Scorpene vem ai ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#46 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 10, 2006 9:25 pm

Ué galera. Um irmão aqui do fórum disse certa vez que o submarino já foi escolhido, se não me engano com o contrato já assinado (ou quase pronto pra assinar, sei lá) e que só faltava alguns trâmites burocráticos para que seja revelado.
Se já foi escolhido, não há o que discutir, não há LÓBE (eu escrevo em português mesmo) que reverta a situação, a não ser que a MB não seja tão séria a assim (coisa que eu duvido). Nestas circunstâncias, o máximo que eu poderia suspeitar é que o Scorpene já foi escolhido (anotem isso).


abraços]




Editado pela última vez por Brasileiro em Qua Mai 10, 2006 9:27 pm, em um total de 1 vez.
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#47 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Mai 10, 2006 9:27 pm

Eu acho interessante é que o primeiro sub nuclear , o Nautilus tem mais de 50 anos. Nao lembro se tinha casco duplo ou nao, mas os americanos o fizeram numa epoca em que a tecnologia nao existia. Eles foram inventando, criando as doutrinas de uso, desenvolvendo os reatores, ou seja, os caras partiram do ZERO. Porra. Porque que no Brasil tem que ser tao dificil? Na minha parca opiniao o mais dificil ja está pronto, que é o reator, agora o resto é muito mais facil. Falta vontade.

É só.

8-]

Apesar dos especialistas de plantao, continuo pensando da mesma forma.
Falta vontade, arrojo, criatividade e coragem de arriscar!




Editado pela última vez por Luiz Bastos em Sáb Jul 01, 2006 6:39 pm, em um total de 2 vezes.
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#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mai 10, 2006 9:34 pm

Brasileiro escreveu:Ué galera. Um irmão aqui do fórum disse certa vez que o submarino já foi escolhido, se não me engano com o contrato já assinado (ou quase pronto pra assinar, sei lá) e que só faltava alguns trâmites burocráticos para que seja revelado.
Se já foi escolhido, não há o que discutir, não há LÓBE (eu escrevo em português mesmo) que reverta a situação, a não ser que a MB não seja tão séria a assim (coisa que eu duvido). Nestas circunstâncias, o máximo que eu poderia suspeitar é que o Scorpene já foi escolhido (anotem isso).


abraços]


O problema é que a Marinha não manda. Quem manda é o governo. Assim como a FAB não mandou nos Mirage 2000. Vai sair o submarino que o governo quiser. Torçam para que seja o preferido da MB.




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#49 Mensagem por Paisano » Qua Mai 10, 2006 9:40 pm

JLRC escreveu:
A-29 escreveu:Sei não...
O Sub nuclear precisará ter um casco duplo (um casco dentro do outro) e um deslocamento que será quase o dobro de um Scorpene, que tem casco simples.

Nem Scorpene, nem U-214 agregam muita coisa na busca do SNA, pois possuem características muito distantes dele.


Estou completamente de acordo. Na minha modesta opinião, o modelo que melhor serviria a MB seria o Torquoise pois é o casco dos Rubis com propulsão convencional. Consultem por favor o seguinte sítio :

http://www.naval-technology.com/projects/rubis/

http://www.naval-technology.com/project ... specs.html

Parece-me que este projecto assentava que nem uma luva à MB. Será que estou enganado?


SNA Améthyste:
Imagem

Caractéristiques Principales:

Armement
4 tubes lance-torpilles de 533 à rechargement rapide
Missiles Exocet SM39 (14 missiles max)
Torpilles F17 mod2
Mines (éventuellement)
Guerre électronique
1 détecteur ARUR 13
Système de combat/Communications
TITAC (+ liaison 14)
SEAO/OPSMER
Syracuse II
Radar
1 DRUA 33
Sonars
1 DMUX 20 multifonction
1 antenne remorquée ETBF DSUV 62C
1 groupement microphonique DSUV 22


Fonte: http://www.netmarine.net/




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#50 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 10, 2006 9:47 pm

Não sei se essa pergunta cabe aqui, mas em todo o caso lá vai:

Ultimamente tenho visto em uma série de artigos que diversos submarinos podem lançar mísseis anti-navio como o Exocet...

Qual seria a vantagem de um míssil como esse (não conto o mísseis de cruzeiro) em relação aos torpedos?

Acho que alcance pode ser uma, mas isso não exporia o submarino mais facilmente do que o torpedo?

[]s
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#51 Mensagem por pafuncio » Qua Mai 10, 2006 10:06 pm

JLRC escreveu:
A-29 escreveu:Sei não...
O Sub nuclear precisará ter um casco duplo (um casco dentro do outro) e um deslocamento que será quase o dobro de um Scorpene, que tem casco simples.

Nem Scorpene, nem U-214 agregam muita coisa na busca do SNA, pois possuem características muito distantes dele.


Estou completamente de acordo. Na minha modesta opinião, o modelo que melhor serviria a MB seria o Torquoise pois é o casco dos Rubis com propulsão convencional. Consultem por favor o seguinte sítio :

http://www.naval-technology.com/projects/rubis/

http://www.naval-technology.com/project ... specs.html

Parece-me que este projecto assentava que nem uma luva à MB. Será que estou enganado?



CASCALHO !!! Não conhecia esse bicho !!!

2400 toneladas de deslocamento, possivelmente com casco duplo.

E o Scorpéne, como é que fica ?

Valeu, amigo luso.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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#52 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Mai 11, 2006 7:01 am

thelmo rodrigues escreveu:
LEO escreveu:A MB não irá adquirir o Scorpène. O Tikuna já está em seu estágio final, sendo que é semelhante ao Scorpène. Pra que então gastar então mais alguns milhões?


A não ser que haja alguma fonte que diga que a MB irá adquirir este equipamento. Se houver, informe. Mas eu duvido.


Bom, isto ainda é segredo. Mas, pelas caracteristicas tecnicas mais próximas de um sub nuclear provavelmente o escolhido deverá ser o Scorpene, nem que seja para iniciar o aprendizado na area da construção. Há alguns anos (se não me falha a memória) um ex-ministro da Marinha afirmou à imprensa que o futuro SNB seria alguma coisa semelhante com os ingleses da Classe Trafalgar ou Rubis/Ametisthe franceses, com algo entre 2900 e 3500 ton. de deslocamento submerso. Com um comprimento em torno de 70 m e diametro em torno dos 8 metros. Havia até uma maquete.
Teremos que aguardar .


Abraços



Ao que parece está começando a deixar de ser segredo.

Abraços




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#53 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 11, 2006 9:57 am

Qual seria a vantagem de um míssil como esse (não conto o mísseis de cruzeiro) em relação aos torpedos?

Acho que alcance pode ser uma, mas isso não exporia o submarino mais facilmente do que o torpedo?


Isto foi bastante discutido em outro tópico.

O míssil expõe bem mais o submarino do que o torpedo. A vantagem de alcance so existe para alguns mísseis, o Klub russo, por exemplo.

O Exocet SM-30 (lançado por tubo de submarino) tem um alcance de cerca de 50 km. Torpedos modernos como o americano MK-48 tem de 50 a 60 km de alcance.




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#54 Mensagem por Degan » Qui Mai 11, 2006 10:33 am

Ese modelo francés TURQUOISE parece ser precisamente lo que la MB estaría buscando como base de su tan buscado SNB…aunque ese proyecto no me gusta, sería muy raro que se eligiese otro modelo….es descendiente directo de un submarino nuclear y tiene un tamaño adecuado… :roll:

Comparto los del SM.39 (no 30....), la única ventaja es su velocidad y la posivilidad de estresar la defensa de un barco al enfrentar ataques simultaneos de distintos SdA.... :twisted:

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#55 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 11, 2006 3:00 pm

Ops, é que o 0 fica ao lado do 9. :D




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#56 Mensagem por Túlio » Qui Mai 11, 2006 6:00 pm

Lá vai a cambada me chamar de russófilo de novo, mas...

Um projeto convencional diesel-elétrico russo muito mais interessante e que poderia e deveria estar "correndo por fora" é o Projeto 1650 de 4ª Geração de nome AMUR, variante para exportação do Projeto 677, conhecido como Lada.

Em 2005, foi comissionado pela Marinha da Rússia o S-100 Sankt Petersburg, dando nome à nova classe do Lada. Ele tem comprimento de 72 metros e peso máximo de 2.700 ton.

Seu maior modelo de exportação, o Amur Type 1.850 (especificações) tem 68 metros e seu peso cheio e submerso é de 2.600 ton, praticamente igual ao pretendido para o S-MB-10, com 67 metros e 2.500 ton.


O AMUR possuirá sistema AIP e será muito mais sofisticado e silencioso que os submarinos da classe Kilo, já considerados dos mais silenciosos hoje. Outra vantagem é o maior diâmetro do casco, o que facilitará adaptações futuras.

O Submarino da classe Amur, é uma versão do submarino russo da classe Lada. As diferenças estão relacionadas à possibilidade de se modificar os sistemas do submarino ao gosto e requisitos de cada cliente, sendo assim uma versão de exportação do submarino de 4º geração Classe Lada. A classe Lada, foi desenvolvida para substituir os submarinos da classe Kilo, um dos mais silenciosos do mundo, atualmente, esses novos submarinos, o Lada e o Amur, serão ainda mais silenciosos. Para esses submarinos, foi projetado um casco mais largo para facilitar futuras adaptações e modernizações. O submarino Amur possui varias configurações de tamanho que vão de 550 até 1850 toneladas, de deslocamento.

O Amur foi projetado para ser compatível com o sistema AIP (células de combustível) Kristall-27E para gerar a energia para os motores, de Forma independente da atmosfera. Quando a energia das baterias dos submarinos convencionais se acaba, é preciso subir com o submarino, para perto da superfície para que através do mastro snorkel, ele capte ar da atmosfera para que seu motor a diesel trabalhe para gerar a eletricidade para carregar as baterias do submarino, e assim poder voltar a mergulhar e a navegar em profundidade segura de operação. Esse procedimento, torna o submarino convencional, vulnerável de mais, e poderia denunciar sua presença para os seus inimigos. O sistema AIP, soluciona essa deficiência, pois se consegue, através dele, produzir essa eletricidade, sem que os motores a diesel precisem ficar ligados, e por tanto, recebendo ar da atmosfera. Esse sistema permite que o submarino permaneça submerso por até 5 vezes o tempo que um submarino sem esse sistema AIP ficaria. Futuramente, esse tempo deve aumentar com a chegada dos sistemas AIP de 4º geração. Por motivo de custos, o sistema AIP não foi incorporado na construção do primeiro submarino. Esses submarinos iniciais da classe Amur, podem ficar até 15 dias submersos, usando seus sistemas convencionais de propulsão. Com a futura incorporação do AIP Kristall-27E , esse tempo aumentará para 45 dias submerso, o que lhe garantirá uma furtividade espetacular.
O sistema de propulsão do Amur, pode leva-lo a uma velocidade de 44 km/h quando submerso. Esse desempenho varia de acordo com o tamanho de versão do Amur. Os submarinos deste tipo com menor deslocamento, são, também, menos velozes, e atingem uma velocidade de 34 km/h quando submersos. O alcance do Amur está em 12000 km na versão de maior tamanho, a Amur 1850, a ideal para NÓS. A profundidade máxima durante uso do sistema AIP, no Amur, será de 300 metros com uma tripulação de 34 homens.


O armamento do submarino Amur, é extremamente letal. Certamente, é um dos mais bem armados submarinos do mundo no combate a outras embarcações. A principal arma é, sem a menor dúvida, o torpedo supercavitante SHKVAL, de 533 mm, capaz de atingir incríveis 200 nós ou quase 400 km/h. Esse torpedo usa um motor a jato para impulsionar e ganhar a energia necessária para que o efeito de supercavitação ocorra, diminuído, em muito, o contato do torpedo com a água, e por isso substituindo a resistência hidrodinâmica, pela resistência aerodinâmica, que é cerca de 1000 vezes menos que a da hidrodinâmica. Sua ogiva é de 210 kg de TNT e sua detonação se dá por contato ou por aproximação. Seu alcance efetivo é de 7000 mts. Nas versões menores do Amur, existem 4 tubos de torpedos, e nas maiores existem 6 tubos e 16 recargas. Além desse torpedo de alta velocidade, os submarinos da classe Amur serão equipados com o míssil de cruzeiro de lançamento vertical Klub S, que podem ser usados contra navios de guerra ou ainda lançarem um torpedo na água para destruir outro submarino. O alcance deste míssil é variável conforme sua versão e carga, sendo que a versão anti-submarina alcance 50 km, enquanto que a versão antinavio tem um alcance de 300 km. Existe uma versão com capacidade de atacar alvos terrestres, também desta arma e seu alcance é igual à versão antinavio. A velocidade de ambas as versões deste míssil são diferentes, sendo que a versão anti-submarina alcança 2600 km/h e a versão anti-navio, de maior alcance, tem uma velocidade de 900 km/h. Um outro míssil pode ser usado nos submarinos da classe Amur, é o SS-N-16 Stallion, que alcança de 50 a 120 km dependendo da versão. Sua ogiva pode ser desde um torpedo Type 40, até uma carga nuclear de 10 a 20 Kilotons. Certamente uma arma temível. Uma característica importante sobre o poder de fogo dos submarinos da classe Amur, é a capacidade de lançar 10 mísseis em um espaço de 2 minutos. Com uma capacidade dessas, o Amur, praticamente, faz chover mísseis num inimigo! Os sonares instalados, não estão especificados nas fontes que pesquisei, e só se afirma que serão do tipo passivo e ativo com altíssima sensibilidade.

Embora seja um poderoso submarino, o Amur ainda não foi exportado.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 66,8 m
Largura: 7,1 m
Velocidade máxima: 44 Km/h (submerso)
Profundidade: 300 m
Armamento: 6 Tubos para torpedos de 533 mm SHKVAL, Mísseis de cruzeiro Klub-s e SS-N 16 stallion
Tripulação: 34
Propulsão: Diesel elétrica com AIP


Existe um Amur nos Admiralty Shipyards com final de construção suspenso, aguardando verbas de uma Marinha estrangeira que se interesse pelo projeto.


Porém, falta de verba, preconceito e ausência de criatividade são alguns dos elementos de enorme tradição no Brasil. Fora as maracutaias e politiquices...

Fotos:



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#57 Mensagem por The Baaz » Qui Mai 11, 2006 6:17 pm

Vinícius já falou uma vez aqui que o AMUR não foi descartado somente por ser russo, haviam problemas técnicos por trás...




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#58 Mensagem por Túlio » Qui Mai 11, 2006 6:30 pm

The Baaz escreveu:Vinícius já falou uma vez aqui que o AMUR não foi descartado somente por ser russo, haviam problemas técnicos por trás...


É...sei...
No mínimo, é aquela charla dos parafusos e manuais...

E o Scorpéne nem tem problema técnico nenhum, só o Chileno que deu quase uma volta inteira em seu eixo longitudinal, certa vez, e nenhum dos índios que o tripulavam se chamava Pugachev... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
E o russo seria DESENVOLVIDO EM CONJUNTO.
Mas é russo, inferior por natureza, que josta mesmo... 8-]




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#59 Mensagem por Degan » Qui Mai 11, 2006 6:55 pm

:lol: :lol: :lol:

Puede ser....pero el Scorpene se vende bien y el "Rusinho" es solo papel... :wink:

Saludos,




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#60 Mensagem por Túlio » Qui Mai 11, 2006 7:19 pm

Degan escreveu::lol: :lol: :lol:

Puede ser....pero el Scorpene se vende bien y el "Rusinho" es solo papel... :wink:

Saludos,


Ué!? E o que que tem que 'vende bien'? Alguém por aqui intenta abrir uma loja de subs? Aliás, o que é vender bien? Quantas dúzias já foram entregues?




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