Agora é um "Hercules" Made in Embraer ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6865 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

#46 Mensagem por Túlio » Ter Nov 14, 2006 4:46 pm

Bueno, em que pese eu também num acreditar muito nessa charla de um cargueiro especializado da EMBRAER, fico a pensar:

E se num for um cargueiro MILITAR?

Basta dar uma voltinha pelo Google e se vê o quanto a modalidade de transporte aéreo CIVIL DE CARGA se está a expandir...

Por exemplo:

TRÁFEGO DE CARGA

A Airbus prevê um aumento no tráfego de carga de 5,9% ao ano, aumentando de 120x109 toneladas-km em 2030, totalizando 7000x109 toneladas-km.

Cerca de um terço destas cargas são transportadas na "barriga" de aeronaves de passageiros.

http://resistir.info/energia/petroleo_aeroportos.html

Ou então:

Talvez mais do que qualquer outro meio de transporte, a aviação cresceu em escala mundial. O desenvolvimento dos serviços de carga aérea e pacotes expressos, que são essenciais para a operação da economia internacional, oferece um exemplo particularmente convincente da forma como o transporte pode contribuir para a globalização. A carga aérea representa agora um quarto de toda a carga internacional dos Estados Unidos, em valor. A velocidade do embarque aéreo permitiu que as empresas substituíssem os grandes estoques de alto custo do passado por estoques pequenos, entregas pontuais e serviço imediato. A política norte-americana vem encorajando uma abertura significativa do sistema de aviação, especialmente na área de cargas.

http://usinfo.state.gov/journals/ites/1 ... ep1002.htm

Dado os tradicionais menores custos dos produtos da EMBRAER, que tale se:

:arrow: Ela própria está bancando outro 'Ovo de Colombo' à ERJ, por exemplo, um ERC?

:arrow: Alguém do exterior (a carga aérea cresce avassaladoramente no Japão, por exemplo), dada a inexperiência de sua indústria em aeronaves MODERNAS de transporte (Japão, de novo), resolve investir COM A EMBRAER num projeto assim...

Apenas idéias...

Editado pela última vez por Túlio em Ter Nov 14, 2006 5:15 pm, em um total de 1 vez.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#47 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 14, 2006 4:59 pm

Olá

O bom disso tudo independente do resultado final é que os caras continuam pesquisando e procurando novas maneiras de expandir o portifólio como citado pelos colegas acima...

Eu sei que é um sonho, mas eu ainda gostaria de ver uns A400 na FAB com participação da indústria nacional :).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#48 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 14, 2006 5:16 pm

Eu sei que é um sonho, mas eu ainda gostaria de ver uns A400 na FAB com participação da indústria nacional :).

[]s
CB_Lima

100% cb Lima?

Todos nós gostarísamos de ver a nossa FAB trilegal.
O problema do A 400M é que eu acho ele meio meia-boca, principalmente sua capacidade de carga de "apenas" 37t.
Ora o quase-morto projeto An-70 conseguia fácil 47t.
Ou seja daria p/ transportar uns dois VBTP tipo Piranha III e sobraria dinheiro p/ a manução tb.
Sinceramente acho que o A 400M está subdimensionado.

Se não houver outra alternativa...em 2015...

Sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
soultrain
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por soultrain » Ter Nov 14, 2006 6:57 pm

Boas,

Realmente existe um vazio, no mercado ocidental entre os c-295/c-27 e os super caros c-130J/A 400M.

Talvez haja um nicho ai.

[[]]'s

jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Edições da Flap Internacional com projetos EMBRAER

#50 Mensagem por jambockrs » Sáb Nov 18, 2006 2:29 pm

Prezado Alcântara:
As edições da FLAP, mencionadas por ti, são as de nºs 329 e 330, de fev e mar 2000, respectivamente.
A nº 329 publica um artigo sobre "Os aviões desconhecidos da EMBRAER" onde constam:
EMB 500 "Amazonas", quadrimotor em três versões: transporte/carga, assalto e patrulha; modêlo reduzido do C-130
Projeto CX, em dez versões! Desde bimotor turbohélice até quadrireator (versões 5 e 5A, modêlos reduzidos do C-17).
Esta série tem continuação na edição nº 330, de março de 2000, com projetos dos jatos de combate EMB-330 e AX, os aviões de transporte da série 12X e versões pressurizadas do Bandeirante.
Leitura altamente interessante!
Como não sei postar fotos, descreverei o modêlo CX versão 5:
O CX 5 seria um quadrirreator de asa alta, sem enflechamento, propulsado por turbofans ALF 502 com tração (?) individual de 2.948 kg/f
(6.500 libras). A característica principal desta versão é que a mesma seria uma ampliação do avião da versão 3. Isso seria possível pelo acréscimo de seções à asa, à fuselagem e à deriva . Como resultado, o CX 5 seria um aparelho relativamente maior do que as versões com motores à reação já descritas - teria comprimento total de 28,00 metros, envergadura de 25,80 metros (com área total de 82,50 metros quadrados) e altura de 7,77 metros.
A fuselagem mediria 23,75 metros de comprimento, teria largura e altura interna máximas de 2,80 e 1,95 metros, respectivamente. Seu volume seria de 59,00 metros cúbicos, mais 14,80 metros cúbicos da rampa de carga.
O trem de pouso seria similar ao das versões anteriores (exceção feita aos modelos 4 e a 4A), mas a base teria 9,45 metros. Além disso seria reforçados, para suportar os pesos mais altos desta versão - peso vazio de 16.500 kg., peso máximo de decolagem de 27.000 kg e peso máximo de aterrissagem de 26.000 kg.
Sua carga paga seria de 5.400 kg, a carga alar de 325 kg/m2 e a carga de potência de 2,29 libras por libra de empuxo.
Versão CX -5A
Idêntico à versão anterior, porém dotada de asa enflechada a 18 graus a 25% da corda. O conjunto da empenagem também possuiria razoável enflechamento. Esta versão era muito parecida com o transporte médio McDonnell Douglas YC-15, que chegou a ser avaliado na forma de protótipos na década de 70, em competição com o Boeing YC-14, porém teve seu desenvolvimento descontinuado.
Um abraço e até mais...

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Edições da Flap Internacional com projetos EMBRAER

#51 Mensagem por Alcantara » Sáb Nov 18, 2006 5:30 pm

jambockrs escreveu:Prezado Alcântara:
As edições da FLAP, mencionadas por ti, são as de nºs 329 e 330, de fev e mar 2000, respectivamente.
A nº 329 publica um artigo sobre "Os aviões desconhecidos da EMBRAER" onde constam:
EMB 500 "Amazonas", quadrimotor em três versões: transporte/carga, assalto e patrulha; modêlo reduzido do C-130
Projeto CX, em dez versões! Desde bimotor turbohélice até quadrireator (versões 5 e 5A, modêlos reduzidos do C-17).
Esta série tem continuação na edição nº 330, de março de 2000, com projetos dos jatos de combate EMB-330 e AX, os aviões de transporte da série 12X e versões pressurizadas do Bandeirante.
Leitura altamente interessante! (...)

Sim!!! Exatamente. Ainda bem que alguém mais lembra dessa matéria.

Você tem como escanear a revista? Depois que você conseguir as imagens, o resto é fácil! :wink:

Abraços!!!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Edições da Flap Internacional com projetos EMBRAER

#52 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 18, 2006 5:31 pm

Alcantara escreveu:
jambockrs escreveu:Prezado Alcântara:
Leitura altamente interessante! (...)

Sim!!! Exatamente. Ainda bem que alguém mais lembra dessa matéria.

Você tem como escanear a revista? Depois que você conseguir as imagens, o resto é fácil! :wink:

Abraços!!!

Eu tenho as duas edições da FLAP que sairam essas materias sobre os "Aviões Desconhecidos da Embraer", mas não tenho Scanner, mas tenho camera digital.

Vou tirar as fotos das materias e postar aqui!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#53 Mensagem por Sideshow » Sáb Nov 18, 2006 6:15 pm

Seria esses...

Imagem
EMBRAER CX5A

Especificações
Motores: 4 turbinas Avco Lycoming ALF502, tipo "fan", de 6.500 libras de empuxo cada;
Comprimento: 28m;
Envergadura: 25,80m;
Altura: 7,77m

Imagem
EMB-500 "AMAZONAS"
Especificações:
Motores: 4 Pratt&Whitney Canada PT6A-40 de 850sHP cada;
Hélices: Metálicas tripás, de passo variável;
Capacidade: 3 tripulantes, 30 passageiros e 600kg de bagagens;
Comprimento: 20m;
Envergadura: 24m;
Altura: 7,40m;
Peso vazio: 6.400kg;
Peso max de decolagem: 12.000kg;
Carga útil max: 5.600kg;
Velocidade de cruzeiro: 500Km/h;
Velocidade max: 570Km/h;
Velocidade de estol: 176Km/h;
Teto de serviço (trimotor): 10.000m;
Autonomia (carregado): 1.800km;

Imagem
EMB-CX2
Dimensionamento e Pesos:
Comprimento: 19,80m;
Peso vazio equipado: 8.650Kg;
Peso max. de decolagem: 15.400Kg

jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#54 Mensagem por jambockrs » Sáb Nov 18, 2006 6:43 pm

Prezado Sideshow:
Exatamente! São essas as aeronaves, ainda que diferentes das ilustrações da FLAP, que também exibe três vistas das mesmas (frontal, lateral e superior)
Um abraço e até mais....

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Alcantara » Sáb Nov 18, 2006 7:34 pm

Sideshow escreveu:Seria esses...

Imagem
EMBRAER CX5A

Especificações
Motores: 4 turbinas Avco Lycoming ALF502, tipo "fan", de 6.500 libras de empuxo cada;
Comprimento: 28m;
Envergadura: 25,80m;
Altura: 7,77m

Imagem
EMB-500 "AMAZONAS"
Especificações:
Motores: 4 Pratt&Whitney Canada PT6A-40 de 850sHP cada;
Hélices: Metálicas tripás, de passo variável;
Capacidade: 3 tripulantes, 30 passageiros e 600kg de bagagens;
Comprimento: 20m;
Peso vazio: 6.400kg;
Peso max de decolagem: 12.000kg;
Carga útil max: 5.600kg;
Velocidade de cruzeiro: 500Km/h;
Velocidade max: 570Km/h;
Velocidade de estol: 176Km/h;
Teto de serviço (trimotor): 10.000m;
Autonomia (carregado): 1.800km;

Imagem
EMB-CX2
Dimensionamento e Pesos:
Comprimento: 19,80m;
Peso vazio equipado: 8.650Kg;
Peso max. de decolagem: 15.400Kg

Não.

Os que eu tinha visto eram camuflados. Acho que a minha revista é mais antiga, acho que era da década de 90.
Mas esse primeiro aí tinha com certeza, os outros, não posso garantir. Obviamente, a Embraer mudou o foco de avião de transporte militar para avião de transporte civil como forma de viabilizar os projetos.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#56 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Nov 21, 2006 10:18 am

Bom dia a todos,

Como é que são as coisas. Alguns anos atrás, a Embraer não considerava o projeto e a fabricação de um cargueiro militar do porte do Hércules, por uma série de motivos, dentre eles, falta de mercado e a possibilidade de minguadas compras por parte da FAB (poucas unidades), hoje em dia, porém, sorte para a gente.

Abraços.

Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

Re: Agora é um "Hercules" Made in Embraer ?

#57 Mensagem por Hermes » Seg Dez 22, 2014 3:02 am

Interessante, achei esse velho tópico de quando saíram as primeiras especulações sobre um futuro cargueiro da Embraer. Agora que o KC390 está às vésperas de realizar seu primeiro voo é interessante ver como ele foi desacreditado por muitos no início.

...
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#58 Mensagem por Skyway » Seg Dez 22, 2014 9:19 am

Belo achado!

Ninguém botando fé...rsrs

Imagem

AD ASTRA PER ASPERA
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#59 Mensagem por prp » Seg Dez 22, 2014 5:30 pm

kkkk
Dez anos se passaram e a Embraer pariu a criança, BZ a embraer, a FAB e ao GF que liberou a grana.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1253 vezes
Agradeceram: 735 vezes

#60 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Dez 22, 2014 5:53 pm

Hermes escreveu:Interessante, achei esse velho tópico de quando saíram as primeiras especulações sobre um futuro cargueiro da Embraer. Agora que o KC390 está às vésperas de realizar seu primeiro voo é interessante ver como ele foi desacreditado por muitos no início.
Tenho a ligeira impressão que com o Gripen NG será a mesma coisa. Basta ver quais foram os principais críticos do projeto. :wink:

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder