Perfeito Hayes.
O meu ponto é que "consistência" é uma coisa que particularmente me preocupa com esses "SU" Russos, por exemplo, o SU-35 FX-1 é uma aeronave bem diferente do "dito" atual SU-35...
Assim como o M-2000BR era muito diferente do -5 do início do FX-1. Nenhum problema em oferecer-nos algo no estado da arte HOJE, e não um avião dos anos 80 com preço de Rafale. Só aqui mesmo que quando alguém ofereçe produto melhor se pede coisa mais antiga e pior, só aqui.
Felizmente o SU-35 está evoluindo constantemente.
Bom, no caso da Índia, se essa elevar os seus MKI para o padrão BM, não necessariamente é o SU-35BM na medida em que os caças indianos são bipostos, possuem canard (a não ser que esses sejam retirados) e possuem vetoração por empuxo o que não é parte do SU-35BM "standard"... com isso já estamos falando de um "BMZ" ou seja lá qual letra os russos usam.
Não meu querido, o cliente coloca o que ele quiser, como se faz em qualquer lugar do mundo. Veja só que coisa interessante, vamos colocar um data-link e um BVR ARH no Matusa, qual é o mistério? Devemos agora achar que a Dassault é ruim por ter diferentes tipos de equipamentos e diferentes preços? Ou que o Matusa é uma plataforma ruim por aceitar diversos níveis de equipamento? Não né?
As AL-41 tem sim TVC e 3D. São intercambiáveis com as AL-31. Seria como se pudéssemos colocar o M-88 nos nossos Matusa sem dificuldades. Agora me diz, a Dassault e a SNECMA seria taxadas de saladeiras por isso? Mais uma vez é óbvio que não, muito pelo contrário.
Sobre designações, você poderia enumerar todos os BLOCKs e etc dos F-16? São muitos né? Mas isso não é problema quando é a LM.
Tirar canards pode ter certesa que vai dar uma dor de cabeça danada para os projetistas, afinal de contas a aeronave tem os canards por bons motivos...
Sim, mas exatamente pelo IRBIS ser mais leve e o SU-35BM idem, além deste ter superfícies de comando maiores, além de um FBW digital de 4 canais, TVC 3D, é que os canards podem ser retirados, mas sempre a gosto do cliente, como se faz em todas as boas empresas do mundo.
Os franceses fizeram uma análise e resolveram elevar os mais "novinhos" M2k para o padrão "-5" e deixaram o resto para serem substituidos pelo Rafale, os americanos padronizaram os seus F-16 para um Bloco próximo ao "40" aposentaram os "Alfa" e não investem mais nisso pois o dinheiro agora está sendo aplicado no F-22/35, etc.
Os francese pararam no -5? E o -9, MKII, RDY-2... Nasceram do nada, ou os franceses continuaram desenvolvendo os sitemas? E os americanos com os BLOCK 60/70/80 do F-16? Parecem que não pararam não hein?!
Há uma diferença entre você possuir uma aeronave "como os Su indianos ou russos" e optar por colocar uma ou outra melhoria nela (mas aí é opção)... nesse caso os custos serão ajustados a necessidade do cliente.
No caso de um país como o Brasil compraríamos uma aeronave "nova" de fábrica, e a pergunta continua... quem possui uma aeronave assim? Quem vai pagar pelo desenvolvimento dessa aeronave "exclusiva" para a FAB? Os russos só vão pegar "partes"'desse upgrade e colocar nos já existentes "SU" deles.
O Brasil não encomendou especialmente o SU-35BM, ele é um produto para o mercado que quer um caça barato e com ótimo desempenho, enquanto os 5ºG não amadurecem. Não existe SU-35BR, mas sim BM. Os russo tem centenas de SU-27, a FAB tem 4 Matusas e um punhado de F-5M. Quem precisa mais de um caça novo?
Aliás, se tivéssemos pego os SU-27SKM quando apareceu a chance, hoje estaríamos bem na fita...
Lembra do F-16 Block 60...? os Emirados queriam um F-16 cheio de coisas inexistentes no F-16 Block52 (dá época)... resultado... contrato direto... o FMS saiu fora da jogada e o desenvolvimento dessa aeronave é paga por quem? Os EUA? Não... os Emirados!
Você está fazendo uma enorme confusão. O BM não é encomenda de ninguém, é um produto de mercado e um pacote de modernização flexível para operadores de SU-27/30/etc.
Quanto a já estar integrado, eu infelizmente não tenho como concordar com isso na medida em que não existe nenhuma aeronave voando e só voará em 2009. Até lá não existe nada concreto e integrado...
Pulei a parte do F-5. Não tem nada a ver com o SU-35BM, um caça de preteleira, assim como o Rafale e outros tantos.
Bem, "nada de concreto" deve ser meio que estranho da FAB avaliar e cogitar como caça de superioridade aérea, não é mesmo?
Respeito que crianças são lindas mas as vezes dão um trabalho! Smile
Pois é, mas realmente são lindas!