Proposta para o Mirage-2000C/B

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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FIGHTERCOM
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#46 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 26, 2007 1:46 pm

Olá pessoal,

Apesar de já está registrado a um bom tempo neste fórum, sou mais um observador do que um participante.
Acredito que, como a maioria aqui, acompanhamos essa novela estilo mexicana chamada FX a mais de 10 anos. Lembro-me de quando li as primeiras noticias sobre o programa de reequipamento da FAB e mencionava uma aquisição entre 80 e 120 caças ao longo de 15 anos. Mas com o passar dos anos fui ficando cético com relação a continuidade desse programa.

O Gripen vencedor do FX-1, Su-35 do FX-2, Kfir com GAP, aquisição de M2000C e a possível aquisição de mais unidades. Resumindo, ao longo dos anos já fui bombardeado com várias notícias.

Com relação ao futuro do Programa FX, se o governo manter a mesma política adotada nos ultimos anos e a nossa sociedade não se concientizar da importância das Forças Armadas para uma Nação, não adianta ficar sonhando com Rafale, Eurofighter e muito menos F-35. Teremos é que nos contentar com o que já temos. Mas partindo do pressuposto que o Rafale seja mesmo o futuro do FX podemos fazer algumas considerações.

Como o custo do Rafale ainda está elevado para os padrões brasileiros, dificilmente teremos uma padronização de toda a frota. Podemos adotar um mix de caças "high / low", assim como está sendo feito pelo Chile e pela Venezuela.

O nosso caça "high" seria o Rafale e poderiamos adotar o Mirage 2000 como nosso caça "low" em substituição ao F-5M e ao AMX.

Posso estar errado, mas acho que sao 47 F-5 e 54 AMX totalizando 101 aviões . Como a capacidade de combate do mix Rafale/M2000 é superior ao mix F-5/AMX, não precisariamos comprar 101 aviões. Poderiamos manter entre 24 e 36 Rafales e entre 44 e 56 M2000. É lógico que o M2000 teria que passar por uma pequena modernização, pois seria irracional mudar de F-5M para M2000 (Down-grade).

Antes que alguém venha me dizer que isso é loucura e muito caro para o orçamento da FAB, quero que analizem a atual logistica empregada pela força e vejam se aquilo é racional (F-5, M2000C, AMX, Xavante, Impala, Tucano e Super Tucano).




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Adriano
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#47 Mensagem por Adriano » Seg Mar 26, 2007 2:14 pm

FIGHTERCOM escreveu:Olá pessoal,

Apesar de já está registrado a um bom tempo neste fórum, sou mais um observador do que um participante.
Acredito que, como a maioria aqui, acompanhamos essa novela estilo mexicana chamada FX a mais de 10 anos. Lembro-me de quando li as primeiras noticias sobre o programa de reequipamento da FAB e mencionava uma aquisição entre 80 e 120 caças ao longo de 15 anos. Mas com o passar dos anos fui ficando cético com relação a continuidade desse programa.

O Gripen vencedor do FX-1, Su-35 do FX-2, Kfir com GAP, aquisição de M2000C e a possível aquisição de mais unidades. Resumindo, ao longo dos anos já fui bombardeado com várias notícias.

Com relação ao futuro do Programa FX, se o governo manter a mesma política adotada nos ultimos anos e a nossa sociedade não se concientizar da importância das Forças Armadas para uma Nação, não adianta ficar sonhando com Rafale, Eurofighter e muito menos F-35. Teremos é que nos contentar com o que já temos. Mas partindo do pressuposto que o Rafale seja mesmo o futuro do FX podemos fazer algumas considerações.

Como o custo do Rafale ainda está elevado para os padrões brasileiros, dificilmente teremos uma padronização de toda a frota. Podemos adotar um mix de caças "high / low", assim como está sendo feito pelo Chile e pela Venezuela.

O nosso caça "high" seria o Rafale e poderiamos adotar o Mirage 2000 como nosso caça "low" em substituição ao F-5M e ao AMX.

Posso estar errado, mas acho que sao 47 F-5 e 54 AMX totalizando 101 aviões . Como a capacidade de combate do mix Rafale/M2000 é superior ao mix F-5/AMX, não precisariamos comprar 101 aviões. Poderiamos manter entre 24 e 36 Rafales e entre 44 e 56 M2000. É lógico que o M2000 teria que passar por uma pequena modernização, pois seria irracional mudar de F-5M para M2000 (Down-grade).

Antes que alguém venha me dizer que isso é loucura e muito caro para o orçamento da FAB, quero que analizem a atual logistica empregada pela força e vejam se aquilo é racional (F-5, M2000C, AMX, Xavante, Impala, Tucano e Super Tucano).


Olá!

Concordo com o que disse, principalmente sobre a logística. Já os números acho muito altos.
Mas o que eu acho é que muita gente na FAB quer que tudo isso continue como está... com "trocentos" tipos de aviões diferentes. Quanto mais parafusos diferentes pra compra, melhor.... se é que me entende.
:?

Abraço!




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#48 Mensagem por luisdmrx » Seg Mar 26, 2007 2:50 pm

Realmente modernizar seria algo muito surreal para se fazer com o M2000 mas um adequação os padrões que a FAB esta inplantando seria o certo. Se ja voamos o F5 a 30 anos, e demos mais 20 anos pra ele de sobrevida, por que os M2000 não podem ficar mais tempo em serviço? Tinha Xavante no 1º GDA, isso é um absurdo, se bem que eu não sei o que é pior voar um M-III ou um Xavante, essas coisas na FAB tem que acabar.




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#49 Mensagem por nemesis » Seg Mar 26, 2007 3:16 pm

menos é mais...




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#50 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 26, 2007 3:40 pm

A FAB deseja abrir 2 GDA´s na Amazônia. Bom, esta notícia é antiga e não sei se foi confirmada, mas onde tem fumaça, tem fogo.

O Rafale so estará disponível após 2011, e ainda assim creio que a indústria francesa so pode entrega-los a conta-gotas.

Quanto tempo ficaremos com o norte desprotegido :?:

Creio que um 2 esquadrão de M2000C e a atualização de todos eles seria algo provável. Não sei se seria o melhor ou o mais certo, mas creio ser provável, ja que nossos pilotos, mecânicos, etc. passaram vários e vários meses aprendendo a operar, a dominar a aeronave.

Se a FAB moderniza um caça como o F-5E (mais antigo e BEM mais limitado que o M2000C) por quê não modernizaria o M2000C, mesmo sendo uma modernização mais simples :?: :?:

Quero deixar claro que prefiro aeronaves NOVAS. Rafale ou Su-35 ou EF ou Pak-Fa, mas tenho uma certa dúvida se teremos $$ pra isso.

Se não pudermos ter uma boa quantidade de caças novos, não podemos ficar com apenas uma pequena quantidade. Temos que partir para um MIX. E esse MIX seria Rafale BR e M2000BR.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#51 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mar 26, 2007 4:41 pm

MCD-SM escreveu:
ZeRo4 escreveu:Paga mais US$ 15mi por aeronave para fazer o upgrade para o 2000-5F

Ahhh... eskeci de dizer!!! Sem suporte ao Mica-IR, sem datalink, sem Mira/Display montado no capacete e mais um monte de coisa... mas pelo menos da pra disparar o Mica RF :D



putz Zero...a mesma ladainha...o único que fez upgrade para -5F foi a França que ainda pagou pelo desenvolvimento e integração dos sistemas, as outras modernizações foram pra -5 full ou 9 que incluem tudo isso que vc falou e mais um pouco...o único dado disponível de valores é aquele dos EAU que daria um pouco mais de 15 milhões por aeronave.

Aliás, eu defendia um leasing do Mirage 2000 até a chegada dos novos caças no finado FX, acho inviável modernizar estas células com tantas horas. Como tampão o Mirage entrou e como tampão deve ficar, ou seja no máximo por uns 5 anos.

Se após ainda não tiverem comprado o FX, fiquemos com apenas os A-1M e os F-5M que, em número, são suficientes.


Ihhhhh cara!!! tem razão... é que eu to ficando meio caquete mesmo!!! Paga mais 15mi para upgradar para 2000-9, quanto custou cada unidade do Mirage2000???

A no final das contas ta bom!!!! uns 24 Mirage2000 da pra bater de frente com os F-16 e com os Su-30!




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#52 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mar 26, 2007 4:50 pm

Na minha opinião, como a merda já está feita, a solução é adquirir mais 12 Mirages, e fazer o upgrade para o 2000-9 para que ele possa disparar o MICA e tentar integrar o MAA-1, Derby e A-Darter nele.

Assim teríamos um vetor mais uniforme! O Mirage2000 não é de todo ruim, o problema é que o preço que se paga no upgrade nele poderia se comprar quase 3 F-16MLU ou 2 Su-27SM.

Como eu disse anteriormente, como a merda já foi feita, temos que nos virar com o que temos! É interessante a idéia de adotar o Mirage2000 agora no GDA e com a chegada do futuro F/X (que eu duvido que irá chegar nos próximos anos caso se confirme a compra de mais um lote de Mirage2000) eles passem a operar no norte do país.

Agora PARA ISSO é necessário um upgrade SIM! não é possível ter um caça no GDA que dispara S-530D e MagicII, isso chega a ser o cúmulo do ridículo!




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#53 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 26, 2007 4:53 pm

Olá Adriano,

Com relação aos números, temos que considerar que a região Norte e Nordeste hoje são disprovidas desse meio de defesa.
No artigo "BRASIL O FUTURO DA AVIAÇÃO DE COMBATE" de autoria de Roberto Portella Bertazzo e postado no site http://www.ufjf.edu.br/defesa é mencionado a possibilidade de transferencia dos M2000C para Boa Vista após a chegada do FX à Anapólis. Mas a proposta feita por ele contínua a ser inviável, pois teriamos 3 aeronaves diferentes para o sistema de defesa aérea e pelos planos originais o FX deveria padronizar a aviação de caça.

Na proposta que fiz acima, teríamos inicialmente 80 vetores (Rafale/M2000) em substiuição ao F-5 e AMX. Caso a FAB esteja cogitando cobrir 100% do espaço aéro, podemos concluir que esse número ainda é insuficiente.




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#54 Mensagem por luisdmrx » Seg Mar 26, 2007 4:55 pm

Se a FAB for colocar um missil BVR ativo no M2000, tirando o MICA tem mais algum outro candidato?

Alguem sabe me dizer?

Quais os valores para se fazer tal UP-GRADE, alguem tem ideia?




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#55 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 26, 2007 5:08 pm

Como já foi dito acima, se a FAB modernizou o F-5 por que não podemos fazer o mesmo com os M2000C?
Lembro-me quando a FAB comprou o novo aviao presidencial, um oficial comentou que a economia feita com o custo de operação já seria suficiente para pagar o avião ao longo da sua vida útil.
Agora imaginem a economia que seria feita operando somente dois modelos de aviões, já seria o suficiente para pagar a modernização dos M2000C.
Saindo um pouco da área economica e entrando na questão estratégica. Vocês já pararam para pensar como seria para FAB manter Rafale, M2000C, F-5M e AMX no caso de uma guerra? Essa logistica seria a imagem perfeita do caos e do inferno. Manter 4 aviões totalmente diferentes, guardadas as devidas proporções, em diferentes partes do território brasileiro.




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#56 Mensagem por Sniper » Seg Mar 26, 2007 5:19 pm

Proposta de alguns:

:arrow: F-5BR ( 25/30 anos )

:arrow: A-1 ( 20/15 anos )

:arrow: Mirage 2000C ( 20 anos voados até o osso )

:arrow: Impala/Xavante ( mais velhos que Abrahão )

:arrow: Rafale / SU-35

Ou seja, 5 caças diferentes com uma média de 20 anos de uso !

Isso é pra rir POWS :?: :lol:




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#57 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 5:40 pm

Sniper escreveu:Proposta de alguns:

:arrow: F-5BR ( 25/30 anos )

:arrow: A-1 ( 20/15 anos )

:arrow: Mirage 2000C ( 20 anos voados até o osso )

:arrow: Impala/Xavante ( mais velhos que Abrahão )

:arrow: Rafale / SU-35

Ou seja, 5 caças diferentes com uma média de 20 anos de uso !

Isso é pra rir POWS :?: :lol:

Sim, é pra rir aehaehaeheahaeheah

E alguns ainda ousam em falar que a FAB está super bem organizada

haehaehaheae




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#58 Mensagem por Degan » Seg Mar 26, 2007 5:54 pm

Interesante debate....

Solo algunos puntos:

1) No existen las modernizaciones del M2k que no sean con equipo francés....y solo existe una: Mirage 2000-5, ya que ni siquiera tiene integrado radares franceces más baratos como el RC400...

2) Así...NO EXISTE la modernización del M2k con sistemas no franceces...

3) El costo de modernización a M2k-5Mk2 es de alrededor de 38 MMUS$ cada avión (incluyendo misiles MICA)

4) Muy posiblemente se pueda integrar el MAA-1, pues no se requiere comunicación con el avión...Otro sistema más sofisticado (Derby), tendría que ser hecho por Francia...si ellos quieren y a sus precios




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#59 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mar 26, 2007 6:51 pm

Degan eu não entendi isso ai não!! 38mi POR AVIÃO?!?! q isso rapaz... explica isso ai direito!!! eu não entendo espanhol mto bem :(




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#60 Mensagem por faterra » Seg Mar 26, 2007 7:02 pm

Skyway escreveu:Por que os -5 serviriam para o F-X, e aí sim teriamos Mirage 2000 em Anápolis até deus sabe quando.



Eu não estou sendo claro nos mesu posts? Não estou sendo ironico nem nada não, to perguntando sério. :)


Quando a FAB estava comprando os M2000C, a notícia que correu na imprensa indicava os -5 usados como candidatos, até que a França deu o contra, informando que no valor ofertado seriam os B/C. Foi uma ducha fria aqui no DB na época.
Em minha opinião, já que teremos de nos sacrificar, que comprasse os caças novos no estado da arte de uma vez, e à medida que os fosse recebendo, daria-se baixa nos F-5 e AMX. Saria muito mais barato que comprar caças usados, como tampão, e em uma eventual demora (já está acontecendo), ainda ter que fazer, na melhor das hipóteses, instalação de datalink e BVR decente; na pior das hipóteses, reforma/atualização destes caças (a isto eu chamo de salgar carne podre); e, por fim, a tão desejada e necessária aquisição do FX.




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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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