Primeros Su-30 MK2 Flanker de Venezuela

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Degan
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#46 Mensagem por Degan » Seg Nov 20, 2006 9:38 am

A FAV também não tem aviões AEW, Datalink....(ja falamos isso)


Respecto a Data Link…entiendo que sí.
Esta es la información que entrega sobre el Su-30 de la FAV un amigo venezolano muy involucrado en el tema:

Radar: NIIP N-001VEP
RWR: TsKBA L-150
ECM: Desconocido
Armamento: Probablemente: RVV-AE, R-27E1R, R-27E1T, R-73E, J-59ME, J-31A, J-31P, KAB-1500Kr-Pr, mas bombas tontas de todos los colores...
Motores: NPO Saturn Al-31F
Datalink: Polyot K-DlUE y 11G6 Spektr

Todos dizem que o Rafale não vende e tals, concordo em partes, porque por exemplo na concorrência na coréia do sul, o rafale só não venceu o F-16 porque o EUA mantem militares na coréia do sul e apóiam o país sul coreano, só por isso perdeu porque em quesitos técnicos ele venceu, e quanto ao flanker e o typhoon não podemos questionar suas performances.


Fuentes…???.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#47 Mensagem por CFB » Seg Nov 20, 2006 8:11 pm

cb_lima escreveu:Ao que parece a camuflagem é bem maneira...

Com essa peça em jogo é aguardar o movimento do Brasil.

[]s
CB_Lima


É esperar pra vê




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#48 Mensagem por CFB » Seg Nov 20, 2006 8:14 pm

Plinio Jr escreveu:
Sideshow escreveu:
Para o Flanker chegar pelo menos em Brasilia ele teria que voar alto e ainda vai ter que fazer REVO, alias nem avião tanque para os Flanker a Venezuela tem.

A FAV também não tem aviões AEW, Datalink....(ja falamos isso)

Um Gripen (Meteor + A-Darter) pode muito bem enfrentar os "poderosos" flankers venezuelanos sem nenhum problema.


Os venezuelanos possuem KC-707 e podem requerer s/ problemas junto aos russos ou ucranianos aquisição de alguns Il-78 que existem em disponibilidade, quanto a uma aeronave AEW ou coisa do tipo, seria mais problemático ao menos a curto prazo, pois não há disponibilidade de A-50, teriam que fabricados e os chineses não temos idéia do que possuem em disponibilidade nesta área.

Aquisição de Gripens para uma ameaça deste disto teria que ser em quantidades satisfatórias, acima de 30 unidades, não sei se a FAB pretende fazer alguma aquisição deste tamanho.

Resta saber o que a FAB fará neste sentido, a menos que estejam iludidos com o desempenho dos F-5Ms e a chegada dos Mirages 2000 para isto.


Mttt bem colocada esse seu post




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#49 Mensagem por CFB » Seg Nov 20, 2006 8:19 pm

Jet Crash® escreveu:
Sideshow escreveu:
Jet Crash® escreveu:
Não é isso que a FAB pensa :wink:


O perigo está realmente aí. Será que a FAB pensa????


Pensa sim.


Os Sucatões/Matusalém C indicam algo totalmente diferente.


Bem, a compra dos Matusa foi uma md mesmo, mas isso ñ foi culpa da FAB, foi uma decisão do Mula, e como ele é chefe das FAS, os brigadeiros tiveram q engolir isso




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#50 Mensagem por midnight » Seg Nov 20, 2006 10:48 pm

Skyway escreveu:Agente com F-5 modernizado e nego reclamando de Gripen.......putz.


Não estamos reclamando porque ele é ruim, é claro que se vier para a FAB será melhor do que está, mas é que o Brasil pode ter caças melhores como o SU-35.
E falando em matusas, tenho uma dúvida, esse Mirage 2000C pode ser modernizado para mirage 2000-5?
Porque se der, imagina uma defesa aérea baseada em 12 mirage 2000-5 e mais 12 SU-35 ou 12 rafale por culpa da logistica, é de fazer o Chavez correr mais que o diabo da cruz.




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#51 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 20, 2006 10:51 pm

midnight escreveu:
Skyway escreveu:Agente com F-5 modernizado e nego reclamando de Gripen.......putz.


Não estamos reclamando porque ele é ruim, é claro que se vier para a FAB será melhor do que está, mas é que o Brasil pode ter caças melhores como o SU-35.

Pode ter, mas não vai voar. :wink:
midnight escreveu:E falando em matusas, tenho uma dúvida, esse Mirage 2000C pode ser modernizado para mirage 2000-5?

Sim, mas custa US$15mi cada.




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#52 Mensagem por Hader » Seg Nov 20, 2006 10:53 pm

Bolovo escreveu:Sim, mas custa US$15mi cada.


Não fica dando idéia Bolovo... :wink:




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#53 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 20, 2006 10:55 pm

Hader escreveu:
Bolovo escreveu:Sim, mas custa US$15mi cada.


Não fica dando idéia Bolovo... :wink:

US$15mi cada é coisa pra cacete, sai pra lá.




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#54 Mensagem por Plinio Jr » Seg Nov 20, 2006 11:47 pm

Bolovo escreveu:Pode ter, mas não vai voar. :wink:


Porque não vai voar ??

Su-35, Rafale, EF-2000, F-15 entre outros aviões de grande porte realmente tem um custo superior a uma aeronave de menor porte como o Gripen, mas fica a pergunta, será o mais barato a menor opção ??

Alguem talvez venha dizer que mau conseguimos manter nossos F-5 e A-1s em operação, imagine uma aeronave maior, bom, vou ser sincero, se continuar pensando desta forma, seria bom fechar a FAB e transforma-la numa CIA Aérea ou numa ONG.

Hoje, qualquer que seja o investimento numa aeronave de combate, vai desembolsar uma bela grana, tanto em custo unitário quanto operacional tbm, é uma realidade e não se pode fugir da mesma.

Com excessão do A-1s, há mais de 30 anos que a FAB não adquire uma aeronave de combate e quando tem a oportunidade de faze-lo, a escolha de um modelo LOW seria a mais adequada ??

E as consequencias desta escolha, tbm não devem ser pensadas, pois com certeza será uma aeronave que deverá ficar em serviço operacional na FAB, pelos próximos 30 anos.

É bom para refletir....




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#55 Mensagem por 3rdMillhouse » Ter Nov 21, 2006 12:05 am

Bolovo escreveu:
Hader escreveu:
Bolovo escreveu:Sim, mas custa US$15mi cada.


Não fica dando idéia Bolovo... :wink:

US$15mi cada é coisa pra cacete, sai pra lá.


São quase 400 milhões de reais, pqp............... caro demais.




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#56 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 21, 2006 11:14 am

Plinio Jr escreveu:
Bolovo escreveu:Pode ter, mas não vai voar. :wink:


Porque não vai voar ??

Su-35, Rafale, EF-2000, F-15 entre outros aviões de grande porte realmente tem um custo superior a uma aeronave de menor porte como o Gripen, mas fica a pergunta, será o mais barato a menor opção ??

Alguem talvez venha dizer que mau conseguimos manter nossos F-5 e A-1s em operação, imagine uma aeronave maior, bom, vou ser sincero, se continuar pensando desta forma, seria bom fechar a FAB e transforma-la numa CIA Aérea ou numa ONG.

Hoje, qualquer que seja o investimento numa aeronave de combate, vai desembolsar uma bela grana, tanto em custo unitário quanto operacional tbm, é uma realidade e não se pode fugir da mesma.

Com excessão do A-1s, há mais de 30 anos que a FAB não adquire uma aeronave de combate e quando tem a oportunidade de faze-lo, a escolha de um modelo LOW seria a mais adequada ??

E as consequencias desta escolha, tbm não devem ser pensadas, pois com certeza será uma aeronave que deverá ficar em serviço operacional na FAB, pelos próximos 30 anos.

É bom para refletir....

Qualquer um dos candidatos do FX estaria EXCELENTE da a FAB, se não, a FAB não os teria colocado na concorrência. Mas se não consegue operar nem A-1 e os F-5E direito, você quer enfiar um Su-35 na FAB? O treco consome trocentas vezes mais combustivel, e o custo da hora voada é bem alto.

A FAB pegar um avião que não poderá operar na plenitude é jogar tudo que aprenderam no passado no ralo. Por mim, para a FAB só existem 3 opções, o Gripen, o F-16 e o Mig-29. O FX foi proposto para substituir e superar os Mirage III, e em longa data os F-5E e os A-1M. Qualquer um dos três que citei, faz isso com folga.

Além disso, qualquer um dos três vai estar em operação daqui 20~30 anos.

Vide as recentes compras de F-16 (EAU, Chile, Polonia, Turquia, Grécia...); vide as compras do Gripen (não creio que a Flygvpnet vá aposenta-lo tão cedo, não acha?). Só o Mig-29 que não tenho tanta certeza, a num ser que o Mig-35 aponte como sucesso em vendas em breve...




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#57 Mensagem por Hader » Ter Nov 21, 2006 11:49 am

Creio que o dilema se resuma ao seguinte: a FAB tem que escolher entre comprar um número maior de unidades de um caça de menor alcance e mais barato de manter, ou úm número menor de caças de longo alcance mais caros de operar.
Um exercício interessante fica em criar um modelo de comparação entre estas duas opções, envolvendo variáveis como custo operacional por unidade, custo operacional do conjunto, custo unitário, custo do pacote, área de cobertura, número de bases, entre outros fatores. Deste modelo resultará uma família de curvas que indicariam a solução do dilema para determinados parâmetros.
Todos os concorrentes atuais são bons tecnicamente, resta saber qual melhor resolve o dilema acima.

Abraços




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#58 Mensagem por talharim » Ter Nov 21, 2006 12:13 pm

A FAB precisa do Eurofighter Typhoon.Seria a melhor opção para a FAB no momento.

12 caças desse porte não matariam a FAB de fome.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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#59 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 21, 2006 4:28 pm

A minha solução maquiavélica:

60 MiG-31E
60 Tu-22M3E
e não se fala mais nisso. :lol:

No primeiro caso:
Eu quero ver qual vai ser o sistema antiaéreo na AL que vai derrubar as criancinhas a 30 km de altitude. E qual vai ser a aeronave que vai combater com ele....... :twisted:

Ai, integrariamos um MAR-1 maiorzinho no MiG-31E. Depois de estabelecido o controle aéreo as outras criancinhas de 124 Toneladas chegam para fazer a festa. :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#60 Mensagem por Plinio Jr » Ter Nov 21, 2006 4:30 pm

Bolovo escreveu: Mas se não consegue operar nem A-1 e os F-5E direito, você quer enfiar um Su-35 na FAB? O treco consome trocentas vezes mais combustivel, e o custo da hora voada é bem alto.


Quanto ao conseguir operar F-5 e A-1, foi o que falei, se não consegue operar uma aviação de combate decente, é melhor fechar as portas.

EF-2000, Rafale e Su-35, temos consumo de combustivel, temos manutenção, entre outros aspectos a serem analisados, mas entra dentro daquilo que havia mencionado, seriam estes problemas determinantes para escolha de um vetor ?? Tenho minhas dúvidas;....

A FAB pegar um avião que não poderá operar na plenitude é jogar tudo que aprenderam no passado no ralo. Por mim, para a FAB só existem 3 opções, o Gripen, o F-16 e o Mig-29. O FX foi proposto para substituir e superar os Mirage III, e em longa data os F-5E e os A-1M. Qualquer um dos três que citei, faz isso com folga.

Além disso, qualquer um dos três vai estar em operação daqui 20~30 anos.


O mesmo se aplica em deixar de adquirir uma aeronave mais capaz achando que não existe condições de opera-lo e optar por um vetor , que pelo fato de ser mais barato, seja a solução dos problemas não é bem assim.

Dentro das suas opções, o único que pode vir a ser utilizado pela FAB é o Gripen, F-16 e Mig-29/35 são carta fora do baralho. Que ele atende as necessidades da FAB, com certeza o faz, mas sob quais aspectos ??

Decolando de Anapolis em uma situação de Scramble, ele tem autonomia para chegar a regiao norte do país para interceptar alguma ameaça militar ??

Se não houver , talvez venham me sugerir uma base mais próxima a região para que isto possa ocorrer, mas entra alguns fatores importantes, são os custos de manutenção desta base ou mesmo construção da mesma caso não tenha nenhuma.

Outro ponto, a mesma pode ficar no alcance de aeronaves atacantes, tornado-se alvos prioritários.

Vide as recentes compras de F-16 (EAU, Chile, Polonia, Turquia, Grécia...); vide as compras do Gripen (não creio que a Flygvpnet vá aposenta-lo tão cedo, não acha?). Só o Mig-29 que não tenho tanta certeza, a num ser que o Mig-35 aponte como sucesso em vendas em breve...


As ultimas compras militares não são base para aquisição de um vetor para nós, pode ser bom para eles, mas nao para nós, EAU, Chile, Polonia, Turquia e Grécia optaram pelo F-16

- Veja a extensão territórial dos mesmos;
- Turquia e Grécia, já eram usuarios de F-16s e juntamente com a Polonia, são integrantes da OTAN, sendo assim, nao haveria necessidade de momento de um vetor mais capaz e se surgir uma ameça a curto prazo, possuem assistencia da organização.

- EAU estes vetores operam em conjunto com Mirage 2000-9 é um país de pequenas dimensões tbm e o Chile pode-se dizer o mesmo, sendo assim, o F-16 pode perfeitamente exercer as suas funções.

O mesmo se aplica aos usuários do Gripen, Africa do Sul, Hungria e República Tcheca, sendo estes dois últimos, tbm membros sob proteção da OTAN, nao havendo a necessidade de algo mais complexo.

A Suécia, país de onde surgiu a aeronave tbm possui dimensões reduzidas e a quantidade de aeronaves adquiridas inicialmente garante a eles total segurança por parte desta aeronave e o Brasil com toda a sua extensão territorial e maritima , pode haver comparações com estes países ??




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