Lá vai a cambada me chamar de russófilo de novo, mas...
Um projeto convencional diesel-elétrico russo muito mais interessante e que poderia e deveria estar "correndo por fora" é o Projeto 1650 de 4ª Geração de nome AMUR, variante para exportação do Projeto 677, conhecido como Lada.
Em 2005, foi comissionado pela Marinha da Rússia o S-100 Sankt Petersburg, dando nome à nova classe do Lada. Ele tem comprimento de 72 metros e peso máximo de 2.700 ton.
Seu maior modelo de exportação, o Amur Type 1.850 (especificações) tem 68 metros e seu peso cheio e submerso é de 2.600 ton, praticamente igual ao pretendido para o
S-MB-10, com 67 metros e 2.500 ton.
O AMUR possuirá sistema AIP e será muito mais sofisticado e silencioso que os submarinos da classe Kilo, já considerados dos mais silenciosos hoje. Outra vantagem é o maior diâmetro do casco, o que facilitará adaptações futuras.
O Submarino da classe Amur, é uma versão do submarino russo da classe Lada. As diferenças estão relacionadas à possibilidade de se modificar os sistemas do submarino ao gosto e requisitos de cada cliente, sendo assim uma versão de exportação do submarino de 4º geração Classe Lada. A classe Lada, foi desenvolvida para substituir os submarinos da classe Kilo, um dos mais silenciosos do mundo, atualmente, esses novos submarinos, o Lada e o Amur, serão ainda mais silenciosos. Para esses submarinos, foi projetado um casco mais largo para facilitar futuras adaptações e modernizações. O submarino Amur possui varias configurações de tamanho que vão de 550 até 1850 toneladas, de deslocamento.
O Amur foi projetado para ser compatível com o sistema AIP (células de combustível) Kristall-27E para gerar a energia para os motores, de Forma independente da atmosfera. Quando a energia das baterias dos submarinos convencionais se acaba, é preciso subir com o submarino, para perto da superfície para que através do mastro snorkel, ele capte ar da atmosfera para que seu motor a diesel trabalhe para gerar a eletricidade para carregar as baterias do submarino, e assim poder voltar a mergulhar e a navegar em profundidade segura de operação. Esse procedimento, torna o submarino convencional, vulnerável de mais, e poderia denunciar sua presença para os seus inimigos. O sistema AIP, soluciona essa deficiência, pois se consegue, através dele, produzir essa eletricidade, sem que os motores a diesel precisem ficar ligados, e por tanto, recebendo ar da atmosfera. Esse sistema permite que o submarino permaneça submerso por até 5 vezes o tempo que um submarino sem esse sistema AIP ficaria. Futuramente, esse tempo deve aumentar com a chegada dos sistemas AIP de 4º geração. Por motivo de custos, o sistema AIP não foi incorporado na construção do primeiro submarino. Esses submarinos iniciais da classe Amur, podem ficar até 15 dias submersos, usando seus sistemas convencionais de propulsão. Com a futura incorporação do
AIP Kristall-27E , esse tempo aumentará para 45 dias submerso, o que lhe garantirá uma furtividade espetacular.
O sistema de propulsão do Amur, pode leva-lo a uma velocidade de 44 km/h quando submerso. Esse desempenho varia de acordo com o tamanho de versão do Amur. Os submarinos deste tipo com menor deslocamento, são, também, menos velozes, e atingem uma velocidade de 34 km/h quando submersos. O alcance do Amur está em 12000 km na versão de maior tamanho, a Amur 1850, a ideal para NÓS. A profundidade máxima durante uso do sistema AIP, no Amur, será de 300 metros com uma tripulação de 34 homens.
O armamento do submarino Amur, é extremamente letal. Certamente, é um dos mais bem armados submarinos do mundo no combate a outras embarcações. A principal arma é, sem a menor dúvida, o torpedo supercavitante SHKVAL, de 533 mm, capaz de atingir incríveis 200 nós ou quase 400 km/h. Esse torpedo usa um motor a jato para impulsionar e ganhar a energia necessária para que o efeito de supercavitação ocorra, diminuído, em muito, o contato do torpedo com a água, e por isso substituindo a resistência hidrodinâmica, pela resistência aerodinâmica, que é cerca de
1000 vezes menos que a da hidrodinâmica. Sua ogiva é de 210 kg de TNT e sua detonação se dá por contato ou por aproximação. Seu alcance
efetivo é de 7000 mts. Nas versões menores do Amur, existem 4 tubos de torpedos, e nas maiores existem 6 tubos e 16 recargas. Além desse torpedo de alta velocidade, os submarinos da classe Amur serão equipados com o míssil de cruzeiro de lançamento vertical Klub S, que podem ser usados contra navios de guerra ou ainda lançarem um torpedo na água para destruir outro submarino. O alcance deste míssil é variável conforme sua versão e carga, sendo que a versão anti-submarina alcance 50 km, enquanto que a versão antinavio tem um alcance de
300 km. Existe uma versão com capacidade de atacar
alvos terrestres, também desta arma e seu alcance é igual à versão antinavio. A velocidade de ambas as versões deste míssil são diferentes, sendo que a versão anti-submarina alcança 2600 km/h e a versão anti-navio, de maior alcance, tem uma velocidade de 900 km/h. Um outro míssil pode ser usado nos submarinos da classe Amur, é o SS-N-16 Stallion, que alcança de 50 a 120 km dependendo da versão. Sua ogiva pode ser desde um torpedo Type 40, até
uma carga nuclear de 10 a 20 Kilotons. Certamente uma arma temível.
Uma característica importante sobre o poder de fogo dos submarinos da classe Amur, é a capacidade de lançar 10 mísseis em um espaço de 2 minutos. Com uma capacidade dessas, o Amur, praticamente, faz chover mísseis num inimigo! Os sonares instalados, não estão especificados nas fontes que pesquisei, e só se afirma que serão do tipo passivo e ativo com altíssima sensibilidade.
Embora seja um poderoso submarino, o Amur ainda não foi exportado.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 66,8 m
Largura: 7,1 m
Velocidade máxima: 44 Km/h (submerso)
Profundidade: 300 m
Armamento: 6 Tubos para torpedos de 533 mm SHKVAL, Mísseis de cruzeiro Klub-s e SS-N 16 stallion
Tripulação: 34
Propulsão: Diesel elétrica com AIP
Existe um Amur nos Admiralty Shipyards com final de construção suspenso, aguardando verbas de uma Marinha estrangeira que se interesse pelo projeto.
Porém, falta de verba, preconceito e ausência de criatividade são alguns dos elementos de enorme tradição no Brasil. Fora as maracutaias e politiquices...
Fotos: