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Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:07 pm
por Piffer
O Mil 17 ou 171 Baikal, por exemplo, além de carregar 30 soldados equipados, tem sobra de potência e puxa fácil mais de 4 toneladas. Nem o BH nem o Cougar fazem isso.


São trinta soldados amontoados no chão. Já fizemos isso com 34 num Cougar. Os dados do Mi-17 são de 24 militares equipados sentados (apenas dois a mais que no Cougar). Quanto ao gancho, o Cougar tem capacidade para 4500 kg. No pau da goiaba, são aeronaves muito parecidas.

Eu, particularmente, prefiro o Mi-17, mas não me parece inteligente comprá-lo se as três forças já usam o Cougar/Super Puma.

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:11 pm
por Penguin
Piffer escreveu:
Jorge Freire escreveu:-Segundo me contou um oficial da aviação do EB, os Blackhawk foram empurrados na garganta do EB quando da missão no Equador. O Eb não gostava do equipamente, não havia passado na avaliação quando adquiriram os Pantera.


Os BH foram comprados para a MOMEP. Isso é certo. Foram impostos. Também é certo. O EB não gostou da BH é totalmente errado. Eu não estava na AvEx na época, mas acredito até que a MOMEP foi a oportunidade de comprar um helicóptero mais robusto, o que não se justificaria numa outra situação.

- Não existe no mercado, nenhum equipamento como o Mi 35. Ele surgiu como um equipamento para guardar as fronteiras da URSS. É uma arma com capacidade ofensiva, além de poder transportar uma seçã ode combate.


Guardar fronterias com helis? O Mi-24 foi desenvolvido pouco antes e realmente empregado no Afeganistão. Na época, era bastante limitado, tanto que foram bem poucas as missões em que ele transportou tropas. O Mi-35 é um upgrade do Mi-24, onde os principais defeitos foram corrigidos. Na minha opinião particular, fico com os helis de reconhecimento e ataque puros, como o Mi-28.

- Finalmente. O EB já testou há muito tempo todos estes equipamentos e a informação que tive é que ficaram impressionadod com a rusticidade e facilidadede de operaçã oe manutenção. Inclusive o 1º ocidental a voar no Ka Hokun foi um oficial do EB, e só não o compramos, porque na época não existia a versão de 2 lugares, que conforme me foi informada foi desenvolvida por oedido do EB.


Realmente alguns pilotos nossos foram pra Rússia e os russos trouxeram um Kamov aqui (acho que era um Ka-25, que ficou aqui em 1994 e 1995). Todos que voaram, gostaram. Mas entre gostar e comprar, a distância é bem grande.

Quanto à manutenção, ela é mais simples nos escalões mais baixos, mas não tem ninguém que a faça por aqui nos níveis mais altos. Com diversos países da América latina comprando esses helicópteros, é bem capaz que a situação mude.


Piffer,

Na sua opiniao, há grandes diferencas entre o Cougar, BH e Mi-171 ou seriam redundantes?

[]´s

Jacques

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:14 pm
por Luiz Padilha
Piffer escreveu:
O Mil 17 ou 171 Baikal, por exemplo, além de carregar 30 soldados equipados, tem sobra de potência e puxa fácil mais de 4 toneladas. Nem o BH nem o Cougar fazem isso.


São trinta soldados amontoados no chão. Já fizemos isso com 34 num Cougar. Os dados do Mi-17 são de 24 militares equipados sentados (apenas dois a mais que no Cougar). Quanto ao gancho, o Cougar tem capacidade para 4500 kg. No pau da goiaba, são aeronaves muito parecidas.

Eu, particularmente, prefiro o Mi-17, mas não me parece inteligente comprá-lo se as três forças já usam o Cougar/Super Puma.


Ou Piffer,

Eu voei no Baikal na config executiva. eram 25 assentos como se fosse um aviãoexecutivo.
Se com poltronas confortaveis cabiam 25 pax, como só caberiam 24 soldados?
Não é estranho?

[]'s
Padilha

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:19 pm
por REGATEANO
Mi-17 foi aquele que ficou seis meses em taubaté parado... e os caras chegaram, tiraram a poeira, e foram embora?

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:20 pm
por Luís Henrique
São trinta soldados amontoados no chão. Já fizemos isso com 34 num Cougar. Os dados do Mi-17 são de 24 militares equipados sentados (apenas dois a mais que no Cougar). Quanto ao gancho, o Cougar tem capacidade para 4500 kg. No pau da goiaba, são aeronaves muito parecidas.

Eu, particularmente, prefiro o Mi-17, mas não me parece inteligente comprá-lo se as três forças já usam o Cougar/Super Puma.


Segundo o site da rosoboronexport o Mi-17 leva 36 infantes totalmente equipados.
4T internamente e 5T externamente.

Creio que seria mais para o porte do BH.

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:24 pm
por Piffer
Sniper escreveu:Piffer, o homem dos helicópteros... 8-]

Você acha que há algo de real na notícia ou é pura especulação ?

Qual a sua opinião sobre os helicópteros citados ?

Abração!


Eu não acho nada. Fui surpreendido pela notícia, como todos vocês.

Algumas coisas que eu li neste tópico:

Helicópteros de ataque são coisa do Exército: concordo. Avião de rosca na FAB é para C-SAR (els compraram o BH, que é fantástico) e transporte pesado (o Mi-26 está sendo falado, mas acho que a FAB deve ter outras prioridades).

Esse negócio de caçar traficantes em pista de pouso... Não acredito que foi um oficial da FAB que falou. Quem tem que fazer isso é a PF e não as FA. Muito menos comprar uma aeronave específica para isso.

Quanto à minha opinião quanto às aeronaves, já disse nos tópicos anteriores: prefiro os helis de ataque puros, menores e mais ágeis que o Mi-35. Mas quem voa um Fennec pelado (o Fennec, não o piloto :lol: ) não tem muito o direito de escolher.

Gosto mais do Mi-17 do que do Cougar. Mas o Cougar, todo mundo usa.

E a Helibrás está a 25 minutos de vôo de Taubaté. Tem vôos e caminhões para lá todo dia, levando e trazendo técnicos, mecânicos, peças e suprimentos. Mesmo assim, mesmo tendo o dinheiro, mesmo tendo as peças e tudo o mais que é necessário, a nossa manutenção atrasa e muito, por pura falta de infraestrutura instalada. A Helibrás (a maior empresa de helicópteros do hemisfério sul) não dá conta de toda a demanda.

Aqui na AvEx, existe o Depósito Especial Alfandegado, quase que um pedaço da França, onde chegam diretamente e todo o trâmite da importação já é realizado dentro da AvEx.

Enquanto não houver um projeto real de instalação de manutenção de alto escalão russa dentro do país, administrado e operado por brasileiros, corremos o risco de ficar com os helicópteros parados, como estão os peruanos hoje.

A Avibrás dará esse suporte? Excelente! Vamos voar de Kamov e Mil. Mas não troco o certo pelo duvidoso.

Abraços,

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:30 pm
por Luiz Padilha
Vou contar uma passagem que eu vi in loco.
O Mi-171 quando chegou no Brasil, foi levado para a VEM para ser montado.
Os mecanicos russos precisaram para poder trazer o Mi-171 no avião, se não me engano um an-124 ou um menor não me lembro agora, precisou ter a caixa de transmissão retirada.
Bem, até ai, nada demais, só, que os ténicos da VEM, acostumados com as técnicas ocidentais, perguntaram como eles iriam colocar a transmissão no lugar sem um gabarito e coisa e tal.
Os russos riram e perguntaram se eles poderiam conseguir uns 3 pneus velhos de avião.
Com os pneus na mão, os russos colocaram eles em linha e baixaram a transmissão ali mesmo.
Os técnicos se perguntaram se aquilo não iria desalinhar ou estragar algo. No que os russos responderam que não, pois não havia necessidade.
Na hora de colocar a transmissão no lugar, outra surpresa.
Içaram ela e foram baixando lentamente e na hora do encaixe ouvessem 3 barulhos. plunct, plact e ploc.
Serviço concluido. aperta-se os parafusos e serviço encerrado.
Os técnicos da VEM ficaram achando que aquilo não ia funcionar.
Isso era na hora do almoço, e no fim da tarde, após abastecer a aeronave ligaram os motores e tudo funcionou como num "passe de mágica". rsrsrsrsrsrs :lol:

Equipamento russo foi feito pra funcionar e esta rusticidade é o que precisamos na imensidão da amazônia, aonde não se tem tantos ténicos e equipamentos para "alinhar" algo.

É isso. Voei e gostei demais dele.

[]'s
Padilha

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:34 pm
por Piffer
Eu voei no Baikal na config executiva. eram 25 assentos como se fosse um aviãoexecutivo.
Se com poltronas confortaveis cabiam 25 pax, como só caberiam 24 soldados?
Não é estranho?


Um soldado ocupa beeem mais espaço que um passageiro. Tem fuzil, mochila, colete, munição e mais uma parte do equipamento coletivo do pelotão (fios, granadas de morteiro, fitas das metralhadoras, explosivos, etc).

Ainda temos os dois mecânicos, que operam as metralhadoras e ocupam um bom espaço (não lembro de o Mi-17 tem aquelas janelas para os atiradores, como o BH e o Cougar).

Há algum tempo, era comum na AvEx levar o pessoal sentados no chão, sobre as mochilas. Assim, levávamos 20 homens no BH e 34 no Cougar. O -17 é um pouquinho maior e deve levar os 36 que a Rosoboronexport diz.

Em todo caso, o Cougar e o Mi-17 são aeronaves da mesma categoria (assim como o Chinook, que é maior que os dois, também é). Decidir uma compra de milhões por causa de dois soldados, 500 kg de carga ou 15 minutos de autonomia não me parece sensato.

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:36 pm
por Piffer
Francisco Daniel escreveu:Mi-17 foi aquele que ficou seis meses em taubaté parado... e os caras chegaram, tiraram a poeira, e foram embora?


Era um Ka-25, azul e laranja, feio pra danar. Foi esse que boa parte dos nossos pilotos voaram e gostaram.

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:39 pm
por Luiz Padilha
Piffer escreveu:
Francisco Daniel escreveu:Mi-17 foi aquele que ficou seis meses em taubaté parado... e os caras chegaram, tiraram a poeira, e foram embora?


Era um Ka-25, azul e laranja, feio pra danar. Foi esse que boa parte dos nossos pilotos voaram.


O Mi-171 está no Rio em Jacarepaguá no hangar da Atlas.
Alias, um hotel 5 estrelas para helos aqui no Rio.

Neste link tem fotos deste hangar e as fotos da montagem dele na VEM ref o episódio que narrei acima.
http://www.alide.com.br/walkarounds/M171A/index.htm

[]'s
Padilha

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:41 pm
por chm0d
Piffer escreveu:
Francisco Daniel escreveu:Mi-17 foi aquele que ficou seis meses em taubaté parado... e os caras chegaram, tiraram a poeira, e foram embora?


Era um Ka-25, azul e laranja, feio pra danar. Foi esse que boa parte dos nossos pilotos voaram e gostaram.


Nao foi um Ka-32?

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:44 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:
São trinta soldados amontoados no chão. Já fizemos isso com 34 num Cougar. Os dados do Mi-17 são de 24 militares equipados sentados (apenas dois a mais que no Cougar). Quanto ao gancho, o Cougar tem capacidade para 4500 kg. No pau da goiaba, são aeronaves muito parecidas.

Eu, particularmente, prefiro o Mi-17, mas não me parece inteligente comprá-lo se as três forças já usam o Cougar/Super Puma.


Segundo o site da rosoboronexport o Mi-17 leva 36 infantes totalmente equipados.
4T internamente e 5T externamente.

Creio que seria mais para o porte do BH.

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:44 pm
por chm0d
Cockpit do Mi-17
Imagem

Foto externa
Imagem

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:45 pm
por Piffer
Na sua opiniao, há grandes diferencas entre o Cougar, BH e Mi-171 ou seriam redundantes?


O Cougar e o Mi-171 são bem parecidos. O BH tem a mesma capacidade de carga (em peso), mas é bem menor.

Nao foi um Ka-32?


Pode ter sido. Eu era cadete do 3o ano e vi ele bem de longe. Vou ver com quem voou e amanhã aviso vocês.

Enviado: Dom Dez 10, 2006 11:45 pm
por Carlos Mathias
Mas os parafusos... :D