BRASIL RENDE-SE À BOLIVIA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#46 Mensagem por delmar » Qua Nov 01, 2006 7:14 pm

E agora. O que vamos fazer daquí pra frente? Na minha opinião precisamos diminuir a nossa dependência da Bolivia para então negociar novamente, em uma situação mais confortavel.
Se houver um esforço poderemos, em quatro anos, termos outras fontes confiáveis de gaz. Então tudo estará ao nosso favor e contra os bolivianos.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
PRick

#47 Mensagem por PRick » Qua Nov 01, 2006 10:28 pm

delmar escreveu:E agora. O que vamos fazer daquí pra frente? Na minha opinião precisamos diminuir a nossa dependência da Bolivia para então negociar novamente, em uma situação mais confortavel.
Se houver um esforço poderemos, em quatro anos, termos outras fontes confiáveis de gaz. Então tudo estará ao nosso favor e contra os bolivianos.

saudações

A Petrobrás já começou a ir nesta direção, o gás virá da Bacia de Santos, Campos e Espitiro Santo, mas até lá ficaremos dependente do gás Boliviano.

Por sinal virão a declaração do Sr. EVO MORALLES, que o Brasil deveria doar as Refinarias para a Bolivia. Será que ele tem noção de que a Petrobrás é uma Empresa S/A, com ações em bolsa de valores.

Eu me pergunto, como negociar com ele, acho que não tema menor noção do está falando. Errado fomos nós, metemos nosso barco no deserto boliviano.

[]´s

PRick

#48 Mensagem por PRick » Qua Nov 01, 2006 10:31 pm

CFB escreveu:Pra min, se o Evo quiser o gas tem q pagar pelo preço q nos investimos la se ñ teriamos q bombardear td e dps vamos ver se ele reconstroi isso

Mas quem consome o gás somos nós, a industria paulista, não dá para bombardiar nada, pelo menos, não antes de uns 06 anos. Estamos casados com o Sr. Moralles. :cry: :cry:

[ ]´s

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#49 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 3:41 pm

chm0d escreveu:O pessoal esquece, mais 2 empresas ja aceitaram o acordo, uma inclusive eh americana.

Abs.

Carlos Mathias escreveu:É como eu falei, bater em bêbado é covardia, apanhar é vergonha. A PETROBRÁS vai ficar lá só até começar a tirar gás de Santos, depois vão mandar o Zacarias à merda.

Se duas empresas aceitaram, não significa que nós precisamos aceitar. Não sem uma indenização. Especialmente sendo a Petrobrás uma Estatal, precia de seu governo defendendo seus interesses. Mas não foi isso que se viu. E tem gente que começa à procurar desculpas para defender a atitude omissa do Gov. Lulla...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#50 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 3:43 pm

Marcos Falco escreveu:Olá a todos!

Existe uma máxima que li em algum lugar e que tem um fundo de verdade;

No Brasil o petróleo é nosso. Na Bolívia, o gaz é deles. :wink:
E ponto final.

Abraços

E o investimento é nosso... Só o que quero é a indenização cabível...

LEO escreveu:Me digam uma coisa: o que o Brasil poderia fazer além de aceitar um acordo temporário com o Evo Morales?

Invadir a Bolívia nunca iria acontecer. Talvez uma disputa na OMC, mas que provavelmente terminaria em um acordo de natureza semelhante.

Bastaria uma postura digna de quem levou a pior. Era preciso demonstrar à Bolívia que a atitude intempestiva iria lhes custar caro em termos de relações bilaterais... Mas não...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#51 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 3:43 pm

Paisano escreveu:Perfeito. :wink:

Perfeito. Mais uma vez a ideologia se intermpõe à razão...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#52 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 3:45 pm

Alcantara escreveu:Porquê você então não conta essa história? Porquê você não conta então que no governo de "adivinhem quem" o custo do metro cúbico era de US$3,50 (era muito mais barato do que produzir aqui no Brasil e, além disso, não se conhecia o potencial da Bacia de Santos) e no atual governo ele foi a US$7,00, sendo que a Bolívia está achando pouco e querendo colocar a US$15,00.

E não se esqueça de contar que as descobertas da Jazida em Santos foi POSTERIOR aos investimentos na Bolívia...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#53 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 3:46 pm

faterra escreveu:
CONHEÇA, PASSO A PASSO, A HISTÓRIA DA PETROBRAS NA BOLÍVIA

Empresa tem papel vital para a economia do País: de cada US$ 100 gerados em riqueza na Bolívia, US$ 18 vêm da Petrobras
1991: O primeiro passo para a entrada da Petrobras no mercado boliviano foi a assinatura da Carta de Intenção de Integração Energética Bolívia-Brasil. A Petrobras começou a prospectar a possibilidade de explorar as reservas de gás natural na Bolívia.

Ué, começou em 1991?! Prick, Mathias?!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#54 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 3:51 pm

tulio escreveu:Pois tigrada, tirando aquele infeliz episódio de o Evil mandar seus pobres milicos com espingardinhas de pressão ocuparem propriedades Brasileiras, e no qual reitero minha posição inicial (PQDs, caças, mísseis, MBTs, ASTROS, tudo de que se pudesse dispor), de resto o bugre está em seu direito: o gás é DELES, que fechassem a josta da torneira e dissessem: se bâmo a negociá! Lembro que o Brasil um dia resolveu que o petróleo é nosso e fim de charla...

Tu tá ocultando UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL...

Quando ocorreu a questão do "Petróleo É Nosso", não tínhamos uma indústria de extração, sequer sabia-se se realmente tínhamos petróleo em quantidades comercialmente viáveis.

As primeiras petrolíferas que tiveram permissão para prospecção, acharam apenas água mineralizada... Com a Petrobrás foi o mesmo!

Ou seja, não precisamos nacionalizar NADA QUE FOSSE DE OUTRÉM. Ninguém havia investido milhões aqui em Extração e Refino...

No caso da Bolívia, eles se apoderaram de bens que não eram deles. Sabe do que eu chamo isto?! ROUBO, ou não seria justamente isto?! EU não posso pegar nada que não seja meu. Porque a Bolívia pode...

PS: Voltando ao tema das Estatais, mais uma vez o "clarividente" Estado acertou na decisão POLÍTICA de investir na Bolívia, como muitos aqui querem defender...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#55 Mensagem por LEO » Qui Nov 02, 2006 3:54 pm

FinkenHeinle escreveu:Bastaria uma postura digna de quem levou a pior. Era preciso demonstrar à Bolívia que a atitude intempestiva iria lhes custar caro em termos de relações bilaterais... Mas não...

Como já foi muito dito, foi um erro estratégico se manter dependente da Bolívia para o fornecimento de gás.
Com base nisto, estamos, queiramos ou não, de certa forma dependentes deles. À essa altura, onde o governo nada havia feito, não ia ser agora que uma decisão mais enérgica seria tomada.

E o que poderia acontecer se o Brasil fosse a organismos internacionais? A Bolívia pagaria, em último caso, indenização de uns $2 bilhões para o Brasil. E de onde viria o gás? O Brasil é cada dia mais adepto do gás natural.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#56 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 4:44 pm

LEO escreveu:Como já foi muito dito, foi um erro estratégico se manter dependente da Bolívia para o fornecimento de gás.
Com base nisto, estamos, queiramos ou não, de certa forma dependentes deles. À essa altura, onde o governo nada havia feito, não ia ser agora que uma decisão mais enérgica seria tomada.

E o que poderia acontecer se o Brasil fosse a organismos internacionais? A Bolívia pagaria, em último caso, indenização de uns $2 bilhões para o Brasil. E de onde viria o gás? O Brasil é cada dia mais adepto do gás natural.

LEO, nem uma mísera Nota de Repúdio nossa Salve, Salve Diplomacia conseguiu lançar à imprensa...

Por favor, né...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#57 Mensagem por LEO » Qui Nov 02, 2006 4:47 pm

FinkenHeinle escreveu:
LEO escreveu:Como já foi muito dito, foi um erro estratégico se manter dependente da Bolívia para o fornecimento de gás.

LEO, nem uma mísera Nota de Repúdio nossa Salve, Salve Diplomacia conseguiu lançar à imprensa...

Por favor, né...

Concordo com você sobre isto. Mas a questão é sobre quais opções teria o Brasil diante da nacionalização boliviana?

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#58 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 4:51 pm

LEO escreveu:Concordo com você sobre isto. Mas a questão é sobre quais opções teria o Brasil diante da nacionalização boliviana?

A opção eu já disse...

Era ter tomado uma postura mais enérgica, e atuar em todas as frentes, seja diplomática, seja econômica, seja militar, para que a Bolívia fosse à Mesa de Negociação disposta à nos dar mais do que eles estão dando hoje... É premissa básica de negociação...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#59 Mensagem por LEO » Qui Nov 02, 2006 4:56 pm

FinkenHeinle escreveu:
LEO escreveu:Concordo com você sobre isto. Mas a questão é sobre quais opções teria o Brasil diante da nacionalização boliviana?

A opção eu já disse...

Era ter tomado uma postura mais enérgica, e atuar em todas as frentes, seja diplomática, seja econômica, seja militar, para que a Bolívia fosse à Mesa de Negociação disposta à nos dar mais do que eles estão dando hoje... É premissa básica de negociação...

Sim... teoricamente teria de realizar todas medidas possíveis.

Só que, como eu já disse, como o governo não tomou nenhuma postura mais firme no início do processo de nacionalização, não ia ser agora que isso iria acontecer. Não estou defendendo a atitude do governo (se é isso que talvez esteja pensando), mas muito pelo contrário. Só levanto que, à essa altura, o acordo era a única saída possível.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#60 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Nov 02, 2006 4:59 pm

LEO escreveu:Sim... teoricamente teria de realizar todas medidas possíveis.

Só que, como eu já disse, como o governo não tomou nenhuma postura mais firme no início do processo de nacionalização, não ia ser agora que isso iria acontecer. Não estou defendendo a atitude do governo (se é isso que talvez esteja pensando), mas muito pelo contrário. Só levanto que, à essa altura, o acordo era a única saída possível.

Não é teoria, é prática... E é justamente DISTO que estamos falando... O Gov. não se precaviu para a hora em que a anunciada nacionalização se desse...

Tu bem colocou, não fez nada no início... Pronto, deu no que deu...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Responder