Página 4 de 5
Enviado: Ter Mar 21, 2006 10:43 am
por Rui Elias Maltez
Tudo bem, Chralie, e peço desculpa se interpretou mal a minha reacção, mas eu acho que estes foruns servem exactamente para que nós, os que sabemos menos, aprendermos com os que sabem mais.
Ora o Charlie sabe bem do que se vai passando na FAP.
Só que por vezes, a forma como responde dá a sensação (que porventura eu intrepreto mal
) de que me está a dar lições de sapiência.
Em todo o caso, eu leio com muita atenção o que você escreve.
_______________
Relativamente aos assuntos da FAP, pode confirmar, ou serão ainda rumores, de que os futuros C-295 irão ser operados a partir do Montijo, deixando a esquadra dos Aviocar de operar em Sintra?
Enviado: Ter Mar 21, 2006 11:02 am
por Charlie Golf
Bem, se pareço estar a dar lições de sapiência ao responder, então quem tem que pedir desculpas sou eu. Se, porventura o faço é de forma não intencional (se calhar é por ter sido professor por 2 anos, não sei).
O objectivo da maioria dos meus posts é informar, ainda para mais porque nos encontramos num fórum falado em português mas não directamente virado para o que se passa no seio das Forças Armadas Portuguesas. Eu também sei pouco sobre navios (e sobre meios terrestres então é melhor nem falar
) e leio sempre atentamente o que tanto o Rui, P44, JLRC e JNSA escrevem a esse respeito. No meu caso, não há amor como o primeiro, isto é, a minha preferência vai claramente para o plano da aeronáutica militar. E já vou sabendo uma coisita ou outra...
Quanto à questão referente aos rumores que apontam a Base Aérea do Montijo como o destino mais provável dos C-295M/C-295MSA, sim, é verdade; tudo indica que as Esquadras 502 "Elefantes" e 401 "Cientistas" se mudem de Sintra para a BA6. O objectivo da FAP parece ser o congregar numa só unidade todas as esquadras de voo que tenham por missão o transporte aéreo táctico e a vigilância marítima/patrulhamento marítimo. A partir de 2008, só deverão permanecer na BA1 os FTB-337G, os Chipmunks e planadores pertencentes à Academia da Força Aérea, para além do acervo aeronáutico do Museu do Ar.
Enviado: Qua Mar 22, 2006 2:39 am
por p_shadow
Rui Elias Maltez escreveu:Tudo bem, Chralie, e peço desculpa se interpretou mal a minha reacção...
Charlie Golf escreveu:Bem, se pareço estar a dar lições de sapiência ao responder, então quem tem que pedir desculpas sou eu.
Tou a ficar com ciúmes!
Discutir algo educada e civilizadamente é muito bonito.
A "arte" de bem informar os outros será mais que isso, é um dever e um orgulho!
Abraços
Enviado: Qua Mar 22, 2006 2:14 pm
por Rui Elias Maltez
É por isso que eu disse que leio com atenção o que o Charlie escreve.
P_Shadow:
Você é mesmo chato.
Olhe:
Um presente para si:
Enviado: Qui Mar 23, 2006 12:59 am
por p_shadow
Pôxa Rui, você trata dos chatos assim!
Calma! Não havia necessidade!
Vai ver que quando o colega crescer um pouquinho mais nós dois iremos ser grandes amigos:
Abraços
Enviado: Qui Mar 23, 2006 8:36 am
por Rui Elias Maltez
Enviado: Qui Mar 23, 2006 8:37 am
por Charlie Golf
p_shadow escreveu:Pôxa Rui, você trata dos chatos assim!
Calma! Não havia necessidade!
Vai ver que quando o colega crescer um pouquinho mais nós dois iremos ser grandes amigos:
Ora bolas! E eu a pensar que ias colocar a imagem de um SA-2 "Guideline" como os que havia em redor de Hanói e que derrubaram uns quantos B-52...
Enviado: Qui Mar 23, 2006 8:54 am
por P44
Enviado: Qui Mar 23, 2006 9:15 am
por Rui Elias Maltez
Ora bolas! E eu a pensar que ias colocar a imagem de um SA-2 "Guideline" como os que havia em redor de Hanói e que derrubaram uns quantos B-52...
Charlie:
Acho que o nosso colega P_Shadow só tinha uns
Strella bem velhos apresados ao turras do PAIGC
Enviado: Sex Mar 24, 2006 3:31 am
por p_shadow
Charlie Golf escreveu:p_shadow escreveu:Pôxa Rui, você trata dos chatos assim!
Calma! Não havia necessidade!
Vai ver que quando o colega crescer um pouquinho mais nós dois iremos ser grandes amigos:
Ora bolas! E eu a pensar que ias colocar a imagem de um SA-2 "Guideline" como os que havia em redor de Hanói e que derrubaram uns quantos B-52...
Eu?!
Niêdass!!! Até parece que "na me conheces, home"!!
Abraço
Enviado: Dom Abr 02, 2006 9:16 am
por tagos
Recomendo a visitarem os seguintes sites as pessoas que querem saber mais sobres os nossos novos p3 e os antigos.
Tem fotos exclusivas.
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion/ ... rsario.htm
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion.htm
Cumprimentos
Enviado: Seg Abr 03, 2006 10:55 am
por Rui Elias Maltez
Excelente, o artigo sobre os P-3 no site walkarounds
Parabéns aos gestores e colaboradores desse site
Nesta foto, o P-3 que está o meio, está ainda com a pintura semelhante ao que se enconra no Museu do Ar, em Sintra.
__________
Mas fiquei com uma duvida na leitura:
A FAP tem presentemente estes aviões no Montijo para poderem ser visitados pelo público em geral?
Se sim, até quando?
Enviado: Seg Abr 03, 2006 4:23 pm
por Charlie Golf
Rui Elias Maltez escreveu:A FAP tem presentemente estes aviões no Montijo para poderem ser visitados pelo público em geral?
Se sim, até quando?
Não Rui, não estão disponíveis para visita ao público. Os P-3 estão na Base Aérea do Montijo que, sendo uma Unidade activa e operacional, não é susceptível de ser visitada como é o caso do Museu do Ar.
A disposição das aeronaves na fotografia deveu-se à comemoração dos 20 Anos da Esquadra 601 "Lobos", ocorrida no dia 25 de Março na BA6. Vinte anos de operação com o P-3 Orion, um marco obviamente histórico. Na imagem vêem-se dois dos novos P-3C ex-Marinha Real Holandesa, ladeando um P-3P que exibia a sua panóplia de armamento. Ao fundo, no lado esquerdo, pode-se ver ainda o P-3P que se encontrava em alerta.
Enviado: Ter Abr 04, 2006 7:37 am
por Rui Elias Maltez
Obrigado, Charlie.
Se calhar foi só nesse dia do aniversário da Esquadra-601 que permitiram as visitas
.
Uma coisa:
Mas nos novos P-3 há duas pinturas distintas?
O de cá está mais claro que o que está ao fundo
Enviado: Sex Abr 07, 2006 5:27 am
por Charlie Golf
Rui Elias Maltez escreveu:Obrigado, Charlie.
Se calhar foi só nesse dia do aniversário da Esquadra-601 que permitiram as visitas
.
Uma coisa:
Mas nos novos P-3 há duas pinturas distintas?
O de cá está mais claro que o que está ao fundo
Bom Rui, nesse dia as únicas visitas eram os convidados, pessoal da Esquadra (e sua família) e alguns meios de comunicação social. O meu amigo Nuno Martins teve a sorte de ser convidado para a cerimónia e aproveitou para fazer a reportagem para o seu site Walkarounds.
Quanto aos esquemas de pintura. Nos novos P-3C há duas pinturas distintas apenas por uma razão: aquando da venda pela Holanda dos seus Orion, alguns ostentavam já o novo esquema cinza-claro enquanto que outros ainda envergavam o original em tons de azul-escuro (caso do #300). Ao serviço da Força Aérea Portuguesa, o esquema adoptado deverá ser o cinza-claro (presente no P-3C #307).
O P-3C #300 em Junho de 2005, na Base de Valkenburg (Holanda)
Ao que tudo indica, o esquema de baixa-visibilidade designado "Orca" - que pode ser observado nos P-3P (
Fig.1) - não é o escolhido para futura aplicação nos novos P-3C. O natural sucessor é o cinza-claro acetinado que já ostenta o recém-chegado "307" (
Fig.2). Parece que esta pintura será bastante boa a prevenir a corrosão salina, faz igualmente com que haja menos calor dentro do Orion (atenuando assim, por exemplo, o desgaste tanto entre os membros da tripulação como nos sistemas de bordo), além de diminuir a assinatura infra-vermelha do aparelho. É também o escolhido para os oito P-3C CUP comprados pelo estado alemão.
Crédito: http://www.milaviapress.com
Fig.1: P-3P "14804", BA6 - 01/03/06
Crédito: http://www.milaviapress.com
Fig.2: P-3C "307" (futuro "14810"), BA6 - 01/03/06