Leasing Mirage2000C/B (Tópico Final)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#46 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 21, 2005 1:03 pm

Vixe! Fui falar mal do Derby perto do Slip! :lol: Bem, o Colistete mencionou alguns pontos importantes, como alcance do caça, velocidade, campode detecção do radar etc.
Slip Junior escreveu:Bom, pessoal, nessa eu embarco com o ZeRo4 no F-5EM armado contra os Derby's. Mesmo que um ARH sem datalink possui inumeras vantagens na grande maioria dos confrontos que possam vislumbrados pois mesmo que o Derby tivesse menor alcance que o Super 530D (o que não é verdade!) o simples fato de ter um míssil ARH forçaria o piloto do Mirage 2000C a efetuar manobras evasivas que acabariam por resultar em uma perda do lançamento do seu míssil.

O Mirage vai enxergar o adversário antes e disparar o míssil com maior impulso.
Após ter dito isso, basta lembrar que o Derby é um míssil que não prioriza tanto o alcance mas sim uma maior "no-scape zone" e chamar a eletrônica embarcada no mesmo de "rudimentar" acho que é um belo tiro no escuro pois os sistemas israelenses são reconhecidos mundialmente por terem uma grande eficiência no campo de batalha.

É claro que eu estava me referindo à falta de datalink.

Voltando ao tema da falta de eficiência dos mísseis SARH transcrevo aqui uma parte do livro "Fighter Wing - A Guided Tour of an Air Force Combat Wing": "(In Vietnam, the AIM-7 had a sucess rate of about 9%, while in Desert Storm, depending how you interpret the data, it was about 36%). The bad news was that almost half the AIM-7s launched failed to function properly, and only about one Sparrow in there actually hit and killed anything. Out of seventy-one AIM-7Ms fired in Desert Storm, only twenty-six hit their targets, for twenty-three kills. It was as good a performance as the Sparrow ever gave, and it stank".
Acho que esta trecho por si só, dispensa a necessidade de maiores comentários sobre a real eficiência dos mísseis SARH, mesmo daqueles mais modernos.

Vou repetir: ARH é melhor que SARH, ninguém falou o contrário e seria no mínimo tolo alguém dizer isso. É uma evolução natural. MAS no cenário proposto, com um ARH montado num caça limitado, e sendo um ARH "rudimentar", ou seja, sem datalink, a vantafgem do ARH fica bem comprometida.

PS O "rudimentar" foi só para fazer o Slip véio ferver na frente do monitor huehuehe :lol:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#47 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Mai 21, 2005 1:23 pm

Slip Junior escreveu:Bom, pessoal, nessa eu embarco com o ZeRo4 no F-5EM armado contra os Derby's. Mesmo que um ARH sem datalink possui inumeras vantagens na grande maioria dos confrontos que possam vislumbrados pois mesmo que o Derby tivesse menor alcance que o Super 530D (o que não é verdade!) o simples fato de ter um míssil ARH forçaria o piloto do Mirage 2000C a efetuar manobras evasivas que acabariam por resultar em uma perda do lançamento do seu míssil.


UFA! até que enfim alguém me entendeu... mesmo que o Mirage 2000C disparasse primeiro, o F-5BR não teria problemas, pois dispararia dois Derbys e faria meia voltar! o Mirage 2000C teria então três "problemas"
fornecer a iluminação para o Super-530D e fazer manobras evasivas para desviar dos dois Derbys, ao fazer as manobras evasivas o Mirage 2000C com certeza não conseguiria ao mesmo tempo iluminar o F-5BR!

Então o F-5BR nem precocupação com manobras evasivas teria! Não estou querendo dizer com isso que entre todos os embates possíveis de F-5BR vs. Mirage2000C, o F-5BR sairia vitorioso! mas se colocássemos pilotos com o mesmo nível de experiência, creio que o F-5BR ganharia 80% dos combates.

Slip Junior escreveu:Após ter dito isso, basta lembrar que o Derby é um míssil que não prioriza tanto o alcance mas sim uma maior "no-scape zone" e chamar a eletrônica embarcada no mesmo de "rudimentar" acho que é um belo tiro no escuro pois os sistemas israelenses são reconhecidos mundialmente por terem uma grande eficiência no campo de batalha.


Esquece Slip! o problema aqui é "preconceito"! ninguém duvida que o Mica, com dimensões muito parecidas com o Derby, alcance 50-60km, mas parece que algo do outro mundo acreditar que o Derby consiga atingir essa distância

Slip Junior escreveu:Voltando ao tema da falta de eficiência dos mísseis SARH transcrevo aqui uma parte do livro "Fighter Wing - A Guided Tour of an Air Force Combat Wing":

"(In Vietnam, the AIM-7 had a sucess rate of about 9%, while in Desert Storm, depending how you interpret the data, it was about 36%). The bad news was that almost half the AIM-7s launched failed to function properly, and only about one Sparrow in there actually hit and killed anything. Out of seventy-one AIM-7Ms fired in Desert Storm, only twenty-six hit their targets, for twenty-three kills. It was as good a performance as the Sparrow ever gave, and it stank".

Acho que esta trecho por si só, dispensa a necessidade de maiores comentários sobre a real eficiência dos mísseis SARH, mesmo daqueles mais modernos.


O texto é bem claro... "while in Desert Storm, depending how you interpret the data, it was about 36%" ou seja se bobear pode ser até uma porcentagem até menor! Aliás, quem disse que o Mirage2000C equipado com o Super-530D não cumpriria plenamente as necessidades da FAB e que estas seriam complementadas pelo o F-5BR foram os próprios Franceses, acho que nem haveria necessidade de discussão :)

Slip Junior escreveu:Mas voltando ao tema do tópico: acho uma péssima escolha esse leasing de Mirage 2000C's porque conhecendo o momento atual da FAB observamos que as coisas são muito dificeis de serem mudadas. O que quero dizer é que com essa transação corremos um sério risco de nossa aviação de caça viver outro momento semelhante à esse que vive agora em um futuro próximo e o que vamos fazer lá? Fazer dos Mirage 2000-5F? Existem muitas propostas mais interessantes que esta para a nossa Força Aérea.


O problema aqui é o seguinte. Pior do que o Brasileiro que acha que tudo é uma merda, é o Brasileiro que acha que tudo é uma maravilha! O próprio tópico sobre aviões de ataque é um bom exemplo disso! nego colocando o AMX (que nem radar tem...) como melhor avião de ataque que o A-4, que inclusive foram um dos poucos aviões projetados para Ataque que se deram bem desempenhando papel de caça.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mai 21, 2005 1:40 pm

VICTOR escreveu:Vixe! Fui falar mal do Derby perto do Slip! :lol: Bem, o Colistete mencionou alguns pontos importantes, como alcance do caça, velocidade, campode detecção do radar etc.

:lol: .. agora vai ter que me aguentar... :lol:
Ahh.. e aproveito para dar as boas-vindas pro colega Roberto!

Slip Junior escreveu:O Mirage vai enxergar o adversário antes e disparar o míssil com maior impulso.

Enxergar antes, realmente o Mirage vai e talvez realmente consiga disparar o míssil antes devido à sua maior velocidade e teto de serviço, mas o F-5EM não tardaria muito para disparar o seu Derby que certamente obrigaria o Mirage 2000C a executar manobras evasivas e, consequentemente, perder o seu Super 530D e ter um belo trabalhão para se livrar do Derby... :wink: E veja bem, nesse caso, se o F-5EM for a aeronave defensora ele conseguiu evitar o ataque do Mirage 2000C e, no caso contrário, o F-5EM obrigou o Mirage 2000C a fugir e abrir uma brecha para as aeronaves de ataque engressarem, não? :wink:

Vou repetir: ARH é melhor que SARH, ninguém falou o contrário e seria no mínimo tolo alguém dizer isso. É uma evolução natural. MAS no cenário proposto, com um ARH montado num caça limitado, e sendo um ARH "rudimentar", ou seja, sem datalink, a vantafgem do ARH fica bem comprometida.

Apesar de não ser o míssil BVR mais sofisticado que existe, vale lembrar que o "seeker" atualmente em emprego no Derby é bastante novo tendo sido apresentado em 2001 e em desenvolvimento continuado enquanto o Super 530D é um míssil que entrou em serviço em 1988 e que teve seu desenvolvimento praticamente abandonado desde então devido à introdução do míssil MICA. Portanto, além de garantir melhores possibilidades de emprego, o Derby ainda conta com maior alcance, maior agilidade e excelente qualidade ECCM.

E, pra finalizar, rudimentar é a sua senhora genetora! :lol: :wink: :lol:

Obs.: se eu não me engano a versão utilizada pelos Mirage F-1 é a Super 530F, não? :wink:

Abraços




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#49 Mensagem por fredom » Sáb Mai 21, 2005 1:49 pm

França avalia que venda de caças ao Brasil deve sair logo

Segundo o governo Chirac, faltam só detalhes nas negociações

Roberto Godoy



O gabinete do presidente francês, Jacques Chirac, confirmou quinta-feira em Paris que as negociações para a venda ao Brasil de 12 caças Mirage 2000 usados "avançam rapidamente rumo a um final feliz", segundo um oficial do Palácio do Eliseu. O anúncio da compra dos supersônicos é esperado, em Brasília, para os próximos dias.

Outras fontes da área diplomática garantem que o negócio, cujo valor é estimado entre 50 milhões e 70 milhões, depende ainda do ajuste de certos detalhes, como o prazo de entrega dos aviões. Chirac e o presidente Lula tratam do assunto diretamente.

Há alguns pontos nebulosos na negociação. Os aviões envolvidos estão em uso pela Armée de l'Air, mas não seriam da série 5, de múltiplo emprego, e sim 10 unidades do modelo C, de interceptação, e 2 do tipo B, de dois lugares, para treinamento avançado. "Esse é um dos formatos em estudo. Pode haver uma alteração em direção a exemplares 2000-5 se as condições forem favoráveis", admitiu ontem um coronel, engenheiro do setor técnico da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo um funcionário do Quai d'Orsay, os supersônicos selecionados para a FAB "estão entre os melhores da frota e serão revisados totalmente, em todos os seus aspectos". Ajustados os termos do acordo, as aeronaves estariam em condições de serem entregues seis meses mais tarde.

Outra questão pendente é a do sistema de armas. Confirmados como os caças de transição da defesa aérea da FAB, os aviões precisariam passar por algumas adaptações para atuar de forma integrada com os R-99A de alerta avançado, fabricados na Embraer e já em uso regular.



Brasileiros na Parada

Em 14 de julho, data nacional da França, a parada militar da Avenida Champs Elysées será aberta pela Esquadrilha da Fumaça da FAB. O grupo de demonstração usa versões do Tucano, produzido pela Embraer. Os turboélices vão sobrevoar o Arco do Triunfo deixando no ar um rastro verde e amarelo.

Em terra, na tribuna oficial, Lula estará ao lado do presidente Chirac como chefe de Estado convidado para as festividades. Além da Esquadrilha de Fumaça participará do desfile a Banda dos Fuzileiros Navais.


mesmo sendo contrario a compra dos sucatas-c, parece que eles virao, mas a esperanca e' a ultima que morre e quem sabe nao conseguimos alguns 2000-5 com um lote de mica tando pro mirrage quanto pros f-5M :roll:




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#50 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 21, 2005 1:53 pm

ZeRo4 escreveu:Esquece Slip! o problema aqui é "preconceito"!
(...)
acho que nem haveria necessidade de discussão :)
(...)
O problema aqui é o seguinte. Pior do que o Brasileiro que acha que tudo é uma merda, é o Brasileiro que acha que tudo é uma maravilha!.

:roll:
Como você contribui para o bom ambiente do fórum, Zero...
:roll:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#51 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 21, 2005 1:59 pm

Slip Junior escreveu:Ahh.. e aproveito para dar as boas-vindas pro colega Roberto!

Realmente, uma presença muito bem-vinda!
Slip Junior escreveu:Obs.: se eu não me engano a v
ersão utilizada pelos Mirage F-1 é a Super 530F, não? :wink:
:D
Exato! Segue, informações via ACIG:
The old Matra R.530F was used by Mirage IIIC/Es, Matra Super 530F was developed as main weapon for Mirage F.1C/E and early Mirage 2000, and Matra Super 530D is a version mated with the pulse-doppler RDI-radar of upgraded Mirage 2000C, if I'm not wrong.

Yes, we have been messing 530s!

The MATRA 530 series has three generations:

1- R.530EM/IR: the original, conventional looking and not too successful “medium” range French AAM, developed from 1958 to 1963 and initially tailored to the Mirage III Cyrano I bis/II and bought by almost everybody buying first gen Mirages. A later variant, the R.530FE, was tailored to the later Mirage F-1 Cyrano IV radar. There was still another variant with the seeker head tuned to the Aeronavale Vough F-8 E(FN) APQ-94 FC radar. The IR variant could be employed in all these types, as far as I know no changes in the missile interfaces were needed. Besides, the same missile could employ both seekers, which could be changed at squadron level. As far as we know, this missile was really ineffective, although we should have in mind the age of the system, and I feel that when compared with its contemporaries (Firestreak, Red Top, AIM-4 A to D, AIM-7D/E), it wasn’t that bad! But it is evident that by the 1970s it was completely outclassed. I only know about two kills by this missile (for how many launches?), one Egyptian MIG-19 by an Israeli M3CJ and one Indian A/C by a Pakistani M3EP, although I have no details about this later incident.

2- Super 530F-1. The Super 530 was developed in the 70s to replace the old R.530 aboard the then new Mirage F-1C, which in the meantime had to conform himself with the ineffective R.530. As far as I know, the Super 530F-1 is the French equivalent to the AIM-7F, using solid state electronics and a conical scan seeker similar in capabilities to the Foxtrot`s. Not bad for the time, but very jamming prone. On the plus side, it had better aerodynamics and was a spirited performer, with good acceleration and top speed, although with short legs, about 35km. This may be seem as limitation, but we should remember the early variants of Cyrano IV could track much beyond 40km. The 530F-1 also offered a 6000m snap up capability, most useful to engage high flying planes like the MIG-25, which the Mirage F-1 couldn’t dream to catch. This capability was further enhanced with the next generation:

3- Super 530D: the last of the saga, to be replaced by MICA/Meteor in a few years. The Super 530D was developed to arm the Mirage 2000 and was to work with the later RDI pulse Doppler AI radar, much more capable than the Cyrano and with an useful LD/SD capability. The new reprogramable seeker head tuned to this radar can work against high and low flying aircraft, greatly expanding the M2000 combat envelope. The rocket motor was further upgraded giving a longer range (40km) and a higher top speed, believed to be about Mach 4 plus. The snap up capability was enhanced, and the M2000 could engage targets flying up to 10.000m over or down its height. I would say Super 50D is the French equivalent to AIM-7M, using digital electronics and a new CW seeker less prone to jamming.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Boas-vindas e SARH x ARH

#52 Mensagem por rcolistete » Sáb Mai 21, 2005 2:35 pm

> Slip Junior escreveu:
> Ahh.. e aproveito para dar as boas-vindas pro colega Roberto!
>
> Victor escreveu :
> Realmente, uma presença muito bem-vinda!

Olá pessoal,

Obrigado pelas boas-vindas.

> Victor escreveu :
> I would say Super 530D is the French equivalent to AIM-7M, using digital
> electronics and a new CW seeker less prone to jamming

Essa é uma vantagem dos mísseis SARH, se o radar do avião vetor for bom, ele consegue guiar o míssil BVR SARH mesmo em ambiente de muita ECM. Em contrapartida, um míssil BVR ARH vai ligar o radar ativo (pequeno, pouco potente e limitado contra ECM) a aprox. 10 km do alvo, e pode ser mais facilmente enganado em um ambiente repleto de interferência eletrônica.

Essa é uma das razões dos russos manteres mísseis SARH (R-27 alguma coisa, etc) e ARH (R-77). Ou seja, o ideal é ter um pouco de variedade : SARH + ARH (R-27 + R-77), ou ARH + IR de médio-longo alcance (MICA EM + MICA IR, por exemplo). Eu sei que há versões do R-27 com SARH, IR e ARH, mas não me lembro agora.

Notar que praticamente todos países ainda empregam mísseis BVR SARH, exclusivamente ou em conjunto com o ARH. A França mesma só tem 37 Mirage 2000-5F com MICA, os Mirage 2000C RDI cairão de 80 unidades para 60 entre 2005 e 2010, e para 40 até 2015. Ou seja, até 2010 o grosso da defesa aérea francesa será feita pelos Mirage 2000C RDI, a partir de aprox. 2010 haverá algumas dezenas de Rafale mais os 37 Mirage 2000-5F na AdlA (Força Aérea Francesa) que superarão em número os Mirage 2000C RDI.

Se a matéria acima do Godoy estiver certa, Mirage 2000C RDI (com Matra Super 530D) na FAB não será anacrônico se ficar até 2010-2012. O principal é que, se for um negócio governo-a-governo, espera-se então que seja acertada para até 2010 a compra de Rafales (a mídia francesa explicitamente cita o leasing de Mirage 2000C com essa intenção).

Aí eu vou ser parcial pacas, se for para receber Rafales daqui a poucos anos (e a preço bom), a base de Anápolis pode ficar até lá com qualquer FX tampão : Mirage 2000C, F-5EM, AT-29 Super Tucano, AT-26 Xavante, Tiger, T-6, etc ! :-) Não sou nem um pouco fã do Rafale... ;-)

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

Re: Boas-vindas e SARH x ARH

#53 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 21, 2005 2:41 pm

rcolistete escreveu: Aí eu vou ser parcial pacas, se for para receber Rafales daqui a poucos anos (e a preço bom), a base de Anápolis pode ficar até lá com qualquer FX tampão : Mirage 2000C, F-5EM, AT-29 Super Tucano, AT-26 Xavante, Tiger, T-6, etc ! :-) Não sou nem um pouco fã do Rafale... ;-)
Roberto

Ipanema! Você esqueceu do Ipanema! :mrgreen:

Mas eu concordo, se for uma ponte para o Rafale eu diria que o M2000C vale a pena, mas como o Slip disse, é que do jeito que os governos cancelam contratos, corre-se o risco de ficar com M2000C por 15 anos aí seria ruim. É aquela velha máxima sobre a esmola ser demais e o santo ficar com a pulga atrás da orelha...




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Mirage 2000C RDI, etc

#54 Mensagem por rcolistete » Sáb Mai 21, 2005 2:57 pm

Victor escreveu :
>Ipanema! Você esqueceu do Ipanema! Mr. Green
>
> Mas eu concordo, se for uma ponte para o Rafale eu diria que o M2000C
> vale a pena, mas como o Slip disse, é que do jeito que os governos
> cancelam contratos, corre-se o risco de ficar com M2000C por 15 anos aí
> seria ruim. É aquela velha máxima sobre a esmola ser demais e o santo
> ficar com a pulga atrás da orelha...

Olá pessoal,

Pô, o Ipanema não consta do inventário da FAB ! Agregar mais um "vetor" na FAB ? ;-)

Olha, se for leasing e de um equipamento bom hoje mas que não será tão bom em 2010 (Mirage 2000C RDI, por exemplo), então há poucos riscos dele ficar por 15 anos. Agora se a FAB comprar Mirage 2000-5+MICA ou F-16 MLU+AMRAAM (ou Derby, etc) como FX-tampão, aí eu diria que seria bem provável o provisório virar permanente.

Sobre essa questão F-5EM+Derby (ou R-Darter) x Mirage 2000C RDI + Super 530D na FAB, é bom contextualizar. Tais aviões seriam complementares na defesa área brasileira, com Mirage 2000C RDI + Super 530D, F-5EM + R-Darter e R-99A AEW. Pelo menos o F-5EM receberia dados via datalink do R-99A (o que permitiria o F-5EM lançar BVR ARH sem ligar seu radar e atacar pelos flancos evitando ser detectado por radares de caças adversários), e talvez consigam colocar um datalink compatível no Mirage 2000C RDI (caso a FAB realmente faça leasing dele).

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Boas-vindas e SARH x ARH

#55 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mai 21, 2005 3:45 pm

Carlos Eduardo/VICTOR, valeu pelo texto falando das diferentes versões do Matra R-530. Como pode ser lido no texto o Super 530D é considerado equivalente ao AIM-7M e os indices de desempenho desse míssil durante a Guerra do Golfo não foram nada excelentes, então... :wink:

rcolistete escreveu:Essa é uma vantagem dos mísseis SARH, se o radar do avião vetor for bom, ele consegue guiar o míssil BVR SARH mesmo em ambiente de muita ECM. Em contrapartida, um míssil BVR ARH vai ligar o radar ativo (pequeno, pouco potente e limitado contra ECM) a aprox. 10 km do alvo, e pode ser mais facilmente enganado em um ambiente repleto de interferência eletrônica.

Roberto, hoje em dia, os radares dos mísseis ARH possuem sistemas de ECCM (contra contra-medidas eletrônicas) muito modernos e não são tão fáceis de se bater. Prova disso é o excelente desempenho do AIM-120 até aqui que inclusive lhe valeu o apelido de "Slammer". Não tenho dados sobre a sua performance durante a Guerra de Kosovo mas sei que nos 3 primeiros embates em que o mesmo foi utilizado, apenas 3 mísseis foram disparados o que dá um índice de sucesso de nada menos que 100%!

Essa é uma das razões dos russos manteres mísseis SARH (R-27 alguma coisa, etc) e ARH (R-77). Ou seja, o ideal é ter um pouco de variedade : SARH + ARH (R-27 + R-77), ou ARH + IR de médio-longo alcance (MICA EM + MICA IR, por exemplo). Eu sei que há versões do R-27 com SARH, IR e ARH, mas não me lembro agora.

Bom, eu tenho a impressão que a continuação na utilização de mísseis SARH pelos russos se deve mais à dificuldades orçamentárias com o desenvolvimento do R-77AE (que seria a versão 'definitiva do Adder) assim como para compra de unidades em quantidade suficiente para substituir os milhares de Alamos atualmente em uso naquela força aérea.

Notar que praticamente todos países ainda empregam mísseis BVR SARH, exclusivamente ou em conjunto com o ARH. A França mesma só tem 37 Mirage 2000-5F com MICA, os Mirage 2000C RDI cairão de 80 unidades para 60 entre 2005 e 2010, e para 40 até 2015. Ou seja, até 2010 o grosso da defesa aérea francesa será feita pelos Mirage 2000C RDI, a partir de aprox. 2010 haverá algumas dezenas de Rafale mais os 37 Mirage 2000-5F na AdlA (Força Aérea Francesa) que superarão em número os Mirage 2000C RDI.

De maneira semelhante ao caso russo, o caso francês também me parece mais uma solução para minimização de despesas ou, em outras palavras, eles prefiriram manter os Mirage 2000C equipados com mísseis SARH em vez de modernizá-los para o padrão M2000-5 e gastar o dinheiro economizado acelerando a produção do Rafale.

Se a matéria acima do Godoy estiver certa, Mirage 2000C RDI (com Matra Super 530D) na FAB não será anacrônico se ficar até 2010-2012. O principal é que, se for um negócio governo-a-governo, espera-se então que seja acertada para até 2010 a compra de Rafales (a mídia francesa explicitamente cita o leasing de Mirage 2000C com essa intenção).

Se for para comprar Rafale no futuro, acho que um negócio muito mais interessante seria se acertassemos a compra dos Rafale's já agora para serem recebidos após 2009 e os franceses se comprometessem a emprestar uma dúzia de Mirage 2000C's a custo zero (ficariamos apenas com os custos de manutenção e de instalação de novos equimentos que desejassemos), não?

Dessa forma, gastariamos menos dinheiro, ficariamos mais tranquilos com o presente e o futuro de nossa defesa aérea e os franceses poderiam dizer ao mundo inteiro que conseguiram seu primeiro contrato de exportação para os Rafale's! Ou seja: um negócio bom para todo mundo (governo, FAB, franceses, Embraer, etc...)!

Agora se for para alugar Mirage 2000C agora com apenas "intenção de poder comprar Rafales no futuro", eu prefiro gastar mais dinheiro e fazer leasing ou compra de caças usados muito mais capazes (como F-16MLU/BR, Gripen, Su-27SKM, etc...) que mesmo que acabem por se tornar caças definitivos, se manterão com boas qualidades por pelo menos 20 anos!

Se você acha que a compra de um caça menos capaz trará uma maior certeza no futuro de uma aeronave mais moderna, basta reavaliar a situação dos Mirage III's que já deixaram de ser qualquer coisa perto de moderno há muitooooo e ainda persistem por aqui. :wink:

Abraços




Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#56 Mensagem por Spectral » Sáb Mai 21, 2005 5:23 pm

Carlos Eduardo/VICTOR, valeu pelo texto falando das diferentes versões do Matra R-530. Como pode ser lido no texto o Super 530D é considerado equivalente ao AIM-7M e os indices de desempenho desse míssil durante a Guerra do Golfo não foram nada excelentes, então...


A questão dos mísseis SARH e da sua eficácia é muito complexa. A taxa de cerca de 40% de sucesso atingida na Guerra do Golfo pode parecer baixa, mas a verdade é que o AIM-7M cumpriu plenamente a sua missão, em combinação com o F-15.
Esta própria taxa é um pouco enganadora, pois houve várias ocasiões em que os Sparrows foram lançados contra alvos praticamente fora do seu envelope de tiro (i.e alcance), a ver se com um pouco de sorte conseguiam abatê-los. Quando se tem muitos mísseis, é uma táctica bastante interessante, tanto mais que disrupta logo a missão do opositor. Portanto este míssil lançado iria contar como um "falhanço", mas isto não se deve a uma falha do míssil, mas sim devido a este ter sido lançado com parâmetros que implicavam uma baixa probabilidade de sucesso, tendo os pilotos lançadores plena consciência disso.

O mesmo aconteceu aliás com Pheonixs e vários AMRAAM durante as patrulhas da zona de exclusão aérea nos anso a seguir à guerra.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#57 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Mai 21, 2005 6:08 pm

"AMRAAM introdução"

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html

"A desvantagem do SARH foi monstrado no teste AIMVAL/ACEVAL no meio da década de 70. Em um enganjamento, conhecido como "The Towering Inferno", quatro F-15 enganjaram quatro F-5 com mísseis AIM-7 simulados. Antes de serem derrubados pelo Sparrow, os F-5 foram capazes de disparar Sidewinders simulados que derrubaram os F-15. O AMRAAM daria capacidade de um único F-15 enganjar os quatro F-5 e manobrar para evitar o trancamento dos Sidewinders"

Algumas considerações...

F-15 é superior ao Mirage2000C ?!
AIM-7 é equivalente ao Super-530 ?!
F-5BR é superior ao F-5E ?!

Os F-5 mesmo armados com mísseis WVR conseguiriam manobrar e se aproximar o bastante dos F-15 para disparar, quem dirá o F-5EM com mísseis de maior alcance.

Se quatro F-15, com Sparrow tiveram enormes dificuldades em destruir quatro F-5 não modernizados, vocês acham que o Mirage2000C teria essa facilidade como alguns foristas exclamam ?! Há dúvidas...




Editado pela última vez por ZeRo4 em Sáb Mai 21, 2005 6:25 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#58 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mai 21, 2005 6:14 pm

Spectral, é a primeira vez que leio um comentário falando no sentido de que os norte-americanos lançaram alguns AIM-7M's à esmo e, sinceramente, não acredito em tal possibilidade até mesmo porque as próprias RoE's (rules of engagement) impostas pelo comando aliado faziam que esses mísseis fossem lançados, na grande maioria dos casos, a distâncias muito menores ao seu máximo alcance teórico. No entanto, se você tiver algum documento que fale o contrário e comprove seu argumento, prometo que o lerei com bastante atenção. :wink:

O mesmo vale para o AIM-120 AMRAAM. Nunca ouvi falar em uma ocasião sequer em que pilotos americanos dispararam esses mísseis fora de envelope contra caças iraquianos ou sérvios e mais uma vez apreciaria alguma leitura elucidando o seu ponto de vista.

Ainda falando sobre as vantagens do AIM-120 contra o AIM-7 no campo de batalha e, desconsiderando o que já foi discutido anteriormente, gostaria de comentar mais 2 pontos:

1. Durante a Guerra do Golfo (1991), os mísseis AIM-7M foram responsáveis pelo abate de cerca de 2/3 de todas aeronaves iraquianas derrubadas no conflito. No entanto, oito anos mais tarde, durante a Operação Allied Force, o AIM-120 foi a arma usada em nada menos que TODOS os abates obtidos pelas aeronaves da coalização contra as 6 aeronaves sérvias derrubadas no conflito (curiosamente, todas elas eram MiG-29's). Isso não mostra uma enorme superioridade do AIM-120 sobre o AIM-7M?

2. Até agora, não consegui achar uma reportagem de uma fonte, pelo menos, minimamente confiável, que indique um único erro de um AIM-120. Isso significa que o AIM-120 conserva ainda um taxa de acerto de 100%? ... ou apenas que eu não eu pesquisei o suficente?

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

Re: Boas-vindas e SARH x ARH

#59 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 21, 2005 7:12 pm

Slip Junior escreveu:Se for para comprar Rafale no futuro, acho que um negócio muito mais interessante seria se acertassemos a compra dos Rafale's já agora para serem recebidos após 2009 e os franceses se comprometessem a emprestar uma dúzia de Mirage 2000C's a custo zero (ficariamos apenas com os custos de manutenção e de instalação de novos equimentos que desejassemos), não?

Dessa forma, gastariamos menos dinheiro, ficariamos mais tranquilos com o presente e o futuro de nossa defesa aérea e os franceses poderiam dizer ao mundo inteiro que conseguiram seu primeiro contrato de exportação para os Rafale's! Ou seja: um negócio bom para todo mundo (governo, FAB, franceses, Embraer, etc...)!

Con certeza, esse seria um negocião.

Agora se for para alugar Mirage 2000C agora com apenas "intenção de poder comprar Rafales no futuro", eu prefiro gastar mais dinheiro e fazer leasing ou compra de caças usados muito mais capazes (como F-16MLU/BR, Gripen, Su-27SKM, etc...) que mesmo que acabem por se tornar caças definitivos, se manterão com boas qualidades por pelo menos 20 anos!

O quê? :shock: Su-27SKM from Slip? Rapaz, descobrimos o antídoto contra a anti-russofilia do brother: o sucatãozeto de miragila hahaaha [082]




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#60 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mai 21, 2005 8:16 pm

Slip, acho que se você procurar melhor vai achar alguma falha do AIM-120... Ele é com certeza muito melhor do que o AIM-7 mas tambem é verdade que só foi usado contra pilotos pouco experientes e na maioria das vezes contra aeronaves que pouco poderiam fazer contra esses misseis.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder