Sniper escreveu:Piffer, o homem dos helicópteros...
Você acha que há algo de real na notícia ou é pura especulação ?
Qual a sua opinião sobre os helicópteros citados ?
Abração!
Eu não acho nada. Fui surpreendido pela notícia, como todos vocês.
Algumas coisas que eu li neste tópico:
Helicópteros de ataque são coisa do Exército: concordo. Avião de rosca na FAB é para C-SAR (els compraram o BH, que é fantástico) e transporte pesado (o Mi-26 está sendo falado, mas acho que a FAB deve ter outras prioridades).
Esse negócio de caçar traficantes em pista de pouso... Não acredito que foi um oficial da FAB que falou. Quem tem que fazer isso é a PF e não as FA. Muito menos comprar uma aeronave específica para isso.
Quanto à minha opinião quanto às aeronaves, já disse nos tópicos anteriores: prefiro os helis de ataque puros, menores e mais ágeis que o Mi-35. Mas quem voa um Fennec pelado (o Fennec, não o piloto
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) não tem muito o direito de escolher.
Gosto mais do Mi-17 do que do Cougar. Mas o Cougar, todo mundo usa.
E a Helibrás está a 25 minutos de vôo de Taubaté. Tem vôos e caminhões para lá todo dia, levando e trazendo técnicos, mecânicos, peças e suprimentos. Mesmo assim, mesmo tendo o dinheiro, mesmo tendo as peças e tudo o mais que é necessário, a nossa manutenção atrasa e muito, por pura falta de infraestrutura instalada. A Helibrás (a maior empresa de helicópteros do hemisfério sul) não dá conta de toda a demanda.
Aqui na AvEx, existe o Depósito Especial Alfandegado, quase que um pedaço da França, onde chegam diretamente e todo o trâmite da importação já é realizado dentro da AvEx.
Enquanto não houver um projeto real de instalação de manutenção de alto escalão russa dentro do país, administrado e operado por brasileiros, corremos o risco de ficar com os helicópteros parados, como estão os peruanos hoje.
A Avibrás dará esse suporte? Excelente! Vamos voar de Kamov e Mil. Mas não troco o certo pelo duvidoso.
Abraços,