban desesperados...y hoy podemos decir que eran inferiores, no en ese momento.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#49 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 13, 2007 11:06 pm

Degan, prá não empestiar o tópico eu declaro que, por mim, você venceu.




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#50 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 13, 2007 11:12 pm

O Rafale andou simulando uns pousos no USS John C. Stennis.

Imagem
Imagem
ARABIAN SEA (April 12, 2007) - A French Rafale from the nuclear-powered aircraft carrier French Navy Ship Charles de Gaulle (R 91) performs a touch-and-go on the flight deck of the Nimitz-class aircraft carrier USS John C. Stennis (CVN 74).



Belo avião. 8-]




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#51 Mensagem por Kratos » Sex Abr 13, 2007 11:57 pm

Esse Rafale é o sonho erótico de todo engenheiro aernáutico ocidental.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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#52 Mensagem por Wolfgang » Sáb Abr 14, 2007 12:03 am

Notaram como os trens de pouso são reforçados? Me parece que esse reforço (não só no trem de pouso) custou mais 700 kg no Rafa...




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#53 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 14, 2007 12:07 am

Wolfgang escreveu:Notaram como os trens de pouso são reforçados? Me parece que esse reforço (não só no trem de pouso) custou mais 700 kg no Rafa...

Sim, o Rafale M tem um trem de pouso muito mais forte que o da versão da Adla, o Rafale C. É simples, o pouso em PA é uma porrada muito forte, então todo avião embarcado tem umas 'perninhas' musculosas, tipo o Hornet.




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#54 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 14, 2007 6:58 am

Salvo erro não é só por causa do pouso, é que o Rafale tem um sistema que antesde sair do convés do PA ele levanta a parte da frente para conseguir mais sustentalidade (perdoem-me se estou a dizer alguma barbaridade e/ou estou a utilizar os termos errados, Marinha não é o meu forte...sou de outra tropa).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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#55 Mensagem por alcmartin » Sáb Abr 14, 2007 4:31 pm

termos à parte (o que não tem importância), o Sr.está corretíssimo quanto ao efeito. Os F4 da Royal Navy também tinham. Eu não sabia era que o Rafale também...
ABS!




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#56 Mensagem por Degan » Sáb Abr 14, 2007 4:35 pm

Entiendo que (en tierra), el F-5 hace lo mismo... :shock:




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#57 Mensagem por JLRC » Sáb Abr 14, 2007 8:21 pm

cb_lima escreveu:
Por que nao estao operando a partir do De Gaulle?

1. Porque a Franca possui um destacamento no "tziquistao" (ou coisa parecida), e de la fica mais facil atacar alvos no Afeganistao


Mas onde leram que os Rafale F2 não estão operando do CdG? Não percebo as vossas dúvidas. A notícia de abertura é bem clara:

A França está tentando levar seus novos caças Rafale de alto desempenho para uma experiência em combate. Seis unidades estão sendo enviadas ao teatro de operações do Afeganistão. Três Rafale F2 são da Armée de L’Air (Força Aérea Francesa) que se instalarão na base de Dushanbe – Tajiquistão. De lá os Rafales podem voar até Kabul e cumprir sua missão.

Três Rafale F2 são da Marine (Marinha Francesa) que são guarnecidos pelo porta-aviões Charles de Gaulle, que está a partir da costa do Paquistão. A versão F2 tem seu equipamento compatível com requerimentos para bombardeio de precisão. O porta-aviões francês também opera nove mais antigos Rafale F1 que é equipado apenas para combates ar-ar.




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#58 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 14, 2007 8:29 pm

Degan escreveu:Entiendo que (en tierra), el F-5 hace lo mismo... :shock:


Exatamente. O trem de pouso dianteiro tem dois "estágios". :wink:
A posição mais alta é para aumentar o ângulo de ataque nas asas.


Abraços! 8-]




Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Abr 14, 2007 8:31 pm, em um total de 1 vez.
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#59 Mensagem por gadugovitch » Sáb Abr 14, 2007 8:30 pm

Kratos escreveu:Esse Rafale é o sonho erótico de todo engenheiro aernáutico ocidental.


sonho erótico com aviões?
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Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
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#60 Mensagem por soultrain » Dom Abr 15, 2007 8:17 am

Boas,

Realmente não percebi o strees!?

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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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