“Halcón Cóndor 2007”
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- chm0d
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Francisco Daniel escreveu:É melhor rir para não chorar!!!
E o pior de tudo que tem gente que acha o F-5M ficou o melhor caça do mundo, comparavel a F-16 MLU e até ganha do F-22A.
Caça safado, isso sim. Perneta além do mais. Ou como preferir, caça tático de 2ª linha (ou será 3ª?).
De onde voce tirou isso? hehehe
- Bolovo
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chm0d escreveu:Francisco Daniel escreveu:É melhor rir para não chorar!!!
E o pior de tudo que tem gente que acha o F-5M ficou o melhor caça do mundo, comparavel a F-16 MLU e até ganha do F-22A.
Caça safado, isso sim. Perneta além do mais. Ou como preferir, caça tático de 2ª linha (ou será 3ª?).
De onde voce tirou isso? hehehe
Depois do bom resultado que os F-5M tiraram da CRUZEX 2006, houve uma euforia nacional que rondou os quatro cantos do país. Até eu estou no meio desse povo (lembram das assinaturas "Chuva de Mirage 2000 no Planalto Central"? hehehe).
Naquela época o F-5M era o imbátivel, não tinha pra Flanker, Rafale, Raptor, tinha pra ninguém, só dava ele MUAEHUAH!! Na verdade, o mérito é do R-99, como a Koslova diz, o único vetor moderno da FAB, o F-5M é apenas um trágico sucesso (por estar 10 anos atrasado)...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Carlos Mathias escreveu:Concordo praticamente em tudo, mas no final do texto, esse sofisticação também poderia vir com Rafale e SU-35, não?
Pode sim Carlos
Eu particularmente, sonho com uma concorrência entre EF-2000, F-18E/F, Rafale e Su-35 (ou Su-30).
Contemplando a idéia de apenas um caça pesado, de maior alcance formando um núcleo com 60 a 70 caças em um horizonte de aquisição de 15. Seriam 4 a 4,5 caças por ano, o que daria um investimento de aquisição de US$ 200 a US$ 300mi / ano.
Não é uma quantia absurda, apesar de exigir uma disciplina orçamentária que sabemos que não temos no Brasil.
Obviamente milagres não existem.
O dia em que a FAB for operar caças deste porte, estamos assumindo a lógica de que sairemos do “feijão com arroz” que são os F-5 e A-1, aviões baratos de operar, para o “File Mignon” que são os caças mais sofisticados no mundo, tirando a dupla F-35 / F-22 americanos, assumindo a premissa que os F-35 de exportação serão downgradeados.
É um salto de qualidade muito grande, me permitam a analogia grosseira, mas será como aquele sujeito que anda de Celta 1.0 e passa a andar de Vectra 2.2. O custo da prestação aumenta, o custo do seguro, ele vai ter que contratar um estacionamento próximo ao trabalho para não deixar na rua. Em fim, os custos com o automóvel vão aumentar bastante.
Então só existe uma alternativa, ou ele esta ganhando mais, ou terá que realizar algumas economias extras no seu orçamento. Cancelar o curso de inglês do filho, devolver a TV a Cabo, parar de almoçar fora aos domingos, mudar para um apartamento menor.
No caso brasileiro, a migração para um caça grande de primeira linha, como estes citados, admitindo que o orçamento das FA´s não vai subir, é o sacrifício orçamentário que vai ter que ser feito. Fechar alguns PAMA, realizar o treinamento de asas rotativas com o EB e MB, fechar alguns ETA, reduzir pessoal administrativo dentro da burocracia da aeronáutica.
Isto vai acontecer? Bem, esperem sentados. Não somos a Inglaterra, não somos a França, não somos a Suécia para termos uma visão sobre manter operacionalidade de FA´s trocando atribuições secundárias por capacidades primárias.
Nossas FA´s estão se tornando cada vez mais uma espécie de DETRAN militar, arcaicas, com o seu pessoal sem motivação e cada vez mais pensando na carreira do que no “algo mais” que a carreira militar exige de paixão e capacidade de assumir riscos.
Sendo assim, temos que pensar nos caças da FAB hoje, como aqueles que sejam os que mais adequar a realidade organizacional. Assim caças como o F-16 MLU, os Gripen desativados na Suécia ou Mirage-2000-5 franceses, podem ser uma opção atraente, uma vez que ou é isto ou é nada.
Sem uma reforma do pensamento militar como um todo, não teremos nada alem do que já temos a 50 anos, isto é aviões defasados como parte de um pensamento defasado.
A lição é que a tecnologia de ponta vale a pena.
Quando a FAB ousou colocar o Erieye no ERJ-145 criou um sistema AEW que só agora vai passar a ter similar em custo / beneficio no mercado.
Quando se gastou uns US$ 300mi para modernizar o F-5 e mais uns US$ 70 para comprar mísseis, e sistemas de guerra eletrônica e reconhecimento, se revolucionou a aviação de caça em relação ao padrão antigo.
Quando alguém tiver visão para injetar uns US$ 50mi na Mectron para completar o MAR-1 teremos um míssil sem similar no continente.
Ou seja, com uns US$ 500mi, a FAB melhorou muito. Porque demorou uns 20 anos para começar a fazer isto?
Porque burradas como o P-3BR da forma como foi conduzido, os C-212 como podem ser adquiridos, absorvem tantos esforços, que se canalizados nos programas certos, geram melhores resultados?
Respondendo o seu questionamento.
Caças como o Rafale, o EF-2000 ou Su-35 podem ser maravilhosos, se vierem junto com um novo pensamento organizacional que seja transformador. Se for para serem operados como fazemos com o AMX por exemplo, isto é, gasta-se centenas de milhões de dólares para serem armados com canhão e bomba de ferro, se não tivermos nem ao menos como proteger as bases destes aviões, bem, ai é melhor comprar um caça mais simples, mas que pelo menos consigamos voar nestes o suficiente para os pilotos ficarem adestrados.
- Alcantara
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Mas pelo menos FOI UM SUCESSO.
O que não podia era continuarmos levando aquelas 'sovas' acachapantes nos exercícios com os franceses e até mesmo com os chilenos devido ao fato de usarmos vetores como o F-5E, que estavam praticamente como 'originais de fábrica'!
Pelo menos trouxe a FAB para muito mais perto das forças aéreas modernas.
Abraços!!!
O que não podia era continuarmos levando aquelas 'sovas' acachapantes nos exercícios com os franceses e até mesmo com os chilenos devido ao fato de usarmos vetores como o F-5E, que estavam praticamente como 'originais de fábrica'!
Pelo menos trouxe a FAB para muito mais perto das forças aéreas modernas.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
PRick escreveu:Olha o Programa F-X pode ser qualquer coisa, menos coerente e técnico. Nunca foi nenhum dos dois, porque colocar caças Mono e Bimotores com pesos de decolagem que iam de 14.000 até 34.000 kgs, numa mesma competição, é porque não existe critério técnico objetivo.
Se não bastasse estes fatos, escolheram 05 finalistas, e segundo alguns, 02 caças foram vencedores, Gripen e Su-35, olha quem dá vitória para estes 02 concorrentes, dentro de um mesmo Programa, só pode ter alguns parafusos a menos.
Sabe, se eu tivesse tomados umas 03 gf´s de cachaça, não faria algo tão estapafúrdio. É o mínimo que posso dizer sobre o F-X. Foi algo estapafúrdio, desde o ínicio, e conseguiram piorar, me lembro no meio desta confusão toda quase compramos KFIR!!!
[ ]´s
Concordo Paulo Rick,
E o que me provoca risos é quando leio que o M-2000C foi uma compra política, alheia aos interesses da FAB, que a compra foi política isto foi, mas os pilotos do GDA devem agradecer ao papai do céu pela compra política, porque a compra da FAB, que deveria ser em teoria “técnica” era pelo Kfir.
Moral da historia, uma compra política do executivo, conseguiu ser melhor tecnicamente do que uma compra “técnica” de meia dúzia de brigadeiros oportunistas do comando da aeronáutica.
Eu voto que o próximo caça seja comprado por uma junta de plastimodelistas, pelo menos assim teremos uma disputa entre o Rafale e algum modelo da Sukhoi, que plasticamente são modelos bastante agradáveis, ai sim, com os plastimodelistas escolhendo o caça, teremos uma escolha mais adequada do que do executivo ou do comando da força....
Tem que fazer piada para não chorar....
- Bolovo
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Carlos Mathias escreveu:Não precisa ser modelista, basta o povo daqui do DB. Digo isso porque meu querido SU-35 já ganhou uma eleição aqui de lavada.
BAHHHHH
Isso porque era Su-35 contra o F-16 Chuck Norris! Daí num vale! Chuck Norris é café com leite!
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- Skyway
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Koslova escreveu:PRick escreveu:Olha o Programa F-X pode ser qualquer coisa, menos coerente e técnico. Nunca foi nenhum dos dois, porque colocar caças Mono e Bimotores com pesos de decolagem que iam de 14.000 até 34.000 kgs, numa mesma competição, é porque não existe critério técnico objetivo.
Se não bastasse estes fatos, escolheram 05 finalistas, e segundo alguns, 02 caças foram vencedores, Gripen e Su-35, olha quem dá vitória para estes 02 concorrentes, dentro de um mesmo Programa, só pode ter alguns parafusos a menos.
Sabe, se eu tivesse tomados umas 03 gf´s de cachaça, não faria algo tão estapafúrdio. É o mínimo que posso dizer sobre o F-X. Foi algo estapafúrdio, desde o ínicio, e conseguiram piorar, me lembro no meio desta confusão toda quase compramos KFIR!!!
[ ]´s
Concordo Paulo Rick,
E o que me provoca risos é quando leio que o M-2000C foi uma compra política, alheia aos interesses da FAB, que a compra foi política isto foi, mas os pilotos do GDA devem agradecer ao papai do céu pela compra política, porque a compra da FAB, que deveria ser em teoria “técnica” era pelo Kfir.
Moral da historia, uma compra política do executivo, conseguiu ser melhor tecnicamente do que uma compra “técnica” de meia dúzia de brigadeiros oportunistas do comando da aeronáutica.
Eu voto que o próximo caça seja comprado por uma junta de plastimodelistas, pelo menos assim teremos uma disputa entre o Rafale e algum modelo da Sukhoi, que plasticamente são modelos bastante agradáveis, ai sim, com os plastimodelistas escolhendo o caça, teremos uma escolha mais adequada do que do executivo ou do comando da força....
Tem que fazer piada para não chorar....
Qual o preconceito com nós, plastimodelistas??? hehehehehehhe( to brincando Koslova)
Pelo menos as pinturas e camuflagens iam ser bem mais bonitas e bem feitas!
AD ASTRA PER ASPERA