A-13 - Vai sair?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#46 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 21, 2006 2:17 pm

Não possuimos um projeto de longo prazo para o país. (ao menos até onde eu tenho conhecimento)

A marinha está certa em fazer o planejamento, alguém tem de fazer, mas infelizmente...

O Brasil e Portugal são países muito parecidos :mrgreen:

Imagem
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#47 Mensagem por Luís Henrique » Ter Fev 21, 2006 5:15 pm

Acho que como o dinheiro é curto, deveriamos ter 1 único Nae. Se sobrar dinheiro prefiro investir nos subs nucleares.

Assim, em vez dos 2 PA, eu diria 1 PA altamente moderno + 15 submarinos.

A França só tem um PA e chega para as encomendas

Rui, mas você está esquecendo de 2 coisas:

1) O Brasil é bem maior e pode justificar a necessidade de maior número de meios.

2) por volta de 2020 o Brasil terá ultrapassado Inglaterra e França, economicamente. Por volta de 2050 acho que a nossa economia será o dobro.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 21, 2006 7:36 pm

talharim escreveu:Bota fantástico nisso ,eu acho que esse é o verdadeiro sonho a ser alcançado.

E cada frota com seu grupamento de assalto anfíbio.

Tudo bem talharim, mas "sua" frota está beeeeem longe de ser possível nos próximos 50 anos. :lol:

------------------------

Luís Henrique escreveu:1) O Brasil é bem maior e pode justificar a necessidade de maior número de meios.

Bem maior em território e população, de resto é bem menor. Hoje o Brasil jamais poderia justificar níveis de investimento semelhantes à França.

2) por volta de 2020 o Brasil terá ultrapassado Inglaterra e França, economicamente. Por volta de 2050 acho que a nossa economia será o dobro.

Não sei se sua estimativa é bem otimista ou se isso realmente vai ocorrer (espero que sim). Mas só dessa maneira seria possível justificar gastos maiores. Mas não seria tudo, seria necessário possuir motivos maiores do que "tamanho".

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#49 Mensagem por faterra » Ter Fev 21, 2006 8:33 pm

Eu, em realidade, não vejo nenhum absurdo em termos 2 frotas. Já deveríamos tê-las desde sempre se tivéssemos um país com GOVERNO. E temos todos os argumentos na mão para que isso já fosse realidade. Nossa costa é imensa, temos as ZEE enormes, tudo isto infestado de petróleo e riquesas das mais diversas. Temos rios e mais rios imensos, grandes, para todos os gostos e jeitos, todos caminhos naturais entregues ao abandono e que estão sendo utilizados para o transporte clandestino de madeiras, riquezas e drogas. Em falando de Brasil, tudo é grande, superlativo. Só não temos um governo com vergonha na cara, que tenha um pingo de amor pelo País. O que tem de gente no interior da Amazônia "pesquisando" nossas riquezas, "extraindo" o conhecimento nativo e patenteando-os na Europa, EUA, Japão e no "escambau" é algo surrealista. Portanto, argumentos existem até para se ter MBs + FABs + EBs armados até os dentes e de primeiríssima qualidade, levando em conta tão somente nossa defesa. Mas, para isso, temos que ter um GOVERNO responsável, que não tivesse rabos presos com outras potências, que pusesse nosso país em PRIMEIRO LUGAR.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Bender

#50 Mensagem por Bender » Ter Fev 21, 2006 8:45 pm

Einsamkeit

"o Ideal Seria 2 A-13 de 35,000t CTOL, com 20 Rafale e 10 Helicopteros"

Seria perfeito e de excelente tamanho.

Vinicius Pimenta

"Ao meu ver, pensar em 20 anos é planejamento. E é isso que a MB faz."

Faz isso e também opera o milagre da esperança!

Vinicius Pimenta

"3 NAes é um número exagerado. Dois seria bastante interessante. Mas ter um moderno e bem equipado é razoavelmente suficiente."

Um muito bem equipado na "arte" seria muito bom!, mas não seria fantástico :cry:

Vinicius Pimenta

"Um segundo NAe só faria sentido com a criação de uma segunda Esquadra no Nordeste. Teríamos duas Esquadras capitaneadas por Navios Aeródromos, a do Rio de Janeiro e a do Nordeste. Seria fantástico."

Isso sim seria fantástico! :D

Vinicius Pimenta

"Não sei se sua estimativa é bem otimista ou se isso realmente vai ocorrer (espero que sim). Mas só dessa maneira seria possível justificar gastos maiores. Mas não seria tudo, seria necessário possuir motivos maiores do que "tamanho"."

Acredito que as FAs,pensam nestes motivos "futuros" todos os dias Vinicius. Só os políticos ainda não começaram a pensar. Mas do jeito que o mundo vai,logo-logo eles vão começar a pensar...se é que eles pensam... 8-]

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#51 Mensagem por faterra » Ter Fev 21, 2006 9:11 pm

Rui Elias Maltez escreveu:A França só tem um PA e chega para as encomendas :?

A França tem um PA no momento, mas já está almejando outro.
Agora eu olho somente o Brasil e sua defesa. Jamais pensei em super poder. Apenas o suficiente para dissuadir, ou fazer pensar uma dez vezes antes de atentarem qualquer coisa contra a sua soberania. Sei que nunca seremos páreo para os poderosos, mas que nunca entreguemos nosso país numa bandeja, sem meios e sem resistência.
O meu post, baseado em seu comentário, foi apenas uma tentativa de mostrá-lo que se não temos o que poderíamos ter não é porque não podemos, mas sim porque não querem que os tenhamos.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#52 Mensagem por Matheus » Qua Fev 22, 2006 4:48 am

Eu acharia factível para 2025:

1 PA(poderia ser convencional com duas catapultas com cerca de 35 mil tons, como os oferecidos pela IZAR, não muito sofisticados, com bastante equipamento nacional COC, CME, COMUNICAÇÕES, com uma defesa aérea básica composta por um VLS tipo Umkhoto ou Barak II e 2 trinity) mas uma frota aérea de 18 Rafales, 10 Helis medio-pesados sendo 3 AEW e 7 ASW. Custo total estimado U$ 3,0bi(com pagamentos parcelados em 20 anos(2020-2040).

2 Tipo Roterdan porém com un nível de sofisticação mais baixo, com bastante equipamento nacional. Custo total estimado U$0,5 bi

6 Fragatas ASW tipo Meko A200 ou Laffayet(?) novas ou usadas com um custo estimado (800 mi uasadas ou 2,0 bi novas)

3 fragatas AAW novas. Não acho que precisaríamos uma "quase-cruzador" do tipo F-124 ou Horizon, mas uma fragata menor com cerca de 4 mil tons com um bom sistema de radar 3 D e ASTER 30, 2 Trinity, 6 SSM, lançador torpedo, 1 hangar. COC e CME nacionais e só. Custo estimado 1,2 bi

Submarinos - 6 SSK(tikuna mais 5) 1 SNA custo total estimado 2,5 bi.

Total estimado de investimento nestes itens 8,0 bi - 9,2bi com um horizonte de pagamento de pelo menos 35 anos (20 de investimento até 2025 mais uns 15 de financiamentos futuros após 2025).

Um investimento de U$250mi/ano, mais uns 70/ano na esquadra auxiliar e FN.

Factível ou não?

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#53 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Fev 22, 2006 6:45 am

Talharim:

mas quando se refere a destroieres e cruzadores, de que tipo de navio se refere?

Eu acho que o Brasil se tivesse uma classe de navios de defesa aérea e mais 2 LPD's já hoje ou daqui a 15/20 anos, poderia ter condições para possuir essas duas esquadras.

Bastaria ter depois os meios de apoio (mais baratos) para as operacionalizar, como AOR's e navios de apoio logístico, etc.

Poderiam ter o NAE numa base e os LPD's noutra, e as fragatas de dedesa aérea distribuídas entre uma base e outra, bem como as ASW (Niteroi) e futuramente as que as substituiriam.

Quanto aos sub's acho que os deveriam concentrar numa única base naval.

Os respectivos meios aéreos embarcados estacionariam nas respectivas bases navais, de acordo com a natureza da plataforma naval.

Os A-4 e helis pesados no RJ (para o A-12) e os helis pesados ou médio na base do nordeste (para os LPD's e eventualmente um LHD).

Penso que não seria impossivel já hoje começar a construir essa 2ª base, desde que para daqui a 20 anos se pensassem em aumentar e renovar a frota.

No fundo seria mesmo renovar, porque a única coisa significativa que teria que acrescentar seriam uma classe de fragatas AAW, que seriam caras, mas muito necessárias para a protecção dos meios navais de projecção.

Imagem
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#54 Mensagem por Luís Henrique » Qua Fev 22, 2006 5:33 pm

Não sei se sua estimativa é bem otimista ou se isso realmente vai ocorrer (espero que sim). Mas só dessa maneira seria possível justificar gastos maiores. Mas não seria tudo, seria necessário possuir motivos maiores do que "tamanho".

Minha estimativa é pessimista. Baseada em 3,6% de crescimento por ano. Isto é pouco. É baseado no estudo do BRIC´s.

A-29
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por A-29 » Qua Fev 22, 2006 5:53 pm

Bom Luís, tomara que essas estmativas se concretizem. No entanto, há que se considerar que já faz um bom tempo que o Brasil cresce menos que a média mundial, e que 2020 é apenas daqui 14 anos.

Há 20 anos o Brasil possuía uma posição entre as grandes economias do mundo melhor que a atual. Há 10 anos a economia chinesa era praticamente do tamanho da nossa. Só isso já é um fato desanimador.

artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#56 Mensagem por artenobre » Qui Fev 23, 2006 11:23 am

bom na minha opinião acho sonhar demais com 2 PA'S se o que temos é apenas um casco desarmado e nem grana para armálo com defessa AA temos melhor nao esperar muito nao penso que pra se dizer "temos um PA" sempre teremos um mas apenas cascos ultrapassados e desarmados nada mais. pois no Brasil apenas se finge que temos forças armadas, um monte de sucata , quero ver o dia que pintar um conflito ai será tarde demais para choramingar.

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#57 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 23, 2006 11:36 am

artenobre:

Julgo que a única defesa AAW de que o PA A-12 poderia ser dotado sem muitos custos seria a instalação de 2 ou 3 CIWS.

Porque verdadeiramente eficaz para defesa aérea seria a adotação da MB de uma classe de fragatas AAW modernas ou usadas.

Julgo que essa é actualmente a maior lacuna da MB.

Se suprirem isso, já poderão mandar o A-12 para o mar e integrá-lo em teatros de operações de média intensidade.

De outro modo, julgaria mais prudente que ele nem se aventurasse nesssa zonas quentes que há por esse mundo.

Imagem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2619 vezes
Agradeceram: 1068 vezes

#58 Mensagem por J.Ricardo » Qui Fev 23, 2006 12:00 pm

Só se fosse parte de um CT americano ou da OTAN em alguma missão da ONU, tipo 1ª Guerra do Golfo!

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#59 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 23, 2006 1:45 pm

Pois... integrá-lo numa força multinacional, para que outro país lhe garantisse a protecção.

De outro modo, o Brasil actualmente não dispõe de unidades navais eficazes para defesa aérea dos vossos meios de projecção.

Imagem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2619 vezes
Agradeceram: 1068 vezes

#60 Mensagem por J.Ricardo » Qui Fev 23, 2006 1:48 pm

Foi mais ou menos o que quiz dizer...

Mas tentei encontrar imagens e informações s/ o PA que a antiga Izar ofereceu para a Argentina e depois para o Brasil, não achei, mas achei muito interessante o site da Navantia: http://www.navantia.es/cgi-bin/run.dll/extranet/jsp/home.do.

Alguem teria informações s/ esse Pa oferecido ao Brasil?

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder